Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Na passada quinta-feira, Luís Boa Morte, estreou-se como selecionador da Guiné-Bissau com um empate frente à Etiópia (0-0), em partida a valer para a terceira jornada da fase de qualificação para o Mundial 2026. Vale salientar o antigo jogador do Sporting, foi apresentado no dia 31 de maio como novo selecionador do país africano.
Independentemente do nulo, a Guiné-Bissau continua no segundo lugar, com cerca de cinco pontos, no entanto ficou a torcer pelo Egito, que defrontou o Burkina Faso, na quinta-feira, e saiu vitorioso (2-1). O país da África Ocidental volta a entrar em campo na segunda-feira, curiosamente, no Egito. Assim, neste confronto, o técnico português vai à procura da sua primeira vitória enquanto selecionador, depois de quatro épocas como adjunto de Marco Silva.
Recorde-se que na apresentação oficial do português, o ex-leão anunciou que a sua principal missão “será sempre qualificar a Guiné-Bissau para a próxima CAN (Taça das Nações Africanas). Temos de ver isso como algo que passa a ser natural, após quatro participações consecutivas na prova. Queremos cá jogadores a 100% com a vontade de representar a Guiné-Bissau, não aqueles que tenham a cabeça na seleção de Portugal, da França ou do Senegal. Não queremos cá jogadores a meio gás”, declarou.
Apesar de nunca se ter estreado na equipa A do Sporting, Luís Boa Morte alinhou nos escalões de formação do Clube de Alvalade em duas ocasiões: entre 1989 e 1991 e entre 1994 e 1996, tendo partilhado balneário com nomes como Nuno Assis ou Marco Caneira. Foi emprestado ao Lourinhanense em 1996/97 antes de sair em definitivo rumo ao Arsenal.
O internacional português viria a destacar-se, mais tarde, no Fulham, onde esteve seis anos e meio, entre 2000 e 2007, durante os quais realizou 250 jogos e apontou 54 golos. Regressou ao emblema londrino em 2021, quando Marco Silva assumiu o cargo de treinador principal. Além disso, como jogador, Luís Boa Morte somou 28 internacionalizações, com um golo marcado, num particular diante de Angola, em 2001.
Depois da ida do técnico de 39 anos para Inglaterra, especialistas acreditam que o avançado sueco pode seguir o mesmo caminho e rumar ao Teatro dos Sonhos
|
0Depois da saída de Rúben Amorim para o Manchester United, muito se tem falado sobre a possível ida de Viktor Gyokeres para Inglaterra, juntamente com o treinador de 39 anos. A saída do sueco do Sporting é um cenário em aberto, e Valter Marques, jornalista de Record, abordou este tema e outros assuntos em relação ao avançado de 26 anos.
“Penso que um jogador profissional, especialmente alguém que deseja estar nas principais competições, tem sempre como objetivo principal a Liga dos Campeões. É, sem dúvida alguma, a competição onde todos querem estar”, disse, ao jornal Record. “Gyokeres conseguiu cumprir este sonho, e fê-lo com grande sucesso esta temporada. Ele demonstrou a sua qualidade num palco global, e é por isso que está agora nas bocas do mundo. Tudo o que fez desde que chegou tem mostrado que é um jogador de impacto”, acrescentou.
“O mais curioso em relação a este jogador é a sua humildade. Na entrevista recente, Gyokeres destacou que ainda sente que não deixou a sua marca. Ele tem ambição, quer ser recordado daqui a 15 ou 20 anos pelo goleador que foi. Há uma forte consciência de que o seu legado ainda está por construir, e isso motiva-o a querer mais. É impressionante ouvir um jogador com esta mentalidade, quando já deu tanto ao Sporting em tão pouco tempo", realçou.
Sobre a possível mudança para o United, Valter Marques garante que “Amorim adora o talento de Gyokeres, mas mais do que isso, aprecia o esforço e a dedicação que o avançado traz. Este sucesso não é apenas fruto do seu talento, mas do trabalho árduo que coloca em cada jogo. O impacto dele é enorme, e deu muitas vitórias ao Sporting com os golos que marcou. É um jogador que faz a diferença”.
“Nos últimos anos, é difícil encontrar um avançado com tanto impacto no Sporting como Gyokeres. Se formos a ver, talvez tenhamos de recuar até Mário Jardel para encontrar alguém com uma influência tão decisiva. Ele trouxe de volta aquele instinto goleador que fazia falta, e é por isso que a sua presença tem sido tão marcante para os sportinguistas”, concluiu.
Jornalista português aponta saída iminente de um dos pilares dos verdes e brancos e adeptos ficam preocupados com eventual transferência
|
0O futuro de Viktor Gyokeres no Sporting continua uma verdadeira incógnita. Num momento em que o avançado é muito cobiçado por vários tubarões europeus, o Manchester United, clube treinado por Ruben Amorim, surge na fila dos fortes interessados em comprar o 'camisola 9'. Vítor Almeida Gonçalves esteve presente no programa 'Record na Hora' do canal Now, e prestou declarações acerca da possível saída.
"Sabe-se que o Sporting não irá abrir mão de Gyokeres por um valor abaixo da cláusula de rescisão, os tais 100 milhões de euros que foram a razão pela qual Gyokeres não saiu do Sporting no verão", começou por referir o editor Vítor Almeida Gonçalves, do diário desportivo.
"Se não fosse esse valor, muito provavelmente o Sporting teria perdido o avançado", e reforçou, lembrando, que "essa questão volta a colocar-se em janeiro. Ainda na apresentação de João Pereira, Frederico Varandas fez questão de sublinhar que Gyokeres, e nenhum outro jogador, sairá em janeiro por um valor abaixo da cláusula".
"Não adianta estar a 'espantar a caça'. Nesta altura então, muito menos, a época está a decorrer e em janeiro muito dificilmente acontecerá alguma coisa com Gyokeres". Assim sendo, "o momento de algo acontecer será no final da época e parece-me que esta é daquelas situações em que vai ser mentira, repetidamente, até ao momento de ser verdade", referiu.
"Parece-me evidente que o Barcelona está interessado. Aliás, Deco assume que gosta de Gyokeres, nada que nós já não soubéssemos como temos vindo a referir. É um avançado que lhes interessa, gostam muito do perfil dele, é um nome pensado na perspetiva de substituir o Lewandowski. Muita coisa irá acontecer até ao final da época e, portanto, não me parece que se possa riscar nenhum dos clubes que se tem falado. De certeza que dificilmente, e repito aquilo que temos vindo aqui a dizer, dificilmente Gyokeres ficará no Sporting para lá do final da próxima época", terminou.
Viktor Gyokeres - avaliado em 70 milhões de euros – foi utilizado em 18 encontros (1.526 minutos) esta temporada ao serviço do Sporting, onde apontou 23 golos e fez quatro assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Clube de Alvalade preocupado com momento dos futebolistas de João Pereira, que vêm fazendo parte do onze titular dos verdes e brancos
|
0A gestão de Geny Catamo e Ousmane Diomande preocupa João Pereira e os responsáveis do Sporting. A dupla foi chamada, respetivamente às seleções de Moçambique e Costa do Marfim, mas as condições de jogo não terão sido as melhores.
Ambos os jogadores tiveram na passada sexta-feira, dia 15 de novembro, as partidas das suas seleções nacionais – e os dois alinharam por 90 minutos, nos dois casos em relvados que mostravam condições algo precárias. Uma situação preocupante para o Sporting, mas que aparentemente decorreu sem problemas de maior para qualquer um dos atletas.
Moçambique, de Geny Catamo, perdeu em Maputo com o Mali, por 1-0, com o jogo a ser marcado por protestos junto da área do Estádio Nacional. A equipa do Mali marcou o único golo da partida antes dos 45 minutos, por Doumbia, e o marcador não voltaria a mexer. Com esta derrota, Geny Catamo e a equipa de Moçambique precisam de, pelo menos, empatar o próximo jogo, frente à Guiné-Bissau (na próxima terça feira), para garantir a qualificação para a CAN.
Por outro lado, a Costa do Marfim – que já tem a qualificação assegurada – viu o seu treinador rodar alguns dos habituais titulares para a partida frente à Zâmbia, que, como foi recentemente noticiado, se disputou num relvado que parecia ter escassas condições. A seleção de Ousmane Diomande, que jogou os 90 minutos, perdeu por 1-0, devido a golo de Musonda, numa partida com poucas ocasiões de golo. Voltam agora a jogar na próxima terça feira, frente ao Chade.
O primeiro teste de João Pereira no comando técnico dos leões está marcado para sexta-feira, dia 22 de novembro, frente ao Amarante, em jogo relativo à quarta eliminatória da Taça de Portugal. O encontro diante da turma que milita na Liga 3 jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.