
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Curiosidades
|
O Sporting conquistou, no último domingo, dia 25 de maio, a 19.ª Taça de Portugal, um troféu que não vencia desde 2018/19, ao triunfar sobre o Benfica por 3-1, após prolongamento no Jamor – confira os golos AQUI. Os leões fizeram história ao conquistarem o troféu pela terceira vez em confrontos com o eterno rival.
O título que deu a dobradinha aos leões em 2024/25 não foi fácil de conquistar. O primeiro golo do jogo surgiu aos 47', quando Orkun Kokçu fez o 1-0 para o Benfica. O Sporting só viria a empatar o marcador aos 90+10’, através de uma grande penalidade efetuada por Gyokeres. No prolongamento, os leões foram superiores e a dupla Trincão-Harder resultou duas vezes (99’ e 120+1’), ampliando o placar para 3-1 e dando o título aos verde e brancos.
A final da prova rainha em 1974 teve uma narrativa muito semelhante à de 2025. O Sporting liderado por Osvaldo Silva enfrentava o Benfica, que contava com Humberto Coelho, Toni e Eusébio. O primeiro golo do jogo foi aos 32 minutos dos pés de Nené, que só teve de encostar.
O empate surgiu aos 89', um minuto antes do final da partida, com o remate certeiro de Chico Faria, que tinha entrado há cerca de um quarto de hora. O Sporting levou o jogo para prolongamento e foi assim que conseguiu vencer. Aos 107' Marinho levou a bola e só parou quando a colocou na baliza, fazendo o 2-1 que deu não só a vitória aos leões, como também uma invasão de campo protagonizada pelos Sportinguistas.
O primeiro triunfo do Sporting numa final contra o seu eterno rival aconteceu em 1971, com um inesquecível placar de 4-1. Foi uma goleada impressionante no jogo decisivo e uma exibição de sonho, que fica para sempre na memória dos adeptos leoninos.
O primeiro golo nasceu logo nos minutos iniciais. Aos 5', Dinis foi o responsável pelo 1-0. Nélson Fernandes ampliou o marcador para o 2-0 aos 23' e dez minutos depois, Chico Faria fez o primeiro no jogo (33'), levando o 3-0 para o intervalo.
O único golo do Benfica foi apontado por Eusébio, através de uma grande penalidade (59'), já na segunda metade da partida, ainda assim, não foi o suficiente para dar a volta ao marcador. Com uma grande exibição, Chico Faria chega ao bis aos 71' e fecha o caixão das águias. Foi com este inesquecível 4-1, que o Sporting começou a vencer em dérbis na final da Taça de Portugal.
Avançado sueco que tem estado envolvido em polémica com o Clube de Alvalade já não é o primeiro a empurrar-se para a saída dos verdes e brancos
|
Depois de uma grande temporada ao serviço dos leões, que terminou com uma Bota de Ouro por conta dos 42 golos no Campeonato Nacional, Mário Jardel sentiu que estava na hora de sair. Como as propostas não chegavam a Alvalade, o craque não se apresentou nos treinos e prolongou as férias no Brasil, dizendo que estava a lutar contra a toxicodependência devido ao divórcio. A verdade é que o brasileiro, mesmo quando voltou, continuou a forçar uma saída, até que foi contratado pelo Bolton, por apenas dois milhões de euros.
O médio paraguaio já tinha estado em Portugal durante a década de 90, ao serviço do Porto, mas em 2006/07, decidiu regressar para representar o Sporting. A verdade é que Carlos Paredes não conseguiu mostrar o seu futebol nos verdes e brancos e, em janeiro de 2008, falhou o regresso à Academia, repetindo exatamente a mesma atitude que já tinha tomado na pré-época. Com isto, o jogador rescindiu com os leões e seguiu a sua carreira no Paraguai.
Uma das saídas forçadas mais impactantes foi a de João Moutinho que, na altura, era capitão do Sporting. O médio recebeu uma proposta do Porto e, depois de ter ficado fora da convocatória para o Mundial de 2010, decidiu pedir a transferência para o rival. A diferença para os outros casos é que o português ainda se apresentou na Academia, mas recusou-se a treinar até reforçar os dragões. Ainda hoje é assobiado em Alvalade.
O extremo, que atualmente joga no Benfica, já foi um problema para o Sporting em 2013. O Clube de Alvalade não queria deixar Bruma sair, dado que ainda era visto com esperança pelos leões, não só pelo futebol jogado, como pelos valores que podia atingir se ficasse mais uma época. O treinador não apareceu logo nos treinos, mas acabou por ceder e começou a trabalhar à parte. Ainda assim, acabou por ser transferido para o Galatasaray por 10 milhões de euros.
O criativo egípcio, desde que chegou ao Sporting, nunca conseguiu provar todas as suas qualidades. Em 2014, quando foi à seleção do seu país, recusou-se a voltar para Alvalade porque tinha uma proposta para voltar ao Zamalek, conjunto do Egito. A situação acabou bem para os leões, já que a FIFA determinou que o novo clube de Shikabala fosse condenado a pagar 1,5 milhões de euros aos verdes e brancos.
A última novela que aconteceu desde então foi com João Mário que, em 2016, acarretava o interesse da Inter de Milão. O médio optou por não se apresentar na Academia, ainda assim, mais tarde, começou a treinar. João Mário ainda fez um jogo para o campeonato, no entanto o Sporting vendeu o português para o emblema italiano, que pagou 45 milhões de euros pelo seu passe.
Compatriota do craque do Al Nassr poderá equacionar uma mudança para o Médio Oriente depois de mais uma oferta avultada vinda desta zona do globo
|
O Al Hilal continua determinado em garantir a contratação de Nuno Tavares para reforçar o lado esquerdo da defesa na próxima temporada. O clube da Arábia Saudita, país onde joga Cristiano Ronaldo, está mesmo a preparar uma nova investida junto da Lazio, depois de uma primeira proposta de 25 milhões de euros ter sido recusada.
Segundo o portal Tuttomercatoweb, os novos rumores surgem semanas após a Lazio ter oficializado a aquisição do lateral português por nove milhões de euros, numa transferência definitiva proveniente do Arsenal. Apesar da diferença significativa entre o valor da compra e a oferta apresentada pelos sauditas, o emblema italiano optou por manter o jogador, vendo nele um ativo importante para o futuro imediato da equipa.
Nuno Tavares, ainda assim, é encarado pelo Al Hilal como uma alternativa de qualidade a Theo Hernández, jogador do AC Milan que recusou a proposta para se mudar para a Arábia Saudita. O internacional sub-21 português agrada ao perfil físico e técnico desejado pela equipa saudita, que continua a investir em nomes com experiência no futebol europeu.
Entretanto, o Al Hilal também estará próximo de fechar a contratação de Angeliño, atualmente na AS Roma. O lateral espanhol parece já ter acordo com o clube do Golfo, o que não impede os sauditas de manterem o interesse em Tavares, numa estratégia que visa assegurar profundidade e qualidade na posição.
Nuno Tavares, que chegou a fazer 41 jogos pelo Benfica foi um dos destaques da temporada pela Lazio. O jogador – que está avaliado em 25 milhões de euros – anotou 30 partidas pelo emblema italiano: 23 no campeonato, seis na Liga Europa e um na Taça de Itália. Apesar de não ter feito qualquer golo, o lateral apontou nove assistências, o que valeu a primeira chamada à Seleção.
Defesa esquerdo tornou-se numa das figuras mais importantes na história do conjunto verde e branco ao atingir um recorde que ninguém conseguiu bater pelo Clube
|
Hilário foi um dos jogadores que mais marcou a história do Sporting. O craque português esteve ao serviço dos verde e brancos durante 15 temporadas, Clube onde chegou à impressionante marca dos 471 jogos disputados, ficando em primeiro lugar na lista dos jogadores com mais partidas pelos leões.
Nos factos conhecidos, Hilário destaca-se pelos seus registos históricos que parecem inalcançáveis. O Leonino recorda cinco curiosidades sobre a vida daquele que fica marcado nos livros de história do Sporting como uma das suas maiores lendas: