
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A equipa do Sporting foca todas as atenções na preparação do dérbi frente ao Benfica, a contar para a 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic, que será decisivo nas contas do título. Vítor Pinto falou sobre o onze titular que Rui Borges deverá lançar no duelo frente aos encarnados e destacou algumas “questões de pormenor” que podem levantar dúvidas.
“Em relação ao onze do Sporting, não há nenhuma dúvida profunda. Quanto muito terá algumas questões de pormenor. Serão o desempenho dos jogadores e as armas e ferramentas que os treinadores lhes derem que vão fazer a diferença. Tudo se vai resolver com a qualidade do trabalho [nos treinos]”, começou por afirmar Vítor Pinto, em declarações no canal NOW.
O jornalista especifica as dúvidas que podem existir relativamente às opções iniciais de Rui Borges: “Há questões de pormenor, como a presença de Quenda ou Catamo, à direita. Continuo a achar que Debast claramente tem lugar na equipa e é um jogador indispensável para este dérbi […]. E há também uma dúvida legítima em relação ao corredor esquerdo, porque é preciso avaliar as dificuldades que Pote sentiu no último jogo [frente ao Gil Vicente]”.
Vítor Pinto justifica ainda as dúvidas relativas à participação de Pote no dérbi: “As dificuldades que Pote sentiu podem levar a alguma reflexão, embora o jogo frente ao Benfica seja completamente diferente. Não vai haver uma equipa em bloco baixo, portanto as exigências serão diferentes”.
O encontro entre Benfica e Sporting – para o qual Gonçalo Inácio está em dúvida – joga-se a partir das 18h00 do próximo sábado, no Estádio da Luz. Vale lembrar que, em caso de vitória, os leões celebram a conquista do bicampeonato no terreno do rival. Se o encontro terminar empatado, as contas do título apenas se decidirão na última jornada, sendo que, nesse cenário, o Sporting teria vantagem no confronto direto - o primeiro critério de desempate.
Antigo lateral-direito fez formação em Alcochete, mas, mais tarde, viria a representar a equipa principal do Benfica durante cinco temporadas consecutivas
|
Miguel crê que é possível travar Viktor Gyokeres. O antigo lateral-direito (formado no Sporting e, mais tarde, com passagem pelo Benfica) admite que o segredo passa pelos defesas encarnados não darem espaço ao 'camisola 9' dos leões - que continua a ser tema quente no mercado de transferências - , no dérbi que se joga a partir das 18h00 de sábado, 10 de maio.
"O lateral não pode precipitar-se, só tem de obrigá-lo a jogar para trás. No primeiro jogo [Sporting venceu o dérbi para a Liga, 1-0] o erro do Tomás Araújo foi querer antecipar-se, Gyokeres gosta de jogar empregando o físico, sabe jogar com contacto e roda rapidamente, nesse lance foi assim", disse, ao jornal A Bola.
O antigo internacional português reconhece o talento do sueco e é perentório: "Não dá para jogar na antecipação", atirou, recordando que, no seu tempo, "quando apanhava este tipo de jogador, o objetivo era não permitir que pudesse jogar para a frente, era obrigá-lo a jogar sempre para trás".
"Não podia receber a bola e avançar, tinha de jogar para trás. E Gyokeres acaba por ficar aborrecido por não conseguir fazer o que quer. Se é obrigado constantemente a jogar para trás o lateral também vai ganhando mais confiança e o jogo torna-se mais fácil. Com todo o respeito, Bruno Lage pode tirar ilações do jogo com o Gil Vicente, Gyokeres foi bem marcado", terminou.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 49 encontros: 31 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.950 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 12 assistências.
Dupla abandonou Alvalade no final da última temporada, mas deixou saudades no coração de todos os adeptos afetos aos verdes e brancos
|
Vanessa Oliveira é confessa adepta do Sporting. Desafiada a prever o desfecho do dérbi frente ao Benfica - que poderá ter novidades no onze - , a apresentadora garante que, se pudesse fazer regressar algum jogador que passou pelo Clube de Alvalade, escolheria Sebastián Coates e Antonio Adán.
"No Sporting não voltará a acontecer uma travessia no deserto"
"Até já fico nervosa de falar sobre isto (possível hegemonia)... Acho que são fases dos clubes, sinceramente. Já aconteceu com os rivais, por exemplo. Sempre tivemos os três grandes e, nos últimos anos, o Braga anda sempre muito próximo. Vai sendo por fases, fases essas que contemplam jogadores, treinadores e dirigentes. Há alturas em que estamos melhores e outras piores. Mas parece-me seguro dizer que, no Sporting, não voltará a acontecer uma travessia no deserto, como houve depois de eu nascer...", disse, ao jornal O Jogo.
Questionada com o regresso de um jogador marcante para disputar o dérbi, Vanessa Oliveira viu-se 'obrigada' a eleger dois: "Sendo eu a escolher, trazia de volta o Seba Coates e o Adán", admitiu, garantindo que ambos "são excelentes jogadores" e que "foram bastante importantes" no sucesso recente dos leões.
"Coates era um excelente capitão e Adán muito motivador"
"Não digo isto a pensar só na bola no pé ou, no caso do Adán, nas mãos. O Coates foi um excelente capitão e o Adán era muito motivador. Um bom jogador não se faz só com a bola. Faz-se, também, com a cabeça e eles eram exemplares", acrescentou a apresentadora.
Desafiada a fazer o desafio de forma inversa, Vanessa Oliveira admitiu que, do eterno rival, "tirava o Trubin". "Seria mais simples chegar à baliza do Benfica e marcar. Mas não digo isto pelo penálti que ele defendeu contra o Estoril, costumo dizer que isso é sorte... Mas, se pudesse, tirava o Trubin da baliza do Benfica", terminou.
Confira alguns dos melhores momentos de Sebastián Coates:
Eternos rivais encontram-se no próximo sábado, dia 10 de maio, pelas 18h00 e vitória de uma das equipas pode ditar novo campeão nacional
|
Ousmane Diomande vai, quando voltar a entrar em campo, cumprir o 100.º jogo pelo Sporting. Para já, tudo aponta para que o central verde e branco seja titular no dérbi diante do Benfica, que poderá ditar novo campeão nacional em caso de vitória de uma das equipas.
O internacional pela Costa do Marfim falhou a receção ao Gil Vicente, uma vez que estava a cumprir castigo por acumulação de amarelos, após ter sido admoestado na visita ao terreno do Boavista. Agora, poderá chegar à marca redonda de 100 partidas diante do eterno rival.
É muito provável que Ousmane Diomande regresse à titularidade, visto que esta época tem sido o patrão da defesa leonina, desde a saída de Sebastián Coates. Com apenas 21 anos, o 'camisola 26' mostra-se muito importante no meio do trio de centrais.
Contratado ao Mafra no mercado de inverno da temporada 2022/23, Diomande gerou desconfiança nos adeptos. Os 7,5 milhões de euros inicialmente pagos pela Direção verde e branca - que aumentam cada vez mais - abriram espaço a algumas críticas, visto ser um jogador da segunda divisão.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – leva 44 partidas: 29 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.588 minutos em que esteve em campo, o defesa-central apontou dois golos (Farense e AVS).