Futebol
Jogador pouco consensual do Sporting gera cobiça em Espanha e pode trazer novidades
18 Fev 2026 | 09:22
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
18 Ago 2024 | 13:57 |
Jota, antigo jogador do Benfica, está de saída do Al-Ittihad, depois de não se ter afirmado com a camisola dos árabes e pode já ter dois destinos em cima da mesa. Segundo adianta, este domingo, o portal Sports Zone, o Sporting e o Wolverhampton são duas das hipóteses em cima da mesa.
A mesma publicação adianta que o emblema liderado por Frederico Varandas está a sondar o mercado por novas opções para o corredor do ataque, de forma a atacar o bicampeonato com mais armas, sendo que, nesta altura, os verdes e brancos contam apenas com Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Marcus Edwards como extremos.
O Sporting ainda está no mercado em busca de mais reforços. Fotis Ioannidis (Panathinaikos) continua a ser o alvo prioritário. Caso falhe a contratação do jogador do Panathinaikos, os verdes e brancos procurarão novas alternativas para o setor ofensivo. mais Vítor Roque (Barcelona) é outro dos nomes em cima da mesa.
Apesar de não se ter afirmado em pleno no Al-Ittihad, Jota - atualmente avaliado em 9 milhões de euros - foi aposta em 29 partidas em 2023/24, fazendo o 'gosto ao pé' em cinco ocasiões. Antes de rumar ao clube saudita, o avançado representou o Celtic por duas temporadas, sendo que a primeira foi via empréstimo do Benfica.
Nos escoceses, ao todo, Jota registou 83 duelos, 28 golos marcados e 26 assistências. No Benfica, onde fez a formação, ao serviço da equipa principal, entre 2018 e 2020, alinhou em 34 jogos, somando um total de dois remates certeiros e dois passes para golo. No Al-Ittihad, Jota tem contrato até junho de 2026.
Jogador encontra-se neste momento cedido ao Moreirense, orientado por Vasco Botelho da Costa, onde tem sido uma das peças de destaque
18 Fev 2026 | 10:12 |
Há uma ausência de peso nas opções de Vasco Botelho da Costa para a receção ao Sporting, referente à 23.ª jornada da Liga, marcada para sábado, às 18h00. Diogo Travassos, cedido pelo Clube de Alvalade ao Moreirense, não poderá defrontar a equipa detentora do seu passe.
A ausência ganha relevo face à época consistente que o jovem de 21 anos está a realizar no Minho, naquela que é a sua segunda cedência consecutiva, depois do empréstimo ao Estrela da Amadora em 2024/25. Por esta altura, os leões seguem atentamente a evolução do jogador.
Depois de uma pré-temporada sob as ordens de Rui Borges - período que culminou com a renovação de contrato e nova cedência para ganhar minutos - Travassos perspetiva um regresso a Alvalade com evolução clara, sobretudo na relação com o golo.
O Sporting tem-se mantido atento ao percurso do lateral, que deverá entrar nas contas para a próxima temporada, tal como avançou o nosso Jornal, num Exclusivo Leonino. Produto da formação leonina, voltou a ser emprestado por entender-se que esse seria o caminho mais adequado para potenciar o seu crescimento.
No plantel principal há concorrência - com Iván Fresneda e Georgios Vagiannidis nas opções -, mas o futuro pode reservar mudanças, sobretudo tendo em conta o interesse que espanhol tem despertado junto de clubes espanhóis e italianos. O sonho do jovem espanhol passa por chegar à seleção principal do seu país, o que também poderá influenciar o mercado.
Vale lembrar que o Sporting renovou o contrato de Diogo Travassos contrato até 2030, fixando uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, sinal claro da confiança da estrutura no potencial de um jogador que continua a crescer e a justificar a aposta.
Clube de Alvalade encontrou uma nova arma para resolver jogos complicados e os sinais começam a multiplicar-se nos compromissos
18 Fev 2026 | 09:52 |
O Sporting sentiu dificuldades para ultrapassar o Famalicão na 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, em Alvalade. Devido ao desacerto na hora de finalizar as jogadas de bola corrida, os leões tiveram de recorrer à bola parada para desbloquear a partida, já aos 82 minutos, através de um cabeceamento certeiro de Daniel Bragança em resposta a um cruzamento de Francisco Trincão. O jogo aéreo tem sido trabalhado por Rui Borges, em Alcochete.
Segundo informações reveladas pelo jornal Record, o treinador e a sua equipa técnica têm dado importância a esta componente do jogo nas sessões de treino na Academia Cristiano Ronaldo, e os números assim o confirmam. O Sporting tem, desde o início da temporada, beneficiado destes sistemas táticos para desatar o nó de várias partidas.
No que diz respeito ao aproveitamento nos cantos, em retrospectiva, o golo do internacional português sub-21, que deu aos bicampeões nacionais a vitória tangencial por 1-0 frente ao famalicenses, junta-se a outros cinco que o Sporting amealhou neste tipo de lances em encontros do campeonato. Além de Bragança, foi essa a fórmula que utilizaram Fotis Ioannidis (Alverca), Morten Hjulmand (Santa Clara), Geny Catamo (AFS SAD) e Luis Suárez a triplicar (AFS SAD e Rio Ave, por duas vezes).
A este propósito, sublinhe-se que a estes juntam-se mais sete golos que nascem de "bola morta": quatro resultantes de livres indiretos (Pote com o Famalicão, Geny Catamo com o Casa Pia e Eduardo Quaresma e Ivan Fresneda com o Estrela da Amadora) e três decorrentes de penáltis (dois de Luis Suárez e Pote frente ao Moreirense, além de outro do avançado colombiano diante do Arouca).
Contas feitas, dos 56 golos que a equipa verde e branca contabilizou decorridas as primeiras 22 jornadas da competição nacional, 13 resultam da boa execução do trabalho de laboratório de Rui Borges - isto é, pouco mais de 23%.
'Camisola 11' dos verdes e brancos esteve ausente por cerca de 15 meses, como consequência de uma rotura total do tendão rotuliano
18 Fev 2026 | 09:36 |
Fotis Ioannidis está prestes a deixar o boletim clínico do Sporting, numa lista que ainda integra Zeno Debast, Giorgi Kochorashvili e Geovany Quenda. Este último continua a recuperação em Londres e tem regresso previsto a Alcochete no próximo mês, no entanto, há mais uma situação a ter em conta em Alvalade: Nuno Santos.
Importa esclarecer a situação do 'camisola 11' nesta fase. Depois de ultrapassar uma lesão grave, o ala esquerdo, de 31 anos, voltou a competir no início do mês, frente ao AVS SAD. No entanto, por opção técnica e numa lógica de gestão física, ficou de fora dos dois encontros seguintes.
A decisão prendeu-se com a necessidade de controlar a carga, uma vez que, no jogo da Taça de Portugal - que se prolongou para além dos 90 minutos -, Nuno Santos somou 43 minutos, mais do que inicialmente estava previsto pela equipa técnica e pelo departamento médico.
Para já, continuam as dúvidas sobre a possível utilização do jogador por parte de Rui Borges na deslocação ao reduto do Moreirense. A partida está marcada para o próximo sábado, dia 21 de fevereiro, com o apito inicial a acontecer às 18h00, em Moreira de Cónegos.
A paragem prolongada durou cerca de 15 meses, consequência de uma intervenção cirúrgica ao joelho direito após rotura total do tendão rotuliano, a terceira lesão grave do género na carreira do ala do Sporting. O processo de recuperação de Nuno Santos conheceu vários adiamentos, depois de inicialmente ter sido equacionado um regresso ainda na época passada, mas a decisão final passou por aguardar condições clínicas totalmente seguras, sem risco de recaída.