
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Borges teve motivos para sorrir no treino desta terça-feira do Sporting: Pedro Gonçalves está de regresso ao trabalho sem limitações e promete ser o verdadeiro reforço de luxo para o duelo com o Santa Clara. O camisola '8' já treinou integrado com o grupo, o que significa que está à disposição do técnico leonino, num momento que pode marcar o ponto de viragem da reta final da temporada. Depois de mais de cinco meses de ausência devido a uma grave lesão muscular, o internacional português está pronto para voltar aos relvados.
O momento já era muito esperado por parte dos adeptos e da equipa técnica. Apesar de treinar com a bola há mais de duas semanas, Pote ainda aguardava luz verde para se poder juntar aos colegas a 100%. A autorização chegou e, com ela, a possibilidade de Rui Borges contar com um dos jogadores mais influentes do plantel. Recorde-se que Pedro Gonçalves lesionou-se em novembro e a sua ausência fez-se sentir, não só na criatividade ofensiva dos leões, como também na estrutura e segurança do meio campo.
O regresso do médio ofensivo ganha ainda mais importância tendo em conta as ausências que ainda se fazem sentir no plantel. Morita, João Simões, Nuno Santos e Daniel Bragança continuam entregues ao departamento médico, todos a recuperar de lesões. Com o Sporting a dois pontos da liderança após o empate com o Braga (1-1), o regresso de Pote surge numa altura decisiva, onde cada jogo é uma final.
No treino desta terça-feira, os titulares frente ao Braga limitaram-se a realizar apenas trabalho de recuperação, enquanto os restantes elementos treinaram sob as ordens de Rui Borges. O ambiente foi de motivação renovada, com os jogadores a demonstrarem intensidade e espírito competitivo. Pote, por sua vez, mostrou-se confiante e contente por voltar a treinar com a equipa.
O plantel leonino folga esta quarta-feira, regressando ao trabalho na quinta-feira de manhã, na Academia Cristiano Ronaldo, à porta fechada. Tudo indica que, se a resposta física continuar positiva, Pedro Gonçalves estará entre os convocados para o embate com o Santa Clara.
Treinador do emblema leonino deixou duras palavras a Conrad Harder, depois do duelo frente ao Braga (1-1); Discurso não caiu bem
|
Rui Borges apontou ao fraco rendimento de Conrad Harder nas últimas partidas quando este saltou do banco de suplentes do Sporting. Francisco Barão, antigo jogador e treinador das camadas jovens do Clube de Alvalade, refere que as palavras do treinador não deveriam ter sido proferidas publicamente.
"Este puxão de orelhas tinha de ser feito em privado e não no seio do grupo"
"Não o teria feito pois o Rui Borges precisa de todos numa fase em que há tantas lesões e o Sporting disputa tantos jogos. Não quero criticar um colega pois também sou treinador, mas não o teria feito. Do meu ponto de vista, este puxão de orelhas tinha de ser feito em privado e não no seio do grupo, mas admito que também pode ser uma estratégia do Rui Borges. Há jogadores em que precisamos de meter a mão por cima e em outros não", começou por dizer ao jornal Record.
O atual técnico do Marinhais lembra a falta de opções que Rui Borges tem no meio-campo: "Sem o Morita era complicado mexer e, uma vez mais, foi obrigado a recorrer aos jovens que precisam de tempo para crescer. Pessoalmente, faria as substituições mais cedo, pelo menos 15 minutos antes, até para dar uma maior motivação aos jogadores suplentes".
"Lembrou e bem que o Sporting só depende de si para conquistar o título"
Francisco Barão deixa um elogio ao timoneiro do emblema verde e verde e acredita na conquista do título: "Lembrou e bem que o Sporting só depende de si para conquistar o campeonato. Foi um jogo complicado em que Braga entrou muito motivado pois sabia que podia ficar isolado no terceiro lugar face à derrota do Porto".
Francisco Barão esteve 16 anos ao serviço dos leões, como jogador e como treinador e treinador-adjunto. Enquanto atleta, disputou 150 jogos - entre 1973 e 1983 e venceu dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. No comando técnico (entre 2013 e 2019), fez 21 partidas e venceu oito (entre equipa B e sub-23).
Próximo mercado de transferências promete ser intenso em Old Trafford; Antigo central dos 'red devils' sugere transferência de prodígio
|
Rio Ferdinand sugeriu a Ruben Amorim, antigo treinador do Sporting, que deixe sair Alejandro Garnacho para o Nápoles no próximo mercado de transferências de verão e, dessa forma, contratar Victor Osimhen (emprestado ao Galatasaray) ao emblema italiano.
"Se fosse o Manchester United, Victor Osimhen vem no próximo verão. Faria acontecer e aconselharia Garnacho a ir para o Nápoles"
"Se fosse o Manchester United, Victor Osimhen vem no próximo verão. Faria acontecer e aconselharia Garnacho a ir para o Nápoles", começou por dizer no podcast 'Rio Presents'. Se não tivéssemos Amorim como treinador, e jogássemos com dois extremos, eu não venderia Garnacho".
"O sistema no qual o treinador quer jogar não lhe assenta bem"
No entanto, Rio Ferdinand disse gostar do jovem prodígio argentino: "Gosto dele, adoro-o. Pode não estar na melhor forma, mas eu adoro o Garnacho e adoro aquela confiança e arrogância de quem quer ser o melhor, mas o sistema no qual o treinador quer jogar não lhe assenta bem. Se fosse ele ou se fosse conselheiro da equipa, diria: 'Malta, obrigado, mas têm de ir embora'", explicou o comentador.
O ex-internacional inglês referiu depois que Victor Osimhen (que tem sido apontado à Arábia Saudita) pode ser o reforço de ataque de que o clube precisa: "Precisamos de experiência e de alguém que saiba marcar golos. Alguém que mostre aos mais jovens como se faz. Quero alguém que saiba como as coisas funcionam no mais alto nível e saiba como marcar.
O avançado nigeriano já leva 28 golos e cinco assistências pelo gigante de Istambul esta época: "Osimhen sabe fazer isso. Quero-o aqui e quero-o agora. Sim, ele não tem experiência na Premier League, mas não quero saber. Penso que ele vai marcar onde quer que vá", finalizou.
Técnico será oficializado no mês de maio, ocupando assim o lugar de Dorival Júnior, que foi demitido depois da pesada derrota frente à Argentina (4-1)
|
Jorge Jesus, antigo treinador do Sporting, está cada vez mais perto de ser o novo selecionador do Brasil. O técnico português será oficializado ainda no mês de maio, ocupando assim o lugar deixado vago por Dorival Júnior, a tempo de preparar os duelos que o Brasil disputará em junho.
De acordo com a UOL Esporte, o técnico e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estão em negociações e um acordo está mais próximo. Jorge Jesus está num momento instável no Al Hilal. Neste fim de semana o técnico mereceu um voto de confiança dos sauditas, mas a continuidade do treinador no Médio Oriente está tremida.
As conversas já estão em andamento entre o presidente Ednaldo Rodrigues e representantes do treinador do Al Hilal. Caso exista fumo branco no decorrer das próximas semanas, o técnico rumará ao Brasil, após a final da Liga dos Campeões asiática e na reta final do campeonato saudita.
A chegada de Jorge Jesus representará uma nova era para a canarinha. O tempo de preparação será curto, já que os próximos compromissos oficiais estão agendados para o início de junho, frente ao Equador (dia 4) e Paraguai (dia 7), na qualificação para o próximo Mundial.
De recordar que Jorge Jesus comandou o Sporting durante três temporadas - entre 2015 e 2018. Durante este período o atual treinador do Al Hilal (Arábia Saudita) conquistou uma Supertaça (2015/16) e uma Taça da Liga (2017/18). No total, o técnico português de 70 anos contabilizou 158 jogos, somando 99 vitórias, 26 empate e 33 derrotas.