Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

A SUPERESTRUTURA

Ao dia de hoje o Sporting CP ainda não tem um Gestor de Activos nem uma equipa de scouting assertiva

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Ainda em campanha eleitoral, Frederico ‘ao sabor dos ventos’ Varandas tentou copiar a retórica do vizinho do lado ao garantir ter para o futebol um plano que envolvia a criação de uma superestrutura, a qual na sua cabeça ia do roupeiro ao líder (ele mesmo). Era tal coisa nunca vista que os resultados da equipa surgiriam de forma natural. “As pessoas pediam-me que só não queriam ficar abaixo do 3º lugar. Hoje dá-me satisfação os Sportinguistas dizerem que temos uma equipa que acreditam que pode ser campeã”. A frase é de Varandas, na entrevista que concedeu para assinalar os 100 dias de presidência. A soberba surgia em pleno ‘keizerball’, período no qual o treinador holandês (indicado como o ideal para dar corpo ao projecto elaborado) amealhou vitórias, umas atrás das outras. A superestrutura estava em funcionamento e todos sabemos como esta história terminou. Aliás, esta e outras, em concreto as histórias de quatro treinadores despedidos em duas épocas. A equipa, nas duas épocas, nunca lutou para ser campeã e terminou em 19/20 mesmo abaixo do 3º lugar. Está a ver, Frederico, os adeptos que lhe pediam por tudo para evitar que a equipa descesse abaixo do 3º lugar percebiam/percebem melhor o contexto do jogo do que você.


Por isso, com toda a inaptidão que Varandas já demonstrou, fica difícil a um sportinguista exibir algo parecido com optimismo em relação à nova temporada que para nós começa hoje. Porque se outros já abandonaram a conversa da estrutura e agarraram-se à escolha do novo treinador e dos novos jogadores como um náufrago se agarra a um pedaço da madeira em alto mar, no Sporting CP vemos que o Presidente do Conselho de Administração da SAD ainda nem percebeu os equívocos na constituição dessa tal estrutura. Porque a mesma não contempla um Gestor de Activos (funções que não se confundem com a de Diretor Desportivo), tão-pouco uma equipa de scouting assertiva e, essa sim, a atuar sob a orientação do Diretor Desportivo.


O primeiro tem de preocupar-se em mostrar a sua capacidade de gestão do plantel na folha do balanço financeiro, cuidando de dar à administração as melhores condições de compra, venda e aluguer de activos.


Ao segundo cabe a função de guiar o scouting no caminho de jogadores que se enquadrem no perfil previamente definido entre ele próprio e o treinador (com atenções mais centradas nos mercados periféricos do que no das principais ligas europeias) ; cabe-lhe também a importante tarefa de zelar pelos interesses desportivos da SAD (garantindo que o treinador está todos os dias ligado com os objectivos definidos pela administração), bem como proteger o papel do treinador. Ora, pelo que se vê e pelo que se ouviu na entrevista de José Pedro, adjunto de Silas, Hugo Viana não cumpriu com sucesso, até ao dia de hoje, qualquer dessas tarefas. Mas então como continua a merecer toda a confiança do patrão? Provavelmente porque o patrão tem uma ideia errada de qual deve ser o papel de um Diretor Desportivo.

Ora, após as apresentações oficiais de Antunes e Porro, como ficámos? Com Nuno Mendes, Borja, Acuña e Antunes no papel de soluções para o papel de falso lateral-esquerdo; com Ristovski, Rosier, Bruno Gaspar e Porro para desempenhar o mesmo papel no corredor contrário. Um Gestor de Activos, previamente avisado da entrada iminente de dois laterais, cuidaria desde logo de encontrar clube(s) para, pelo menos, um jogador de cada corredor. Ao fazê-lo à posteriori, como sucederá, a SAD parte claramente de posição fragilizada. Os possíveis interessados sabem agora estar a negociar excedentes, pelo que podem comprar em baixa, não pagando sequer verbas equivalentes às gastas pelo Sporting (caso evidente de Rosier), ou podem negociar empréstimos vantajosos, sem obrigação de compra e até exigir alguma repartição de salários. Ao Sporting pode então só restar um caminho para não ficar a perder muito: entregar os excedentários às mãos de Jorge Mendes, que logo encontrará entre os vários clubes que ‘controla’, um que lhe deva favores e se veja obrigado a aceitar o ‘embrulho’. Acontece que quando um clube se mete por estes caminhos para se livrar de ’problemas’ também acaba a receber ‘embrulhos’. E o Sporting, desde que Varandas e Hugo Viana entraram, já recebeu um de 2 milhões.


P.S - Há mês e meio escrevi aqui sobre ‘o momento Bryan Ruiz’, aquele em que o erro de um jogador pode aniquilar as possibilidades de êxito de uma equipa numa determinada prova. Expliquei que nenhum treinador, por melhor que seja, nenhuma estrutura por mais competente que seja, nenhum salário, por mais elevado que seja, consegue controlar esse momento. Sterling, no mesmo estádio e na mesma baliza, deu no sábado ‘o momento Bryan Ruiz’ ao mega milionário Man. City. Na Champions.


Futebol

Craque do Sporting que é alvo de várias críticas pretende ser 'preso' em Alvalade por...

Jogador tem vindo a receber algumas propostas para deixar o plantel verde branco, mas leões não deverão deixar que tal aconteça

Amorim pretende manter a todo o custo Nuno Santos no Sporting
Amorim pretende manter a todo o custo Nuno Santos no Sporting

  |

Icon Comentário0

Está mais do que garantido: Rúben Amorim fará de tudo para manter Nuno Santos no Sporting pelo menos até ao final da temporada. O jogador é visto como um dos mais importantes do plantel e, apesar de ter interessados, o treinador já passou esta informação à estrutura verde e branca.


O jornal Record reforça, na sua edição desta sexta-feira, dia 27 de setembro, o ponto de vista do técnico verde e branco em relação ao esquerdino, por quem teve de voltar a sair em defesa, na antevisão à partida frente ao Estoril, depois das suas declarações no final do Sporting - AVS.


"Quando falo do Nuno Santos é pela ligação muito especial que eu tenho com ele. É para ele usufruir. Um dia isto vai acabar e ele vai perceber que andou preocupado com outras coisas sem usufruir o momento. Se ele ficar chateado ou não por jogar, ele dá o máximo. Vocês colocaram essa parte da crítica... Antes disso, que não foi crítica nenhuma, eu disse que era dos jogadores mais importantes. Tinha fome, tinha uma grande intensidade... Isso não foi falado. A minha preocupação é defender, em todos os momentos, o Nuno Santos. Quando vocês criticam o Nuno Santos porque um vidro caiu, quem o defende sou eu. Ele sabe muito bem. Fui eu que o fui buscar. Quando tenho de lhe dizer algumas coisas, digo. Às vezes falo com uma abertura que nem devia falar", atirou Amorim.


Vale lembrar que o 'camisola 11' tem sido alvo de algum assédio no decorrer dos últimos tempos e tem vindo a manter as suas opções em aberto. No entanto, tal como Amorim, o jogador não pretende deixar o Clube de Alvalade sem, pelo menos, tentar a conquista do bicampeonato.

Na presente temporada, o Nuno Santos já soma quatro partidas, registando um total de 192 minutos. Durante o tempo que esteve dentro de campo, o lateral de Rúben Amorim ainda não somou qualquer golo ou assistência.


Em 2023/24, Nuno Santos – atualmente avaliado em 14 milhões de euros – fez 50 encontros com a Listada verde e branca tendo feito o gosto ao pé em seis ocasiões (Farense, Dumiense, Vitória de Guimarães, Braga, Boavista e Estrela da Amadora) e feito 16 assistências, sendo o jogador do Sporting com mais passes para golo.


Futebol

Mudanças à vista! Amorim prepara surpresas de última hora para o Estoril - Sporting

Apesar de ter referido que não existiriam poupanças antes da Champions, técnico leonino poderá vir a fazer alguma gestão do seu plantel

Geny Catamo e Hidemasa Morita apontam às escolhas de Amorim no Estoril - Sporting
Geny Catamo e Hidemasa Morita apontam às escolhas de Amorim no Estoril - Sporting

  |

Icon Comentário0

Rúben Amorim está a preparar várias mexidas para o Estoril - Sporting desta sexta-feira, dia 27 de setembro. Os leões vão chegar à Amoreira com um onze inicial que se espera com algumas mudanças chave após a partida frente ao AVS. No caso, Geny Catamo e Hidemasa Morita deverão regressar à titularidade.


Segundo avança o jornal Record, na sua mais recente edição, o técnico dos verdes e brancos pode vir a gerir a situação de Geovany Quenda, que é opção para o treinador há oito jogos seguidos. Assim sendo, o moçambicano deverá entrar para o seu lugar, passando o corredor direito e deixando Nuno Santos no esquerdo.


Outra das mudanças deverá mesmo passar pelo meio-campo leonino. Se Daniel Bragança foi titular frente ao AVS, agora, Morita deverá voltar a fazer dupla com Morten Hjulmand no miolo do Sporting, também devido a alguma gestão de Amorim na última ronda da prova.


O Sporting volta a entrar em campo já esta sexta-feira, dia 27 de setembro, frente ao Estoril, em jogo relativo à sétima jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante do emblema canarinho jogar-se-á às 20h15, no Estádio António Coimbra da Mota.

De momento, os leões ocupam o primeiro lugar da tabela na Liga Portugal Betclic, com 18 pontos, em seis jogos. Porto (15) e Benfica (13) fecham o pódio da prova, com o mesmo número de encontros disputados. O Estoril, adversário desta ronda, é o 13.º classificado, com seis pontos.



Futebol

Jogador que tem adeptos do Sporting pelo beicinho tem novidades sobre titularidade

Turma de Rúben Amorim volta a entrar em campo esta sexta-feira, dia 27 de setembro, frente ap Estoril, em partida da sétima jornada

Conrad Harder aponta à titularidade no Estoril - Sporting
Conrad Harder aponta à titularidade no Estoril - Sporting

  |

Icon Comentário0

Conrad Harder deverá, novamente, fazer dupla com Viktor Gyokeres no ataque do Sporting esta sexta-feira, dia 27 de setembro, frente ao Estoril. Rúben Amorim pode não vir a repetir o onze inicial que utilizou contra o AVS, mas no que toca à presença do avançado dinamarquês, tal não deverá mudar.


Uma vez que Pedro Gonçalves e Marcus Edwards continuam de fora devido a lesão - tal como confirmou o técnico leonino em antevisão ao encontro -, o 'camisola 19' parece ter voltado a encontrar espaço entre os titulares dos leões, sobretudo depois da sua sua estreia, em Alvalade, ter corrido de feição.


À passagem pela sexta jornada da Liga, pelo Sporting, o avançado dinamarquês realizou o segundo encontro, tendo feito a estreia pelos leões antes disso, na Liga dos Campeões. Apesar do pouco tempo em campo, o jogador mostrou excelentes pormenores e leva já um golo em apenas dois encontros com a Listada verde e branca.


O Sporting volta a entrar em campo já esta sexta-feira, dia 27 de setembro, frente ao Estoril, em jogo relativo à sétima jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante do emblema canarinho jogar-se-á às 20h15, no Estádio António Coimbra da Mota.

De momento, os leões ocupam o primeiro lugar da tabela na Liga Portugal Betclic, com 18 pontos, em seis jogos. Porto (15) e Benfica (13) fecham o pódio da prova, com o mesmo número de encontros disputados. O Estoril, adversário desta ronda, é o 13.º classificado, com seis pontos.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Médio formado no Benfica encanta Amorim; Técnico do Sporting tira notas
Futebol

Exclusivo Leonino - Médio formado no Benfica encanta Amorim; Técnico do Sporting tira notas

 

Icon Comentário0
Tudo em pratos limpos! Jogador do Sporting ilibado de agressão no Clássico frente ao Porto
Futebol

Tudo em pratos limpos! Jogador do Sporting ilibado de agressão no Clássico frente ao Porto

 

Icon Comentário0
Acabou o sonho! Sporting perde frente ao Real Madrid e falha presença na Liga dos Campeões
Futebol

Acabou o sonho! Sporting perde frente ao Real Madrid e falha presença na Liga dos Campeões

 

Icon Comentário0