Futebol
Exclusivo Leonino – Pilar do Sporting desilude Varandas e pode ter lugar em risco
04 Nov 2025 | 12:11
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
09 Abr 2025 | 17:36 |
Rui Borges foi o segundo melhor treinador da primeira liga, no mês de março. Na votação mensal, o técnico do Sporting, de 43 anos, ficou atrás de Bruno Lage (Benfica) – que conquista o prémio pelo segundo mês consecutivo - e à frente de Carlos Carvalhal (Braga), segundo as informações divulgadas pela Liga Portugal.
O treinador da equipa leonina recolheu 23.70% dos votos dos restantes técnicos principais do principal escalão do futebol português, ficando a cerca de três pontos percentuais do treinador do Benfica (26.67%). No último lugar do pódio, ficou Carlos Carvalhal, com 14.31%. No mês de março, a equipa verde e branca venceu os quatro jogos que disputou no campeonato. A formação orientada por Rui Borges triunfou nas receções a Estoril e Famalicão – pelo mesmo resultado (3-1) – e também levou a melhor nas deslocações aos terrenos de Casa Pia (3-1) e Estrela da Amadora (3-0).
Apesar de não ter sido suficiente para Rui Borges ser considerado treinador do mês, este registo perfeito dos leões contribuiu para a eleição de Viktor Gyokeres como melhor avançado e melhor jogador do campeonato, no terceiro mês do ano. Nos já referidos quatro encontros, o goleador sueco marcou sete golos e fez duas assistências.
Recorde-se que Ruben Amorim conquistou os primeiros três prémios de treinador do mês desta temporada, referentes aos meses de agosto, setembro e outubro. O técnico – que, em novembro, trocou o Sporting pelo Manchester United – foi premiado pelo trajeto 100% vitorioso registado até à 11ª jornada do campeonato. Já Rui Borges ainda procura a primeira distinção enquanto treinador do Clube de Alvalade, apesar de já ter conquistado o prémio ao serviço do Moreirense, em outubro e novembro de 2023.
Depois do empate frente ao Braga (1-1), a equipa verde e branca já prepara o próximo jogo, diante do Santa Clara, a contar para a 29ª ronda da primeira liga. A partida que se vai realizar no Estádio de São Miguel, nos Açores, tem apito inicial agendado para as 18h do próximo sábado. O Sporting está no segundo lugar da classificação, com 66 pontos, menos dois do que o Benfica.
Antigo árbitro português apontou os principais erros no encontro dos leões, assumindo que terá ficado um amarelo por mostrar ao conjunto italiano
05 Nov 2025 | 07:02 |
Pedro Henriques analisou a arbitragem de Daniel Siebert no Juventus - Sporting, da última terça-feira, dia 4 de novembro, que terminou em empate a uma bola entre leões e italianos. O antigo árbitro deixou algumas correções ao alemão, revelando que ficou um cartão amarelo por mostrar.
Pedro Henriques: "Deveria ter sido sancionado disciplinarmente"
"6’ Federico Gatti ao abrir o braço direito e acertar no rosto de Ioannidis, deveria, além do livre direto que foi assinalado, ter sido advertido com cartão amarelo. Um gesto e ação negligente e um comportamento antidesportivo que deveria ter sido sancionado disciplinarmente", pode ler-se na sua análise, publicada no jornal A Bola.
Pedro Henriques: "Descontos? Foi pouco para as incidências"
De resto, o ex-juiz português foi crítico dos descontos dados pelo árbitro do encontro, tanto antes do intervalo como na fase final da partida: "45’ O árbitro deu apenas um minuto de tempo extra, recuperação de tempo perdido, mas que foi pouco para as incidências, nomeadamente dois golos e três amarelos".
"90’ O árbitro deu quatro minutos de tempo extra, recuperação de tempo perdido, mas com cinco paragens para substituições, onde entraram dez jogadores e com algumas paragens para ver o estado de jogadores que ficaram no solo e mais os dois amarelos mostrados, o tempo certo seriam seis minutos", vincou ainda.
Com este empate – o segundo em 17 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges somam assim sete pontos na prova e estão, à condição, no 10.º lugar. O próximo jogo do Sporting na competição internacional está marcado para quarta-feira, dia 26 de novembro, às 20h00, frente aos belgas do Club Brugge, em Alvalade.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Internacional uruguaio marcou o único golo dos leões na partida diante da Juventus, disputada na última terça-feira, dia 4 de novembro
05 Nov 2025 | 06:47 |
O Sporting empatou, a uma bola, na noite da última terça-feira, dia 4 de novembro, com a Juventus. No final da partida, Maxi Araújo - marcador do único golo dos leões na partida -, mostrou acreditar que o resultado podia ter sido "totalmente diferente" se o remate de Francisco Trincão não fosse à barra.
Maxi Araújo: "O empate é positivo, o importante é somar"
Quando questionado sobre se os leões fizeram um bom jogo, o lateral mostrou-se positivo, lembrando que a equipa sabia "que era um campo muito difícil. Estivemos cá para conquistar um bom resultado, como fazemos em todo o lado. O empate é positivo, o importante é somar".
Sobre os adeptos do Sporting presentes em Turim, Maxi Araújo revelou-se agradecido: "É sempre até ao fim. Impressionante! Fico encantado quando termina o jogo. São muito importantes para nós. Vamos continuar por este caminho", revelou, antes de passar à bola de Trincão.
Maxi Araújo: "Bola à trave de Trincão? Se essa bola entrasse..."
"Sim, se essa bola entrasse acho que seria um jogo totalmente diferente, mas não tivemos essa sorte. O jogo foi muito equilibrado, daí o empate", atirou o internacional uruguaio, antes de fazer um balanço da prestação do Sporting na Liga dos Campeões até ao momento: "Jogar com esta camisola em qualquer competição obriga-te a lutar até ao fim. Temos estado muito bem, a fazer grandes jogos. Agora temos de pensar na Liga, que é muito importante para nós".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Maxi Araújo – avaliado em 17 milhões de euros - soma 12 partidas. Ao longo dos 874 minutos em que foi utilizado por Rui Borges, o internacional uruguaio marcou um golo e fez uma assistência.
'Camisola 17' dos verdes e brancos foi titular no empate em Turim, a uma bola, em partida válida para a quarta jornada da Liga dos Campeões
05 Nov 2025 | 06:34 |
Francisco Trincão saiu com queixas do jogo da última terça-feira, dia 4 de novembro, em Turim. O 'camisola 17' do Sporting foi titular na partida diante da Juventus, válida para a quarta jornada da Liga dos Campeões - da qual os leões não conseguiram arrancar mais que um empate (0-0) - e não terminou o encontro nas melhores condições.
Foi ainda no decorrer da primeira parte da partida em Itália, já nos descontos, que se pôde ver o internacional português queixoso no relvado. As dores em questão virão da zona lombar, mas ainda não existem mais novidades sobre a sua condição física.
A realidade é que, apesar das dores, Trincão acabou por realizar todos os 90 minutos da partida da prova milionária, mas acabaram por ser visíveis as dores em que terminou o jogo, numa altura em que as lesões parecem continuar a querer bater à porta do Sporting.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Francisco Trincão - avaliado em 35 milhões de euros - soma 16 partidas. Neste arranque de época, o avançado internacional português foi titular em quase todos jogos oficiais - com excepção da Taça da Liga -, onde já registou cinco golos e três assistências.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Exclusivo Leonino – Pilar do Sporting desilude Varandas e pode ter lugar em risco
04 Nov 2025 | 12:11
Rui Borges abraçou jogador da Juventus que passou pelo Sporting: "É um miúdo com qualidade"
04 Nov 2025 | 23:48
Rui Borges analisa exibição de dupla no Juventus - Sporting: "Estavam a ter alguma dificuldade"
04 Nov 2025 | 23:10