
Futebol
Bernanrdo Ribeiro arrasa Rui Borges depois do Sporting - Braga: "Treinador de equipa pequena"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Mateus Fernandes assumiu-se como uma das pérolas do Sporting na temporada passada, e o clube decidiu vender o jovem médio por cerca de 15 milhões de euros para o Southampton, clube inglês que milita na Premier League. Mas a primeira época do jogador fora de Alvalade não tem corrida da melhor maneira.
Russell Martin tinha começado a época no comando técnico dos Saints, mas foi despedido depois de um mau arranque que deixou o Southampton em posição de descida na Premier League. Simon Rusk ficou como treinador interino, até à entrada de novo técnico principal: Ivan Juric.
O treinador croata liderou a equipa de Mateus Fernandes durante um total de 108 dias. Nos 14 jogos que fez à frente dos Saints, perdeu 12, e acabou, tal como o seu antecessor, despedido do clube antes da época acabar.
A temporada 24/25 é, de resto, um ano marcado por recordes negativos por parte do Southampton. Depois da série negativa de Juric, os Saints tornaram-se na equipa a ver a despromoção confirmada mais cedo na história da Premier League. Os jogadores da equipa já foram informados da saída do treinador croata.
Ivan Juric tinha assinado pelo Southampton em dezembro de 2024, vindo da Roma, de onde tinha sido despedido. Quando assinou contrato com os Saints, uma cláusula previa a rescisão do vínculo caso a equipa de Mateus Fernandes fosse despromovida, o que acabou por acontecer. Quanto ao médio português, pode mesmo deixar o clube no final da temporada.
Treinador português não tem tido vida fácil desde que chegou à Premier League, e tem sido muito criticado por várias figuras do clube
|
Ruben Amorim continua a não viver dias fáceis em Inglaterra. O antigo treinador do Sporting juntou-se ao Manchester United em novembro de 2024, mas ainda não conseguiu dar a volta à situação complicada que o clube vivia. Tem sido muito criticado por várias figuras dos Red Devils, onde se destaca Gary Neville. Finalmente respondeu a alguns dos comentários.
O Manchester United empatou, recentemente, contra o Manchester City, num jogo que terminou num nulo no marcador. No final do jogo, Gary Neville voltou a ser critico da equipa, e Ruben Amorim comentou essas declarações em conferência de imprensa.
"Eu compreendo tudo. Compreendo que Gary Neville seja crítico em relação a tudo. Percebo essa parte e depois percebo que não estamos a lutar. Estamos num momento em que estamos a fazer a pior temporada da história", começou por explicar Ruben Amorim, acerca dos comentários do antigo defesa lateral direito e do momento do clube.
Prosseguiu na explicação: "O Manchester City ganhou tudo no passado e esta época está a ter problemas. Portanto, nós não estamos no nosso melhor momento para dar o melhor espetáculo aos adeptos", explicou Ruben Amorim acerca da situação no Manchester United.
Terminou, com o seguinte: "Quando não estamos a lutar por grandes coisas, claro que é diferente. Temos de olhar para o contexto do jogo e compreendo o aspeto crítico dos jogadores que estiveram neste jogo e de uma forma diferente, porque eles estavam a lutar por títulos nas outra vezes. Portanto é um contexto diferente", atirou o antigo treinador do Sporting.
Jogador que esteve em destaque no momento que silenciou o estádio dos leões falou com a imprensa no final da partida e explicou o que sentia
|
O Sporting defrontou, em Alvalade, a formação do Braga. O encontro, a contar para a 28ª. jornada da Liga Portugal Betclic, teve lugar na passada segunda feira, dia 7 de abril, e terminou empatado a uma bola. Afonso Patrão fez o golo dos minhotos, e no final do encontro falou com os jornalistas sobre esse momento.
Depois de estar praticamente todo o jogo a perder, os arsenalistas chegaram à igualdade já no minuto 87. Um cruzamento encontrou Afonso Patrão, jovem avançado das camadas de formação do Braga, que correspondeu da melhor forma, e cabeceou picado para o golo que salvou um ponto para os bracarenses. Estreou-se a marcar na equipa principal.
Sobre essa estreia, começou por dizer o seguinte: "É verdade, é um sonho. Claro que não conseguimos a vitória, mas sair do banco e marcar um golo destes é um orgulho imenso", começou por explicar o jovem de 18 anos.
Logo se seguida, alguns agradecimentos para quem o ajudou até este momento: "Tenho de agradecer aos meus pais, ao meu avô, à minha irmã, aos adeptos e aos meus colegas, sem eles isto não era possível", explicou Afonso Patrão.
Por último, foi pedido ao jovem jogador para descrever o que sentia. Começou por explicar que ainda não o conseguia fazer: "Estou com muita adrenalina, mas tenho a certeza que hoje, quando me for deitar, vou olhar para isto e vou pensar. Foi um momento muito bom na minha carreira e espero ter mais destes", rematou Afonso Patrão, sobre um dos momentos de destaque no Sporting - Braga.
Treinador português da equipa do Braga mostrou-se satisfeito após conseguir resgatar um ponto do reduto dos verdes e brancos, em Alvalade
|
O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, para defrontar a equipa do Braga em jogo a contar para a 28ª jornada da Liga Portugal Betclic. O jogo terminou com empate a uma bola, e no final da partida, Carlos Carvalhal, treinador da formação adversária, falou com os jornalistas em conferência de imprensa e demonstrou-se agradado com o resultado.
"Acho que o que resulta deste jogo é uma atitude competitiva muito forte, acreditar até ao fim que poderíamos reverter o resultado. Crédito total para os jogadores, foram inexcedíveis. Isso é para mim o que mais me apraz apontar, a atitude e a vontade de ganhar", começou por dizer Carlos Carvalhal, em conversa com os jornalistas.
Falou, também, dos jovens que lançou: "São opções que temos, de miúdos que têm uma competência boa, que têm estado à altura dos adultos. O Sp. Braga está de parabéns pelo trabalho que faz na formação. Tenho uma pedrinha no sapato em relação ao Custódio porque prejudicamos a equipa B. São miúdos muito bem treinados. É dar sequência à fábrica de produção que o Sp. Braga tem. Os jogadores entraram bem, acrescentaram. É uma alegria quando lançamos um jogador e tem êxito".
Depois, o significado do resultado que deixa a equipa no terceiro lugar: "Significa que temos de estar focados e preparados para o que aí vem. Muito desconfiados dos adversários. O jogo mais importante da nossa vida é o de domingo contra o AVS SAD. Vamos preparar da melhor maneira e tentar fazer o mair número de pontos. Não significa mais do que isso".
Prosseguiu, terminando a falar sobre a possibilidade de terminar a temporada no pódio da Liga: "Queremos é somar pontos, estão muito difíceis. Conseguimos empatar mas foi um jogo muito difícil. Não ganhámos jogos com margens muito grandes, mas a maior parte das vezes fomos justos vencedores, principalmente em 2025 depois da reformulação do plantel. Mas sempre desconfiados do adversário, acima de tudo muito focados no próximo jogo", rematou Carlos Carvalhal, depois do Sporting - Braga.