
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Manchester United, equipa aos comandos de Ruben Amorim, antigo treinador do Sporting, entrou ontem em campo para defrontar o Nottingham Forrest, em partida da Premier League. Os Red Devils perderam por 1-0, mas durante a partida Ruben Amorim fez algo que chamou a atenção de muitos adeptos do Sporting.
A perder, já na reta final do encontro, o treinador português usou uma solução que muitas vezes tentou no Sporting, com tremendo sucesso. Colocou Harry Maguire, defesa central do Manchester United, a ponta de lança da equipa, para os últimos minutos da partida.
Relembrar que já no Sporting, principalmente nos primeiros anos que passou em Alvalade, esta era uma solução muitas vezes usada por Ruben Amorim. Na altura, também devido a ter escassas opções para a frente do ataque, o técnico português era obrigado a colocar Sebastian Coates a ponta de lança da equipa para os últimos minutos das partidas - opção que muitas vezes se revelou acertada.
Ruben Amorim comentou, inclusive, esta opção: "No final do jogo, quando o adversário está a proteger a grande área, está confortável. Conseguimos alcançar o último terço, mas temos de colocar a bola na grande área, visto que é difícil fazer combinações", começou por explicar à Sky Sports.
Prosseguiu, falando do defesa central inglês: "Harry Maguire, quando ataca os lances de bola parada, talvez seja o melhor jogador da equipa. Dentro da grande área, não és um defesa, és um avançado. Coloquei um jogador muito bom nestas situações para marcar o golo", rematou Ruben Amorim depois da derrota do Man United por 1-0.
Antigo guarda-redes acredita que Clube de Alvalade é favorito na luta pela vitória no Campeonato e fala sobre as últimas jornadas da prova
|
Joaquim Melo considera que o Sporting é favorito à conquista do campeonato. Em declarações em Exclusivo ao nosso Jornal, entre outros temas abordados, o ex guarda-redes acredita que o Clube de Alvalade vai sagrar-se bicampeão nacional, mesmo tendo muitas razões de queixas das decisões de arbitragem.
"Sporting só depende de si"
“Como adepto e Sócio, considero que o Sporting poderá ser favorito. Nesta altura, o Sporting só depende de si e até não precisa de ganhar os três jogos. Basta ganhar dois e empatar com o Benfica. Portanto, poderemos pensar que o Sporting tem mais 1% de favoritismo, mas claro que será muito disputado até ao fim. O Sporting, por exemplo, vai jogar com o Gil Vicente, que é uma equipa que já não luta por nenhum objetivo e está a jogar completamente à vontade. Estas equipas podem tornar-se perigosas. Por outro lado, o Benfica parece-me que tem um calendário um pouco mais complicado, mesmo recebendo o Sporting. Portanto, se tudo correr normalmente, o Sporting poderá conquistar o bicampeonato, esta temporada”, começou por dizer.
"Benfica e o Porto, juntos, têm quase tantos cartões amarelos quanto o Sporting"
Sobre as arbitragens, não tem dúvidas de que o “Sporting tem sido a equipa mais prejudicada”: “Inclusivamente, a maioria dos comentadores considera que o Sporting deveria estar mais longe do Benfica, na liderança do campeonato, do que aquilo que está. Em termos disciplinares, se fizermos um balanço, percebemos que o Benfica e o Porto, juntos, têm quase tantos cartões amarelos quanto o Sporting. Por isso, a equipa do Sporting, no capítulo disciplinar, é sempre muito mais prejudicada. Os árbitros mostram com muita facilidade cartões amarelos aos jogadores do Sporting”.
Questionado sobre a eventual utilização de Morten Hjulmand – que está em risco de falhar o dérbi contra o Benfica – no jogo contra o Gil Vicente, Joaquim Melo realça a importância do médio dinamarquês na equipa leonina: “Hjulmand tem qualidade e experiência suficientes para, se for opção, jogar e tentar, na medida do possível, evitar levar cartão amarelo. É um jogador extremamente importante. Podia jogar Morita, mas está com muita falta de ritmo e não tem capacidade para cumprir 90 minutos. Poderá jogar 45 minutos e, eventualmente, Hjulmand jogar outros 45”.
Relativamente a uma eventual saída de Viktor Gyokeres, no próximo mercado de verão, Joaquim Melo admite uma transferência a troco de um valor abaixo dos 100 milhões de euros: “Não conheço os meandros do acordo entre o Sporting e o Gyokeres. Mas uma coisa é certa: o Gyokeres está focado no Sporting. Eventualmente, Gyokeres poderá sair por uma verba entre os 75 e 80 milhões. É provável que o Sporting deixe, ou tenha de o deixar sair, nessa situação".
Ainda assim, o comentador considera que o Sporting poderá reforçar-se com jogadores de qualidade, a partir do encaixe financeiro conseguido com a venda do goleador sueco: "Claro que, por vontade do Sporting, o Gyokeres nunca sairia. Mas nós sabemos que é muito difícil ‘prender’ um jogador destes e Gyokeres terá provavelmente a última oportunidade para poder fazer um grande contrato. E o Sporting também pode fazer um bom encaixe financeiro. De qualquer maneira, se vender Gyokeres, o Sporting fica com capacidade de poder ir buscar um ou dois jogadores para colmatar a saída”.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, emblema de Riade anuncia substituto para técnico que esteve três temporadas no Clube de Alvalade
|
Agora é oficial: Jorge Jesus já não é o treinador do Al Hilal, anunciou o clube nas redes sociais , mas sai com 1,8 milhões de euros no bolso. O emblema da Arábia Saudita agradeceu ao treinador português e confirmou que será substituído interinamente por Mohammad Al-Shalhoub, adjunto e antiga lenda do clube.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, o emblema de Riade - que quer contratar outro português - anuncia a decisão e agradece "o trabalho de toda a equipa técnica desde a época passada". Segundo a imprensa local, o valor da indemnização corresponde aos meses de maio e junho, apesar de o contrato que ligava as partes ser válido até junho de 2026.
A eliminação da Liga dos Campeões asiática diante o Al Ahli ditou o adeus a um grande objetivo dos responsáveis do campeão da Arábia Saudita, que veem também difícil a revalidação do título face à distância de seis pontos para o líder Al Ittihad, orientado por Laurent Blanc
Recorde-se que Jorge Jesus, bem como Abel Ferreira (Palmeiras) e Carlo Ancelotti (Real Madrid), é um dos nomes associados ao comando técnico da seleção brasileira, ficando agora livre para assumir tal compromisso de imediato, caso a CBF avance para a contratação do experiente técnico luso que, no Brasil, já ganhou tudo com o Flamengo.
Jorge Jesus comandou o Sporting durante três temporadas - entre 2015 e 2018. Durante este período o atual treinador do Al Hilal (Arábia Saudita) conquistou uma Supertaça (2015/16) e uma Taça da Liga (2017/18). No total, o técnico português de 70 anos contabilizou 158 jogos, somando 99 vitórias, 26 empate e 33 derrotas.
Veja a publicação do Al Hilal:
Treinador do emblema minhoto deixou uma insinuação sobre tratamento disciplinar diferenciado dado aos três grandes, nomeadamente o Clube de Alvalade
|
O Gil Vicente vai defrontar o Sporting, num encontro da 32.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Questionado sobre a eventual gestão de risco por parte de Rui Borges, César Peixoto deixou uma insinuação sobre o tratamento disciplinar diferenciado entre clubes, nomeadamente os grandes e diz que Morten Hjulmand não vai ver cartão amarelo, mesmo que mereça.
"É possível ver um amarelo, mas duvido. Faz parte do futebol português”
“Jogador de equipa grande está mais protegido. É possível ver um amarelo, mas duvido. Faz parte do futebol português”. De recordar que o capitão está em risco de suspensão e pode falhar o dérbi da jornada seguinte frente ao Benfica, caso veja cartão amarelo.
“Acredito que jogue. É um jogador muito maduro competitivamente e um dos mais importantes da equipa”
“Acredito que jogue. É um jogador muito maduro competitivamente e um dos mais importantes da equipa”. Com 31 pontos, a formação de Barcelos está em posição delicada e César Peixoto reconhece a exigência do desafio. “Vai ser um jogo muito difícil, mas vamos com ambição de pontuar”.
O treinador - que referiu que quer o Benfica campeão - voltou a sublinhar a ambição da sua equipa, apesar do favoritismo dos leões: “Não vamos só para defender, vamos tentar tirar pontos. Temos de ser inteligentes e aproveitar os espaços que achamos que vão existir. É muito importante, nos primeiros 15 minutos, estarmos focados e não deixar cair por terra o nosso plano e a nossa estratégia para o jogo. É normal que estas equipas grandes queiram fazer um golo cedo para pôr o jogo do lado deles", referiu.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 4 de maio, frente ao Gil Vicente. O encontro, a contar para a 32.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma minhota, tem pontapé de saída marcado para as 20h30, no Estádio José Alvalade.