Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Efemérides

Eleições Sporting 2013: Bruno de Carvalho bate José Couceiro

Antigo líder do Clube de Alvalade havia sido derrotado por Godinho Lopes no ato eleitoral anterior, mas, dois anos depois, levou a melhor sobre a concorrência

Nas eleições de 2013 do Sporting, Bruno de Carvalho foi eleito como o 42.º Presidente do Clube de Alvalade, batendo José Couceiro e Carlos Severino
Nas eleições de 2013 do Sporting, Bruno de Carvalho foi eleito como o 42.º Presidente do Clube de Alvalade, batendo José Couceiro e Carlos Severino

23 Mar 2025 | 04:00 |

Icon Comentário0

No dia 23 de março de 2013, ou seja, há precisamente 12 anos, Bruno de Carvalho - que recentemente recordou algumas histórias enquanto liderou o Clube de Alvalade - foi eleito como o 42.º Presidente do Sporting. Nas eleições, o antigo líder dos verdes e brancos somou 53,69% dos votos, batendo a concorrência de José Couceiro (45,29%) e Carlos Severino (1,02%).


Após derrota polémica com Godinho Lopes, Bruno de Carvalho voltou à carga


Dois anos antes, em 2011, Bruno de Carvalho já havia sido candidato a Presidente do Sporting, mas acabou derrotado por uma pequena e polémica margem, perdendo para Luís Godinho Lopes, que registou 36,55%, contra 36,15% daquele que viria a ser o seu sucessor, dado que o mandato acabou mais cedo do que o previsto.


Contudo, após esse desaire, Bruno de Carvalho continuou a ser a grande figura da oposição. Aquando da demissão de Godinho Lopes, o empresário avançou de imediato e partiu como o grande favorito à vitória, que viria mesmo a acontecer, pese embora por uma margem menor do que o esperado.

José Couceiro surgiu para fazer frente a Bruno de Carvalho


No que aos adversários de Bruno de Carvalho diz respeito, foram vários os nomes que circularam nos bastidores, nomeadamente os de Rogério, Luís Figo, entre outros. Todavia, à última da hora, a dois dias da data limite para entrega das listas, José Couceiro apareceu surpreendentemente como um forte opositor.

Perante uma situação financeira bastante complicada, esse foi um dos principais temas da campanha eleitoral. Contudo, a grande divergência entre Bruno de Carvalho e José Couceiro passava pela manutenção da maioria do capital social da SAD. O futuro Presidente do Sporting mostrou-se veementemente contra, enquanto o ex-técnico de futebol não fechava a porta a essa possibilidade.

Quanto ao futebol, Bruno de Carvalho tinha como caras fortes nomes como Virgílio Lopes e Augusto Inácio, apoiando a manutenção de Jesualdo Ferreira como técnico principal pelo menos até final da temporada. Do lado de José Couceira, Pedro Barbosa – histórico atleta do Sporting que marcou o seu último golo de leão ao peito nas competições europeias – era um dos trunfos do futuro dirigente da Federação Portuguesa de Futebol.

Bruno de Carvalho vence, mas por curta margem

Na noite das eleições, que foi, até então o segundo ato eleitoral mais concorrido da história do Clube de Alvalade, os resultados finais só chegaram madrugada dentro. Apesar da margem menor do que o esperado, Bruno de Carvalho haveria mesmo de ser eleito como o 42.º Presidente do Sporting, batendo José Couceiro e Carlos Severino, sucedendo a Godinho Lopes na liderança dos verdes e brancos.

Confira os resultados oficiais das eleições de 2013 do Sporting:

Conselho Diretivo

  • Lista A – Carlos Severino: 1,02% (890 votos, correspondentes a 153 Sócios)
  • Lista B – Bruno de Carvalho: 53,69% (47.058 votos, correspondentes a 9.423 Sócios)
  • Lista C – Carlos Severino: 45,29% (39.699 votos, correspondentes a 6.261 Sócios)
  • 1.466 votos brancos e nulos, correspondentes a 256 Sócios

Mesa da Assembleia Geral

  • Lista A – Carlos Teixeira: 4,94% (4.174 votos, correspondentes a 774 Sócios)
  • Lista B – Jaime Marta Soares: 50,64% (42.784 votos, correspondentes a 8.587 Sócios)
  • Lista C – Tito Fontes: 44,42% (37.535 votos, correspondentes a 5.931 Sócios)
  • 4.604 votos brancos e nulos, correspondentes a 798 sócios

Conselho Fiscal e Disciplinar

  • Lista A – António Lucas: 2,13% (1.826 votos, correspondentes a 319 sócios)
  • Lista B – Jorge Bacelar Gouveia: 43,98% (37.753 votos, correspondentes a 7.471 sócios)
  • Lista C – Nuno Marques: 35,15% (30.173 votos, correspondentes a 4.741 Sócios)
  • Lista D – Vicente Caldeira Pires: 18,75% (16.097 votos, correspondentes a 2.966 Sócios)
  • 3.278 votos brancos e nulos, correspondentes a 598 sócios

Conselho Leonino

  • Lista A – Jorge Gabriel: 36,15% (22.867 votos, correspondentes a 4.044 Sócios)
  • Lista B – João Mesquita Trindade: 63,85% (40.381 votos, correspondentes a 7.928 Sócios)
  • 25.614 votos brancos e nulos, correspondentes a 4.083 sócios.


Wiki Leonino

António Dias da Cunha: Antigo Presidente que levou o Sporting a uma grande campanha na Europa

Dirigente dos verdes e brancos esteve três anos a cumprir estas funções na Direção do Clube de Alvalade, depois de ter feito uma belíssima prova continental

António Dias da Cunha ainda venceu alguns títulos em três temporadas como Presidente do Sporting, no entanto, acabou por sair ao lado de José Peseiro
António Dias da Cunha ainda venceu alguns títulos em três temporadas como Presidente do Sporting, no entanto, acabou por sair ao lado de José Peseiro

13 Jul 2025 | 04:30 |

Icon Comentário0

António Augusto Serra Campos Dias da Cunha nasceu na Beira, em Moçambique, a 13 de julho de 1933. O antigo Presidente do Sporting começou no cargo a 12 de julho de 2002, depois de umas eleições sem oposição, tendo permanecido até 19 de outubro de 2005. Foi durante o seu mandato que foram inauguradas as obras mais importantes do 'Projeto Roquete' - a Academia Sporting e o Complexo Alvalade XXI.


Os primeiros cargos no Sporting


António Dias da Cunha chegou a Portugal com apenas nove anos de idade. Por cá ficou e acabou por se formar em Direito na Universidade Clássica, ainda assim, manteve-se sempre ligado à sua terra, onde construiu negócios. O dirigente chegou ao Sporting, inicialmente para ser Vice-Presidente do conselho fiscal - liderado por José Roquette -, a quem sucedeu no cargo, permanecendo neste órgão até fevereiro de 1999.


Dias da Cunha é Presidente!

Após exercer outras funções, António Dias da Cunha, a 12 de julho de 2002, foi reconduzido à Presidência do Sporting, depois de umas eleições em que não teve oposição. Durante o seu mandato, foi inaugurada a Academia Sporting e o Complexo Alvalade XXI, as principais obras do 'Projeto Roquete'.


O ponto alto do nível desportivo do seu mandato aconteceu logo em 2002, quando o Sporting foi campeão nacional e ainda terminou o ano com a dobradinha. Além de que em 2005, o Clube verde e branco fez uma bela campanha na Taça UEFA, que culminou numa derrota na grande decisão da prova, em Alvalade.

A saída do Clube

Apesar de tudo, António Dias da Cunha optou por deixar a Presidência do Sporting no dia 19 de outubro de 2005, na sequência de uma crise que o Clube atravessava com José Peseiro no comando técnico. O antigo pilar dos leões defendia tanto as qualidades do treinador, que acabou por cair com ele.

Posteriormente, António Dias da Cunha mostrou descontentamento relativamente às políticas de Soares Franco, que foi o sucessor no cargo que tinha no Sporting. Até houve um debate televisivo vergonhoso na altura, que não valeu de nada porque foi pouco esclarecedor e nada prestigiante.

António Dias da Cunha leva quatro Prémios Stromp. O primeiro foi conquistado em 1997, na categoria Sócio. Em 2001 e em 2003, o antigo Presidente do Clube venceu no estatuto de Dirigente e, mais recentemente, em 2023, o antigo pilar dos verdes e brancos foi distinguido como Especial Gratidão.


Wiki Leonino

Adriano Baganha: De jogador a treinador da equipa de basquetebol do Sporting

Craque terminou a carreira no Clube de Alvalade e conseguiu tornar-se técnico do plantel principal da modalidade verde e branca, onde foi vitorioso

Ao serviço do Sporting como treinador da equipa principal de basquetebol, Adriano Baganha ergueu uma Taça de Portugal e um Campeonato Nacional
Ao serviço do Sporting como treinador da equipa principal de basquetebol, Adriano Baganha ergueu uma Taça de Portugal e um Campeonato Nacional

09 Jul 2025 | 19:31 |

Icon Comentário0

Adriano Baganha - que morreu no passado dia 8 de julho de 2025 - é um nome incontornável da história leonina no basquetebol. Pelo Sporting, não só foi jogador, como também foi técnico, cargo em que ajudou os verdes e brancos conquistassem a Taça de Portugal - em 1980 - e o Campeonato Nacional posteriormente.


Barganha em grande


O apelido Baganha está marcado na história do basquetebol em Alvalade, tendo em conta que tanto Adriano como o irmão, Augusto, marcaram uma das melhores épocas da modalidade no Sporting. O primeiro destacou-se como técnico e o outro desempenhou muito bem dentro da quadra.


Adriano Baganha, que é o irmão mais velho, para além de ter representado a Académica de Coimbra, também esteve ao serviço do Sporting. Na época de 1962/63, o craque estreou-se na quinta jornada do Campeonato Nacional, depois de só ter realizado um único treino.

Na estreia, Adriano Baganha revelou-se muito inteligente dentro da quadra. O craque português lutava nas duas tabelas, ao movimentar-se ao longo de todo o recinto e marcando ou lançando a bola sempre que tinha possibilidade. No entanto, os grandes títulos da sua carreira não foram somados como jogador.


O sucesso instantâneo

Adriano Baganha tornou-se treinador da equipa principal de basquetebol Sporting no final da época de 1979/80, substituindo Hermínio Barreto no comando técnico. A temporada já era dada como perdida para os leões, mas o recém-chegado líder conseguiu inverter a situação.

O treinador ergueu a Taça de Portugal pouquíssimo tempo depois de ter integrado o comando técnico. Se o título da prova rainha não bastava, um ano depois, em 1980/81, Adriano Baganha conseguiu, ao lado do adjunto Nélson Serra, o grande troféu da sua carreira - o Campeonato Nacional.

Infelizmente, o técnico não venceu mais nenhum título relevante e deixou os leões para ser o treinador principal da Seleção Nacional. Adriano Baganha morreu no dia 8 de julho de 2025 e o Sporting deixou, de imediato, a sua nota de pesar: "O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu profundo pesar pela morte de Adriano Baganha, uma figura marcante do basquetebol Leonino, que faleceu esta terça-feira, aos 83 anos".


Wiki Leonino

Stadium de Lisboa: a velha casa do Sporting idealizada por José Alvalade

Antigo campo onde o conjunto verde e branco disputou imensas partidas, foi umas ideia do maior símbolo da história do Clube

Stadium de Lisboa, conhecido como Estádio do Lumiar, mais tarde passou a ter o nome de José Alvalade e foi o único campo que viu os Cinco Violinos juntos
Stadium de Lisboa, conhecido como Estádio do Lumiar, mais tarde passou a ter o nome de José Alvalade e foi o único campo que viu os Cinco Violinos juntos

01 Jul 2025 | 17:53 |

Icon Comentário0

O Stadium de Lisboa, também conhecido com Estádio do Lumiar, foi inaugurado a 28 de junho de 1914. A obra foi idealizada e mandada construir pelo inesquecível José Alvalade - eleito Presidente em 1910, que até acabou por sair da direção do Sporting devido a divergências internas resultantes deste processo.


A fundação do estádio


A velha casa dos leões foi inaugurada a 28 de Junho de 1914, embora só tenha sido oficialmente 'utilizada' a 20 de dezembro do mesmo ano. O campo ficava localizado na já então chamada Alameda das Linhas de Torres, com direito a campo de Futebol, pista de Atletismo e velódromo.


O que antigamente mais se parecia mais com um campo, passou a ser uma espécie de Estádio Nacional, onde se realizavam os grandes confrontos da época, como por exemplo, os primeiros jogos da seleção portuguesa. À medida que o Sporting ia crescendo, a sua casa também foi sofrendo algumas alterações.

As primeiras obras foram realizadas na década de 30, já que as instalações da estância de madeira estavam bastante degradadas. Pelo meio foram criados alguns projetos para ser criado um novo estádio, mas o Sporting acabou por permanecer na casa inaugurada em 1914.


A maior remodelação aconteceu em 1947. Estas obras visaram a regularização das pistas de Atletismo e de Ciclismo, na construção de bancadas de cimento nos topos, que alargaram para 15.000 o número de lugares sentados e a modernização de outras estruturas de apoio à prática desportiva. A casa passou a ser conhecida como Estádio José Alvalade a partir do dia 14 de setembro do mesmo ano.

O novo estádio deu palco a anos de ouro no futebol verde e branco, principalmente os últimos sete. Para além dos seis campeonatos nacionais, entre os quais se inclui o primeiro tetra em Portugal, foi também o único campo que viu os Cinco Violinos atuarem juntos.

O 'adeus' a uma casa premiada

O último jogo da velha casa Sportinguista aconteceu no dia 1 de janeiro de 1955. Este foi o encontro que marcou um festival de despedida, completamente esgotado pelos adeptos. A partida disputada foi um amigável contra o Atlético Clube de Portugal, que os leões venceram por 4-1.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


O palmarés que faz do Sporting a maior potência desportiva nacional
Wiki Leonino

O palmarés que faz do Sporting a maior potência desportiva nacional

30 Jun 2025 | 16:10

Icon Comentário0
Sporting nasceu a 1 de julho de 1906, sob o signo do leão
Wiki Leonino

Sporting nasceu a 1 de julho de 1906, sob o signo do leão

30 Jun 2025 | 12:47

Icon Comentário0
Pavilhão João Rocha: a nova casa das modalidades do Sporting
Wiki Leonino

Pavilhão João Rocha: a nova casa das modalidades do Sporting

23 Jun 2025 | 12:43

Icon Comentário0