Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Competições

Sporting vence Taça de Portugal e festeja dobradinha

Verdes e brancos terminam a temporada da melhor forma ao triunfar na prova rainha, num jogo de loucos que teve cinco golos

Sporting venceu o Vitória de Setúbal, por 3-2, com golos de Vasques e Fernando Mendonça na final da Taça de Portugal
Sporting venceu o Vitória de Setúbal, por 3-2, com golos de Vasques e Fernando Mendonça na final da Taça de Portugal

27 Jun 2025 | 10:36 |

Icon Comentário0

No dia 27 de junho de 1954, o Sporting - que já tinha derrotado o Porto anteriormente - encontrou o Vitória de Setúbal na final da Taça de Portugal para tentar coroar a época com uma dobradinha. Os leões triunfaram no encontro decisivo, por 3-2, com golos de Vasques (15') e Fernando Mendonça (18' e 54').


Joseph Szabo, mítico treinador leonino, alinhou com Carlos Gomes, João Galaz, António Lourenço, Mário Gonçalves, János Hrotko, Juca, Travassos, Galileu Moura, Fernando Mendonça, Manuel Vasques e João Martins. János Biri, técnico húngaro dos sadinos, avançou com Francisco Baptista, Forreta, Manuel Coelho, Emídio Graça, Artur Vaz, Joaquim Soares, Orlando, Fernando Casaca, António Fernandes, António Inácio e Pinto de Almeida.


O Sporting entrou muito forte no confronto. Com apenas 18 minutos disputados, a turma de Alvalade já vencia por 2-0. O primeiro golo foi de Vasques, aos 15', que recebeu um belíssimo passe de Janos Hrotko. O segundo remate certeiro surgiu por intermédio de Fernando Mendonça, que empurrou a bola para o fundo das redes sadinas depois de combinar com João Martins. 


Resposta do Setúbal

Quando parecia que o Sporting ia vencer com alguma facilidade, o Vitória de Setúbal respondeu. Desta forma, aos 24 minutos da partida, na sequência de um cruzamento a partir de um canto, Soares cabeceou a redonda para dentro da baliza defendida por Carlos Gomes e chegou ao 2-1, 


Contudo, as coisas não ficaram por aqui. Soares, craque setubalense que já tinha reduzido a vantagem dos leões, ainda antes do intervalo chegou ao empate. O jogador dos sadinos fez o 2-2, numa altura em que a partida já se mostrava bastante disputada de parte a parte. Com muitos duelos físicos desgastantes e um grande ritmo de jogo, o confronto foi para intervalo.

Golo do título

A partida retomou e, apesar das dificuldades, o Sporting conseguiu marcar o único golo do segundo tempo. O responsável foi Fernando Mendonça, que, aos 53', conseguiu fazer o gosto ao pé. No final de contas, o Vitória de Setúbal vendeu a derrota muito cara, mas o Sporting venceu. Os leões ergueram a quinta prova rainha da sua história, que coroou a temporada 1953/54 com a terceira dobradinha do Clube.

O caminho até à final

O percurso até à grande decisão da Taça de Portugal não foi nada fácil para os leões. Nos oitavos-de.final, o Sporting eliminou o rival no eterno dérbi, que culminou num agregado de 8-6. O adversário dos quartos-de-final foi o Porto, com os verdes e brancos a levarem a melhor os dois encontros, ao somarem o resultado de 5-3.

O Sporting protagonizou mais um confronto diante do rival lisboeta, mas desta vez nas meias-finais frente ao Belenenses. Ao fim de duas partidas, os azuis do Restelo saíram derrotados por 8-4 e o Clube de Alvalade conseguiu o tão desejado lugar na final, que acabou em festejos para os adeptos verdes e brancos.


Wiki Leonino

Sporting é tricampeão numa temporada histórica

Conjunto verde e branco ergueu o campeonato nacional pela terceira vez consecutiva com uma época que fica marcada para sempre nos livros de história do Clube

Adeptos do Sporting festejam o título do Campeonato Nacional da modalidade numa temporada incrível para qualquer fã do Clube
Adeptos do Sporting festejam o título do Campeonato Nacional da modalidade numa temporada incrível para qualquer fã do Clube

11 Jul 2025 | 17:37 |

Icon Comentário0

No dia 11 de julho de 1977, o Sporting bateu o Infante Sagres, por 10-2, a contar para a última jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. Este triunfo deu aos verdes e brancos um dos três títulos da época que fica recordada como uma das melhores na história da modalidade leonina.


O plantel vencedor


A equipa comandada por Torcato Ferreira que conquistou o triplete poucas vezes visto na história da modalidade do Clube de Alvalade era composta por: Ramalhete, Carmelin, António Valdemar, Júlio Rendeiro, José Garrido, João Sobrinho, Chana, Livramento - o 'Pelé' do hóquei em patins do Sporting, Jorge, Carlos Alberto, José Luís Almeida e António da Ponte.


Os marcadores do jogo decisivo

O jogo do título ficou marcado, essencialmente por quatro jogadores leoninos, que foram os responsáveis por levar o Sporting aos 10 golos na partida. Rendeiro e Livramento, dois craques históricos da modalidade verde e branca, marcaram dois dos remates certeiros da equipa verde e branca.


Chana, outra das lendas que atuou na equipa de Hóquei em Patins do Sporting, marcou três golos, consolidando-se no confronto com o hat-trick. Os restantes quatro remates certeiros foram todos da responsabilidade de Sobrinho, que chegou ao poker e tornou-se no no melhor marcador da partida.

A época de sonho

Desta forma, o Sporting sagrou-se campeão nacional numa época que estava a correr às mil maravilhas. O Clube de Alvalade, à exceção do deslize no Barreiro, controlou sempre os acontecimentos e foi consolidando a posição na frente da classificação. Os verdes e brancos terminaram a fase regular de forma exímia.

Na fase final do Campeonato Nacional, o Oeiras ainda disputou o primeiro lugar com o Sporting, mas os verdes e brancos não deram hipótese. No fim de contas, os leões conquistaram o tricampeonato com 51 pontos, neste caso, apenas dois de vantagem sobre o rival direto.

Além da conquista da Taça de Portugal, a equipa de hóquei em patins do Sporting também venceu um título inédito - a Taça dos Campeões Europeus. Esta foi uma das temporadas mais históricas para a modalidade verde e branca, relembrada até aos dias de hoje.


Wiki Leonino

Mais uma taça para o museu! Sporting bate Benfica na final da Taça de Portugal

Equipa verde e branca venceu os grandes rivais da Segunda Circular em jogo decisivo, isto depois de temporada que não correu da melhor maneira

Adeptos do Sporting celebraram a conquista da Taça de Portugal de andebol a 12 de julho de 1975, frente ao rival Benfica
Adeptos do Sporting celebraram a conquista da Taça de Portugal de andebol a 12 de julho de 1975, frente ao rival Benfica

11 Jul 2025 | 13:49 |

Icon Comentário0

Depois de uma temporada anterior difícil, na qual a equipa de andebol do Sporting perdeu a hegemonia nacional, o conjunto liderado por Matos Moura apresentou-se, em 1974/75, renovado e competitivo, lutando até às últimas jornadas pelo título nacional e culminando a temporada com uma brilhante conquista da Taça de Portugal, a 12 de julho de 1975, diante do Benfica.


Equipa e espírito renovados


Com apenas quatro dos lendários Sete Magníficos ainda em campo, após a retirada de Adriano Mesquita, a ausência prolongada de Bessone Basto e a trágica morte de Ramiro Pinheiro a 3 de fevereiro de 1975, em Luanda, enquanto cumpria serviço militar, o Sporting viu-se forçado a acelerar o processo de reconstrução. A renovação da equipa, iniciada na temporada anterior, ganhou novo fôlego, com a afirmação de jovens promessas como João Manuel Ferreira, Bernardo Vasconcelos e o guarda-redes Carlos Silva.


No Campeonato Nacional, os leões - que foram tricampeões uns anos antes - realizaram uma campanha sólida e ambiciosa, permanecendo na corrida pelo título até ao fim. A equipa acabaria por terminar na segunda posição, a apenas quatro pontos do campeão, o Benfica. Um desfecho que ficou, em parte, marcado por três arbitragens polémicas, nas deslocações a Almada, ao Porto e à Luz, episódios que deixaram um amargo de boca e que poderiam ter alterado o desfecho final da classificação.

Taça de Portugal deu à equipa motivos para sorrir


Contudo, seria na Taça de Portugal que a perseverança leonina encontraria recompensa. Beneficiando da isenção na terceira eliminatória e da falta de comparência do Desportivo de Portugal na fase seguinte, o Sporting alcançou as meias-finais sem ter ainda entrado em campo.

Aí, frente ao Porto, a equipa leonina mostrou o seu verdadeiro valor. Mesmo desfalcados de três elementos importantes (Alfredo Pinheiro, Manuel Santos Marques e Carlos Jacinto Correia) os jovens atletas deram uma resposta à altura: vitória por 23-17, com João Manuel Ferreira a destacar-se com sete golos e Bernardo Vasconcelos a anular eficazmente o experiente jugoslavo Bozidar.

A final da Taça de Portugal teve lugar no dia 12 de julho de 1975, no Pavilhão dos Desportos, em Lisboa. Frente ao poderoso Benfica, recém-coroado campeão nacional e favorito à vitória, o Sporting apresentou-se com determinação e espírito combativo. Desde os primeiros minutos, os Leões assumiram o controlo do jogo e nunca perderam a liderança no marcador. Chegaram a dispor de uma vantagem de cinco golos, acabando por vencer por 20-18 num jogo intenso e emotivo.

João Manuel Ferreira voltou a ser o melhor marcador do Sporting na final, confirmando o seu estatuto de revelação da temporada. No entanto, a grande figura do encontro foi Carlos Silva, que brilhou entre os postes com uma exibição memorável, sendo decisivo na contenção do ataque benfiquista.

Com esta vitória, o Sporting conquistou, com inteiro mérito, a Taça de Portugal pela terceira vez em quatro edições da prova, reforçando o seu estatuto como uma das potências do andebol português. Fora das quatro linhas, a temporada ficou ainda marcada pela transição de Adriano Mesquita para funções diretivas, assumindo a liderança do andebol leonino, enquanto Matos Moura prosseguia com a sua missão de renovação do plantel.


Wiki Leonino

Sporting vence Taça de Portugal numa das melhores épocas da história do Clube

Conjunto verde e branco sagrou-se campeão da prova rainha depois de uma final equilibrada, que resultou no primeiro título de uma temporada incrível

Adeptos do Sporting comemoram o primeiro troféu da época graças ao triunfo da equipa da modalidade na final da Taça de Portugal
Adeptos do Sporting comemoram o primeiro troféu da época graças ao triunfo da equipa da modalidade na final da Taça de Portugal

11 Jul 2025 | 09:34 |

Icon Comentário0

No dia 12 de março de 1977, o Sporting bateu o Oeiras, por 4-3, na final da Taça de Portugal de Hóquei em Patins e sagrou-se campeão desta competição pela segunda vez na história. Este foi o primeiro título de uma época que também ficou marcada pelas conquistas do Campeonato Nacional e da Liga dos Campeões.


O plantel glorificado


A equipa comandada por Torcato Ferreira que conquistou o triplete poucas vezes visto na história da modalidade do Clube de Alvalade era composta por: Ramalhete, Carmelin, António Valdemar, Júlio Rendeiro, José Garrido, João Sobrinho, Chana, Livramento - o 'Pelé' do Hóquei em Patins do Sporting, Jorge, Carlos Alberto, José Luís Almeida e António da Ponte.


A grande decisão da prova rainha

O Sporting chegou à final da Taça de Portugal de Hóquei em Patins com uma campanha tranquila. Os verdes e brancos, durante toda a competição só conheceram o sabor da vitória, à exceção do empate frente ao conjunto do Banco Sotto Mayor, por 4-4, no Pavilhão Desportivo de Ponta Delgada nos Açores.


A final frente ao Oeiras foi muito equilibrada, ainda assim, apesar de cara, os leões levaram a melhor ao vencerem o jogo decisivo por 4-3. Esta foi o segundo troféu da Taça de Portugal a ser conquistado pela equipa de Hóquei em patins na história do Clube de Alvalade, um marco histórico para a modalidade.

A restante época vencedora

A verdade é que a Taça de Portugal foi a mais pequena das enormes conquistas que o plantel leonino conseguiu nesta temporada. No Campeonato Nacional, os leões acabaram a fase regular em primeiro, conseguindo chegar à reta final a liderar a competição em primeiro lugar.

A fase final correu como esperado e o Sporting venceu 12 dos 14 jogos disputados, dos quais restam um empate e uma derrota, conseguindo assim, o quarto título do Campeonato Nacional de Hóquei em patins da história verde e branca. O jogo que consolidou o triunfo aconteceu frente ao Infante Sagres, que culminou num 10-2.

Na Liga dos Campeões, os leões também fizeram história. O Clube de Alvalade conquistou o seu primeiro troféu europeu na modalidade ao derrotar o Vilanova na grande final, que acabou em goleada. Depois dos dois jogos, o resultado do agregado terminou com 12-3, o que mostra uma grande diferença de qualidade entre os conjuntos.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Atleta do Sporting consegue mais uma marca histórica para o desporto
Wiki Leonino

Atleta do Sporting consegue mais uma marca histórica para o desporto

08 Jul 2025 | 17:01

Icon Comentário0
Craque assina póquer e Sporting vence campeonato em jogo sofrido
Wiki Leonino

Craque assina póquer e Sporting vence campeonato em jogo sofrido

08 Jul 2025 | 13:01

Icon Comentário0
Sporting ergue Taça de Portugal em época que foi um pesadelo
Wiki Leonino

Sporting ergue Taça de Portugal em época que foi um pesadelo

04 Jul 2025 | 17:14

Icon Comentário0