Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
17 Jul 2024 | 23:23 | Por Redação
O Sporting empatou frente ao Union St. Gilloise por 2-2, esta quarta-feira, dia 17 de julho, no Estádio do Algarve, no segundo jogo realizado no mesmo dia. Depois do triunfo desta manhã frente ao Farense, os verdes e brancos não foram além da igualdade, desta feita, frente ao vice-campeão belga. Veja AQUI como decorreu a partida.
O encontro começou com um ritmo baixo, mas os leões foram-se adaptando e começaram a ter mais bola. Apesar de o encontro não ter tido grandes oportunidades de perigo, em cima do intervalo, Nuno Santos fez um grande cruzamento na esquerda e Hidemasa Morita obrigou Anthony Moris a grande defesa. Na recarga, o médio nipónico assistiu Rafael Nel que só teve de encostar para fazer o primeiro do encontro.
Já na segunda parte, e sem alterações relativamente ao onze que entrou em campo, Mateus Fernandes, aos 54 minutos, saiu na transição e desmarcou Pedro Gonçalves na esquerda. O internacional português entrou na área e rematou rasteiro para o poste mais próximo, não dando hipóteses ao guardião adversário. Aos 73, Noah Sadiki tirou Hidemasa Morita do caminho e rematou para o fundo das redes de Vladan Kovacevic
Com este resultado, os leões somam o segundo empate em quatro jogos realizados nesta pré-temporada. Os verdes e brancos somam, até ao momento, duas vitórias e dois jogos sem vencer desde o início da nova época: (Estoril 0-0; Torreense (3-0), Portimonense (2-0) e Union St. Gilloise (2-2).
Os comandados de Rúben Amorim prosseguem assim a preparação para a nova temporada. Os verdes e brancos vão ainda realizar mais dois particulares no sul do país, nomeadamente frente a Farense e Sevilha (23 de julho, às 10h00 e 20h30, respetivamente), antes do duelo diante dos bascos do Atlético Bilbau no Troféu Cinco Violinos, no Estádio José Alvalade.
Veja os golos do Sporting:
Rafael Nel (1-0):
Pedro Gonçalves (2-0):
Presidente do Clube de Alvalade continua sem avançar por um treinador para o lugar do atual técnico, mas tem opção estudada em caso de necessidade
28 Out 2026 | 03:00 | Por Redação
Frederico Varandas ainda não tem qualquer treinador escolhido para suceder a Rui Borges, caso o Sporting decida avançar para uma mudança no comando técnico, sabe o Leonino. A estrutura verde e branca continua a analisar todos os cenários perante os maus resultados recentes, mas, neste momento, não existe qualquer nome fechado ou negociação adiantada.
Ao que o nosso Jornal apurou, caso Rui Borges deixe Alvalade antes de ser encontrada uma solução definitiva, será Tiago Fernandes a assumir interinamente os destinos da equipa principal. O atual treinador da equipa B é a solução interna preparada pelos responsáveis leoninos para assegurar a transição e evitar uma escolha precipitada num período particularmente apertado do calendário.
Leonardo Jardim e Abel Ferreira são dois dos nomes que estão a ser equacionados para o futuro, mas nenhum se encontra, nesta altura, perto de assumir o Sporting. Ambos estão no Brasil e envolvidos na reta final do Brasileirão, sendo que uma eventual disponibilidade só deverá surgir após o final da temporada. No caso de Abel, o cenário é ainda mais complicado: o técnico está 99% certo de permanecer no Palmeiras até ao final de 2027 e não existem contactos ou negociações em curso.
A situação de Rui Borges agravou-se depois das derrotas consecutivas em Alvalade diante do LASK Linz, por 3-2, e do Académico de Viseu, por 2-1. Os leões estão já a nove pontos da liderança do campeonato e a contestação aumentou significativamente, com lenços brancos nas bancadas e a estrutura a reavaliar a continuidade do treinador, embora sem querer tomar uma decisão apenas em função da pressão exterior.
Rui Borges acredita que ainda reúne condições para inverter o momento e não pretende abandonar o cargo por iniciativa própria. Frederico Varandas, por seu lado, continua sem tomar uma decisão definitiva sobre uma eventual sucessão. Se a rutura acontecer antes de surgir o treinador escolhido para o projeto, Tiago Fernandes será chamado a assegurar a equipa principal de forma interina, dando tempo à SAD para definir o próximo passo.
Depois de duas derrotas consecutivas e de um ambiente de contestação em torno da equipa, leões voltaram aos triunfos frente aos madeirenses
27 Out 2026 | 22:14 | Por Redação
O Sporting regressou aos triunfos esta terça-feira, ao bater o Marítimo por 2-1, em Alvalade, e tornou-se na primeira equipa a assegurar a presença na final four da Taça da Liga. Apesar de interromper a sequência de resultados negativos, a formação orientada por Rui Borges não realizou uma exibição particularmente convincente.
A estreia de Pedro Lima como titular acabou por ser uma das principais notas positivas da partida. O médio inaugurou o marcador aos 44 minutos, de cabeça, na sequência de um canto batido por Jesse Derry. O golo deu vantagem ao Sporting antes do intervalo, mas não apagou as dificuldades demonstradas pela equipa durante a primeira parte.
No segundo tempo, os leões baixaram o ritmo e permitiram ao Marítimo ganhar iniciativa. A equipa leonina revelou problemas na construção e recorreu frequentemente a passes longos na direção de Ioannidis. Ainda assim, Pedro Lima voltou a estar em destaque. Depois de um remate de longe de Vagiannidis, Gonçalo Tabuaço defendeu para a frente e, à terceira tentativa, o brasileiro mostrou o oportunismo necessário para bisar.
O Marítimo ainda reduziu aos 90 minutos, por intermédio de Adrián Butzke, e esteve perto de chegar ao empate, mas Rui Silva voltou a responder com uma defesa decisiva. O Sporting acabou por cumprir o objetivo e garantiu a presença na final four da Allianz Cup.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 30 de outubro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 10.ª jornada da Liga portuguesa, diante da turma orientada por Filipe Coelho, jogar-se-á às 20h15, no Estádio Municipal de Rio Maior.
Comentador do Now deixou a sua opinião sobre o atual momento do técnico, além de criticar a sua postura e comunicação após a nova derrota dos leões
27 Out 2026 | 17:30 | Por Redação
Rui Borges vai estar no banco do Sporting esta terça-feira frente ao Marítimo, nos quartos de final da Taça da Liga, mas isso não significa que a continuidade esteja assegurada. Pedro Sousa garante que Frederico Varandas continua a refletir sobre o futuro do treinador e deixou um aviso particularmente relevante tendo em conta a competição em causa.
Pedro Sousa: "Varandas despediu José Peseiro depois de um jogo da Taça da Liga”
“A decisão não está tomada ainda. Vai ser o treinador contra o Marítimo, mas não há uma decisão tomada. Frederico Varandas está a refletir. Não daria a coisa como adquirida. Varandas despediu José Peseiro depois de um jogo da Taça da Liga”, afirmou Pedro Sousa, recordando um precedente que coloca ainda mais peso sobre o encontro desta noite em Alvalade.
O comentador criticou também de forma muito dura a comunicação de Rui Borges depois da derrota frente ao Académico de Viseu. “Não quer ser muito corrosivo, mas isto foi confrangedor. Mais vale não falar. Pagam a multa, se for caso disso, porque isto é mau para o jornalista em causa que não faz as perguntas que quer, porque é o canal do clube. Mas isto é como aqueles filmes de realidade paralela, que estamos a viver noutro mundo”.
Pedro Sousa mostrou-se particularmente incomodado com a forma como o treinador classificou os últimos resultados do Sporting. “Resultado menos positivo? Mas o que é isto? Resultado mau, péssimo. Dois seguidos. Foi ele que aceitou este calendário, quis antecipar o de sexta porque o jogo da Champions é mais importante na terça. Podia jogar no sábado, não, preferiu assim”, acrescentou.
José Nunes e Mário Figueiredo defenderam, por outro lado, que o discurso está em linha com o perfil comunicacional que Rui Borges tem apresentado desde que chegou a Alvalade. Ambos destacaram ainda que o ambiente nas bancadas frente ao Marítimo e a reação dos adeptos poderão ter peso na avaliação que a administração fará do momento vivido pela equipa.