
Wiki Leonino
Com final da Taça de Portugal à vista, estes são os treinadores que mais vezes a ganharam
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Curiosidades
|
O Sporting garantiu a presença na final da atual edição da Taça de Portugal onde, este domingo dia 25 de maio, terá como adversário o Benfica. Como tal, o Leonino apresenta-lhe os registos históricos do Clube de Alvalade em jogos da prova rainha.
A Taça de Portugal é uma competição com uma longa história por trás, por isso, é normal que o Sporting seja uma das equipas com mais jogos na prova. Os leões somam um total de 443 partidas disputadas nesta frente contando com 309 vitórias, 51 empates e 83 derrotas, números que significam 70%, 12% e 19%, respetivamente, do universo total de encontros.
Quando olhamos para os jogos caseiros na prova, os registos são ainda mais impressionantes. A jogar em sua casa para a Taça de Portugal, o Sporting já realizou 213 partidas, sendo 178 delas vitórias, que resultam numa percentagem de 84%. Os restantes números são compostos por 22 empates e 13 vitórias, que significam 10% e 6% respetivamente.
Sendo um dos principais nomes a participar na prova, o Sporting é detentor da maior vitória de sempre na história da competição, quando no dia 23 de maio de 1971, recebeu e venceu a modesta equipa do Mindelense por uns impressionantes 21-0. Os marcadores da partida foram Lourenço (4’, 17’, 27’, 31, 42’ e 88’), Chico Faria (13’), Pedras (21’, 45’ e 49’), Dinis (23’), Fernando Peres (29’, 41’, 46’, 47’, 62’, 74’ e 85’), Fernando Tomé (37’ e 44’) e Marinho (84’).
Na história da final da Taça de Portugal, o Sporting tem um registo positivo, saindo como vencedor da prova 17 vezes no total de 31 participações, o que resulta num saldo de 55% de aproveitamento, numa história que começa ainda no início da década de 1940.
Apesar do registo positivo do Sporting na final da Taça de Portugal, os leões terão de lutar contra a sua história recente no Estádio do Jamor. Nas últimas cinco edições onde marcou presença na final da prova rainha, a turma de Alvalade venceu apenas duas: uma contra o Braga por 2-2 (3-1 g.p.), em 2015, e mais recentemente contra o Porto por 2-2 (5-4 g.p.), em 2019. Nas restantes três de que saiu como finalista derrotado foram contra a Académica por 1-0, em 2012, Desportivo das Aves por 2-1, em 2018 e contra o Porto também por 2-1, em 2024.
Já com o campeonato no bolso, os leões de Rui Borges procuram no próximo domingo, dia 25 de maio às 17h15, repetir o feito da temporada de 2001/02, quando o Sporting conquistou a dobradinha, após se sagrar campeão nacional e ter vencido a Taça de Portugal numa partida contra o Leixões, que terminou com o resultado final de 1-0, com o golo solitário a ser apontado por Mário Jardel (40’).
Com o aproximar do jogo no Estádio do Jamor, o Leonino apresenta os números do dérbi eterno na partida que define o vencedor da prova rainha
|
As equipas do Sporting e Benfica vão decidir o vencedor da edição 2024/25 da Taça de Portugal, no dia 25 de maio, às 17h15. Marcada para o Estádio Nacional do Jamor, esta partida é de especial importância para ambas as equipas: para além de ser o dérbi eterno, os leões procuram a dobradinha. Já os encarnados, tentam salvar a época depois de falharem o seu principal objetivo, o Campeonato Nacional.
Recorde, abaixo, todos os oito confrontos entre Sporting e Benfica na final da Taça de Portugal:
Clube de Alvalade vai decidir a prova rainha no papel de vencedor da Liga Portugal e os registos não são, de todo, favoráveis
|
O Sporting vai defrontar o Benfica, no próximo domingo, dia 25 de maio, em partida a contar para a final da Taça de Portugal 2024/25, mas este jogo tem uma particularidades especial: o Clube de Alvalade entra em campo enquanto campeão nacional, enquanto o seu adversário foi o segundo classificado da liga. A história, no entanto, não serve como bom prenúncio para os leões.
Nas 84 edições da Taça de Portugal, o primeiro e segundo classificado do campeonato defrontaram-se na final por apenas 12 vezes e, infelizmente, os números podem preocupar o Sporting: nessa dezena de jogos, os vices bateram por mais vezes os campeões na final, ainda que por uma pequena margem, de sete contra cinco.
No caso do Sporting, os leões já jogaram quatro vezes como campeões nacionais, com uma delas a ser contra o vice-campeão. Do universo dessas partidas, o resultado foi desfavorável, ao sair derrotado por três vezes e vencendo apenas uma e os resultados do lado do adversário podem preocupar mais a formação de Alvalade.
O Benfica esteve num total de seis finais enquanto segundo classificado do Campeonato Nacional e o resultado é favorável para os encarnados, com quatro vitórias e duas derrotas. Exatamente na posição em que se encontram, leões em primeiro e águias como vice, já existiram três confrontos: duas vitórias para o conjunto da Luz (1951/52 e 1969/70) e uma vitória para o Clube de Alvalade (1973/74, ano em que os leões foram os 'campeões da liberdade').
Se conquistar o Campeonato Nacional é difícil, conquistar a dobradinha é mais complicado ainda, com apenas 41 dos 94 vencedores da liga a chegarem à final do Estádio Nacional do Jamor, para disputar o dono da Taça de Portugal, números que significam que apenas 45% dos campeões conseguem chegar à decisão da prova rainha, feito que o Sporting conseguiu na presente temporada.
O clube com mais finais de Taça de Portugal enquanto campeão nacional é o Benfica, com 16, sendo seguido pelo Porto com 15. Em terceiro lugar na lista, mas com alguma distância dos primeiros dois, está o Sporting com 11, incluindo já o registo da final da presente temporada.
Com mais finais da Taça de Portugal em anos de caminhada de campeão, é natural que o Benfica seja o clube em Portugal com o maior número de dobradinhas por 11 vezes. Novamente na segunda posição está o Porto, com nove na sua história. A fechar o pódio está a equipa do Sporting, que já juntou o campeonato à prova rainha por seis vezes e, no próximo domingo, procura acrescentar a sétima ao seu palmarés.
Verde e brancos reencontram-se com encarnados para duelo que dá direito a título nacional, tendo este um legado impressionante
|
Sporting e Benfica reencontram-se para disputar a final da Taça de Portugal, que acontece já no próximo domingo, dia 25 de maio, no Jamor, a grande catedral do futebol português. Por isso, faz sentido conhecer mais sobre a história da competição - que nem sempre teve o Estádio Nacional como palco da última partida.
A Taça de Portugal teve a sua primeira edição na época de 1938/1939, sucedendo ao antigo Campeonato de Portugal e mantendo o formato. Foi disputada no final da época e contava com apenas 15 clubes. A final foi no Campo das Salésias, com a Académica de Coimbra a vencer o Benfica por 4-3, levantando o primeiro troféu da história da competição, conhecido por ser uma pesada taça de prata caracterizada pelo estilo manuelino.
O torneio sempre reuniu clubes de todas as divisões, dando palco a confrontos surpreendentes. Entre 1950 e o início da década de 1960, equipas das antigas colónias africanas também chegaram a participar, tornando a prova brevemente intercontinental. Apesar de o Estádio Nacional ser, para muitos adeptos, o palco emblemático da final da Taça de Portugal, ao que parece não foi sempre assim.
A primeira edição, vencida pela Académica de Coimbra frente ao Benfica, decorreu no antigo Campo das Salésias. Até 1946, este e o Campo do Lumiar acolheram as decisões da Taça, ano em que a final passou definitivamente para o recém-inaugurado Estádio Nacional, momento em que consolidou o estatuto de “catedral” do futebol português.
Algumas exceções aconteceram. Em 1961, o Estádio das Antas recebeu a final, a pedido do Porto, por ser disputada por duas equipas do Norte. Entre 1975 e 1977, a final realizou-se nos estádios dos vencedores da edição anterior, como foi o caso do Estádio José Alvalade e, novamente, o das Antas. Os últimos casos registaram-se em 2019/2020 e 2020/2021, que tiveram as finais disputadas no Estádio Cidade de Coimbra.
O Sporting é um dos clubes mais titulados na Taça de Portugal, com 17 títulos conquistados. A última vitória foi na temporada 2018/2019, quando derrotou o Porto na final através das grandes penalidades. Desde então, os leões voltaram a marcar presença na final em 2023/2024, novamente frente aos azuis e brancos, mas foram derrotados por 2-1 após prolongamento.
Na época 2024/2025 o Sporting pode vencer o 18.º título desta competição frente ao Benfica, no jogo que será disputado no Jamor, no dia 25 de maio, às 17h15. Os comandados de Rui Borges já levantaram o título que deu direito ao bicampeonato e podem estar prestes a festejar a dobradinha nacional.