
Clube
Oficial! Sporting anuncia compra importante para o projeto de Frederico Varandas
13 Ago 2025 | 17:24
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
13 Jul 2020 | 09:10 |
Terminou na passada semana uma ação de sportinguistas denominada “Sporting Com Rumo”. Passando ao lado dos temas que por lá foram discutidos, vou centrar-me na única opinião que vi ser partilhada por todos aqueles que estiveram nos painéis de debate: uns assumiram-no de viva voz, outros revelaram concordância, e não me lembro de alguém ter discordado (caso tal tenha acontecido, fica já aqui o meu pedido de desculpas pela omissão). Refiro-me ao facto de a Sporting TV não ter estado presente para fazer a cobertura em direto ou diferido das referidas jornadas. E fez a Sporting TV muito bem.
Um canal de clube (já agora, como qualquer órgão de comunicação ligado a um partido político) não serve, nem deve servir, para dar voz a movimentos oposicionistas fora do período eleitoral. Defender que a Sporting TV seja a voz de todos os sportinguistas não faz qualquer sentido. O canal nunca pode ser um alimentador de divisões, menos ainda um palco de crítica permanente ao rumo traçado pelo Conselho Diretivo; deve isso sim ser um meio de disseminação da visão estratégica do CD. Dito de outra forma: é um meio de propaganda, com todas as vantagens e desvantagens inerentes ao modelo. Isso sucede com a Sporting TV, como com qualquer outro canal de clube por esse Mundo fora. No mandato de Bruno de Carvalho, o canal recebia convidados que tivessem uma posição permanentemente hostil em relação ao caminho traçado pelo CD? Claro que não. Cobria acontecimentos que de alguma forma pudessem instigar os Sócios e adeptos contra o próprio CD? Claro que não. E não fazia qualquer sentido atuar de forma contrária. Então, porque exigir um comportamento diferente ao atual CD? No início, este CD quis mostrar que era diferente e deu a Rui Calafate e Samuel Almeida a possibilidade de estarem num programa de debate semanal. Em menos de nada começaram a surgir nesse programa críticas a Varandas e ao desempenho da equipa de futebol. Inventou-se uma desculpa e o programa saiu da grelha. Óbvio. As regras do jogo são estas e não foram inventadas agora. Nasceram com os clubes, com os partidos. Como oposicionista às políticas de Frederico Varandas desde o dia em que permitiu que a auditoria ‘forense’ às contas de Clube e SAD fossem devassadas na praça pública, sem prévio conhecimento do Sócios, era para mim muito fácil juntar-me a este coro de críticos à ação da Sporting TV, seria apenas mais um hipócrita entre tantos outros. Mas, para mim, existem os factos, as opiniões, as críticas e o bom senso. Não gosto que se deturpem factos e sempre que possível procuro clarificar as coisas; tento compreender as opiniões apesar de poder discordar delas; entendo que as críticas devem ser seguidas da apresentação de soluções; e não compreendo como falta tanto bom senso em imensas discussões entre sportinguistas.
Deu-se como exemplo a transmissão em direto, por parte da Sporting TV, de uma jornada semelhante, o “Sporting Talks”, organizado por Miguel Poiares Maduro em julho de 2018. Ora, faltou sublinhar o essencial: a Sporting TV estava sob a orientação de uma Comissão de Gestão, o mandato de Bruno de Carvalho terminara três semanas antes; nesse momento, a CG encontrava-se a sete semanas de fazer as malas e até agradecia a existência de eventos que servissem para amachucar o ex-Presidente. Mais, o Sporting estava em período eleitoral. Este “Sporting Com Rumo” ocorreu a 20 meses (!) do próximo ato eleitoral e, sim, serviu de plataforma para algumas pessoas se posicionarem em relação a março de 2022. Assim que tomei conhecimento de quais os organizadores e participantes no evento, percebi o propósito do mesmo. Apesar de ter ouvido por lá muitos a dizer que não tinham qualquer interesse ou plano para encabeçar ou integrar futuras listas eleitorais, sei muito bem que pelo menos uma mão cheia daqueles participantes está a trabalhar para suceder a Frederico Varandas. Nada contra, bem pelo contrário, agora não nos façam de parvos ao exigir que fosse a própria Sporting TV a dar-lhes o palco para se colocarem na corrida. Tal como não deu esse mesmo palco à jornada de Coimbra “O que farias pelo teu Sporting”, em novembro de 2019, quando Nuno Sousa quis criar a sua ‘onda’ de lançamento para uma candidatura assumida seis meses depois.
A Sporting TV tem de cobrir, sim, o Congresso Leonino e garantir entrevistas e debates com os candidatos à liderança do Clube, quando o momento chegar. Mas quem escolhe o momento são os Estatutos e não as pessoas.
Pupilos de Rui Borges e Francesco Farioli entram em campo no próximo dia 30 de agosto em partida a contar para a quarta jornada da Liga Portugal
27 Ago 2025 | 09:34 |
O Sporting anunciou que a venda dos bilhetes para o jogo com o Porto vai iniciar esta quarta-feira, dia 27 de agosto. O confronto entre os pupilos de Rui Borges e Francesco Farioli está marcado para o próximo sábado, dia 30 de agosto, às 20h30 e promete esgotar o renovado Estádio de Alvalade.
Segundo as informações avançadas pelos meios de comunicação do Clube, Sócios há 75 anos ou mais e/ou com Lion Seats sem Gamebox serão os primeiros a ter acesso aos bilhetes, a partir desta quarta-feira das 18h00 às 19h59. Seguem-se Sócios há 50 anos ou mais das 20h às 23h59, Sócios há mais de 40 anos a partir da meia noite de quinta-feira até às 11h59, Sócios há 30 anos ou mais quinta-feira das 12h00 às 15h59, Sócios há 20 anos ou mais quinta-feira das 16h às 19h59, Sócios há 10 anos ou mais quinta-feira das 20h às 23h59.
Caso continuem a existir bilhetes após todas estas fases de prioridade, segue-se a venda para para todos os Sócios há 5 ou mais anos na sexta-feira, dia 29 de agosto, das meia noite às 11h59, Sócios há um ano ou mais das 12h às 15h59. A última fase está marcada para esse mesmo dia, a partir das 16h e estará destinada a todos os associados.
Vale mencionar que Sporting e Porto chegaram a um acordo que permite que os adeptos visitantes tenham acesso a bilhetes mais baratos nas deslocações ao Estádio de Alvalade e ao Estádio do Dragão. Desta forma, os adeptos azuis e brancos que se deslocaram ao reduto verde e branco irão pagar 25€, ao invés dos habituais 31€.
Relembrar que Sporting e Porto se vão defrontar na quarta jornada da Liga Portugal Betclic, depois de ambas as equipas somarem três vitórias em três jogos no campeonato nacional. Os leões são primeiros, devido à diferença de golos, mas são perseguidos de perto pelo conjunto azul e branco, que segue na segunda posição.
Clubes assinaram um protocolo na área da formação, mais uma parceria que se enquadra na estratégia de expansão e consolidação dos leões
23 Ago 2025 | 13:57 |
É oficial. O Sporting assinou um protocolo de cooperação com o Frielas, uma parceria que se enquadra na estratégia de expansão e consolidação da formação verde e branca. O co-director-geral da Academia Cristiano Ronaldo, Paulo Gomes, rubricou o documento com Paulo Sérgio, dirigente do clube do concelho de Loures, e destacou a estratégia seguida pelos leões.
Paulo Gomes: "Queremos ajudá-los a crescer e a desenvolver a sua formação"
"Tem uma história de muitos anos com jogadores que passaram pela sua formação. Queremos ajudá-los a crescer e a desenvolver a sua formação, dando formação aos técnicos e trabalhar em conjunto com o clube para que sejam uma referência ainda maior no concelho e no distrito de Lisboa", disse aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.
O dirigente explicou que o pretendido é "alargar a base de recrutamento e a formação para captar os melhores talentos do concelho de Loures para o Frielas, para que depois possam passar para o Sporting". Paulo Gomes mostrou-se feliz pelo acordo alcançado.
Paulo Gomes: "O Frielas dá-nos garantias de que vamos desenvolver o jogador como homem"
"Temos aspectos comuns na parte desportiva e, também, na parte social e humana. O Frielas dá-nos garantias de que vamos desenvolver o jogador como homem, passando os valores do Sporting e a identidade que queremos. Queremos trabalhar no Frielas como trabalhamos na nossa Academia", acrescentou.
Já Paulo Sérgio também garantiu estar "feliz e orgulhoso por fazer este protocolo com o Sporting". "Estamos bastante contentes. Tem tudo para correr bem para os dois clubes. (...) Queremos ter muito mais miúdos a jogar à bola e, também, que a qualidade suba no Frielas. Agora, de certeza que vamos angariar muito mais atletas", referiu. Recentemente, os leões também assinaram um protocolo com o Ranhados, emblema do distrito de Viseu.
Na última partida, os juniores leoninos derrotaram o Mafra:
Clube de Alvalade voltou a anunciar mais um equipamento, numa cor nunca antes utilizada para representar o emblema verde e branco
20 Ago 2025 | 10:43 |
O Sporting apresentou o seu quinto equipamento para a temporada 2025/26. Desta vez, o tom escolhido foi um azul esverdeado, fazendo relembrar os tons de água tão associados à estação de verão. A nova camisola foi apresentada através de um vídeo, em que a estrela foi Zeno Debast.
“Chegou o novo terceiro equipamento do Sporting Clube de Portugal - leve como o verão. Uma cor inesperada, vibrante, que respira ousadia. Um padrão que percorre o tecido como a energia que move cada leão em campo”, escreveu o Clube de Alvalade através dos seus meios de comunicação oficial”.
Para além de uma pequena descrição do novo equipamento, o Sporting também mencionou todo os pontos de venda em que os seus adeptos podem encontrar o kit disponível, como a Loja Verde online, Loja Verde do Estádio José Alvalade, Colombo e Almada Forum e nos Kioskes presentes no Vasco da Gama, Ubbo e Cascais Shopping.
Vale a pena recordar que as camisolas produzidas pela Nike, desde que a marca passou a ser a fornecedora de equipamento desportivo, têm sido criticadas pelos adeptos verdes e brancos, que acusam a marca de reutilizar designs para vários clubes. O último exemplo destas críticas foram os kits alusivos à calçada portuguesa, que também estão a ser utilizados pelo Friburgo.
Apelidado como o terceiro equipamento,este acaba por ser o quinto kit apresentado pelo Sporting para a temporada 2025/26. A este, juntam-se o principal (Listada verde e branca), away (preto refletor) e as duas alternativas (branca; preta e verde da calçada portuguesa).
Confira o vídeo de apresentação:
Oficial! Sporting anuncia compra importante para o projeto de Frederico Varandas
13 Ago 2025 | 17:24