Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Histórias do Leão

Filipe Soares Franco: da aposta em Paulo Bento ao eterno vice-campeão no Sporting

No único mandato à frente dos verdes e brancos, antigo Presidente do Clube de Alvalade deu continuidade ao projeto Roquete

Filipe Soares Franco foi o 39.º Presidente da história do Sporting e a sua liderança ficou marcada pela aposta em Paulo Bento
Filipe Soares Franco foi o 39.º Presidente da história do Sporting e a sua liderança ficou marcada pela aposta em Paulo Bento

  |

Icon Comentário0

Filipe Soares Franco foi o 39.º Presidente da história do Sporting, sucedendo a Dias Ferreira na liderança do Sporting. Como líder do Clube de Alvalade, o empresário levou os verdes e brancos à conquista de duas Taças de Portugal e duas Supertaças Cândido de Oliveira, mas falhou o triunfo no Campeonato Nacional, tendo ficado por quatro vezes atrás do Porto.


De vice-Presidente de Dias da Cunha à liderança do Sporting


Filipe Soares Franco começou o seu caminho no mundo do futebol como presidente do Estoril Praia. Em 2002, o empresário passou a ser vice-Presidente da Direção liderada por Dias da Cunha e este facto viria a ser decisivo para a sua ascensão ao mais importante cargo do Clube de Alvalade.


Uns anos mais tarde, em 2005, aquando da demissão de Dias Ferreira, Filipe Soares Franco assumiu, provisoriamente, a liderança do Sporting. Nas eleições que viriam a realizar-se em abril de 2006, e para as quais inicialmente garantiu que não seria candidato, Filipe Soares Franco bateu toda a concorrência.

Nesse ato eleitoral, Filipe Soares Franco foi o representante do projeto Roquete e contou com a oposição de Sérgio Abrantes Mendes e Guilherme Lemos. O gestor defendia a reestruturação financeira do Sporting, que passava pela venda de todo o património não desportivo do Clube de Alvalade e a redução do passivo para uma verba a rondar os 150 milhões de euros.


No ato eleitoral, Filipe Soares Franco registou 74,2% das invenções de votos e bateu Sérgio Abrantes Mendes, o seu grande opositor, que se mostrava ferozmente contra o projeto do gestor para o Sporting. O advogado registou 25,3% dos votos, enquanto Guilherme Lemos não foi além de 0,6%.

Da aposta em Paulo Bento ao eterno segundo lugar

Na liderança do Sporting, Filipe Soares Franco – com Carlos Freitas como braço direito para a área do futebol – promoveu Paulo Bento, que orientava os juniores, à equipa principal. Nos quatro anos em que o antigo esteve ao comando da equipa principal, o Clube de Alvalade ficou sempre no segundo lugar do Campeonato Nacional, sempre atrás do Porto.

Contudo, e apesar de não ter tido o sucesso que desejava na prova mais importante, Filipe Soares Franco conduziu o Sporting a quatro troféus: duas Taças de Portugal e duas Supertaças Cândido de Oliveira. Curiosamente, em jeito de vingança, três destes quatro triunfos aconteceram frente aos dragões.

Afastado da atualidade do Sporting, Soares Franco deu apoio a Varandas

Do mandato de Filipe Soares Franco, nota ainda para a venda de Nani para o Manchester United a troco de 25,5 milhões de euros, valor da cláusula de rescisão do internacional português. Até aos dias de hoje, este negócio com os red devils é a oitava maior venda da história do Clube de Alvalade.

Nas eleições de 2009, que viriam a eleger José Eduardo Bettencourt, Filipe Soares Franco optou por não se recandidatar e, desde então, afastou-se da atualidade do Sporting. Todavia, numa rara aparição pública sobre os leões em 2022, o empresário demonstrou o seu apoio a Frederico Varandas: “Há que reconhecer que esta direção tem feito um esforço muito significativo e um trabalho francamente positivo, isto para não dizer notável, e portanto, no meu ponto de vista, deveria ser dada uma oportunidade a esta Direção para terminar um trabalho ainda por concluir".


Wiki Leonino

Sporting assina com campeão europeu após prendê-lo por várias horas

Craque reconhecidíssimo a nível mundial, que tem carreira super estrelada no futebol, chega ao Clube verde e branco para continuar a fazer história

Schmeichel assinou pelo Sporting por duas épocas e a história da sua contratação é muito surpreendente
Schmeichel assinou pelo Sporting por duas épocas e a história da sua contratação é muito surpreendente

  |

Icon Comentário0

No dia 20 de junho de 1999, Peter Schmeichel - primeiro dinamarquês dos verdes e brancos - foi apresentado pelo Sporting, sendo este na altura um dos guarda-redes com maior estatuto em termos mundiais. Este dia foi inesquecível para os adeptos e Sócios do Clube de Alvalade, que receberam um dos maiores guardiões da história do desporto.


Desejado na Europa


O Mallorca, de Espanha, chegou a fazer-lhe uma proposta tentadora, não só a nível económico, como também desportivo. Em França, Paris Saint-Germain e Rennes também tentaram assegurar o passe do dinamarquês, mas sem sucesso. Em Itália também houve interessados.


O Sporting na corrida!

Os dirigentes do Sporting já sabiam que Schmeichel tinha interesse em, pelo menos, ouvir o que tinham para oferecer. Com a época dada como terminada depois dos festejos da conquista da Liga dos Campeões, o dinamarquês estava finalmente disponível para ser negociado, apesar de num só ano ter erguido três troféus.


Carlos Janela, que na altura era o diretor desportivo do Sporting, já tinha recebido algumas críticas depois de falhar a contratação de Brian Laudrup, que era pretendido por 15 equipas, segundo o que se dizia na época. Desta forma, os adeptos olharam para as negociações com o guardião de uma forma mais cautelosa.

No dia 19 de junho de 1999, ainda era sábado e Schmeichel já estava na capital portuguesa. A verdade é que o guardião dinamarquês queria ir para o hotel descansar, mas os dirigentes estavam focados em conseguir um único objetivo: o guardião só podia sair para o hotel quando o contrato com os leões estivesse assinado.

A história caricata

Nas palavras de Schmeichel: "Passou o tempo: meia-noite, uma da manhã, e eu muito cansado e só queira ir para o hotel descansar". Há uma da manhã, o guardião foi apresentado aos jornalistas, numa das transferências que mais chocou todos os adeptos do futebol português.

“O Peter é, a partir deste momento, jogador do Sporting e o Sporting vai ser campeão, porque para onde o Peter vai é campeão”, disse Carlos Janela, diretor desportivo dos verdes e brancos, no momento em que foi anunciada a contratação do craque à saída do hotel.


Wiki Leonino

Eduardo Barroso compara Gyokeres a Yazalde: "Quando saiu do Sporting..."

Médico cirurgião fanático pelo conjunto verde e branco colocou o avançado sueco na mesma prateleira de outros jogadores históricos que já passaram pelo Clube

Eduardo Barroso foi comentador em alguns programas desportivos, nos quais defendia o Sporting. Agora, falou de Gyokeres e Yazalde
Eduardo Barroso foi comentador em alguns programas desportivos, nos quais defendia o Sporting. Agora, falou de Gyokeres e Yazalde

  |

Icon Comentário0

Eduardo Barroso, médico conhecido em Portugal por ser um Sócio ativo do Sporting desde nascença, deu uma entrevista exclusiva ao Leonino, na qual fez algumas comparações entre o passado e presente do Clube. O antigo cirurgião referiu nomes como Yazalde - histórico goleador argentino e Mário Jardel, para além de citar os Cinco Violinos.


Eduardo Barroso: “Quando saiu o Yazalde, também pensei que íamos sentir muita falta”


Relativamente à possível saída de Gyokeres, o médico Sportinguista fez uma comparação com o ‘adeus’ de velhos craques ao Clube: “Acho que o Harder também se vai fazer um grande jogador, mas se calhar ainda não chega porque agora vamos ter uma crise, vamos sentir falta do Gyokeres. Quando saiu o Yazalde, também pensei que íamos sentir muita falta, e sentimos. Quando saiu o Manuel Fernandes, a mesma coisa. O Bas Dost e o Jardel também".


Ainda assim, Eduardo Barroso mostra-se esperançoso e acredita que o Sporting fará um ótimo trabalho para conseguir deixar a equipa tão forte quanto estava: “Isso é bom sinal. Assim como nós fomos descobrir o Gyokeres e o Hjulmand, espero que o nosso scouting já esteja a ver quem são os novos possíveis craques. Se voltarem a acertar como acertaram nestes dois, é um dos meus parabéns”.

Eduardo Barroso: “Eu vi o Yazalde jogar”


Ainda sobre a eventual saída de Gyokeres, Eduardo Barroso recorda o histórico goleador argentino do Sporting como um dos grandes avançados que já viu no Clube: “Não vamos passar uma crise existencial. Eu vi o Yazalde jogar. O Yazalde esteve um ano sem jogar nada, quando veio, e depois foi um craque bestial”.

A vida é feita de renovação, agora surgiram os Quendas e os Catamos, a vida continua. É o ciclo do futebol. Eu formei-me como cirurgião e também tive de ser substituído. É uma crise 'existencialzinha', mas quem vem a seguir será melhor que eu”, acrescenta Eduardo Barroso ao refletir, com muita esperança, sobre o futuro do Sporting.

Eduardo Barroso: “Foram as melhores duas épocas da minha vida”

Sportinguista desde nascença, Eduardo Barroso fez, ainda, uma forte afirmação sobre os últimos dois anos do Clube: “Eu tenho 76 anos. Sou sócio há 76 anos. Não me lembrava de ter sido bicampeão. Teria sido bicampeão quando tinha 2 anos ou 3. É evidente que na minha existência nunca tinha visto uma época tão fluente. Devem ter sido as melhores duas épocas da minha vida”.

Na conversa, ainda houve espaço para uma comparação do atual plantel à histórica equipa que representou o equipamento verde e branco durante uma boa parte do século anterior: “Aquele período dos Cinco Violinos que eu conheço a história do Sporting bem e, portanto, deve ter sido uma história muito bonita. Eu vi também grandes épocas do Sporting”.


Wiki Leonino

Maniche, Evaldo e André Santos: Trio improvável que reforçou o Sporting de uma virada

Conjunto de jogadores equipados a rigor foi apresentado, de um modo inesperado, pelo Clube de Alvalade, no mesmo momento

Maniche, Evaldo e André Santos foram dois médios e um defesa que representaram o Sporting, tendo sido apresentados como um trio no mesmo dia
Maniche, Evaldo e André Santos foram dois médios e um defesa que representaram o Sporting, tendo sido apresentados como um trio no mesmo dia

  |

Icon Comentário0

No dia 16 de junho de 2010, o Sporting apresentava três reforços para a equipa principal: Maniche - que fez um aviso a Varandas recentemente, Evaldo e André Santos. Na apresentação dos craques, todos se mostraram bastante motivados para representar o Clube de Alvalade e algumas das declarações concedidas foram muito fortes.


Maniche: “Foi a negociação mais fácil da minha vida”


Maniche, médio internacional português, não escondeu alguns detalhes sobre a contratação: “Foi a negociação mais fácil da minha vida, digamos. Bastou simplesmente um telefonema do diretor desportivo, ao qual eu agradeço, um amigo de longo tempo. Ele perguntou-me se tinha interesse em representar o Sporting. Eu obviamente disse que sim, já que é o Clube do meu coração”.


“Tinha ali uma oportunidade única de representar o meu Clube do coração, obviamente não podia deixar, aos 32 anos, de representar o Clube que sempre quis representar, mas nunca tive oportunidade”, acrescentou Maniche, que era a principal cara deste leque de contratações do Sporting para a época 2010/11.

Evaldo: “Venho para ser campeão”


Evaldo, defesa brasileiro proveniente do Braga, deixou promessas na sua apresentação relativamente ao comprometimento com o Sporting: “Titular ou não, venho para o grupo para ser campeão. Independentemente de ser titular ou não, estou aqui para dar tudo e trabalhar na medida do possível”.

André Santos: "Sou do Sporting desde que nasci"

Por fim, André Santos, que já tinha passado pela academia leonina fala sobre o retorno a um emblema que já representou com grande brilho nos olhos: “Como o Maniche já disse, eu também sou do Sporting desde que nasci. Passei aqui muitos anos na formação e é um sonho poder regressar a casa”.

A tripla contratação animou muito os adeptos e Sócios Sportinguistas, que viam este trio com muito potencial. A grande figura dos três era mesmo Maniche, que apesar de ter 32 anos, era um médio com uma carreira já consolidada. O craque era conhecido por ser um jogador de área-a-área, que tinha algum poder de finalização.

Evaldo foi um jogador que atuava no centro da defesa dos minhotos e se destacou pela boa passagem no futebol português. André Santos, apesar de ter sido um produto da formação leonina, acabou por representar a União de Leiria por três épocas, todas elas emprestado, regressando a casa para provar que era um médio com qualidade.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Revelações inéditas sobre Manuel Fernandes: "Ia à discoteca com jogadores do Benfica"
Wiki Leonino

Revelações inéditas sobre Manuel Fernandes: "Ia à discoteca com jogadores do Benfica"

 

Icon Comentário0
Jorge Jesus foi oficializado no Sporting por Bruno de Carvalho e ninguém esquece o discurso
Wiki Leonino

Jorge Jesus foi oficializado no Sporting por Bruno de Carvalho e ninguém esquece o discurso

 

Icon Comentário0
José Eduardo Bettencourt: Presidente do Sporting que ajustou contas, mas sem resultados
Wiki Leonino

José Eduardo Bettencourt: Presidente do Sporting que ajustou contas, mas sem resultados

 

Icon Comentário0