Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirClube
|
0O Sporting anunciou, esta sexta-feira, 9 de novembro, que vai publicar um Relatório de Sustentabilidade referente à temporada passada (2021/22).
O objetivo do Clube de Alvalade é rumar à neutralidade carbónica até 2050 e atingir a autossuficiência energética em 50%.
A Direção leonina vê esta etapa como a entrada numa nova era em três dimensões: económica, social e ambiental. Os leões consideram este um tema importante na sociedade, e por isso querem dar o exemplo.
Até à data, não há registo de qualquer ação do mesmo género por parte de mais nenhum clube português.
Confira o comunicado na íntegra:
O Sporting Clube de Portugal informa que publicará esta época o seu Relatório de Sustentabilidade referente à época de 2021/2022. Dando início a esta jornada, rumo à neutralidade carbónica em 2050, o Clube assumirá, entre outras metas, o objectivo da auto-suficiência energética em 50%, até esse período.No seguimento do compromisso acima referido, anunciam-se as iniciativas com maior impacto, já em curso:
- Processo de auto-suficiência e eficiência energética, estando em conclusão a análise técnica para que o Estádio José Alvalade e o Pavilhão João Rocha sejam Unidades Produtoras de Autoconsumo (UPAC), através a instalação de painéis fotovoltaicos na cobertura destas instalações
- Criação de uma Comunidade de Energia Renovável (CER), resultante da conclusão do processo supramencionado
- Alteração da sua frota de ligeiros para veículos eléctricos, já iniciada, e cuja transição a 100% será concluída até ao final da época de 2026/2027, permitindo a neutralidade total de emissão de carbono da mesma, o que representa uma redução de cerca de 370 tCO2/ano.
- Consumo eléctrico 100% verde em todas as suas instalações, evitando a emissão de cerca de 1.140 tCO2/ano.
- Adesão à GRACE – Empresas responsáveis, no reforço do compromisso de construção e disseminação de boas práticas no âmbito da Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
- Participação no Programa Smart Open Lisboa (SOL), cujo tema é a Transição Energética, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa no seu objectivo de se tornar uma cidade neutra em carbono até 2030.
- Adesão à ONU - Sports for Climate Action desde 2020, promovida pelas Nações Unidas, e que se traduz na adopção de um conjunto de medidas que visam a redução da pegada de carbono e que contribuem para atingir os objetivos globais de combate às alterações climáticas.
- Processo de auto-suficiência e eficiência energética na Academia Cristiano Ronaldo através da instalação de mais de 650 painéis fotovoltaicos para autoconsumo, evitando a emissão cerca de 213 tCO2/ano.
Este relatório que se pretende anual será uma ferramenta da maior relevância para a nova visão estratégica do Clube, a qual se encontra neste momento em elaboração, e que terá a Sustentabilidade como um dos seus eixos fundamentais, com o objectivo de preparar o Sporting CP para a entrada numa nova era.
O mesmo abrangerá 3 dimensões: económica, social e ambiental, e será desenhado em alinhamento com a matriz ESG – Environment (Ambiental), Social (Social), Governance (Governança) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assumidos por todos os Estados-Membros das Nações Unidas, e que representam uma visão comum para a Humanidade e um contrato social entre os líderes mundiais e os povos.
O Sporting CP avoca o seu papel enquanto actor principal como agente de mudança, consciente do impacto que tem na comunidade e no planeta, e assume de forma explícita a relevância da Sustentabilidade em todas as decisões que afectam a sua actividade e os seus investimentos no curto, médio e longo-prazo.
Fruto disso, é também com enorme orgulho que anunciamos que o Sporting CP foi escolhido pela European Club Association (ECA) para ser o representante de Portugal no Grupo de Trabalho de Sustentabilidade que visa definir o enquadramento do tema na indústria do Futebol, definindo as melhores práticas e jornada de evolução deste sector.
O Relatório de Sustentabilidade está a ser desenvolvido em colaboração com a consultora PricewaterhouseCoopers (PWC) e representa o primeiro passo numa maratona, com várias metas contínuas que têm de ser superadas, requerendo o envolvimento e a colaboração de todos.