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Clube

SPORTING TV BEM

O canal do Clube não serve, nem deve servir, para dar voz a movimentos oposicionistas fora do período eleitoral

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

13 Jul 2020 | 09:10 |

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Terminou na passada semana uma ação de sportinguistas denominada “Sporting Com Rumo”. Passando ao lado dos temas que por lá foram discutidos, vou centrar-me na única opinião que vi ser partilhada por todos aqueles que estiveram nos painéis de debate: uns assumiram-no de viva voz, outros revelaram concordância, e não me lembro de alguém ter discordado (caso tal tenha acontecido, fica já aqui o meu pedido de desculpas pela omissão). Refiro-me ao facto de a Sporting TV não ter estado presente para fazer a cobertura em direto ou diferido das referidas jornadas. E fez a Sporting TV muito bem.


Um canal de clube (já agora, como qualquer órgão de comunicação ligado a um partido político) não serve, nem deve servir, para dar voz a movimentos oposicionistas fora do período eleitoral. Defender que a Sporting TV seja a voz de todos os sportinguistas não faz qualquer sentido. O canal nunca pode ser um alimentador de divisões, menos ainda um palco de crítica permanente ao rumo traçado pelo Conselho Diretivo; deve isso sim ser um meio de disseminação da visão estratégica do CD. Dito de outra forma: é um meio de propaganda, com todas as vantagens e desvantagens inerentes ao modelo. Isso sucede com a Sporting TV, como com qualquer outro canal de clube por esse Mundo fora. No mandato de Bruno de Carvalho, o canal recebia convidados que tivessem uma posição permanentemente hostil em relação ao caminho traçado pelo CD? Claro que não. Cobria acontecimentos que de alguma forma pudessem instigar os Sócios e adeptos contra o próprio CD? Claro que não. E não fazia qualquer sentido atuar de forma contrária. Então, porque exigir um comportamento diferente ao atual CD? No início, este CD quis mostrar que era diferente e deu a Rui Calafate e Samuel Almeida a possibilidade de estarem num programa de debate semanal. Em menos de nada começaram a surgir nesse programa críticas a Varandas e ao desempenho da equipa de futebol. Inventou-se uma desculpa e o programa saiu da grelha. Óbvio.  As regras do jogo são estas e não foram inventadas agora. Nasceram com os clubes, com os partidos. Como oposicionista às políticas de Frederico Varandas desde o dia em que permitiu que a auditoria ‘forense’ às contas de Clube e SAD fossem devassadas na praça pública, sem prévio conhecimento do Sócios, era para mim muito fácil juntar-me a este coro de críticos à ação da Sporting TV, seria apenas mais um hipócrita entre tantos outros. Mas, para mim, existem os factos, as opiniões, as críticas e o bom senso. Não gosto que se deturpem factos e sempre que possível procuro clarificar as coisas; tento compreender as opiniões apesar de poder discordar delas; entendo que as críticas devem ser seguidas da apresentação de soluções; e não compreendo como falta tanto bom senso em imensas discussões entre sportinguistas.


Deu-se como exemplo a transmissão em direto, por parte da Sporting TV, de uma jornada semelhante, o “Sporting Talks”, organizado por Miguel Poiares Maduro em julho de 2018. Ora, faltou sublinhar o essencial: a Sporting TV estava sob a orientação de uma Comissão de Gestão, o mandato de Bruno de Carvalho terminara três semanas antes; nesse momento, a CG encontrava-se a sete semanas de fazer as malas e até agradecia a existência de eventos que servissem para amachucar o ex-Presidente. Mais, o Sporting estava em período eleitoral. Este “Sporting Com Rumo” ocorreu a 20 meses (!) do próximo ato eleitoral e, sim, serviu de plataforma para algumas pessoas se posicionarem em relação a março de 2022. Assim que tomei conhecimento de quais os organizadores e participantes no evento, percebi o propósito do mesmo. Apesar de ter ouvido por lá muitos a dizer que não tinham qualquer interesse ou plano para encabeçar ou integrar futuras listas eleitorais, sei muito bem que pelo menos uma mão cheia daqueles participantes está a trabalhar para suceder a Frederico Varandas. Nada contra, bem pelo contrário, agora não nos façam de parvos ao exigir que fosse a própria Sporting TV a dar-lhes o palco para se colocarem na corrida. Tal como não deu esse mesmo palco à jornada de Coimbra “O que farias pelo teu Sporting”, em novembro de 2019, quando Nuno Sousa quis criar a sua ‘onda’ de lançamento para uma candidatura assumida seis meses depois.


A Sporting TV tem de cobrir, sim, o Congresso Leonino e garantir entrevistas e debates com os candidatos à liderança do Clube, quando o momento chegar. Mas quem escolhe o momento são os Estatutos e não as pessoas.


Clube

Salgado Zenha detalha financiamento de 225 milhões de euros no Sporting

Na última segunda-feira, vice-presidente do Clube de Alvalade partilhou mensagem sobre operação, liderada pelo mercado norte-americano

Francisco Salgado Zenha, vice-presidente do Sporting, recorreu ao Linkedin para deixar uma mensagem de destaque
Francisco Salgado Zenha, vice-presidente do Sporting, recorreu ao Linkedin para deixar uma mensagem de destaque

28 Out 2025 | 07:57 |

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Na última segunda-feira, dia 27 de outubro, Francisco Salgado Zenha recorreu à rede social Linkedin com o objetivo de destacar a emissão de obrigações de 225 milhões de euros no Sporting, para investimento no Estádio José Alvalade. O vice-Presidente dos verdes e brancos alertou que, há uns anos, o Clube "vivia um momento de fragilidade financeira", mas que agora "dá um passo histórico no caminho da solidez e da ambição".


"Através da Sporting Entertainment S. A., o Clube concluiu com sucesso uma emissão de obrigações de €225 milhões, com prazo de 28 anos e uma taxa fixa de 5,75%. A operação foi liderada pelo mercado norte-americano, cuja procura — 8,5 vezes superior à oferta, atingindo cerca de €2 mil milhões — demonstra a confiança de investidores internacionais com um histórico profundo no setor de sports entertainment", pode ler-se.


O Sporting volta a entrar em campo já na terça-feira, dia 28 de outubro, frente ao Alverca. O encontro, a contar para os quartos-de-final da Taça da Liga, diante da turma liderada por Custódio, jogar-se-á no Estádio José Alvalade, pelas 20h30.


Confira a mensagem na íntegra:

Há apenas alguns anos, o Sporting Clube de Portugal vivia um momento de fragilidade financeira. Hoje, dá um passo histórico no caminho da solidez e da ambição.


Através da Sporting Entertainment S.A., o Clube concluiu com sucesso uma emissão de obrigações de €225 milhões, com prazo de 28 anos e uma taxa fixa de 5,75%.

A operação foi liderada pelo mercado norte-americano, cuja procura — 8,5 vezes superior à oferta, atingindo cerca de €2 mil milhões — demonstra a confiança de investidores internacionais com um histórico profundo no setor de sports entertainment.

Esta emissão obteve rating “investment grade” (BBB pela Morning Stars e BBB- pela Fitch Ratings, marcando o regresso daFitch Ratingsa emissões de clubes de futebol na Europa desde a operação do Real Madrid CF.

Para o Sporting Clube de Portugal, significa mais do que um selo financeiro — é o reconhecimento internacional de um projeto reconstruído sobre rigor, visão e credibilidade.

É a confirmação de que o Clube voltou a inspirar confiança e respeito no panorama global.

Mais do que uma operação, este é um marco estrutural: cria as bases para uma nova etapa de crescimento, permitindo ao Sporting Clube de Portugal acelerar o seu caminho para se afirmar como um hub global de entretenimento e lifestyle, onde o futebol é o centro, mas a experiência, a inovação e a emoção são o futuro.

Quero expressar o meu profundo agradecimento André Bernardo e à sua equipa — em especial à Teresa Muller e Sousa — pelo rigor e determinação ao longo de todo o processo.

Agradeço igualmente o enorme contributo do André Varela e Helena Morais Lima e as suas equipas, que foram incansáveis ao longo de todo o processo, e aos nossos parceiros estratégicos — J.P. Morgan, PLMJ e Legends Global, entre outros — cuja colaboração foi essencial para o sucesso desta transação.

Este momento marca uma nova era para o Sporting Clube de Portugal: a de uma instituição financeiramente sólida, globalmente respeitada e pronta para transformar a forma como vivemos o desporto e o entretenimento.

Porque quando se alia visão a execução, o impossível torna-se inevitável.

Confira algumas obras já realizadas:


Clube

Oficial! Sporting paga 69 milhões de euros para recuperar direitos televisivos

SAD dos verdes e brancos, liderada por Frederico Varandas, comunicou a transação na última quinta-feira, 23 de outubro, à CMVM

Sporting SAD anunciou ter procedido ao reembolso integral da operação de titularização “Lion Finance no. 2”
Sporting SAD anunciou ter procedido ao reembolso integral da operação de titularização “Lion Finance no. 2”

24 Out 2025 | 07:17 |

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A SAD do Sporting anunciou, na última quinta-feira, dia 23 de outubro, ter procedido ao reembolso integral da operação de titularização “Lion Finance no. 2”, num montante próximo dos 69 milhões de euros. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o clube explicou esta operação.


A mesma tem por base a cessão dos créditos dos direitos televisivos da NOS à Sagasta Finance, que foi concluída sem quaisquer encargos financeiros associados. Com esta liquidação, a Sporting SAD e a Sporting Comunicação e Plataformas readquirem a totalidade dos créditos do contrato com a NOS até ao final do mesmo.


“Na sequência da conclusão da operação de emissão de obrigações da Sporting Entertainment, S.A. (adiante Sporting Entertainment) realizada no dia 22 de outubro de 2025, informa-se que, na presente data, a operação de titularização de créditos denominada “Lion Finance no. 2”, assente na cessão de créditos emergentes do Contrato de Cessão de Direitos Televisivos da NOS Lusomundo Audiovisuais, S.A. (adiante Contrato NOS) à Sagasta Finance STC, S.A. (adiante Sagasta Finance) e na subsequente emissão de obrigações emitidas pela Sagasta Finance foi, por deliberação unânime dos obrigacionistas, reembolsada, integralmente, pelo montante de EUR 68.792.338,48”, lê-se no comunicado.


Vale lembrar, ainda, que esta operação está diretamente ligada à recente emissão obrigacionista de 225 milhões de euros por parte da Sporting Entertainment, destinada a financiar o projeto de modernização do Estádio José Alvalade e reforçar a estrutura financeira do grupo.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próximo domingo, dia 26 de outubro, frente ao Tondela. O encontro, a contar para a nona jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Ivo Vieira, jogar-se-á no Estádio João Cardoso, às 18h00.



Clube

Francisco Pedro Balsemão fala do Sporting na homenagem a Pinto Balsemão

Antiga figura política, e da comunicação social nacional faleceu recentemente. No discurso durante o funeral, o filho mencionou o Clube de Alvalade

Pinto Balsemão, figura política nacional faleceu recentemente. No discurso durante o funeral, Francisco Pedro Balsemão falou do Sporting
Pinto Balsemão, figura política nacional faleceu recentemente. No discurso durante o funeral, Francisco Pedro Balsemão falou do Sporting

23 Out 2025 | 15:49 |

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Francisco Pedro Balsemão fez questão de ressalvar que toda a família de Francisco Pinto Balsemão era adepta do Sporting. O filha da figura política nacional, que faleceu recentemente, fez um discurso de homenagem ao pai, esta quinta-feira, dia 23 de outubro, e não se esqueceu do Clube de Alvalade.


"Construiu uma família que tudo fará para continuar o seu legado”, constituída pelos 20 descendentes - entre filhos, netos e bisnetos - “todos Sportinguistas”. “Somos unidos, fortes, divertidos como ele quis", explicou, durante o seu discurso, Francisco Pedro Balsemão.


Relembrar que a notável figura política em Portugal - foi um dos fundadores do PSD - bem como uma personalidade forte no campo da comunicação social - criador do grupo Imprensa, que detém a SIC e o Expresso - morreu na passada terça-feira, 21 de outubro, com 88 anos de idade.


Entretanto, já foram várias as personalidades portugueses que deixaram o seu testemunho e a sua homenagem para com Francisco Pinto Balsemão. Entre muitas vozes, destacam-se as de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, e Luís Montenegro, Primeiro Ministro português.

Francisco Pinto Balsemão era, de resto, adepto e sócio do Sporting Clube de Portugal, - que venceu ontem para a Liga dos Campeões - emblema que apoiava desde criança. Futebol, hóquei em patins, ténis ou golfe eram algumas das modalidades preferidas da personalidade nacional que nos deixou na última terça-feira, dia 21 de outubro.


Vídeo relacionado - Sporting vence o Marselha na UEFA Youth League:


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