Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting recebe, esta quarta-feira, 30 de novembro, o Farense, no Estádio José Alvalade. Neste que marca o regresso dos leões à competição desde a paragem para o Mundial do Qatar, Rúben Amorim vê-se obrigado a mexer no meio-campo leonino.
A verdade é que, sem Manuel Ugarte (Uruguai) e Hidemasa Morita (Japão) - ambos ao serviço das suas seleções no Campeonato do Mundo -, Amorim terá de surgir com uma nova opção para o 'miolo' dos verdes e brancos.
Tal como anunciou em conferência de imprensa, o técnico leonino escolheu Dário Essugo para seu titular ao invés de Sotiris (Saiba mais AQUI). Ao que tudo indica, o jovem da formação do Clube de Alvalade deverá alinhar ao lado de Pedro Gonçalves que, ao que tudo indica, voltará a descer no relvado.
No caso, este recuo de Pote abre uma nova vaga na frente de ataque dos leões. Arthur Gomes pode muito bem vir a ocupar este lugar na companhia de Paulinho e Francisco Trincão.
Sporting e Farense disputam os pontos da primeira jornada do grupo B da Taça da Liga esta quarta-feira, 30 de novembro, pelas 20h45.
Presidente do Clube de Alvalade voltou a ser criticado pela imprensa, desta vez pela escolha de João Pereira para novo treinador quando o antigo técnico saiu
|
0Nuno Félix, scout e comentador de 'A Bola TV', aproveitou para tecer algumas opiniões acerca do momento atual do Sporting e ainda sobre a escolha de Frederico Varandas em substituir Ruben Amorim com João Pereira ao leme da equipa verde e branca.
"Tentou-se legitimar a escolha (do novo técnico) com a ligação ao antigo treinador, que foi um treinador que quebrou o contrato emocional que tinha com o grupo, e deixou o grupo com um luto de liderança, um luto emocional", começou por explicar Nuno Félix.
O comentador disse, depois: "Estas pessoas passam muito tempo juntos, vivem momentos de grande euforia e de grande depressão juntos, passam mais tempo juntos do que com a família. De repente vai embora um líder inquestionado, um pai, e o grupo entra em luto, e é apresentado ao grupo um melhor amigo: 'Mas olhem, o melhor amigo vem cuidar de vocês'", atirou o scout.
"Não é essa a legitimidade que se quer para uma equipa desta dimensão. Ao dia de hoje, por ventura, teria sido mais sensato ir buscar alguém com créditos firmados de liderança, com um carisma imediatamente reconhecível pelos jogadores do Sporting", prosseguiu.
"Mesmo que isso tivesse um preço a pagar, e que esse preço fosse por em causa a ideia tática de Ruben Amorim. Mas a ideia de Ruben Amorim não é a única ganhadora no futebol", rematou Nuno Félix. Relembrar que Ruben Amorim fez o último jogo no comando dos leões a 10 de novembro, tendo viajado no dia seguinte para Inglaterra. No Sporting, foi João Pereira a pegar na equipa, logo no dia 11 de novembro, mas o início não foi o mais desejado: apesar de uma vitória inicial frente ao Amarante, por 6-0, a equipa perdeu quatro jogos consecutivos: Arsenal, Santa Clara, Moreirense e Club Brugge. Voltou a ganhar, no último encontro, contra o Boavista.
Confira aqui o comentário de Nuno Félix:
Organização que tutela o futebol na Europa não perdoou o Clube de Alvalade e depois de vários avisos aplicou coima aos leões, mas não ficou por aí
|
0O Sporting voltou a ser castigado pela UEFA, devido ao comportamento dos adeptos leoninos durante o jogo frente ao Club Brugge, a contar para a sexta jornada da fase Liga da Liga dos Campeões. Para já, a 'despesa' dos verdes e brancos já chega a níveis estratosféricos.
O organismo que tutela o futebol na Europa reagiu aos acontecimentos com mão pesada: multa de 20 mil euros ao Clube. Com este valor, e acrescentando a época passada, as multas ao Sporting ascendem aos 300 mil euros, o que preocupa a Direção leonina. A pirotecnia será a maior frustração por parte dos leões, que vão tentando evitar a sua entrada nos estádio, com pouco sucesso até agora.
Após o jogo com o Manchester City (vitória por 4-1), os leões receberam uma multa de 37 mil euros, e a SAD fez questão de partilhar um comunicado onde explicava que o Clube já teve de pagar 243 mil euros neste contexto. Afirmaram na altura que "este valor que poderia ser investido no benefício direto dos Sócios e adeptos".
Isto porque nos encontros seguintes - frente a Arsenal, Santa Clara, Moreirense, Club Brugge e Boavista - se assistiu exatamente ao mesmo comportamento por parte de alguns adeptos dos leões. É normal já o desacordo em Alvalade, com o uso dos engenhos pirotécnicos a ser normalmente assobiado por parte do estádio do Sporting quando a equipa joga em casa. Mas nem isso tem impedido que a realidade continue.
A estratégia da Clube verde e branco tem passado, até ver, pela prevenção, com um controlo mais apertado de segurança em relação a estes dispositivos. As medidas têm sido, no entanto, insuficientes, visto que tem continuado a ser notória a presença de engenhos pirotécnicos em Alvalade. Relembre-se que, além desta multa, a UEFA já tinha anunciado o castigo de um jogo à porta fechada - a ser cumprido contra o Leipzig.
Diretor executivo do jornal Record fez revelação sobre o jogador do Clube de Alvalade e os planos dos leões para o mercado de transferências
|
0Viktor Gyokeres, avançado do Sporting que tem sido apontado à Premier League, recebeu a distinção de "Melhor jogador sueco de 2024". Em análise à premiação, Sérgio Krithinas, diretor executivo do Record, comentou a situação do 'camisola 9' no Clube de Alvalade e avaliou a sua permanência após o mercado de transferências de janeiro.
"Acho que por Gyokeres podem ficar descansados", começou por assegurar. "A vontade do Sporting e a de Varandas era não tocar em nenhum jogador importante a meio da época, podendo com isso colocar o título em risco. Acho que essa vontade ainda foi reforçada depois da saída de Ruben Amorim, numa altura em que o Sporting está envolvido em muitas dúvidas porque obviamente que a saída de Ruben Amorim teve um impacto gigante na forma de jogar da equipa e nos resultados também", atirou.
Assim sendo, Krithinas considera que "a última coisa que Varandas quer fazer é abdicar de um jogador tão importante como Gyokeres e com isso atirar pela janela a possibilidade de ser bicampeão. Acho que nenhum adepto vai perdoar isso". Além disso, reforça que "há um compromisso de honra entre Gyokeres e o Sporting, de uma saída no final da temporada por um valor abaixo da cláusula de rescisão".
"O Sporting vai fazer de tudo para ser bicampeão e Gyokeres vai querer escolher o clube da forma mais calma e ponderada, e não chegar ao meio da época", frisa, e acrescenta, "O Manchester United, lá por ter Ruben Amorim, não é necessariamente o destino preferido de Gyokeres, pelo contrário. Por aquilo que sei, Amorim é o único fator que faria Gyokeres escolher o Manchester United, se surgisse essa oportunidade obviamente, porque de resto é um clube que diz muito pouco ao avançado sueco neste altura".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 70 milhões de euros – leva 24 encontros: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.000 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 26 golos e fez cinco assistências.
Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Coventry, a troco de 20 milhões mais 4 por objetivos, Viktor Gyokeres contabiliza 74 partidas, 69 finalizações certeiras, 19 assistências e uma Liga Portugal Betclic (2023/24) conquistada. O avançado tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Veja o comentário completo no vídeo abaixo: