Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

A FORÇA DAS IDEIAS

O jogo de Rúben Amorim faz-se em cima de uma ideia de grande mobilidade ofensiva. Como bem disse Sérgio Conceição, “é fácil de interpretar, mas difícil de contrariar”

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Há ideias que são transmitidas sem que previamente tenham sido alvo de qualquer reflexão. Chamo-lhe as ideias do ‘porque sim’, pois sei que o argumento de quem as utilizar terá a solidez de um castelo de areia. A ideia de quem defendia não ter o Sporting capacidade para fazer, com sucesso, três jogos numa semana inscreve-se nesse grupo, porque só devemos assumir tal afirmação depois de termos a demonstração clara de tal ‘verdade’. Ora, no espaço de uma semana o Sporting defrontou Sp. Braga, FC Porto e Boavista (no Bessa). Rodou alguns jogadores e venceu os três jogos, com as duas primeiras vitórias a valerem a terceira Taça da Liga para o Museu Sporting, e com a terceira a não ter números de goleada apenas por acaso (ou más finalizações sobretudo de João Mário e Sporar). Portanto, quem defendia que a eliminação da Liga Europa tinha sido muito útil ainda está a tempo de refletir sobre tal barbaridade.


O mês de janeiro, importante para colocar à prova as capacidades da equipa, teve apenas uma mancha, a eliminação da Taça de Portugal, naquele que terá sido o pior jogo da equipa na presente temporada. Todos sabemos da impossibilidade de uma equipa, seja qual for, conseguir fazer toda uma época só com jogos de sucesso. Um mau jogo, no qual surge um mau resultado, garantidamente acontece. Aliás, acontecem até dois ou três por temporada. Já nos aconteceram dois, os quais custaram a entrada na Liga Europa e a continuidade na Taça de Portugal. Há que lidar com isso e a equipa de Rúben Amorim lidou muito bem.


Na passada semana, o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, afirmou: “A ideia de jogo do Sporting é fácil de interpretar, mas difícil de contrariar”. Creio ter sido uma das frases mais certeiras, em relação ao futebol, proferidas nos últimos tempos. Porque na verdade é muito fácil de ‘ler’ aquilo que Rúben Amorim quer e faz do Sporting, mas como a força da ideia dele parte de uma grande mobilidade ofensiva, torna-se bem complicado aos adversários apresentarem argumentos para a travarem. Os jogadores do Sporting não ‘estão’ nos espaços de finalização, antes ‘aparecem’ lá e essa mobilidade coloca sempre os treinadores adversários perante um dilema: aceitam ‘desposicionar’ os seus médios e defesas em função dos deslocamentos constantes dos jogadores do Sporting, ou abordam o jogo defensivo a partir da referência à ocupação zonal? Com uma ou outra exceção, raro é o treinador que aceita fazer marcação individual a mais do que um ou dois jogadores ofensivos. Sobre os outros recorre-se à ideia de encurtamento dos espaços, seja com a subida da linha de defesa (quando se tem centrais rápidos), seja com a concentração de homens nas linhas defensiva e média (como fez Jesualdo Ferreira). Quem segue todos os jogos do Sporting sabe bem que já defrontámos todas estas ideias. E na esmagadora maioria das vezes foram os Leões a vencer. Porque a força da ideia de Rúben Amorim, mais minuto menos minuto, acaba por levar a melhor. Ele chamou-lhe, creio que em tom de brincadeira, ‘estrelinha’. Na verdade, não o é. Quando os jogadores aceitam não sair do roteiro, e quando o mesmo é mesmo bom, o sucesso está mais próximo. Ora, o Sporting, mesmo sem muitos jogadores capazes de ‘virar’ o jogo pela sua capacidade individual, faz da ideia do treinador a sua grande arma. Raramente deixa de ser equipa, entende bem que a força do coletivo é bem superior à soma das individualidades. O sucesso reside aí.


Quando um grupo de jogadores aceita submeter-se às ideias de um treinador por acreditar naquilo que lhes é transmitido, estabelece-se a ‘reação química’ que faz os campeões. Não tenho dúvidas que o Sporting está a viver hoje essa ‘reação química’, porque não identifiquei, até ao momento, um jogador que entrasse em campo e não soubesse muito bem qual o papel que lhe cabia desempenhar naquele ‘filme’. Pode fazê-lo melhor ou pior que outro colega, é natural, a qualidade não é igual em todos, mas não vejo ali ninguém errar posicionamentos de forma recorrente. Se houver combustível para manter a lamparina acesa até maio, esta ‘reação química’ terá tudo para ficar na história.

 


P.S. O cartão amarelo visto por Palhinha no Bessa é uma decisão muito triste para quem, como eu, defende que a arbitragem na atualidade está incomparavelmente melhor do que num passado recente. Aceitaria mais facilmente o amarelo a Coates na falta à entrada da área sobre Paulinho. A falta de Palhinha é igual a dezenas de outras que só valem cartão caso ocorram por acumulação de lances faltosos, mas neste caso... foi a primeira infração. Vários árbitros deram-me fortes razões para deixar de acreditar em ‘encomendas’. Fábio Veríssimo fez-me vacilar, fez-me ficar de pé atrás. Quero acreditar que foi apenas uma decisão infeliz...


Clube

João Benedito, ex Sporting, é trunfo para candidato à FPF

Em declarações ao Bola na Hora, o candidato ao cargo de presidente da Organização negou ter um potencial rival no seu caminho

João Benedito, ex Sporting, junta-se a Nuno Lobo na corrida à presidência da FPF
João Benedito, ex Sporting, junta-se a Nuno Lobo na corrida à presidência da FPF

  |

Icon Comentário0

João Benedito, antigo guarda-redes de futsal do Sporting e ex-candidato à Presidência do Clube de Alvalade, está atualmente na corrida à direção da Federação Portuguesa de Futebol como braço direito de Nuno Lobo. Em declarações ao jornal A Bola, no programa Bola na Hora, Nuno fez algumas confissões acerca dos seus trunfos para as próximas eleições.


"Estou convicto de que Pedro Proença não será candidato da Federação. Eu conheço-o, tenho uma boa relação com Pedro Proença, pessoal e institucional", começou por assegurar. "Tenho de Pedro Proença um homem que cumpre os seus compromissos, tenho-o genuinamente como um homem de compromissos e de palavra".


Além disso, explicou, "Pedro Proença foi eleito presidente da Liga, para o último mandato, há cerca de um ano, foi eleito para a European League há seis ou sete meses e não acredito por aquilo que conheço que ele abandone e que dia que não ao compromisso que assumiu".


"Para mim, é sagrado fazer aquilo que se promete, o caderno de encargos que nós fazemos com os nossos eleitores", confessou. Ainda em referência à sua candidatura, em fevereiro de 2025, sabe-se que Nuno Lobo candidatar-se-á com o seu braço direito João Benedito.

Em caso de vitória, o guardião que tornou-se numa figura ímpar no futsal português, será o vice-presidente da Federação de Futebol e também considerado o presidente substituto. Recorde-se ainda que João Benedito foi candidato à Direção do Sporting em 2018, mas foi derrotado por Frederico Varandas.


Veja no vídeo abaixo as declarações de Nuno Lobo:


Clube

Sporting arrasa Benfica e Porto e Varandas sorri

Turma de Alvalade deixou rivais bem para trás na classificação e Presidente dos verdes e brancos quer continuar o momento atual

Sporting de Frederico Varandas bate Benfica e Porto nas redes sociais
Sporting de Frederico Varandas bate Benfica e Porto nas redes sociais

  |

Icon Comentário0

À medida que as redes sociais se consolidam como uma ponte entre os adeptos e o dia a dia dos seus clubes, o Sporting continua a destacar-se. De acordo com uma publicação da página 'Deportes e Finanzas' na rede social X, o os verdes e brancos reafirmaram-se como líderes fora das quatro linhas, demonstrando a força da sua presença digital.


Tendo obtido mais de 40 milhões de visualizações na rede social em questão, durante o mês de novembro de 2024, ultrapassou o Porto, que teve 14,8M, e o Benfica que fecha o pódio com 12M. No entanto, O Sporting também lidera o ranking de clubes portugueses com mais visualizações em redes sociais como o Facebook, TikTok e Instagram.


Num mês que ficou marcado pela saída de Ruben Amorim, a chegada de João Pereira e a fase menos favorável que os leões estão a viver atualmente, o apoio dos adeptos continua a fazer-se sentir em todas as frentes, dentro e fora das quatro linhas.


A Turma de Alvalade segue na liderança da Liga Portugal Betclic, com 33 pontos. O segundo lugar é ocupado pelo Benfica, que tem 31 pontos, mas menos uma partida disputada. No terceiro posto, está o Porto, com 31 pontos acumulados e todos os jogos em dia.

O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 10 de dezembro, frente ao Club Brugge, em jogo relativo à sexta jornada da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Nicky Hayen jogar-se-á às 20h00, na Bélgica.



Clube

Varandas assinou! Sporting assume nova parceria com...

Presidente dos leões marcou presença, como figura máxima do Clube, em cerimónia de assinatura de protocolo que pretende criar sinergias de desenvolvimento desportivo

Sporting de Frederico Varandas assina parceria desportiva
Sporting de Frederico Varandas assina parceria desportiva

  |

Icon Comentário0

O Sporting formalizou uma nova parceria desportiva, com a assinatura de um protocolo de Colaboração entre o Clube e a Viver Santarém, que visa promover o desenvolvimento desportivo e a formação de jovens no concelho. A cerimónia decorreu no estádio José Alvalade e contou com a presença de Frederico Varandas, Presidente dos leões, João Leite, presidente da Câmara Municipal de Santarém, e ainda membros do Conselho de Administração da organização.


O protocolo debruça-se, sobretudo, sobre a prática desportiva da natação - a primeira vez que a secção da natação do Sporting vai colaborar com uma entidade exterior ao Clube. O grande objetivo da parceria - que abrange as modalidades de natação pura e polo aquático - é melhorar a Escola de Atividades Aquáticas da Viver Santarém, incrementando o nível técnico e competitivo dos atletas.


As áreas de cooperação incluem a organização de eventos para atletas não federados, estágios e treinos em conjunto, formação especializada para treinadores e a participação de atletas do Sporting sob representação da Viver Santarém. Permitirá, assim, uma permuta de conhecimentos e metodologias de treino.


O Sporting passa, assim, a contar com um parceiro estratégico no Centro do país, e a Viver Santarém tem a hipótese de se tornar numa referência desportiva a nível regional, com condições de treino mais avançadas para os seus atletas.

O protocolo tem uma duração inicial de dois anos e renovação automática. As responsabilidades de ambas as partes estão definidas: a Viver Santarém disponibilizará as suas instalações, e garantirá a presença dos seus treinadores nos programas de formação, e o Sporting fornecerá os recursos humanos e técnicos para apoiar treinos e competições.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Brilhou pelo Sporting e agora trocou futebol pelo futsal
Clube

Brilhou pelo Sporting e agora trocou futebol pelo futsal

 

Icon Comentário0
Sporting de luto! Faleceu sócio de longa data
Clube

Sporting de luto! Faleceu sócio de longa data

 

Icon Comentário0
3 milhões! Varandas aprova recorde no Sporting
Clube

3 milhões! Varandas aprova recorde no Sporting

 

Icon Comentário0