Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0João Faria, jovem tenista português, tem sido um dos destaques do Australian Open - o primeiro Grand Slam da época, e um dos quatro momentos mais importantes de toda a temporada no desporto. Confesso adepto do Sporting, ultrapassou as fases de qualificação, e depois a primeira ronda do torneio, onde vai encontrar Novak Djokovic. Atribuiu parte do seu sucesso... a Viktor Gyokeres, ponta de lança dos leões.
O jovem confessou, em entrevista à 'Renascença', ter recebido um de incentivo do futebolista sueco: "Recebi quando passei a fase de qualificação, ele mandou-me a mensagem e por isso é que entrei assim, 6-1 e 6-1, contra o Kotov. Foi de rompante por causa do Gyökeres", começou por partilhar.
De seguida, revelou o que o avançado verde e branco tinha dito: "Desejou-me as melhores das sortes e disse que ia estar a acompanhar e que esperava que eu ganhasse muitos jogos na Austrália", completou, assim, Jaime Faria.
Ainda na mesma entrevista, o tenista de 21 anos abordou o difícil encontro que tem perante um dos melhores de sempre, Djokovic: "Ele vai deixar-me jogar, vou ter oportunidade de jogar o meu jogo. Vou procurar ao máximo sentir-me confortável, ele vai tentar dificultar e apertar comigo fisicamente, sem dúvida. Apesar de ter 37 anos, é uma máquina ainda. Sinto que tenho de procurar, primeiro, o meu jogo. Vou jogar num court grande, muda um bocadinho as distâncias, são tudo coisas um bocado diferentes que tenho de ajustar ao meu jogo", atirou.
Relembrar que o jovem Jaime Faria, uma das figuras do torneio conhecido como o 'Happy Slam', vinha dando nas vistas na Austrália, não só pelas vitórias que conseguiu amealhar, mas também pelos festejos depois dos triunfos, semelhantes aos de Viktor Gyokeres.
Clube de Alvalade decidiu terminar prematuramente o empréstimo do craque formado nos verdes e brancos, e decide agora os próximos passos
|
0O Sporting chamou de volta João Muniz, jovem defesa central dos quadros dos leões. O jogador das camadas jovens de Alvalade estava emprestado ao Rio Ave até ao fim da temporada 24/25, mas o Clube verde e branco decidiu que a cedência iria terminar prematuramente.
Segundo a informação avançada pelo jornal 'Record', a decisão foi tomada em conjunto pelos dois emblemas portugueses, devido à escassa utilização do defesa central de 19 anos - uma situação que já tinha sido relatada pelo Leonino. Muniz não vinha sendo opção técnica do treinador do Rio Ave, para além de estar a contas com uma prolongada recuperação de uma lesão muscular.
Resta, agora, saber o futuro que está a ser preparado pela SAD do Sporting para João Muniz. O jovem defesa central não conseguiu somar minutos na sua aventura fora de Alvalade, e tem no Sporting feroz competição para a posição do eixo da defensiva leonina, que conta com Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Eduardo Quaresma, Zeno Debast, Jeremiah Saint Juste e ainda Ousmane Diomande para esse lugar específico.
Por esta mesma razão, está em cima da mesa novo empréstimo para o jovem jogador da formação verde e branca. Segundo o mesmo jornal, o Sporting reúne o interesse de vários Clubes dispostos a apostar em João Muniz, que, por sua vez, quer mostrar serviço aos responsáveis de Alvalade ainda durante a presente época desportiva.
O jovem, que tem ligação ao Sporting desde 2019, não somou qualquer minuto no Rio Ave num negócio que até contava com uma opção de compra na ordem dos 12 milhões de euros. Pela equipa B do Sporting, João Muniz jogou um total de 32 jogos, nos quais apontou um golo. O defesa central é também internacional sub-21 pela seleção nacional portuguesa.
Antigo jogador formado em Alvalade não tem tido muitos minutos no seu novo clube, e a sua saída não é uma porta fechada, mas, no entanto, o seu técnico já respondeu
|
0Renato Veiga não tem sido muito utilizado no Chelsea esta temporada, e o antigo jogador o Sporting tem tido sondagens de outros gigantes do futebol europeu como Borussia de Dortmund e Nápoles. Apesar desse assédio, Enzo Maresca diz que o jogador ainda pertente ao clube inglês.
“Não sei se há um acordo para a saída do Renato. Ele esteve aqui connosco ontem a trabalhar e estará aqui hoje. Neste momento, ele é nosso jogador", começou por dizer acerca do futuro do internacional português, em declarações citadas no Mirror.
"A única coisa que posso dizer é que comprámos o Renato Veiga ao Basileia e jogou em diferentes posições, sempre muito bem. Isso permitiu que ele fosse à seleção nacional pela primeira vez na vida. Mesmo que ele não esteja a jogar na sua posição, o que interessa é que brilha onde quer que jogue. Mais minutos? Eu já disse muitas vezes que também queria o cabelo comprido [risos]. Há que relembrar que temos 24 ou 25 jogadores, então nem sempre é possível", completou Enzo Maresca.
Renato Veiga - avaliado em 10 milhões de euros - deixou o Sporting rumo ao Basileia em 2023/24. O clube helvético passou por grandes dificuldades, tendo, inclusivamente, de disputar a fase de manutenção nos 'play-off', mas a época foi bastante positiva para o jogador, que se estabeleceu como pedra basilar da equipa e fez 26 jogos, nos quais marcou dois golos. Em 2024/25, soma 18 jogos pelo Chelsea, com dois golos e uma assistência.
Apesar de nunca ter jogado na equipa A dos leões, Renato Veiga sempre deu boas indicações nos escalões jovens do Sporting, exibições essas que mereceram ao jogador ser convocado por algumas vezes por Ruben Amorim para alguns jogos da equipa principal, mas nunca foi aposta para o agora treinador do Manchester United.
Antigo elemento dos leões faz duríssimos reparos à arbitragem, insinuando mesmo que alguns resultados estão combinados no campeonato nacional
|
0José Mourinho, treinador do Fernebache, volta a ser protagonista de um momento viral, criticando fortemente a arbitragem do país onde treina atualmente, a Turquia. ”Essa é a nossa situação, mas, como disse, a história de alguns jogos está escrita antecipadamente. E isto determina o destino do campeonato. Vamos continuar a lutar como fizemos hoje”.
Apesar destas criticas Mourinho mostrou-se satisfeito com o desenrolar do jogo e considerou que foi um encontro bem disputado por ambas as equipas. “No futebol de hoje, chamo a isto ter uma cultura tática, sermos capazes de jogar e de construir o jogo de maneiras diferentes. Hoje tivemos um jogo decente e competitivo. Também dou os parabéns ao Konyaspor, é uma boa equipa que quer implementar boas ideias, que é intensa e que não tem medo de jogar”.
O Special One no seu desabafo refere também que no futebol nem sempre se pode ganhar e que o mais importante é o jogo ser bem disputado. “Há pessoas felizes e pessoas tristes por causa do resultado. Penso que toda a gente que veio ao estádio foi feliz para casa”
José Mourinho termina a sua intervenção voltando a lançar farpas a quem gere o futebol turco e em particular a arbitragem deste país “Foi um jogo decente e é uma pena que na Liga turca não haja sempre jogos decentes. Porque a história de alguns jogos está escrita antecipadamente. A minha equipa não é perfeita, mas se todos os jogos fossem disputados normalmente como o de hoje estaríamos numa posição diferente. Não só nós, mas também as equipas que estão atrás”.
Recorde-se que José Mourinho foi treinador adjunto de Sir Bobby Robson no Sporting, na época de 92/93 e metade da época de 93/94, onde cumpria a função de tradutor. Ao lado do malogrado treinador inglês, o treinador português realizou 59 jogos e alcançou 34 vitórias na equipa técnica leonina.