
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A equipa de futebol feminino do Sporting regressou à Academia Cristiano Ronaldo para os habituais trabalhos de pré-época. No primeiro dia de treinos, foram notáveis as ausências das jogadoras que se encontram a disputar o Campeonato da Europa feminino e das atletas que abandonaram o Clube no final da temporada passada. Quem marcou presença em Alcochete foi Brenda Pérez, que renovou o seu contrato até 2027.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o plantel apresentou-se ao serviço do técnico Micael Sequeira, de forma a iniciar de forma oficial a época 2025/26, onde marcaram presença nomes como a recém renovada Brenda Pérez e as atletas que representaram a Seleção Nacional no Euro-sub-19: Matilde Nave, Maísa Correia, Carolina Santiago e Ana Filipa Ribeiro.
Quem ainda está ausente dos treinos de pré-temporada são Telma Encarnação, Beatriz Fonseca e Ana Capeta que se encontram em compromissos com a equipa das quinas no Campeonato da Europa feminino, com o último dos nomes mencionadas a ser titular no mais recente 11 titular para a partida contra a Itália, do dia 7 de julho.
Vale a pena recordar que o Sporting encontra-se numa fase de transição da sua equipa de futebol feminino. O Clube de Alvalade despediu-se de jogadoras como Ana Borges, Diana Silva, Hannah Seabert, Jacynta Gala, Alícia Correia, Maria Ferreira, Vera Cid, Mariana Rosa, Catriona Sheppard e Andrea Norheim.
Quem já assegurou a sua presença na próxima temporada do Sporting foi Brenda Pérez, que após prolongar o seu vínculo de ligação com o emblema verde e branco, teve oportunidade de falar aos sócios: “Quero que as pessoas confiem e acreditem em nós porque acreditamos que vai ser um grande ano. O Sporting não contrata qualquer jogadora, por isso temos de ser responsáveis connosco próprias”.
Clube de Alvalade oferece quantia milionária e quer garantir futebolista internacional, que é orientado pelo antigo treinador do Benfica
|
Georgios Vagiannidis é alvo do Sporting para a próxima temporada. Os leões não desistem do lateral do Panathinaikos, titular de Rui Vitória, e vão retomar as negociações com os gregos, após ter colocado as conversações pelo defesa em standby.
As complicações em Alvalade, bem como a intransigência do Panathinaikos em libertar o defesa, levaram a que os responsáveis do Sporting deixassem a contratação de Vagiannidis em 'banho-maria'. No entanto, segundo informação avançada pelo jornal A Bola, os leões voltaram à carga.
Um dos grandes entraves era o facto de o Panathinaikos não ser detentor de 100% do passe do atleta, situação que ficou resolvida nos últimos dias. Assim, os helénicos já recebem a totalidade de uma eventual transferência, com o Sporting a colocar a fasquia nos 10 milhões de euros.
Ao montante oferecido pelos leões ainda poderão acrescer mais 2M de bónus, valor que vem sendo falado desde que foi conhecido interesse em Vagiannidis. Ainda assim, o emblema orientado por Rui Vitória acredita que o jogador saíra por uma quantia superior.
Em 2024/25, Georgios Vagiannidis - avaliado em 8 milhões de euros - somou um golo e duas assistências em 39 jogos realizados. No total, o defesa disputou 2.999 minutos. O lateral tem contrato válido com o Panathinaikos até junho de 2028 e já conta com cinco internacionalizações pela seleção grega, sendo uma das grandes esperanças dos helénicos.
Clube da cidade do norte de Portugal enviou uma proposta muito alta por um dos jogadores que está no radar do emblema verde e branco
|
O Porto apresentou uma proposta de 17 milhões de euros para contratar Richard Ríos ao Palmeiras. O médio colombiano tem sido um dos nomes mais badalados do mercado de verão, e também está no radar do Sporting de Frederico Varandas, que continua à procura de mais opções para o plantel de Rui Borges.
A informação foi avançada por Gianluigi Longari, jornalista italiano. As notícias que vêm de Itália apontam, então, para uma abordagem inicial do clube do Porto por Richard Ríos, que terá sido recusada pelo Palmeiras, emblema orientado pelo ex Sporting Abel Ferreira.
Ginaluigi Longari escreveu o seguinte, na sua conta pessoal da rede social X: "A única oferta escrita para o Palmeiras veio do Porto (17M) há cerca de duas semanas. A oferta foi considerada baixa. Para a Roma é uma via prioritária e espera-se uma tentativa importante. No Inter foi proposto como uma solução alternativa (e menos dispendiosa) às pistas prioritárias (Ederson) no caso de Calhanoglu ser encerrada".
As informações do jornalista italiano são, assim, más notícias para o Sporting. Os leões não só contam com concorrência do Porto pelo concurso de Richard Ríos, como de dois históricos italianos que têm o médio colombiano referenciado como um dos alvos prioritários este verão.
O Palmeiras está atento a várias movimentações pelo internacional colombiano da sua equipa. O clube brasileiro recusou os 17 milhões de euros oferecidos pelo Porto, uma vez que estão à procura de cerca de 30 milhões pelo médio-centro. O interesse de várias equipas pode fazer esse valor subir ainda mais.
Jogador que alinhou pelo Vitória nos últimos dois anos fazia parte do plantel quando o atual treinador verde e branco trocou de clube
|
João Mendes, médio que passou os últimos dois anos no Guimarães, comentou a saída de Rui Borges para o Sporting. Numa entrevista concedida ao jornal O Jogo, o jogador português disse que o plantel vimaranense ficou muito surpreendido com o anúncio da mudança do treinador para Alvalade.
João Mendes sobre Rui Borges: "Ficámos um pouco surpreendidos. Não estávamos à espera que o treinador saísse nessa altura"
João Mendes começou por comentar o facto da equipa de Guimarães, tal como o Sporting, ter passado por três treinadores na última época: "As coisas mudavam muito rápido, até quase de semana para semana. Tivemos de adaptar-nos, mas agarrámo-nos uns aos outros, em prol do grupo e do Vitória, e foi essencial. A união do grupo voltou a fazer a diferença".
Depois, João Mendes - que, tal como Trincão, esteve nomeado para o golo da época - falou especificamente de Rui Borges: "Ficámos um pouco surpreendidos, por acaso. Não estávamos à espera que o treinador saísse nessa altura. No entanto, também tínhamos um grupo com vários jogadores experientes. Passámos por esses momentos antes, que fazem parte. Reagimos de forma natural".
Falou, ainda, da entrada e saída de Luís Freire durante a época, algo que, de novo, deixou o plantel surpreendido. Agora sem clube, depois de dois anos ao serviço do Guimarães, diz-se tranquilo em relação ao futuro, e com muitos objetivos por cumprir no futebol.
Durante a entrevista, João Mendes falou, também, do jogo mais difícil da época, em casa do Sporting: "Muita tristeza, mesmo. Olhei para os meus companheiros no fim, reunimo-nos e falámos todos no balneário. Foi triste. Olhar para os meus companheiros que eu admiro e gosto tanto, vê-los tão tristes como eu porque não conseguimos realmente o objetivo… Fizemos tudo e sentimos que merecíamos a qualificação europeia".