
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Borges foi o segundo melhor treinador da primeira liga, no mês de março. Na votação mensal, o técnico do Sporting, de 43 anos, ficou atrás de Bruno Lage (Benfica) – que conquista o prémio pelo segundo mês consecutivo - e à frente de Carlos Carvalhal (Braga), segundo as informações divulgadas pela Liga Portugal.
O treinador da equipa leonina recolheu 23.70% dos votos dos restantes técnicos principais do principal escalão do futebol português, ficando a cerca de três pontos percentuais do treinador do Benfica (26.67%). No último lugar do pódio, ficou Carlos Carvalhal, com 14.31%. No mês de março, a equipa verde e branca venceu os quatro jogos que disputou no campeonato. A formação orientada por Rui Borges triunfou nas receções a Estoril e Famalicão – pelo mesmo resultado (3-1) – e também levou a melhor nas deslocações aos terrenos de Casa Pia (3-1) e Estrela da Amadora (3-0).
Apesar de não ter sido suficiente para Rui Borges ser considerado treinador do mês, este registo perfeito dos leões contribuiu para a eleição de Viktor Gyokeres como melhor avançado e melhor jogador do campeonato, no terceiro mês do ano. Nos já referidos quatro encontros, o goleador sueco marcou sete golos e fez duas assistências.
Recorde-se que Ruben Amorim conquistou os primeiros três prémios de treinador do mês desta temporada, referentes aos meses de agosto, setembro e outubro. O técnico – que, em novembro, trocou o Sporting pelo Manchester United – foi premiado pelo trajeto 100% vitorioso registado até à 11ª jornada do campeonato. Já Rui Borges ainda procura a primeira distinção enquanto treinador do Clube de Alvalade, apesar de já ter conquistado o prémio ao serviço do Moreirense, em outubro e novembro de 2023.
Depois do empate frente ao Braga (1-1), a equipa verde e branca já prepara o próximo jogo, diante do Santa Clara, a contar para a 29ª ronda da primeira liga. A partida que se vai realizar no Estádio de São Miguel, nos Açores, tem apito inicial agendado para as 18h do próximo sábado. O Sporting está no segundo lugar da classificação, com 66 pontos, menos dois do que o Benfica.
Médio georgiano vai reforçar o Clube de Alvalade na próxima temporada, e contou tudo em entrevista recente, acerca da carreira e percurso até aos leões
|
Giorgi Kochorashvili é o mais recente reforço do Sporting! Os leões contrataram o médio, natural da Geórgia, para se juntar à equipa a partir da próxima temporada. Em entrevista recente, o futuro jogador verde e branco abriu o livro, e falou acerca do importante tema da saúde mental. Tudo se prendeu com uma campanha que o Levante realiza com o grupo de saúde Ribera - 'Sentir a Camisola'.
A ação prende-se com uma demonstração do impacto positivo do desporto na saúde. Giorgi Kochorashvili foi o escolhido para abordar o tema da saúde mental e o médio, que ainda atua pelo conjunto de Valência, contou tudo acerca do seu percurso e das dificuldades que sentiu.
"Trabalho com meu psicólogo desportivo desde 2020. Percebi que não me estava a divertir em campo como quando era criança. A meditação ajudou-me muito, principalmente quando me lesionei. Sentia a pressão de dececionar os meus pais e eles até me proibiram de falar sobre futebol com eles", começou por partilhar o médio georgiano.
Prosseguiu: "Conversar com o meu psicólogo permitiu-me aliviar esse peso. A tensão que eu acumulava durante os jogos causava-me dor depois de dez minutos, algo que não acontecia nos treinos. Agora sei como lidar com essa pressão e gosto mais do futebol". De seguida, falou de como as palavras negativas impactam os jogadores.
"As críticas afetam muito e aconselharam-me a deixar o Twitter, mesmo que eu queira saber o que estão a dizer. As pessoas só assistem aos 90 minutos, mas o mais importante é lembrar que o único que sofre ou aproveita cada dia sou eu. Acordo na segunda-feira às sete horas e já penso em como melhorar. Só se vê o relvado, mas às vezes a pressão não te deixa expressar tudo o que trabalhaste durante a semana", rematou Giorgi Kochorashvili, futuro reforço do Sporting, acerca do tema da saúde mental.
Clube de Alvalade pode estar prestes a garantir mais um alvo da Direção verde e branca, e o extremo português já parece ter dado o ok à contratação
|
O Sporting pode estar prestes a garantir a contratação de um novo reforço para o seu plantel. Falamos de Diego Guerra, médio ofensivo que está a cumprir um período de testes com duração de duas semanas na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.
O jovem jogador, de apenas 17 anos, representa o Retrô FC, emblema da Serie C do Brasil, e está, então, à experiência no Sporting. Tem aparecido nalgumas fotografias, e recentemente conseguiu tirar uma com um extremo da sua idade que vai encantando a Europa de verde e branco: Geovany Quenda.
Na sua conta pessoal da rede social Instagram, o jovem Diego Guerra, jogador brasileiro de 17 anos, publicou um story, visível para os seus seguidores, onde aparece ao lado de Geovany Quenda, extremo da mesma idade que já tem confirmada a saída de Alvalade rumo ao Chelsea, da Premier League.
Acerca de Diego Guerra, o jornal Record falou com Milton Mendes, antigo técnico do Marítimo, que é filho do dono do Retrô FC, onde o jovem jogador atua. O treinador disse o seguinte: "Vejo o Diego ao nível do Bragança, no que à qualidade técnica diz respeito. Quando ele conseguir o arreganho de marcar, pressionar forte o adversário e não apenas fazer sombra - aspetos que Bragança já desenvolveu na formação -, vai chegar ao topo", começou por explicar.
Prosseguiu na sua análise: "Qualidade técnica ele tem, vai para o golo, finaliza bem e não podemos esquecer-nos de que tem apenas 17 anos, pelo que tem uma margem de progressão muito grande (...) Não é um jogador pronto. No momento em que ele melhorar o pressing e conseguir uma marcação mais dura, vai dar um salto de patamar facilmente", rematou Milton Mendes acerca de Diego Guerra, que conseguiu recentemente uma fotografia com o extremo do Sporting, Geovany Quenda.
Jogador formado no Sporting continua a bater recordes no Campeonato da Arábia Saudita e a mostrar que a idade é apenas um número
|
Cristiano Ronaldo voltou a ser o centro das atenções este fim de semana, provando que a idade é apenas um número. No dérbi saudita entre Al Nassr e Al Hilal, do treinador Jorge Jesus, o internacional português marcou dois golos, um deles de penálti, e foi decisivo na vitória por 3-1. A sua exibição rendeu-lhe uma impressionante pontuação de 8.8 no Sofascore, liderando assim o habitual top-10 de portugueses no estrangeiro elaborado pelo Maisfutebol.
Com estes dois golos, o jogador formado no Sporting, já soma 931 na sua lendária carreira, ficando agora a apenas 69 remates certeiros de atingir uma marca que muitos consideravam impossível: os 1000 golos! Apesar das especulações que o ligavam à saída do Al Nassr para uma possível transferência de forma a participar no Mundial de Clubes, o capitão português mostrou estar totalmente focado no clube saudita, onde procura conquistar títulos e continuar a bater recordes.
Na segunda posição do ranking desta semana surge Hélder Ferreira, extremo do Noah, da Arménia, que brilhou com uma nota de 8.7 após a vitória por 5-1 sobre o West. Logo atrás, o guarda-redes Ricardo Silva destacou-se ao serviço do Celje, na Eslovénia, com uma sólida exibição que lhe valeu uma avaliação de 8.5 frente ao Bravo.
Para além dos feitos dentro de campo, Cristiano Ronaldo teve um revolucionou o mundo do futebol ao trocar o futebol europeu pelo campeonato saudita. Ronaldo não só elevou o nível competitivo e a visibilidade da liga, como também abriu caminho para uma autêntica onda de contratações de estrelas internacionais que antes só se viam nos grandes palcos europeus.
A equipa do astro português encontra-se em terceiro lugar no Campeonato Saudita com 54 pontos, menos três que a equipa liderada pelo antigo treinador leonino, Jorge Jesus. O Al-Ittihad do francês Laurent Blanc segue na primeira classificação com 62 pontos. É de recordar que CR7 está prestes a alargar a sua rede de investimentos e prepara-se para assumir um lugar de destaque numa das principais ligas europeias.
Ex Sporting treina no Brasil e já se prepara para encontro especial: "Contra um clube português..."