Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

VIEIRA E PAULO GONÇALVES FALHAM PRIMEIRA TENTATIVA PARA SALVAR SETÚBAL DA DESCIDA

Tribunal Arbitral do Desporto rejeitou providência cautelar dos sadinos, que, para já, se mantêm no Campeonato de Portugal

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

27 Ago 2020 | 12:26 |

Icon Comentário0

Luís Filipe Vieira e Paulo Gonçalves falharam a primeira tentativa para manter o Vitória de Setúbal na primeira divisão do futebol português. O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) rejeitou a providência cautelar dos sadinos, que tinha como objetivo suspender a descida ao Campeonato de Portugal (terceira divisão) devido ao incumprimento no processo de licenciamento nas competições profissionais. Desta forma, o Portimonense SC está, para já, garantido na Liga NOS 2020/21.


O Vitória de Setúbal, lembre-se, recorreu ainda da decisão da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) para o Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). No entanto, a Liga NOS tem arranque marcado para o fim de semana de 19 e 20 de setembro e, caso não haja uma decisão até essa data, o Portimonense SC irá mesmo marcar presença no arranque da Liga NOS.


Segundo um jurista contactado pelo Leonino, o "Conselho de Justiça tem 45 dias corridos para tomar uma decisão e, caso a mesma seja contrária aos interesses do Vitória de Setúbal, os sadinos podem ainda recorrer para o TAD". Recorde-se que, de acordo com comunicado do clube de Setúbal, o recurso foi entregue no CJ da FPF no passado dia 3 de Agosto, ou seja, o órgão da FPF terá de tomar uma decisão ainda durante o mês de Setembro.


Tal como o Leonino avançou em exclusivo (LER AQUI e AQUI), Luís Filipe Vieira e Paulo Gonçalves estão a mover esforços para que o Vitória de Setúbal se mantenha no primeiro escalão do futebol português, numa ingerência direta na vida de um clube terceiro e nos campeonatos profissionais de futebol. Porém, para já, as movimentações do presidente do SL Benfica e do antigo assessor jurídico dos encarnados não estão a ter sucesso.


Clube

Candidatura de empresário de 45 anos foi aceite pelo Sporting: "É oficial! Vamos a votos"

Eleições do emblema verde e branco terão lugar no Pavilhão João Rocha, entre as 09h00 e as 20h00, no próximo dia 14 de março

Candidatura de empresário de 45 anos oi oficialmente validada, cumprindo todos os pressupostos exigidos pelos estatutos do Sporting
Candidatura de empresário de 45 anos oi oficialmente validada, cumprindo todos os pressupostos exigidos pelos estatutos do Sporting

16 Fev 2026 | 14:28 |

Icon Comentário0

A candidatura de Bruno Sorreluz, mais conhecido por Bruno ‘Sá’, foi oficialmente validada, cumprindo todos os pressupostos exigidos pelos estatutos do Sporting. O empresário, de 45 anos, entregou a lista no dia 12 de fevereiro e vai agora concorrer contra Frederico Varandas.


A novidade foi anunciada pelo próprio Bruno Sá, proprietário do restaurante ‘Cantinho do Sá’, localizado nas imediações do Estádio José Alvalade. O candidato recorreu às redes sociais para partilhar a notícia e agradecer tanto aos apoiantes como àqueles que duvidaram da capacidade da sua equipa em reunir os requisitos necessários.


B. Sorreluz: “É oficial! Vamos a votos"


“É oficial! Vamos a votos. Obrigado a todos os que acreditaram e tornaram possível esta missão, mas um agradecimento também a quem não acreditou e colocou em causa a capacidade da fantástica equipa que me acompanha”.

O empresário - que criticou recentemente Frederico Varandas - sublinhou ainda a preparação da sua equipa para enfrentar a campanha eleitoral: “Conseguir, em tão pouco tempo, os requisitos legais para formalizar a candidatura, mostra que estamos preparados para tudo. Vamos à campanha”, escreveu.


As eleições do Sporting terão lugar no Pavilhão João Rocha, entre as 09h00 e as 20h00, no próximo dia 14 de março. Esta calendarização decisiva foi anunciada formalmente pelo órgão da Mesa da Assembleia Geral, através do jornal oficial do Clube.


Clube

Bruno Sá deixa críticas a processo do Sporting: "Qual é o receio de eu ir a votos?"

Candidato às próximas eleições do Clube de Alvalade deixou uma mensagem nas redes sociais após a formalização da sua intenção

Depois de entregar, na última quinta-feira, as  assinaturas para a oficialização da sua candidatura às eleições do Sporting, Bruno Sá deixou uma publicação
Depois de entregar, na última quinta-feira, as assinaturas para a oficialização da sua candidatura às eleições do Sporting, Bruno Sá deixou uma publicação

13 Fev 2026 | 14:36 |

Icon Comentário0

Bruno Sá entregou esta quinta-feira as assinaturas para a oficialização da sua candidatura à presidência do Sporting. E se inicialmente evitou revelar os nomes que integram a sua lista acabou por deixar críticas pelo facto de estes terem sido tornados públicos. Numa mensagem nas redes sociais da sua candidatura intitulada "há momentos na vida em que o silêncio deixa de ser opção", o candidato não se deixou ficar.


"Minutos depois [de falar aos jornalistas], os nomes que integram as listas da minha candidatura já circulavam em grupos de WhatsApp e, de seguida, na Imprensa, quando estavam apenas na posse de quem os recebeu oficial e confidencialmente", frisou, garantindo: "Já manifestei, por telefone, o meu profundo desagrado ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Dr. João Palma."


"Como pode um candidato sentir confiança?"


"Como pode um candidato sentir confiança num processo em que informação sensível é exposta desta forma? Que garantias existem? Situações destas podem configurar uma violação grave dos deveres institucionais de reserva, confidencialidade e proteção de dados pessoais", escreve.

"A verdade é que este episódio não surge isolado. Tenho aguentado, em nome da elevação e do respeito pelo Sporting, um conjunto de situações que preferi não expor publicamente. Mas o que aconteceu hoje ultrapassa todos os limites", lançou, considerando que o episódio, que "ultrapassa todos os limites, não surge isolado", atirando: "Qual é o receio de eu ir a votos?", questionou Bruno Sá.


As eleições do Sporting terão lugar no Pavilhão João Rocha, entre as 09h00 e as 20h00, no próximo dia 14 de março. Esta calendarização decisiva foi anunciada formalmente pelo órgão da Mesa da Assembleia Geral, através do jornal oficial do Clube.

Confira a publicação:


Clube

Eleições do Sporting: Apesar de não ir a votos, Nuno Correia da Silva exige mudança

Antigo administrador da SAD leonina, entre 2016 e 2022, anuncia razões de não ser adversário de Frederico Varandas no ato eleitoral do Clube

Nuno Correia da Silva, que não entrou na corrida eleitoral do Sporting, deste ano, sublinha que o Clube deve apresentar uma nova estrutura
Nuno Correia da Silva, que não entrou na corrida eleitoral do Sporting, deste ano, sublinha que o Clube deve apresentar uma nova estrutura

13 Fev 2026 | 13:10 |

Icon Comentário0

O prazo para a entrega de candidaturas no Sporting esgotou-se esta quinta-feira e o Clube vai a votos no próximo dia 14 de março para escolher entre os projetos de Frederico Varandas e Bruno Sá - que explicou recentemente a intenção da sua candidatura. Após ponderação, Nuno Correia da Silva decidiu não entrar na corrida eleitoral em 2026 mas admite que gostava de ver uma estrutura “mais participado pelos Sócios".


"O Sporting tem imensos sócios e adeptos que não estão a ser aproveitados"


“O propósito da candidatura seria de mobilizar os adeptos para a adesão a um modelo de gestão mais participado pelos Sócios. Considero o atual modelo muito centralizado e distante. O Sporting tem um imenso capital humano, os seus Sócios e adeptos, que não estão a ser aproveitados", revelou, em declarações ao jornal Record.


"Das consultas que fiz, a maioria das pessoas reveem-se neste propósito, mas entendem que não é o timing certo para avançar. Respeito, não é a minha opinião, mas só faria sentido avançar em equipa. Pessoalmente, há razões de saúde que aconselham a não avançar”, declarou.

"O propósito não está prejudicado. Mas só o futuro ditará a oportunidade"


Administrador da SAD entre 2016 e 2022, não exclui a possibilidade de avançar noutro momento: “O propósito não está prejudicado. Mas só o futuro ditará a oportunidade”, observou, esperançado em ver, no próximo mandato presidencial até 2030, “um Sporting que vende [jogadores] por ajustamentos de plantel e não por razões de tesouraria".

Ao concluir, Nuno Correia da Silva apontou o fundamental: "O importante é gerar receitas alternativas que possam sustentar a manutenção dos melhores no seu melhor período. Isso é possível com a internacionalização da marca e com o recurso a múltiplas fontes de receitas. Os maiores clubes europeus têm como maior fonte de receita, mais de 50%, as receitas comerciais, decorrentes da sua internacionalização, esse deve ser o caminho".


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Após queixa do Porto em relação a Varandas, Presidente do Sporting é absolvido pela FPF
Clube

Após queixa do Porto em relação a Varandas, Presidente do Sporting é absolvido pela FPF

13 Fev 2026 | 11:28

Icon Comentário0
Eleições Sporting: Conhecidos os nomes da candidatura de Bruno Sá
Clube

Eleições Sporting: Conhecidos os nomes da candidatura de Bruno Sá

12 Fev 2026 | 15:15

Icon Comentário0
Bruno Sá explica intenção com candidatura: "A favor de um Sporting de sócios, e não de clientes"
Clube

Bruno Sá explica intenção com candidatura: "A favor de um Sporting de sócios, e não de clientes"

12 Fev 2026 | 12:45

Icon Comentário0