
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting tem um jogo-treino marcado para este sábado, dia 5 de julho, frente à equipa B. Este será o primeiro duelo de preparação para a nova temporada e Rui Borges poderá fazer alguns testes antes de os leões rumarem ao Algarve, dia 12 de julho, para o habitual estágio de pré-época. Para já, Giorgi Kochorashvili é baixa, mas Ousmane Diomande está recuperado.
O médio internacional pela Geórgia continua às ordens do departamento médico dos verdes e brancos, a contas com uma lesão traumática, sofrida ainda ao serviço do Levante. Desta forma, Kochorashvili estará indisponível para Rui Borges, neste primeiro teste.
Por outro lado, Diomande está recuperado da mazela sofrida no último jogo do campeonato, diante do Vitória de Guimarães, e deverá ser lançado pelo técnico, que deverá trabalhar esta pré-época com um novo sistema de jogo, descartando o antigo 3-4-3.
Apesar de o modelo implementado por Ruben Amorim ser muito útil ao plantel, Rui Borges é apreciador do 4-2-3-1 e do 4-4-2, que deverão ser mais utilizados esta temporada, com o treinador do Sporting a ter tempo para incutir as suas ideias aos jogadores.
Fora o habitual estágio em Lagos, o Sporting vai disputar o troféu Cinco Violinos - este ano no estádio do Jamor - frente aos espanhóis do Villarreal, dia 25 de julho. Este será o último duelo de preparação para o arranque oficial da temporada, a Supertaça diante do Benfica, a 31 de julho.
Chegada do lateral-direito a Alvalade poderá depender de falhanço de antigo treinador dos encarnados e leões aguardam pacientes
|
O Sporting está muito interessado em Georgios Vagiannidis, lateral-direito do Panathinaikos. Os leões têm esperança nas negociações, uma vez que os gregos são detentores da totalidade do passe do jogador, após comprarem a percentagem que pertencia ao Inter. No entanto, o insucesso de Rui Vitória na Champions poderá ser decisivo para a chegada do defesa.
O antigo treinador do Benfica e o plantel ateniense estão em estágio na Áustria e vão disputar as pré-eliminatórias de acesso à Liga dos Campeões, enfrentando o Rangers, dias 22 e 30 de agosto. Caso não avance para a próxima fase, o emblema do Pireu terá algumas dificuldades económicas.
Desta forma, o Sporting mantém-se muito atento e pronto para atacar Vagiannidis. Os leões iniciaram as ofertas pelo grego nos 6 milhões de euros fixos, mais 2M por objetivos, mas, de momento, aumentaram os valores para 10M+2M, apesar de, para já, ainda não ser suficiente.
O Panathinaikos pede um valor a rondar os 14 milhões de euros para libertar o jogador, que também foi cobiçado por vários clubes. O lateral chegou a estar na agenda do Benfica, que entretanto avançou para Amar Dedic, que esteve perto do Sporting em janeiro.
Em 2024/25, Georgios Vagiannidis - avaliado em 8 milhões de euros - somou um golo e duas assistências em 39 jogos realizados. No total, o defesa disputou 2.999 minutos. O lateral tem contrato válido com o Panathinaikos até junho de 2028 e já conta com cinco internacionalizações pela seleção grega, sendo uma das grandes esperanças dos helénicos.
Avançado internacional pela Geórgia foi sensação no Campeonato da Europa de 2024 e verdes e brancos têm jogador bem referenciado
|
O Sporting tem Georges Mikautadze referenciado para reforçar o ataque da formação comandada por Rui Borges. Tal como revela o nosso Jornal, neste Exclusivo Leonino, o avançado do Lyon interessa aos responsáveis do Clube de Alvalade, que aproveitam a descida de divisão dos franceses como trunfo.
O internacional pela Geórgia - que foi sensação no Campeonato da Europa de 2024 - é um dos nomes em lista do Sporting, para suceder a Viktor Gyokeres, goleador nórdico que vai deixar Alvalade no verão, e a difícil situação dos franceses pode jogar a favor dos leões.
O Lyon apresentou recurso para evitar a despromoção à Ligue 2, mas, caso não consiga permanecer na primeira divisão gaulesa, poderá ter de abrir mão dos principais ativos, como é o caso de Mikautadze, avançado que foi bastante cobiçado após o Euro 2024.
O emblema detido por John Textor tem uma dívida de 175 milhões de euros, motivo pelo qual a justiça francesa aplicou uma descida de divisão aos comandados de Paulo Fonseca - que terminaram a temporada no sexto lugar do campeonato - e o Sporting está em boa posição para aproveitar a situação.
Em 2024/25, com a camisola do Lyon, Georges Mikautadze - avaliado em 22 milhões de euros - disputou um total de 47 jogos. Durante os 2.181 minutos em que foi utilizado dentro das quatro linhas, o avançado internacional pela Geórgia apontou 17 golos e 10 assistências.
Promessa leonina de 18 anos garante continuidade no Clube de Alvalade com cláusula de rescisão cifrada nos 80 milhões de euros
|
O Sporting oficializou, esta sexta-feira, dia 5 de julho, a renovação de contrato de João Simões, tal como revelou o nosso Jornal num Exclusivo Leonino. Quim Berto e Delfim, antigos jogadores dos verdes e brancos, dizem que o futebolista de 18 anos vai dar muitas cartas no futebol mundial.
Quim Berto: "A próxima época será determinante para que o João dê consistência à sua posição"
“O Sporting faz muito bem em blindar um jogador com o talento e características do João Simões. Como vimos na última temporada, acabou por ser decisivo numa altura em que a equipa necessitava de um médio com as suas características. Acho que o caminho deve continuar a ser este. Parece-me que a próxima época será determinante para que o João dê consistência à sua posição na equipa”, disse Quim Berto, ao jornal O Jogo.
O antigo lateral dos leões destacou ainda o “bom trabalho” que tem sido feito pelos responsáveis leoninos na subida de jogadores da formação ao plantel principal, garantindo que João Simões é "alguém com muita qualidade e talento para assumir aquelas funções. O próprio jogador acreditou e agarrou bem a oportunidade, que terá de ter sequência esta temporada. Foi pena, realmente, não ter dado sequência ao bom desempenho que estava a ter por causa da lesão. O Sporting tem outros valores na sua academia à espera de uma oportunidade para atingirem outros patamares”.
Delfim: "O João tem muito para crescer e esse será um dos desafios do Rui Borges"
Por sua vez, Delfim também não esconde a admiração pelo médio e a aprovação na decisão dos leões: “É uma mais-valia. O facto de renovar contrato prova isso mesmo. Por outro lado, ter um ativo que a qualquer momento poderá sair para um projeto internacional e ser rentável para o Clube é importante".
"O João tem muito para crescer e esse será um dos desafios do Rui Borges na próxima temporada, potenciar estes jogadores. O treinador teve muito mérito no que fez a época passada, mas a próxima é que será o seu grande desafio. Não nos podemos esquecer que herdou uma equipa com uma determinada filosofia...”, terminou Delfim.