
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting volta a jogar esta quarta-feira, dia 16 de julho, frente ao Celtic, às 19h30 permitindo aos adeptos ver as mudanças implementadas para a nova temporada. O Estádio do Algarve será o palco do primeiro encontro aberto ao público. Como noticiado anteriormente, o objetivo de Rui Borges passa por apresentar uma equipa com ideias renovadas, introduzindo o seu ADN tático ao plantel leonino.
A mudança mais significativa, que tem vindo a ser implementada ao longo da pré-época, é a introdução do novo sistema tático 4x2x3x1, que contrasta com o 3x4x3 de Ruben Amorim, que acabou por ser utilizado por Rui Borges até ao fim da época passada.
A defesa também é um setor que Rui Borges procura melhorar ativamente. Apesar do Sporting ter sido, na última temporada, a equipa que concedeu menos oportunidades ao adversário, o treinador leonino exige mais. Têm sido regulares os trabalhos de reação à perda de bola, com o objetivo de tornar a equipa mais asfixiante nos momentos de recuperação.
Além das alterações táticas, que preveem ainda que Pedro Gonçalves assuma o papel de 'número 10' em campo, irão também dar-se mudanças na dimensão do plantel do Sporting. Após o término dos trabalhos de pré-época no Algarve, onde estão presentes 30 jogadores, excluindo-se Daniel Bragança e Nuno Santos que estão de fora ainda em recuperação, o desejo de Rui Borges será reduzir o plantel dos verdes e brancos para 27 atletas.
Ainda assim, o técnico transmontano pretende ver alguns dos jovens que chamou para o estágio em ação, como é o caso de Rayan Lucas, Diogo Travassos, Manuel Mendonça, David Moreira e Rodrigo Ribeiro. Reforçar a posição de lateral-direito, ponta de lança e extremo-esquerdo é o próximo passo a dar.
Antigo Conselheiro Leonino abordou a possível saída do avançado sueco para o Arsenal e a forma com que o Clube de Alvalade tem de lidar com a situação
|
Rui Barreiro, antigo membro do Conselho Leonino, não acredita que Viktor Gyokeres volte ao Sporting. O militante do PS enaltece a forma como Frederico Varandas tem conduzido as negociações e acredita que o avançado - preso por 2,5 milhões de euros - "não está acima" do Clube de Alvalade.
Rui Barreiro: "Desrespeitar ordens do Sporting? Gyokeres corre muitos riscos"
"O Presidente do Sporting está a fazer aquilo que considera ser a defesa dos interesses do Sporting e irá continuar a defendê-los. Agora, Gyokeres, quando toma uma decisão de não se apresentar aos trabalhos está a correr muitos riscos. É óbvio que o Sporting perde o seu melhor goleador dos últimos anos, mas parece-me inevitável o que vai acontecer", disse, ao Notícias ao Minuto
Ao ser questionado sobre uma possível reintegração do avançado sueco, Rui Barreiro não poupou nas palavras e defendeu o Clube de Alvalade: "Não acredito muito que Gyokeres seja reintegrado, porque haverá outras soluções. Sinceramente gostava que esta novela não se eternizasse, mas às vezes as coisas acontecem e não há nada a fazer. O Sporting tem uma equipa e há de conseguir dar a volta. Ninguém está acima do Sporting e há que acreditar que será possível, apesar de tudo, fazer o melhor para o Sporting".
Rui Barreiro: "Se Gyokeres voltar ao Sporting, Rui Borges saberá tomar a melhor opção"
"Sinceramente tenho dificuldades em acreditar que Gyokeres possa voltar para o Sporting. Outras soluções podem passar por um empréstimo ou uma transferência para outro clube, pelo que o problema de gestão do ponta de lança não se deverá colocar. No entanto, caso aconteça, certamente o Rui Borges saberá tomar a melhor opção", acrescentou Rui Barreiro.
Para terminar, o ex-conselheiro dos leões ainda abordou o que o restante plantel pode estar a sentir com estas mudanças: "Os jogadores não estão isentos ao ruído à volta, mas não me parece que seja decisivo neste momento. Toda a gente sabe que, nestas alturas, em que decorre o mercado de transferências, tudo pode acontecer, portanto os jogadores têm um profissionalismo que os obriga a concentrar".
Direção do clube encarnado ainda não conseguiu aceitar a derrota frente à turma leonina na final da Taça de Portugal, no passado mês de maio
|
O Benfica faz ameaças para o dérbi da Supertaça, diante do Sporting. Depois de os encarnados verem o seu pedido de adiamento do jogo negado pela Direção de Frederico Varandas, o conjunto de Bruno Lage pode apresentar-se composto exclusivamente por jogadores da equipa B, no primeiro jogo oficial da temporada 2025/26.
Segundo informações avançadas pelo Correio da Manhã, a estrutura encarnada está descontente com o ajuizamento do lance entre Matheus Reis e Andrea Belotti na final da Taça de Portugal, no passado mês de maio e considera que parte de uma posição desfavorável graças ao pouco tempo de repouso após a participação no Mundial de Clubes.
Como prova desta indignação, surge a última sessão de treinos do plantel principal do Benfica. Enquanto os jogadores encarnados estavam a realizar exercícios com a bola designada para a Supertaça, Bruno Lage ordenou que estas fossem trocadas por outras que serão utilizadas na Liga dos Campeões.
A justificação do treinador principal da formação encarnada para a troca dos esféricos foi o receio de algum dos seus atletas contrair uma lesão e o facto de considerar que a sua temporada desportiva não começa ao defrontar o Sporting, no dia 31 de julho, mas sim em agosto, na terceira pré-eliminatória da prova milionária.
Já do lado da equipa de Rui Borges, o Sporting encontra-se no Cascade Wellness Center, em Lagos, a realizar um estágio de preparação da temporada 2025/26, onde irá defrontar Portimonense e Celtic (16 de julho); e Farense e Sunderland (21 de julho). As partidas contra os britânicos serão realizadas no Estádio do Algarve e terá a presença de Sportinguistas na bancada.
Futebolista internacional pela Colômbia vai render fortuna ao modesto Patriotas da segunda divisão, que ainda detém 50% do passe do jogador
|
Jhon Arias é reforço do Wolverhampton para a próxima temporada. O avançado - numa shortlist do Sporting há várias temporadas - deixa o Fluminense e junta-se ao plantel comandado por Vítor Pereira, com a dura missão de substituir Matheus Cunha, que rumou ao Manchester United.
Segundo informação avançada por Fabrizio Romano - jornalista italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - o Wolves já fechou o jogador colombiano, que irá custar qualquer coisa como 20 milhões de euros aos ingleses.
Desse valor, o Fluminense recebe apenas metade, uma vez que o modesto Patriotas, da segunda divisão da Colômbia, ainda é detentor de 50% dos direitos económicos do avançado cobiçado pelo Sporting, que assinou com o emblema tricolor em 2021.
Para rumar ao Wolverhampton, Arias aceitou inclusive baixar o salário que recebia no Fluminense. O atacante referenciado pela estrutura do Sporting tinha outras propostas, mas tem o sonho de jogar na Premier League e decidiu rumar ao Molineux.
Com 27 anos, o Jhon Arias faz os dois flancos do ataque, podendo ainda jogar a ‘10’ e atrás do ponta de lança. O futebolista tem contrato com o emblema da cidade do Rio de Janeiro até 2026 e conta com passagens por Club Tijuana (México), Patriotas, Llaneros, América de Cali e Santa Fe (Colômbia). Avaliado em 17 milhões de euros, o jogador leva 17 contribuições diretas para golo (quatro tentos e 13 assistências), em 34 encontros disputados em 2025.