
Futebol
Exclusivo Leonino – Jogador pede ao Sporting para adiar saída, apesar de propostas
20 Ago 2025 | 11:34
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Ago 2025 | 17:55 |
Os registos de Rui Borges no Sporting são impressionantes. O técnico natural de Mirandela conduziu os leões ao bicampeonato e dobradinha na temporada passada e fora dos títulos, os números não são menos espetaculares. Como tal, muitos adeptos já apelidaram a era do treinador em Alvalade como a ‘Taberna Mecânica’.
Desde que chegou ao emblema verde e branco, em dezembro de 2024, Rui Borges conta já com 21 jogos realizados para a Liga Portugal, nos quais soma 15 vitórias, seis empates e sem qualquer derrota. Além dos resultados finais, o número de golos também é destaque.
Depois da goleada de 6-0 frente ao Arouca, no passado domingo, a era do técnico de Mirandela no Sporting alcançou a marca redonda dos 50 golos. No total, a ‘Taberna Mecânica’ já apontou 53 golos, com apenas 17 sofridos. Nestas duas jornadas que marcam o início da temporada, os leões mantêm a sua baliza a zeros.
Ao todo, Rui Borges já completou 32 jogos desde que chegou a Alvalade, depois de chamar atenções ao serviço do Vitória de Guimarães. Em todo o seu registo de confrontos pelo emblema leonino, apenas sofreu três derrotas em tempo regulamentar: frente a Leipzig e Borussia Dortmund para a Liga dos Campeões e Benfica na Supertaça.
Vale a pena recordar que a alcunha dada pelos adeptos do Sporting tem origem nas palavras de Sofia Oliveira que, apesar de o elogiar recentemente, chamou Rui Borges de um “animal de taberna”. Em tom de brincadeira, o técnico dos leões já teve oportunidade de comentar a nova alcunha: “Taberna mecânica? Estou a pensar em abrir uma taberna, ganhava dinheiro. Estou a brincar. Nem ligo a isso”
Timoneiro do Clube de Alvalade foi elogiado por jogador com quem se cruzou por duas vezes na sua carreira, como futebolista e treinador
20 Ago 2025 | 17:31 |
Rafael Vieira, atual jogador do Paços de Ferreira, jogou ao lado de Rui Borges durante uma época no Bragança, antes de ser orientado pelo técnico na Académica e no Nacional. Em vésperas do Sporting defrontar o Nacional, na Choupana, o futebolista recordou as suas experiências com o treinador leonino, que terá um trabalho difícil frente ao emblema madeirense, tendo em conta o número de lesionados no plantel.
Rafael Vieira: "Trabalhei com o mister na Académica e Nacional e joguei com ele uma época no Bragança"
“Trabalhei com o mister na Académica e Nacional e joguei com ele uma época no Bragança. Quando o apanhei, na parte final da sua carreira como jogador, ele já conhecia e interpretava o jogo de uma maneira diferente dos meus colegas”, começou por dizer Rafael Vieira, em entrevista ao jornal Record, relembrando assim a altura em que partilhou balneário com Rui Borges.
De seguida, o futebolista destacou as conquistas que o atual técnico do Sporting tem alcançado, apontando para o trabalho do português: “A mim não me admira nada, os trabalhos dele falam por si só. Na Académica - uma equipa por quem ninguém dava nada - ficámos em 4.º lugar e lançou-se uma série de bons jogadores. No Nacional não começou a época, entrou à 5.ª ou 6.ª jornada - salvo erro -, não conseguimos a tão desejada subida, mas fez um bom trabalho e valorizou jogadores”.
Rafael Vieira: "Admiro a ligação que ele tem com os jogadores, a sua forma de liderar e de comunicar"
Em relação ao recente sucesso de Rui Borges, Rafael Vieira atribui tal à personalidade do técnico: “Eu já tinha uma relação com ele antes de ser meu treinador. Admiro a ligação que ele tem com os jogadores, a sua forma de liderar e de comunicar com os atletas. Acho que um dos méritos que ele teve foi o de saber aproveitar o que de bom foi feito com o Ruben Amorim. Mostrou humildade e inteligência”.
Por fim, o jogador do Paços de Ferreira abordou a mudança do sistema tático de Rui Borges no Sporting, aplicado ao longo da pré-época para a nova temporada: “Agora, com uma pré-época pela frente, teve mais tempo para introduzir as suas ideias e a sua forma de jogar e os resultados estão aí à vista. Quem pensava que o Sporting ia quebrar porque mudou o sistema ou perdeu um ou outro jogador está enganado. Ele não é de se queixar e vai sempre à luta”.
Apesar de ainda só ter cumprido um jogo oficial com a camisola dos gunners, antigo jogador do Sporting tem sido alvo de críticas
20 Ago 2025 | 17:10 |
Kai Havertz está lesionado. O atacante do Arsenal contraiu um problema físico no seu joelho, que o irá forçar a uma paragem para recuperação. Desta forma, o Viktor Gyokeres segue isolado na corrida para a titularidade para a frente de ataque de Mikel Arteta, algo que já tinha conseguido no último domingo, com uma exibição que mereceu críticas por parte de vários comentadores.
Segundo informações avançadas pelo portal The Athletic, o alemão não integrou a última sessão de treinos dos gunners, realizada na manhã desta quarta-feira, dia 20 de agosto. O antigo jogador do Chelsea continua a ser avaliado de forma a perceber a gravidade da situação.
A paragem forçada de Kai Havertz é uma situação que pode deixar Viktor Gyokeres numa posição de clara vantagem. O alemão de 26 anos é o principal rival do antigo sueco do Sporting na corrida ao ponta-de-lança no 11 titular de Mikel Arteta, apesar de não ser o único avançado para a posição.
Além dos dois nomes já mencionados, Gabriel Jesus também está entregue à unidade médica do Arsenal. O avançado brasileiro encontra-se a recuperar de lesão e ainda não pode dar o seu contributo aos gunners. Desta forma, o emblema do Norte de Londres pode ser forçado a procurar novas soluções no mercado de transferências.
Vale a pena recordar que a disputa de titularidade entre Kai Havertz e Viktor Gyokeres foi tema de uma discussão acesa entre Gary Neville e Jamie Carragher, uma vez que o antigo médio do Liverpool acreditava que o internacional alemão iria recuperar o seu estatuto de titular: “Vejo o Gyokeres a jogar e a marcar golos. Mas, para ser honesto, acredito que vão voltar ao Kai Havertz nos grandes jogos”.
Internacional helénico fez a sua estreia pelo Clube de Alvalade frente ao Arouca, numa exibição de alto nível individual e coletivo
20 Ago 2025 | 15:49 |
Georgios Vagiannidis foi destaque no último jogo do Sporting. Apesar de ter iniciado a partida no banco de suplentes, o internacional grego entrou no início da segunda parte, para ocupar o lugar do já amarelado Iván Fresneda. Desta forma, o novo ‘camisola 13’ fez a sua estreia de leão ao peito.
Entrando no recomeço do jogo, o lateral direito de 23 anos rapidamente se tornou num dos destaques do encontro. Depois de ter feito a assistência para um dos golos, a sua exibição foi superior à do seu colega de posição espanhol, se compararmos os dados estatísticos de ambos os atletas.
Os dados estatísticos apontam para a superioridade na exibição de Georgios Vagiannidis face à de Iván Fresneda: o lateral helénico somou mais toques de bola (41 para 31), mais passes concretizados (26 para 12), mais passes no último terço (oito para três) e mais tentativas de drible (três contra zero).
Os seus colegas de equipa também não ficaram indiferentes à sua exibição. O ‘camisola 13’ do Clube de Alvalade fez uma publicação na sua conta oficial de Instagram com fotos do jogo, que recebeu comentários de Zeno Debast e Francisco Trincão, por exemplo.
Em 2025/26, com a camisola do Sporting, Georgios Vagiannidis – avaliado em 8 milhões de euros – somou uma assistência no seu primeiro jogo pelos leões. No total, o defesa disputou 45 minutos. O lateral, contratado recentemente, já conta com cinco internacionalizações pela seleção grega, sendo uma das grandes esperanças dos helénicos.
Exclusivo Leonino – Jogador pede ao Sporting para adiar saída, apesar de propostas
20 Ago 2025 | 11:34
Craque com rendimento abaixo do esperado volta a ser aposta no Nacional - Sporting
20 Ago 2025 | 11:26
Varandas prepara contrato de sonho para segurar internacional português no Sporting
20 Ago 2025 | 10:59