
Futebol
Exclusivo Leonino - Varandas já decidiu e Sporting vai avançar pelo substituto de Gyokeres
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Jeremiah St. Juste voltou a apresentar problemas físicos no jogo do Sporting diante do Arouca (2-2), no último sábado, em Alvalade, e o tema foi analisado por Rui Dias. Na publicação do seu artigo no espaço do diário Record, o jornalista ligou elogios ao central às sucessivas lesões que o têm impedido de mostrar o seu talento.
"Apesar de tudo, a contabilidade de leão ao peito é generosa e surpreendente", começou por dizer Rui Dias, antes mesmo de explicar qual será, na sua opinião, o legado deixado pelo jogador neerlandês quando, um dia mais tarde, deixar o Clube.
"St. Juste já traçou o perfil que caracterizará a sua passagem pelo Sporting: grande jogador fustigado por sucessivas lesões", atirou então o jornalista do diário português. De seguida, Rui Dias focou-se nas qualidades do central, aquelas que têm tido poucas oportunidades de ficar em evidência.
"Desperdício cruel para quem dispõe de todos os argumentos técnicos e táticos necessários para atingir a exceção, qualidades que o físico não acompanhou", fez notar então. Por fim, foi deixada mais uma nota em relação ao que tem sido o percurso deste jogador com a Listada verde e branca: "Os 71 jogos em três épocas parecem excessivos para trajeto tão entrecortado".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, St. Juste – avaliado em 8 milhões de euros – leva 19 encontros: oito na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, o defesa-central contabiliza 972 minutos, não tendo marcado qualquer golo ou feito qualquer assistência.
Jogador contratado ao Bétis neste último mercado de inverno tem dado provas da sua qualidade, justificando assim o investimento dos leões
|
Rui Silva fez uma exibição de alto nível diante do Borussia Dortmund, na última quarta-feira, dia 19 de fevereiro, e ao negar todas das oportunidades criadas pelo conjunto alemão conseguiu chegar às 100 partidas sem sofrer qualquer golo, isto enquanto sénior.
No último encontro para a Liga dos Campeões, que terminou empatado a zeros, o guardião foi a grande estrela do Sporting e defendeu, até, uma grande penalidade, ao minuto 59, momento que até o levou a fazer parte de uma lista restrita de atletas dos leões que defenderam um remate do castigo máximo nesta prova.
No Nacional, ainda em Portugal, chegou aos 14 jogos sem sofrer golos, sendo que no Granada conseguiu mais 44. Ainda em Espanha, no Bétis, teve mais 37, enquanto que no Sporting já vai com três. Na seleção nacional e na seleção sub-21 tem um em cada. Tendo em conta que já leva 307 jogos oficiais, Rui Silva tem uma média aproximada de um jogo sem sofrer golos a cada três realizados.
O guarda-redes português, em declarações à sua assessoria de imprensa, expressou a sua alegria. "É uma emoção indescritível e fazê-lo com a camisola do Sporting ainda mais. Estou grato a todas as pessoas que me apoiaram ao longo da minha carreira, desde os treinadores aos colegas de equipa. Cada jogo sem sofrer golos é o resultado de um grande trabalho de equipa e de um empenho diário. Esta conquista não é apenas uma satisfação pessoal, mas também um símbolo de força e coesão que encontrei em todos os grupos que tive a sorte de trabalhar", fez notar.
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Rui Silva - avaliado em 5 milhões de euros - já disputou sete encontros, tendo sido utilizado ao longo de 630 minutos. No total, o guardião sofreu sete golos, mas tem dado boas indicações aos adeptos verdes e brancos, que parecem ter aprovado a contratação.
Jovem guardião de apenas 16 anos passa a ser parte das opções dos verdes e brancos para a presente temporada, isto depois de convencer num período de testes
|
O Sporting decidiu avançar para a inscrição de Luka Petric, guarda-redes de 16 anos, na plataforma da Federação Portuguesa de Futebol. O atleta, que chegou à Academia Cristiano Ronaldo para um período de testes, acabou por convencer e foi assim recompensado com uma oportunidade.
De acordo com o jornal Record, o guardião nascido na Sérvia e que tem dupla nacionalidade eslovaca, já poderá ser opção para a equipa de juniores do leões, isto depois de ter assinado um contrato válido por três temporadas.
Assim, o plantel da equipa sub-19 do Sporting, que já contava com Miguel Gouveia e Tiago Leitão como guarda-redes, tem agora mais um elemento. No escalão abaixo, os sub-16, continuará a ser titular Alexandre Tverdohlebov, ele que, inclusive, já chegou a treinar recentemente com a equipa principal.
Luka Petric fez a sua formação no Slovan Bratislava, deixando agora o conjunto da Eslováquia para dar um passo em frente na carreira. Prova da sua rápida integração no plantel é o facto de, nas redes sociais, já ter ligação com Bento Estrela e William Lodmell, jogadores da equipa da qual faz agora parte.
A contratação do jovem guardião é apenas mais uma aposta do Sporting na formação, sendo que o principal objetivo é, inevitavelmente, que Petric possa ser, um dia mais tarde, uma opção válida para a equipa principal, na qual se encontram atualmente Rui Silva, Franco Israel, Diego Calai e Diogo Pinto.
Clube de Alvalade ficou a saber os castigos aplicados aos acontecimentos do jogo diante do Arouca, no Estádio José Alvalade, na 22.ª jornada do campeonato
|
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, na última quinta-feira, dia 20 de fevereiro, a lista dos castigos relativos à 22.ª ronda do campeonato nacional, com o Sporting a ser alvo de 'mão pesada' por várias situações ocorridas no jogo diante do Arouca, em Alvalade, tendo este terminado com 2-2 no marcador.
O uso de pirotecnia nas bancadas, que já se tornou recorrente esta época e que tem valido, de resto, vários castigos, voltou a prejudicar os leões, que só nesse campo têm agora mais 3.190 euros para pagar. Para além disso, a tarja com a frase "somos leões nesta selva que é o campeonato português", exibida no setor A14 do Estádio José Alvalade, não cumpria as dimensões permitidas legalmente, somando assim mais 1.275 euros à multa.
Continuando ainda no comportamento dos adeptos, o relatório descreve cânticos ofensivos, tais como "a liga é m****" e "filho da p***", valendo mais 1.020 euros de sanção, mas também Luís Neto, elemento da equipa técnica de Rui Borges, contribuiu para acrescer mais um montante.
O treinador-adjunto da equipa permaneceu indevidamente na zona técnica, somando por isso mais 306 e 640 euros de castigo. "Permaneceu na zona técnica, mais concretamente na escada de acesso ao relvado, sem credencial. Tendo sido avisado por diversas vezes pelos delegados da liga, o mesmo ignorou as indicações e permaneceu neste local até final do jogo", justifica o comunicado.
Por fim, Morten Hjulmand foi expulso, por acumulação de amarelos, e por isso terá agora de cumprir um jogo de suspensão, somando mais 153 euros à multa. Ao todo, e feitas as contas, o emblema de Alvalade terá de pagar 6.431 euros.