
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
23 Abr 2025 | 18:36 |
Os cartões amarelos ‘forçados’ pelos jogadores do Benfica, Ángel Di María e Florentino Luís, no recente jogo frente ao Vitória de Guimarães, continuam a dar que falar. Carlos Barbosa da Cruz, conhecido adepto do Sporting, criticou o comportamento dos atletas, mas afirma que a “culpa” pela ausência de penalização é de todos os clubes.
"A UEFA já veio qualificar como prática antidesportiva"
Num artigo de opinião publicado no jornal Record, o advogado e comentador desportivo começa por destacar que a “procura” de cartões amarelos é condenada pela UEFA e pela Federação Portuguesa de Futebol: “A UEFA já veio qualificar como prática antidesportiva e condenar situações em que os jogadores forçam a amostragem de cartões amarelos para limpar a folha e garantir a presença em jogos importantes. A própria Federação, nas competições que tutela, já também segue esta linha e pune o jogador, que, por via do seu comportamento, simula a prática desnecessária de uma infração, para ser punido com um cartão”
No entanto, Carlos Barbosa da Cruz - que, recentemente, falou do clima de "instabilidade emocional" que se vive no Benfica - sublinha que o entendimento da Liga é diferente, o que promove o comportamento: “O Regulamento Disciplinar da Liga, não entende assim, e não sanciona especificamente esta prática, remetendo-a para o limbo das “outras infrações”, cuja benevolência punitiva é bem conhecida. Por via disso, a dita gestão dos cartões tornou-se uma lamentável prática corrente, que atinge picos de descrédito, quando transmitida em direto, como aconteceu com o Benfica em Guimarães”.
“Fique claro que a culpa não é de nenhum clube em particular"
Ainda assim, o adepto do Sporting distribui a "culpa" por todos os clubes e fala de uma “questão de ‘fair-play’”: “Fique claro que a culpa não é de nenhum clube em particular, é deles todos, porque excecionalmente por uma vez, se põem de acordo na consagração deste expediente. E, é triste, porque, não se trata, como disse, com infelicidade, Bruno Lage, de estratégia, outrossim de uma questão de fair play e de defesa do jogo, com as quais não se deve facilitar”.
A terminar, Carlos Barbosa da Cruz lamenta o ambiente de “quase impunidade” que se vive no futebol português: “Dir-se-á que é apenas uma opção legislativa. Não é assim; essa, como outras, ligadas por exemplo, à penalização de comportamentos ilícitos de treinadores e dirigentes (exceto quando a APAF faz queixa), levam a uma situação de quase impunidade e a que o ambiente no futebol português seja dos piores que há por essa Europa fora”.
Depois de uma novela que começou no início deste verão, o goleador sueco viu concretizado o seu desejo de sair de Alvalade e rumar ao Emirates
30 Jul 2025 | 12:03 |
Viktor Gyokeres bateu o recorde de vendas de camisolas do Arsenal. A forma como o goleador sueco saiu do Sporting, em torno de controvérsia, deixou os adeptos dos gunners loucos pelo sueco, mesmo sem que este já tinha vestido a camisola do clube londrino dentro das quatro linhas. Ainda assim, o avançado já deixou exigências ao capitão de equipa, Martin Odegaard.
Segundo informações avançadas pelo New York Times, o goleador máximo das últimas duas edições da Liga Portugal bateu a marca de maior venda de camisolas de um reforço do emblema do Norte de Londres. Ainda assim, os valores atingidos nestas transações ainda não foi revelado.
Um facto que pode ter ajudado que a camisola de Viktor Gyokeres seja tão popular entre os adeptos do Arsenal está no facto que o clube ofereceu a estampa com o nome e número do avançado sueco, a qualquer comprador de um equipamento dos gunners para esta nova temporada, que poupavam assim algo como 18 euros.
Não menos importante é o novo número nas costas do goleador. Depois de ser o ‘camisola 9’ em Alvalade, o ponta-de-lança vai ser o novo ‘camisola 14’ do Emirates, que representa um peso enorme na instituição londrina, uma vez que foi utilizado por aquele que é considerado o maior ídolo da história do emblema, Thierry Henry.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Jogador já se encontra em solo nacional, naquela que será a sua nova casa depois de ser garantido como negócio fechado em Alvalade
30 Jul 2025 | 11:51 |
Rômulo Júnior já chegou a Lisboa. O jovem brasileiro de 21 anos aterrou assim em solo português, onde se prepara para assinar contrato com o Sporting. O antigo defesa central do Atlético Mineiro vai juntar-se à comitiva de João Gião na equipa B, ficando à espreita de uma oportunidade de subir aos quadros de Rui Borges.
Através da sua conta oficial de Instagram, o jogador partilhou uma foto no Aeroporto Humberto Delgado, esta quarta-feira dia 30 de julho. Segue-se uma deslocação para a Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, para realizar os habituais exames médicos, bem como as restantes formalidades antes de ser oficialmente apresentado aos adeptos leoninos.
Desta forma, Rômulo Júnior chega ao Sporting proveniente do Atlético Mineiro por via de uma cedência de uma temporada, com opção de compra. Ainda assim, continua a ser desconhecido o valor a desembolsar para acionar a cláusula da transferência a título definitivo.
O jogador brasileiro ocupa a posição de defesa-central e com apenas 21 anos, apresenta uma grande margem de progressão, algo que os leões querem aproveitar na temporada de regresso da sua formação secundária ao futebol profissional, uma vez que o jovem não tinha muito espaço na sua antiga equipa.
Tal como aconteceu com outros jogadores que chegaram ao Clube esta temporada, como os casos de Rayan Lucas ou Victor Guzman, Rômulo Júnior chega ao Sporting para ser reforço da equipa B, onde a direção vai querer que o jogador desenvolva as suas capacidades, para vir, eventualmente, a ajudar o conjunto às ordens de Rui Borges.
Confira a foto partilhada por Rômulo Júnior:
Treinador do Clube de Alvalade teve uma novidade positiva no último treino antes da abertura oficial da temporada 2025/26
30 Jul 2025 | 11:33 |
Rui Borges recebeu boas notícias sobre Maxi Araújo. O ‘camisola 20’ do Sporting voltou a treinar com os colegas de equipa, mostrando que está apto fisicamente para a partida da Supertaça, depois de estar a contas com alguns problemas físicos desde o estágio realizado no Algarve. Daniel Bragança e Nuno Santos continuam de fora.
Nos 15 minutos abertos à comunicação social, o ala internacional pela seleção do Uruguai foi visto com a restante comitiva de Rui Borges na sessão de trabalhos desta manhã, na Academia Cristiano Ronaldo. O jogador tinha contraído problemas traumáticos numa zona sensível e desde então que tem vindo a trabalhar à parte do grupo.
Assim, Maxi Araújo estará apto para a partida de amanhã, a contar para a Supertaça Cândido de Oliveira e resolve uma dor de cabeça ao técnico Rui Borges. Com o uruguaio indisponível por lesão e com Matheus Reis castigado, o técnico de Mirandela não tinha soluções de raiz para o lado esquerdo da sua defesa.
É também de destacar a presença de Luis Suárez, naquele que foi o seu segundo treino enquanto jogador do Clube de Alvalade e as chamadas de Rayan Lucas que continua integrado no plantel principal e Diogo Travassos, que renovou contrato com os leões na última terça-feira. Ricardo Mangas ainda não foi apresentado oficialmente como reforço e ficou fora da questão.
A Supertaça Cândido de Oliveira será disputada na próxima quinta-feira, dia 31 de julho, no Estádio do Algarve. O dérbi eterno entre Sporting e Benfica promete ser quente e tem pontapé de saída agendado para as 20h45, arrancando a temporada 2025/26.
Vendas de Frederico Varandas geram um encaixe astronómico aos cofres do Sporting
30 Jul 2025 | 09:52