Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

A SUPERESTRUTURA

Ao dia de hoje o Sporting CP ainda não tem um Gestor de Activos nem uma equipa de scouting assertiva

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Ainda em campanha eleitoral, Frederico ‘ao sabor dos ventos’ Varandas tentou copiar a retórica do vizinho do lado ao garantir ter para o futebol um plano que envolvia a criação de uma superestrutura, a qual na sua cabeça ia do roupeiro ao líder (ele mesmo). Era tal coisa nunca vista que os resultados da equipa surgiriam de forma natural. “As pessoas pediam-me que só não queriam ficar abaixo do 3º lugar. Hoje dá-me satisfação os Sportinguistas dizerem que temos uma equipa que acreditam que pode ser campeã”. A frase é de Varandas, na entrevista que concedeu para assinalar os 100 dias de presidência. A soberba surgia em pleno ‘keizerball’, período no qual o treinador holandês (indicado como o ideal para dar corpo ao projecto elaborado) amealhou vitórias, umas atrás das outras. A superestrutura estava em funcionamento e todos sabemos como esta história terminou. Aliás, esta e outras, em concreto as histórias de quatro treinadores despedidos em duas épocas. A equipa, nas duas épocas, nunca lutou para ser campeã e terminou em 19/20 mesmo abaixo do 3º lugar. Está a ver, Frederico, os adeptos que lhe pediam por tudo para evitar que a equipa descesse abaixo do 3º lugar percebiam/percebem melhor o contexto do jogo do que você.


Por isso, com toda a inaptidão que Varandas já demonstrou, fica difícil a um sportinguista exibir algo parecido com optimismo em relação à nova temporada que para nós começa hoje. Porque se outros já abandonaram a conversa da estrutura e agarraram-se à escolha do novo treinador e dos novos jogadores como um náufrago se agarra a um pedaço da madeira em alto mar, no Sporting CP vemos que o Presidente do Conselho de Administração da SAD ainda nem percebeu os equívocos na constituição dessa tal estrutura. Porque a mesma não contempla um Gestor de Activos (funções que não se confundem com a de Diretor Desportivo), tão-pouco uma equipa de scouting assertiva e, essa sim, a atuar sob a orientação do Diretor Desportivo.


O primeiro tem de preocupar-se em mostrar a sua capacidade de gestão do plantel na folha do balanço financeiro, cuidando de dar à administração as melhores condições de compra, venda e aluguer de activos.


Ao segundo cabe a função de guiar o scouting no caminho de jogadores que se enquadrem no perfil previamente definido entre ele próprio e o treinador (com atenções mais centradas nos mercados periféricos do que no das principais ligas europeias) ; cabe-lhe também a importante tarefa de zelar pelos interesses desportivos da SAD (garantindo que o treinador está todos os dias ligado com os objectivos definidos pela administração), bem como proteger o papel do treinador. Ora, pelo que se vê e pelo que se ouviu na entrevista de José Pedro, adjunto de Silas, Hugo Viana não cumpriu com sucesso, até ao dia de hoje, qualquer dessas tarefas. Mas então como continua a merecer toda a confiança do patrão? Provavelmente porque o patrão tem uma ideia errada de qual deve ser o papel de um Diretor Desportivo.

Ora, após as apresentações oficiais de Antunes e Porro, como ficámos? Com Nuno Mendes, Borja, Acuña e Antunes no papel de soluções para o papel de falso lateral-esquerdo; com Ristovski, Rosier, Bruno Gaspar e Porro para desempenhar o mesmo papel no corredor contrário. Um Gestor de Activos, previamente avisado da entrada iminente de dois laterais, cuidaria desde logo de encontrar clube(s) para, pelo menos, um jogador de cada corredor. Ao fazê-lo à posteriori, como sucederá, a SAD parte claramente de posição fragilizada. Os possíveis interessados sabem agora estar a negociar excedentes, pelo que podem comprar em baixa, não pagando sequer verbas equivalentes às gastas pelo Sporting (caso evidente de Rosier), ou podem negociar empréstimos vantajosos, sem obrigação de compra e até exigir alguma repartição de salários. Ao Sporting pode então só restar um caminho para não ficar a perder muito: entregar os excedentários às mãos de Jorge Mendes, que logo encontrará entre os vários clubes que ‘controla’, um que lhe deva favores e se veja obrigado a aceitar o ‘embrulho’. Acontece que quando um clube se mete por estes caminhos para se livrar de ’problemas’ também acaba a receber ‘embrulhos’. E o Sporting, desde que Varandas e Hugo Viana entraram, já recebeu um de 2 milhões.


P.S - Há mês e meio escrevi aqui sobre ‘o momento Bryan Ruiz’, aquele em que o erro de um jogador pode aniquilar as possibilidades de êxito de uma equipa numa determinada prova. Expliquei que nenhum treinador, por melhor que seja, nenhuma estrutura por mais competente que seja, nenhum salário, por mais elevado que seja, consegue controlar esse momento. Sterling, no mesmo estádio e na mesma baliza, deu no sábado ‘o momento Bryan Ruiz’ ao mega milionário Man. City. Na Champions.


Futebol

Exclusivo Leonino - Sporting 'despacha' central por culpa de... Amorim

Leões tinham contratação bem alinhavada, mas saída do técnico para o Manchester United cancelou planos de Frederico Varandas

Ruben Amorim tinha segurado Bruno Ramos no Sporting
Ruben Amorim tinha segurado Bruno Ramos no Sporting

  |

Icon Comentário0

O Sporting não deverá acionar a cláusula de compra de Bruno Ramos, sabe o Leonino. Os leões estavam com intenções de contratar o central em definitivo, uma vez que Ruben Amorim apreciava as características do defesa brasileiro de 19 anos.


Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, a SAD verde e branca poderá não avançar no negócio, uma vez que o técnico rumou ao Manchester United. Com João Pereira, o jogador não teve oportunidades, não enchendo as medidas ao atual treinador dos leões.


Pelos escalões secundários do Clube de Alvalade, Bruno Ramos - avaliado em 100 mil euros - somou os primeiros minutos no empate dos verdes e brancos diante do Caldas (1-1). O futebolista chegou a ser titular como central pelo meio na vitória (2-1) da equipa A do Sporting num jogo-treino com o Mafra, em Alcochete, no início do mês de setembro, estreando-se oficialmente diante do Portimonense, na Taça de Portugal.


No entanto, não mais voltou a jogar pela equipa B do Sporting, nem foi chamado aos treinos do plantel principal. João Pereira 'riscou' o canarinho, emprestado pelo Académico de Viseu, e a Direção verde e branca não irá pagar cerca de 2 milhões de euros ao emblema beirão.

"Em relação ao aval, ainda não estamos nessa fase. Tivemos muitos percalços na equipa principal e, depois, a vida tem algumas coisas. Ele não estava a ser muito utilizado na equipa B e resolvemos chamá-lo", disse Ruben Amorim, aquando da estreia pelo Sporting.



Futebol

Interesse de Arsenal e Liverpool deixa Sporting satisfeito

Mercado dos verdes e brancos promete dar que falar e Frederico Varandas analisa alegada cobiça de gunners e reds por jogador que tem sido destaque

Sporting aguarda decisão de Arsenal e Liverpool
Sporting aguarda decisão de Arsenal e Liverpool

  |

Icon Comentário0

Viktor Gyokeres é cobiçado por vários clubes de grande renome europeu. O Sporting acredita que vai manter o sueco, pelo menos até ao mercado de verão, apesar do elevado interesse do estrangeiro. João Pedro, avançado do Brighton, poderá ajudar Frederico Varandas.


De acordo com o portal CaughtOffside, para já, Liverpool e Arsenal lideram a corrida pelo jogador, sendo que, no passado mercado de inverno, o Manchester City, de Pep Guardiola, manifestou vontade de contratar o futebolista agora comandado por Fabian Hurzeler.


A mesma fonte avança que tanto os reds como os gunners estão dispostos a pagar aos seagulls uma quantia compreendida entre 60 e 72 milhões de euros. O 'camisola 9' dos verdes e brancos, por sua vez, está blindado por 100 milhões de euros.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 70 milhões de euros – leva 24 encontros: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.000 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 26 golos e fez cinco assistências.

Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Coventry, a troco de 20 milhões mais 4 por objetivos, Viktor Gyokeres contabiliza 74 partidas, 69 finalizações certeiras, 19 assistências e uma Liga Portugal Betclic (2023/24) conquistada. O avançado tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.


Confira a publicação:


Futebol

Apontado ao Sporting, Yildiz vê propostas recusadas

Avançado internacional pela Turquia foi ganhando protagonismo no plantel da Juventus, que negou todas as ofertas pelo jogador

Kenan Yildiz chegou a ser apontado ao Sporting
Kenan Yildiz chegou a ser apontado ao Sporting

  |

Icon Comentário0

A Juventus rejeitou algumas propostas por Kenan Yildiz. Depois de ter sido apontado ao Sporting, no último mercado de inverno, o turco ganhou protagonismo no plantel de Thiago Motta e tornou-se indispensável para a vecchia signora.


Segundo informação avançada pelo Corriere dello Sport, jornal italiano, Chelsea e Manchester United tentaram contratar o habilidoso extremo, mas sem sucesso, uma vez que os responsáveis do emblema de Turim recusaram ambas as abordagens.


A fonte em questão não menciona qual o valor oferecido pelos ingleses, nem tampouco moldes de um eventual contrato. Certo é que os transalpinos não deixaram sair o internacional pela Turquia, tornando-o um dos jogadores mais importantes do plantel.


Esta época, Kenan Yildiz - avaliado em 40 milhões de euros - já disputou 22 encontros pela Juventus, contabilizando o total de 1.580 minutos em campo, nos quais soma quatro golos e três assistências, sendo visto como uma das maiores promessas do futebol atual.

O Sporting, apesar de ter sido apontado como possível destino do turco, antes de este ganhar protagonismo, acabou por não avançar para a contratação do jogador. Agora, apesar de ainda estar referenciado, é uma realidade complicada para o Clube de Alvalade.


Confira a publicação:



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Ex homem forte de Bruno de Carvalho no Sporting lembra falhanços de Varandas
Futebol

Ex homem forte de Bruno de Carvalho no Sporting lembra falhanços de Varandas

 

Icon Comentário0
Gyokeres, craque do Sporting, quebra silêncio: "Não era minha intenção"
Futebol

Gyokeres, craque do Sporting, quebra silêncio: "Não era minha intenção"

 

Icon Comentário0
Oficial! UEFA multa Sporting e proíbe adeptos em jogo importante
Futebol

Oficial! UEFA multa Sporting e proíbe adeptos em jogo importante

 

Icon Comentário0