Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Efemérides

Sporting despede-se de lenda do Clube em jogo controverso

Antigo capitão dos leões teve o seu adeus perante os Adeptos no Estádio José Alvalade, numa partida que foi determinada em tribunal

Ivaylo Iordanov teve, finalmente, a sua despedida do Sporting naquela que foi a sua casa, o Estádio José Alvalade
Ivaylo Iordanov teve, finalmente, a sua despedida do Sporting naquela que foi a sua casa, o Estádio José Alvalade

05 Mai 2025 | 17:03 |

Icon Comentário0

No dia 5 de maio de 2010, realizou-se no Estádio José Alvalade a partida de despedida de Ivaylo Iordanov, num jogo amigável que opôs uma equipa de antigas estrelas do Sporting a uma equipa de figuras selecionadas pelo antigo capitão dos leões.


Do lado do Sporting, os convocados foram Melo, Beto, Naybet, André Cruz, Rui Jorge, Nélson Alves, Oceano, Vidigal, Pedro Barbosa, Sá Pinto, Acosta, Néson, Marco Aurélio, Filipe, Luisinho, Freire, Dominguez, Venâncio e Virgílio e a compor a equipa convidada estavam Vítor Baía, Paulinho Santos, Mozer, Fernando Couto, Leal, Poejo, Pedro Gomes, Capucho, Stoichkov, Pauleta, Peixe, Carlos Xavier, Dani, Domingos, Hélder, José Eduardo, Veloso e José Carlos. Iordanov dividiu o seu tempo entre as duas formações.


A celebração nasceu torta


Apesar das melhores intenções, as circunstâncias que viram nascer este jogo, não foram as melhores. Ivaylo Iordanov colocou o Sporting em julgamento no Tribunal de Trabalho de Lisboa, reclamando o cumprimento do seu último ano de contrato de trabalho enquanto treinador adjunto da equipa B dos leões, vínculo esse onde estava acordada a realização de uma partida de despedida para o búlgaro.

Em relação à sua insistência com este jogo, Iorda explicou: “Queria despedir-me de uma forma digna dos associados, das pessoas que sempre me apoiaram nos problemas que tive, que sempre me disseram para levantar a cabeça. Só isso. Nada mais”.


A festa que o capitão merecia

Os 16 mil adeptos que se deslocaram ao Estádio de Alvalade no dia 5 de maio de 2010 presenciaram um dia de celebração da carreira de um dos maiores capitães que o Clube já viu passar. Iorda, como ficou conhecido, foi a figura central do jogo, sendo o protagonista dos momentos bons e menos bons: o búlgaro acertou nos ferros da baliza, falhou uma grande penalidade e ainda sofreu um penálti que não foi assinalado.

Apesar do resultado não ser o mais importante neste jogo, a partida estava empatada 6-6, perto do final do jogo e quem mais para decidir o vencedor: Iordanov resolveu o jogo para o lado do Sporting e todos os jogadores em campo correram para abraçar o búlgaro (7-6).

Declarações de Iorda

No final do jogo, ainda houve tempo para um pequeno discurso de Iordanov: "Vou sair pela porta grande. Estou emocionado. Obrigado a todos. Quando precisei do vosso apoio, vocês foram capazes de o dar. Continuem a apoiar a equipa do Sporting porque ela merece. Viva o Sporting", disse o búlgaro antes de receber uma ovação de pé da plateia de Alvalade.

Ivaylo Iordanov representou o Sporting entre as temporadas 1991/92 e 2000/01, nas quais apontou 69 golos em 222 jogos realizados. Ao serviço dos leões, fez parte da equipa que terminou o jejum de 18 anos sem conquistar o campeonato nacional, em 1999/00, e foi um dos maiores capitães da história recente do Clube.


Wiki Leonino

António Dias da Cunha: Antigo Presidente que levou o Sporting a uma grande campanha na Europa

Dirigente dos verdes e brancos esteve três anos a cumprir estas funções na Direção do Clube de Alvalade, depois de ter feito uma belíssima prova continental

António Dias da Cunha ainda venceu alguns títulos em três temporadas como Presidente do Sporting, no entanto, acabou por sair ao lado de José Peseiro
António Dias da Cunha ainda venceu alguns títulos em três temporadas como Presidente do Sporting, no entanto, acabou por sair ao lado de José Peseiro

13 Jul 2025 | 04:30 |

Icon Comentário0

António Augusto Serra Campos Dias da Cunha nasceu na Beira, em Moçambique, a 13 de julho de 1933. O antigo Presidente do Sporting começou no cargo a 12 de julho de 2002, depois de umas eleições sem oposição, tendo permanecido até 19 de outubro de 2005. Foi durante o seu mandato que foram inauguradas as obras mais importantes do 'Projeto Roquete' - a Academia Sporting e o Complexo Alvalade XXI.


Os primeiros cargos no Sporting


António Dias da Cunha chegou a Portugal com apenas nove anos de idade. Por cá ficou e acabou por se formar em Direito na Universidade Clássica, ainda assim, manteve-se sempre ligado à sua terra, onde construiu negócios. O dirigente chegou ao Sporting, inicialmente para ser Vice-Presidente do conselho fiscal - liderado por José Roquette -, a quem sucedeu no cargo, permanecendo neste órgão até fevereiro de 1999.


Dias da Cunha é Presidente!

Após exercer outras funções, António Dias da Cunha, a 12 de julho de 2002, foi reconduzido à Presidência do Sporting, depois de umas eleições em que não teve oposição. Durante o seu mandato, foi inaugurada a Academia Sporting e o Complexo Alvalade XXI, as principais obras do 'Projeto Roquete'.


O ponto alto do nível desportivo do seu mandato aconteceu logo em 2002, quando o Sporting foi campeão nacional e ainda terminou o ano com a dobradinha. Além de que em 2005, o Clube verde e branco fez uma bela campanha na Taça UEFA, que culminou numa derrota na grande decisão da prova, em Alvalade.

A saída do Clube

Apesar de tudo, António Dias da Cunha optou por deixar a Presidência do Sporting no dia 19 de outubro de 2005, na sequência de uma crise que o Clube atravessava com José Peseiro no comando técnico. O antigo pilar dos leões defendia tanto as qualidades do treinador, que acabou por cair com ele.

Posteriormente, António Dias da Cunha mostrou descontentamento relativamente às políticas de Soares Franco, que foi o sucessor no cargo que tinha no Sporting. Até houve um debate televisivo vergonhoso na altura, que não valeu de nada porque foi pouco esclarecedor e nada prestigiante.

António Dias da Cunha leva quatro Prémios Stromp. O primeiro foi conquistado em 1997, na categoria Sócio. Em 2001 e em 2003, o antigo Presidente do Clube venceu no estatuto de Dirigente e, mais recentemente, em 2023, o antigo pilar dos verdes e brancos foi distinguido como Especial Gratidão.


Wiki Leonino

Adriano Baganha: De jogador a treinador da equipa de basquetebol do Sporting

Craque terminou a carreira no Clube de Alvalade e conseguiu tornar-se técnico do plantel principal da modalidade verde e branca, onde foi vitorioso

Ao serviço do Sporting como treinador da equipa principal de basquetebol, Adriano Baganha ergueu uma Taça de Portugal e um Campeonato Nacional
Ao serviço do Sporting como treinador da equipa principal de basquetebol, Adriano Baganha ergueu uma Taça de Portugal e um Campeonato Nacional

09 Jul 2025 | 19:31 |

Icon Comentário0

Adriano Baganha - que morreu no passado dia 8 de julho de 2025 - é um nome incontornável da história leonina no basquetebol. Pelo Sporting, não só foi jogador, como também foi técnico, cargo em que ajudou os verdes e brancos conquistassem a Taça de Portugal - em 1980 - e o Campeonato Nacional posteriormente.


Barganha em grande


O apelido Baganha está marcado na história do basquetebol em Alvalade, tendo em conta que tanto Adriano como o irmão, Augusto, marcaram uma das melhores épocas da modalidade no Sporting. O primeiro destacou-se como técnico e o outro desempenhou muito bem dentro da quadra.


Adriano Baganha, que é o irmão mais velho, para além de ter representado a Académica de Coimbra, também esteve ao serviço do Sporting. Na época de 1962/63, o craque estreou-se na quinta jornada do Campeonato Nacional, depois de só ter realizado um único treino.

Na estreia, Adriano Baganha revelou-se muito inteligente dentro da quadra. O craque português lutava nas duas tabelas, ao movimentar-se ao longo de todo o recinto e marcando ou lançando a bola sempre que tinha possibilidade. No entanto, os grandes títulos da sua carreira não foram somados como jogador.


O sucesso instantâneo

Adriano Baganha tornou-se treinador da equipa principal de basquetebol Sporting no final da época de 1979/80, substituindo Hermínio Barreto no comando técnico. A temporada já era dada como perdida para os leões, mas o recém-chegado líder conseguiu inverter a situação.

O treinador ergueu a Taça de Portugal pouquíssimo tempo depois de ter integrado o comando técnico. Se o título da prova rainha não bastava, um ano depois, em 1980/81, Adriano Baganha conseguiu, ao lado do adjunto Nélson Serra, o grande troféu da sua carreira - o Campeonato Nacional.

Infelizmente, o técnico não venceu mais nenhum título relevante e deixou os leões para ser o treinador principal da Seleção Nacional. Adriano Baganha morreu no dia 8 de julho de 2025 e o Sporting deixou, de imediato, a sua nota de pesar: "O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu profundo pesar pela morte de Adriano Baganha, uma figura marcante do basquetebol Leonino, que faleceu esta terça-feira, aos 83 anos".


Wiki Leonino

Stadium de Lisboa: a velha casa do Sporting idealizada por José Alvalade

Antigo campo onde o conjunto verde e branco disputou imensas partidas, foi umas ideia do maior símbolo da história do Clube

Stadium de Lisboa, conhecido como Estádio do Lumiar, mais tarde passou a ter o nome de José Alvalade e foi o único campo que viu os Cinco Violinos juntos
Stadium de Lisboa, conhecido como Estádio do Lumiar, mais tarde passou a ter o nome de José Alvalade e foi o único campo que viu os Cinco Violinos juntos

01 Jul 2025 | 17:53 |

Icon Comentário0

O Stadium de Lisboa, também conhecido com Estádio do Lumiar, foi inaugurado a 28 de junho de 1914. A obra foi idealizada e mandada construir pelo inesquecível José Alvalade - eleito Presidente em 1910, que até acabou por sair da direção do Sporting devido a divergências internas resultantes deste processo.


A fundação do estádio


A velha casa dos leões foi inaugurada a 28 de Junho de 1914, embora só tenha sido oficialmente 'utilizada' a 20 de dezembro do mesmo ano. O campo ficava localizado na já então chamada Alameda das Linhas de Torres, com direito a campo de Futebol, pista de Atletismo e velódromo.


O que antigamente mais se parecia mais com um campo, passou a ser uma espécie de Estádio Nacional, onde se realizavam os grandes confrontos da época, como por exemplo, os primeiros jogos da seleção portuguesa. À medida que o Sporting ia crescendo, a sua casa também foi sofrendo algumas alterações.

As primeiras obras foram realizadas na década de 30, já que as instalações da estância de madeira estavam bastante degradadas. Pelo meio foram criados alguns projetos para ser criado um novo estádio, mas o Sporting acabou por permanecer na casa inaugurada em 1914.


A maior remodelação aconteceu em 1947. Estas obras visaram a regularização das pistas de Atletismo e de Ciclismo, na construção de bancadas de cimento nos topos, que alargaram para 15.000 o número de lugares sentados e a modernização de outras estruturas de apoio à prática desportiva. A casa passou a ser conhecida como Estádio José Alvalade a partir do dia 14 de setembro do mesmo ano.

O novo estádio deu palco a anos de ouro no futebol verde e branco, principalmente os últimos sete. Para além dos seis campeonatos nacionais, entre os quais se inclui o primeiro tetra em Portugal, foi também o único campo que viu os Cinco Violinos atuarem juntos.

O 'adeus' a uma casa premiada

O último jogo da velha casa Sportinguista aconteceu no dia 1 de janeiro de 1955. Este foi o encontro que marcou um festival de despedida, completamente esgotado pelos adeptos. A partida disputada foi um amigável contra o Atlético Clube de Portugal, que os leões venceram por 4-1.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


O palmarés que faz do Sporting a maior potência desportiva nacional
Wiki Leonino

O palmarés que faz do Sporting a maior potência desportiva nacional

30 Jun 2025 | 16:10

Icon Comentário0
Sporting nasceu a 1 de julho de 1906, sob o signo do leão
Wiki Leonino

Sporting nasceu a 1 de julho de 1906, sob o signo do leão

30 Jun 2025 | 12:47

Icon Comentário0
Pavilhão João Rocha: a nova casa das modalidades do Sporting
Wiki Leonino

Pavilhão João Rocha: a nova casa das modalidades do Sporting

23 Jun 2025 | 12:43

Icon Comentário0