Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

A SUPERESTRUTURA

Ao dia de hoje o Sporting CP ainda não tem um Gestor de Activos nem uma equipa de scouting assertiva

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Ainda em campanha eleitoral, Frederico ‘ao sabor dos ventos’ Varandas tentou copiar a retórica do vizinho do lado ao garantir ter para o futebol um plano que envolvia a criação de uma superestrutura, a qual na sua cabeça ia do roupeiro ao líder (ele mesmo). Era tal coisa nunca vista que os resultados da equipa surgiriam de forma natural. “As pessoas pediam-me que só não queriam ficar abaixo do 3º lugar. Hoje dá-me satisfação os Sportinguistas dizerem que temos uma equipa que acreditam que pode ser campeã”. A frase é de Varandas, na entrevista que concedeu para assinalar os 100 dias de presidência. A soberba surgia em pleno ‘keizerball’, período no qual o treinador holandês (indicado como o ideal para dar corpo ao projecto elaborado) amealhou vitórias, umas atrás das outras. A superestrutura estava em funcionamento e todos sabemos como esta história terminou. Aliás, esta e outras, em concreto as histórias de quatro treinadores despedidos em duas épocas. A equipa, nas duas épocas, nunca lutou para ser campeã e terminou em 19/20 mesmo abaixo do 3º lugar. Está a ver, Frederico, os adeptos que lhe pediam por tudo para evitar que a equipa descesse abaixo do 3º lugar percebiam/percebem melhor o contexto do jogo do que você.


Por isso, com toda a inaptidão que Varandas já demonstrou, fica difícil a um sportinguista exibir algo parecido com optimismo em relação à nova temporada que para nós começa hoje. Porque se outros já abandonaram a conversa da estrutura e agarraram-se à escolha do novo treinador e dos novos jogadores como um náufrago se agarra a um pedaço da madeira em alto mar, no Sporting CP vemos que o Presidente do Conselho de Administração da SAD ainda nem percebeu os equívocos na constituição dessa tal estrutura. Porque a mesma não contempla um Gestor de Activos (funções que não se confundem com a de Diretor Desportivo), tão-pouco uma equipa de scouting assertiva e, essa sim, a atuar sob a orientação do Diretor Desportivo.


O primeiro tem de preocupar-se em mostrar a sua capacidade de gestão do plantel na folha do balanço financeiro, cuidando de dar à administração as melhores condições de compra, venda e aluguer de activos.


Ao segundo cabe a função de guiar o scouting no caminho de jogadores que se enquadrem no perfil previamente definido entre ele próprio e o treinador (com atenções mais centradas nos mercados periféricos do que no das principais ligas europeias) ; cabe-lhe também a importante tarefa de zelar pelos interesses desportivos da SAD (garantindo que o treinador está todos os dias ligado com os objectivos definidos pela administração), bem como proteger o papel do treinador. Ora, pelo que se vê e pelo que se ouviu na entrevista de José Pedro, adjunto de Silas, Hugo Viana não cumpriu com sucesso, até ao dia de hoje, qualquer dessas tarefas. Mas então como continua a merecer toda a confiança do patrão? Provavelmente porque o patrão tem uma ideia errada de qual deve ser o papel de um Diretor Desportivo.

Ora, após as apresentações oficiais de Antunes e Porro, como ficámos? Com Nuno Mendes, Borja, Acuña e Antunes no papel de soluções para o papel de falso lateral-esquerdo; com Ristovski, Rosier, Bruno Gaspar e Porro para desempenhar o mesmo papel no corredor contrário. Um Gestor de Activos, previamente avisado da entrada iminente de dois laterais, cuidaria desde logo de encontrar clube(s) para, pelo menos, um jogador de cada corredor. Ao fazê-lo à posteriori, como sucederá, a SAD parte claramente de posição fragilizada. Os possíveis interessados sabem agora estar a negociar excedentes, pelo que podem comprar em baixa, não pagando sequer verbas equivalentes às gastas pelo Sporting (caso evidente de Rosier), ou podem negociar empréstimos vantajosos, sem obrigação de compra e até exigir alguma repartição de salários. Ao Sporting pode então só restar um caminho para não ficar a perder muito: entregar os excedentários às mãos de Jorge Mendes, que logo encontrará entre os vários clubes que ‘controla’, um que lhe deva favores e se veja obrigado a aceitar o ‘embrulho’. Acontece que quando um clube se mete por estes caminhos para se livrar de ’problemas’ também acaba a receber ‘embrulhos’. E o Sporting, desde que Varandas e Hugo Viana entraram, já recebeu um de 2 milhões.


P.S - Há mês e meio escrevi aqui sobre ‘o momento Bryan Ruiz’, aquele em que o erro de um jogador pode aniquilar as possibilidades de êxito de uma equipa numa determinada prova. Expliquei que nenhum treinador, por melhor que seja, nenhuma estrutura por mais competente que seja, nenhum salário, por mais elevado que seja, consegue controlar esse momento. Sterling, no mesmo estádio e na mesma baliza, deu no sábado ‘o momento Bryan Ruiz’ ao mega milionário Man. City. Na Champions.


Futebol

Exclusivo Leonino - Samuel Almeida faz pedido sobre mercado do Sporting: "Importante é..."

Antigo Dirigente do Clube de Alvalade crê que plano da Direção liderada por Frederico Varandas tem de ser bem definido durante a janela de inverno

Samuel Almeida faz pedido ao Sporting de Frederico Varandas
Samuel Almeida faz pedido ao Sporting de Frederico Varandas

  |

Icon Comentário0

Pedro Gonçalves saiu lesionado no embate entre Sporting e Braga, da 11.ª jornada do campeonato. O 'camisola 8' foi substituído, em lágrimas, e o problema terá uma gravidade maior do que a esperada inicialmente, tirando o jogador dos relvados até 2025. Em Exclusivo ao Leonino, Samuel Almeida, admite que a a ausência do internacional português não desmotiva o plantel.


“É uma baixa importante na equipa, mas também já esteve ausente em quatro ou cinco jogos este ano e não foi por isso que a equipa deixou de funcionar e ter sucesso. Mas obviamente é uma baixa relevante, sobretudo no arranque de João Pereira, o nosso novo treinador”, explica o antigo membro do Conselho Fiscal e Disciplinar do Clube de Alvalade. 


Fazendo referência ao mercado de inverno, altura em que o a Direção poderá investir em novas contratações, Samuel Almeida garante: “Acho que o mais importante além de reforçar o plantel, que é bastante equilibrado, nesta fase o essencial é não deixar sair nenhum dos jogadores fundamentais. Acho que deve ser essa mesmo a prioridade em janeiro”.


Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada 2024/25 em grande plano. De momento, soma já cinco golos e seis assistências em onze partidas, nas quais disputou um total de 858 minutos dentro das quatro linhas.

Desde que chegou ao Sporting no verão de 2021, oriundo do Famalicão, Pote contabiliza 189 partidas, 81 golos, 49 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.



Futebol

Gyokeres recebeu visita especial de jogador que já defrontou o Sporting e esteve em coma (vídeo)

Compatriota do 'camisola 9' do emblema verde e branco, fez uma surpresa aos colega da seleção nacional da Suécia, nove meses depois

Viktor Gyokeres, avançado do Sporting, foi presenteado por compatriota
Viktor Gyokeres, avançado do Sporting, foi presenteado por compatriota

  |

Icon Comentário0

Viktor Gyokeres e a restante seleção sueca, foram presenteados com uma visita especial pela qual aguardavam há nove meses. Kristoffer Olsson voltou a encontrar-se com os seus colegas, depois de ter estado em coma desde fevereiro de 2024.


Relembre-se que o médio, de 29 anos, que atua pelo Midtjylland, foi hospitalizado no início do ano. O jogador perdeu os sentidos em casa e chegou mesmo a estar ventilado. Já em março, foi transferido para um centro neurológico, onde recuperou as capacidades suas motoras e voltou a comunicar. Desde que foi internado, Olsson tem sido acompanhado pela sua família, recebendo cuidados médicos especializados. 


Tendo marcado presença, anteriormente, no mês de maio, no estádio do Midtjylland, o internacional sueco aproveitou agora a pausa das seleções para visitar o colega de equipa Viktor Gyokeres e os restantes compatriotas com quem já dividiu  balneário.


Relembre-se que Kristoffer Olsson já enfrentou o Clube de Alvalade na temporada 2022/23 e teve uma passagem pelo Arsenal em 2015. Após isso, continuou a sua carreira na Bélgica, passou pela Rússia e, recentemente, estava a jogar no clube dinamarquês. 

A Suécia lidera atualmente o Grupo 1 da Liga das Nações com 10 pontos, seguido pela Eslováquia, que tem igualmente 10. Por outro lado, a Estónia ocupa a terceira posição, com quatro pontos, seguida do Azerbaijão que está no último lugar, com apenas um ponto conquistado.


Veja o momento da surpresa, no vídeo abaixo:


Futebol

Saída de estrela do Sporting? Carlos Lopes garante: "Eu não perdia uma oportunidade destas"

Glória do emblema verde e branco refere que recusou vários convites pelo amor ao Clube de Alvalade, mas, atualmente, pensava duas vezes

Carlos Lopes, glória do Sporting, não condena saída de Amorim
Carlos Lopes, glória do Sporting, não condena saída de Amorim

  |

Icon Comentário0

Carlos Lopes é uma das maiores figuras de sempre do Sporting, - Sócio desde os 7 anos - do desporto nacional e do atletismo Mundial. Em declarações prestadas ao jronal Record, comentou a fase pós-Rúben Amorim e a permanência de Viktor Gyokeres até janeiro.


"O mundo de hoje não é o mundo de ontem. Há oportunidades que a gente não pode desperdiçar. Os clubes têm de estar preparados para isto e têm de se capacitar, cada vez mais, que tem de haver sempre um plano B para estas eventualidades", começou por referir quanto à saída repentina de Amorim, acrescentando: "Se fosse eu também não perdia uma oportunidade destas. Perdi muitas oportunidades por ser Sportinguista, mas hoje se calhar não tinha a mesma atitude. Portanto, é preciso ter coragem para enfrentar isto, mas ainda mais para tornar o Manchester cada vez mais forte".


"O João (Pereira) pode ser um grande treinador, mas não sei se tem valor suficiente para aguentar pegar numa equipa como esta. Esta é uma equipa habituada e feita por um treinador, não vai ser fácil. Desejo a maior felicidade da vida ao João Pereira, mas com algumas reticências pelo meio", referiu, hesitante.


Carlos Lopes prosseguiu, elogiando Viktor Gyokeres, e apontado uma eventual saída. "Destes últimos 20/30 anos é (o melhor avançado do Sporting). Para mim só é comparável com o Chirola (Héctor Yazalde), que era um jogador fabuloso. Este, para mim, nos tempos modernos é superior", admitiu, mas reticente quanto à sua permanência até janeiro. "Sinceramente, tenho muitas dúvidas. Depois da exibição com o Manchester City e da forma como jogou, tenho muitas dúvidas. Mas o Sporting vai ser feliz com isso. Que venha outro igual", confessou, por fim.

Viktor Gyokeres - avaliado em 70 milhões de euros – foi utilizado em 18 encontros (1.526 minutos) esta temporada ao serviço do Sporting, onde apontou 23 golos e fez quatro assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Maria Botelho Moniz, adepta do Sporting, desabafa no Instagram: "Não tinha saudades disto"
Futebol

Maria Botelho Moniz, adepta do Sporting, desabafa no Instagram: "Não tinha saudades disto"

 

Icon Comentário0
Porro comenta saída do Tottenham; Ex Sporting admite estar a par dos rumores
Futebol

Porro comenta saída do Tottenham; Ex Sporting admite estar a par dos rumores

 

Icon Comentário0
Sporting pode ter de pagar à MLS por Bento Estrela: Liga adicionou cláusula no contrato
Futebol

Sporting pode ter de pagar à MLS por Bento Estrela: Liga adicionou cláusula no contrato

 

Icon Comentário0