
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Ainda em campanha eleitoral, Frederico ‘ao sabor dos ventos’ Varandas tentou copiar a retórica do vizinho do lado ao garantir ter para o futebol um plano que envolvia a criação de uma superestrutura, a qual na sua cabeça ia do roupeiro ao líder (ele mesmo). Era tal coisa nunca vista que os resultados da equipa surgiriam de forma natural. “As pessoas pediam-me que só não queriam ficar abaixo do 3º lugar. Hoje dá-me satisfação os Sportinguistas dizerem que temos uma equipa que acreditam que pode ser campeã”. A frase é de Varandas, na entrevista que concedeu para assinalar os 100 dias de presidência. A soberba surgia em pleno ‘keizerball’, período no qual o treinador holandês (indicado como o ideal para dar corpo ao projecto elaborado) amealhou vitórias, umas atrás das outras. A superestrutura estava em funcionamento e todos sabemos como esta história terminou. Aliás, esta e outras, em concreto as histórias de quatro treinadores despedidos em duas épocas. A equipa, nas duas épocas, nunca lutou para ser campeã e terminou em 19/20 mesmo abaixo do 3º lugar. Está a ver, Frederico, os adeptos que lhe pediam por tudo para evitar que a equipa descesse abaixo do 3º lugar percebiam/percebem melhor o contexto do jogo do que você.
Por isso, com toda a inaptidão que Varandas já demonstrou, fica difícil a um sportinguista exibir algo parecido com optimismo em relação à nova temporada que para nós começa hoje. Porque se outros já abandonaram a conversa da estrutura e agarraram-se à escolha do novo treinador e dos novos jogadores como um náufrago se agarra a um pedaço da madeira em alto mar, no Sporting CP vemos que o Presidente do Conselho de Administração da SAD ainda nem percebeu os equívocos na constituição dessa tal estrutura. Porque a mesma não contempla um Gestor de Activos (funções que não se confundem com a de Diretor Desportivo), tão-pouco uma equipa de scouting assertiva e, essa sim, a atuar sob a orientação do Diretor Desportivo.
O primeiro tem de preocupar-se em mostrar a sua capacidade de gestão do plantel na folha do balanço financeiro, cuidando de dar à administração as melhores condições de compra, venda e aluguer de activos.
Ao segundo cabe a função de guiar o scouting no caminho de jogadores que se enquadrem no perfil previamente definido entre ele próprio e o treinador (com atenções mais centradas nos mercados periféricos do que no das principais ligas europeias) ; cabe-lhe também a importante tarefa de zelar pelos interesses desportivos da SAD (garantindo que o treinador está todos os dias ligado com os objectivos definidos pela administração), bem como proteger o papel do treinador. Ora, pelo que se vê e pelo que se ouviu na entrevista de José Pedro, adjunto de Silas, Hugo Viana não cumpriu com sucesso, até ao dia de hoje, qualquer dessas tarefas. Mas então como continua a merecer toda a confiança do patrão? Provavelmente porque o patrão tem uma ideia errada de qual deve ser o papel de um Diretor Desportivo.
Ora, após as apresentações oficiais de Antunes e Porro, como ficámos? Com Nuno Mendes, Borja, Acuña e Antunes no papel de soluções para o papel de falso lateral-esquerdo; com Ristovski, Rosier, Bruno Gaspar e Porro para desempenhar o mesmo papel no corredor contrário. Um Gestor de Activos, previamente avisado da entrada iminente de dois laterais, cuidaria desde logo de encontrar clube(s) para, pelo menos, um jogador de cada corredor. Ao fazê-lo à posteriori, como sucederá, a SAD parte claramente de posição fragilizada. Os possíveis interessados sabem agora estar a negociar excedentes, pelo que podem comprar em baixa, não pagando sequer verbas equivalentes às gastas pelo Sporting (caso evidente de Rosier), ou podem negociar empréstimos vantajosos, sem obrigação de compra e até exigir alguma repartição de salários. Ao Sporting pode então só restar um caminho para não ficar a perder muito: entregar os excedentários às mãos de Jorge Mendes, que logo encontrará entre os vários clubes que ‘controla’, um que lhe deva favores e se veja obrigado a aceitar o ‘embrulho’. Acontece que quando um clube se mete por estes caminhos para se livrar de ’problemas’ também acaba a receber ‘embrulhos’. E o Sporting, desde que Varandas e Hugo Viana entraram, já recebeu um de 2 milhões.
P.S - Há mês e meio escrevi aqui sobre ‘o momento Bryan Ruiz’, aquele em que o erro de um jogador pode aniquilar as possibilidades de êxito de uma equipa numa determinada prova. Expliquei que nenhum treinador, por melhor que seja, nenhuma estrutura por mais competente que seja, nenhum salário, por mais elevado que seja, consegue controlar esse momento. Sterling, no mesmo estádio e na mesma baliza, deu no sábado ‘o momento Bryan Ruiz’ ao mega milionário Man. City. Na Champions.
Atleta de 19 anos já tem viagem marcada para Lisboa nos próximos dias, onde dará início a esta nova etapa da carreira, agora de Leão ao peito
|
Víctor Guzmán já não foge ao Sporting. Natural de Lima, o jovem avançado 19 anos deverá integrar, numa fase inicial, a equipa de sub-23 dos leões. O acordo com o Alianza Lima, clube formador do atleta, deve reter ainda uma percentagem do passe do prodígio da América do Sul de cerca de 40%.
O atacante peruano vai assim assinar um contrato válido por três temporadas com o emblema de Alvalade. O atleta já tem viagem marcada para a capital portuguesa nos próximos dias, onde dará início a esta nova etapa da carreira, agora de Leão ao peito.
Víctor Guzmán era também pretendido pelos uruguaios do Nacional, mas o jovem futebolista terá preferido a mudança para o Clube leonino, sendo que o contrato do internacional sub-20 peruano com o Alianza Lima era válido até ao próximo mês de dezembro.
Na presente temporada, tem sido opção maioritariamente na formação B, ao serviço da qual soma oito remates certeiros em outros tantos encontros. Nas camadas jovens da seleção do Peru, o avançado já participou em 14 partidas, nas quais marcou um golo.
A turma de sub-23 - orientada por Filipe Neto - terminou a presente temporada desportiva de 2024/25 no sétimo e penúltimo lugar da Liga Revelação com 17 pontos somados. O Torreense ficou na primeira posição com 30, seguido do Famalicão que somou 27 pontos.
Clube liderado por John Textor tem uma dívida de cerca de 175 milhões de euros e foi assim despromovido à segunda divisão do futebol francês
|
O Lyon, treinado pelo português Paulo Fonseca, foi despromovido à segunda divisão francesa pela Direção Nacional de Controlo e Gestão (DNCG), anunciou, esta terça-feira, dia 24 de junho, a Liga francesa de futebol profissional (LFP). Desta forma, o acordo com Afonso Moreira deve cair por terra.
O extremo do Sporting estava prestes a assinar um contrato de cinco anos, que o iria deixar ligado ao clube francês até 2030, altura em que o jogador terá 25 anos de idade. O atleta iria render aos cofres verdes e brancos um valor a rondar os 2 milhões de euros.
O Lyon pode, no entanto, recorrer da decisão da DNCG, que, em 15 de novembro de 2024, já tinha ameaçado o clube com a despromoção caso a sua situação financeira não melhorasse até ao final da temporada, além de ter impedido a equipa de contratar jogadores no mercado de inverno.
Segundo a imprensa francesa, o clube liderado por John Textor tem uma dívida de cerca de 175 milhões de euros. O Lyon foi sexto classificado na última temporada na liga francesa, tendo garantido também um lugar nas competições da UEFA em 2025/26.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Afonso Moreira – avaliado em 400 mil euros - fez 33 encontros: 24 pela equipa B, seis pelos sub-19 e três no plantel principal. No total, o extremo disputou 2.114 minutos, nos quais marcou nove golos e fez duas assistências.
Antigo jogador do abordou possível transferência do sueco para o emblema londrino e sugere outros nomes para Mikel Arteta conquistar a Premier League
|
William Gallas, antigo defesa francês de 47 anos que jogou no Arsenal, tem dúvidas de que Viktor Gyokeres seja o ponta de lança ideal para reforçar a frente de ataque dos 'gunners' na próxima época. O antigo jogador voltou a desvalorizar o atacante leonino.
William Gallas: "Gyokeres? Arsenal precisa de vencer a Premier League"
William Gallas abordou a possível transferência do sueco do goleador do Sporting para o emblema londrino, falando de outros possíveis alvos para a linha mais avançada de Mikel Arteta: “Osimhen é um avançado de topo, mas vejo-o a chocar com Arteta. Gyokeres encaixaria melhor, mas o Arsenal precisa de vencer a Premier League”.
“Para isso, precisa de contratar Alexander Isak ao Newcastle. Isak é perfeito para o Arsenal, é o avançado que garante a melhor hipótese de vencer o título”, acrescentou William Gallas, fazendo referência ao companheiro de Viktor Gyokeres na seleção da Suécia.
Vale a pena recordar que esta não é a primeira vez que o antigo defesa internacional pela seleção gaulesa não se mostra convencido pelas exibições de Viktor Gyokeres: “Pode adaptar-se à Premier League? Essa é a grande questão. Tem 26 anos, não sei se pode ser um dos grandes pontas de lança da Europa”, disse, recentemente.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.