Futebol
Pacheta dá como praticamente certa transferência de craque para o Sporting: "Desejo-lhe o melhor"
10 Jan 2026 | 18:15
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Ago 2024 | 16:41 |
Com uma vitória já garantida na receção ao Rio Ave (3-1), o Sporting prepara-se agora para enfrentar o Nacional, na Choupana, no próximo sábado, com a intenção de conquistar mais três pontos. Contudo, Rúben Amorim tem mais em jogo do que apenas o resultado: o técnico está à beira de alcançar a impressionante marca de 150 vitórias como treinador dos leões, em todas as competições, desde que assumiu o comando, em março de 2020.
Esse número, por si só impressionante, mas torna-se ainda mais significativo quando comparado com outros técnicos que passaram por Alvalade. Apenas um treinador conseguiu ultrapassar esta marca: o húngaro Joseph Szabo, recordista de jogos (327) ao serviço do Sporting, tendo sido uma figura central nas décadas de 30 e 40, período em que alcançou 236 vitórias. Embora Amorim, seja o segundo técnico com mais partidas (215) pelo Sporting, ainda tem um longo caminho para alcançar Szabo.
O percurso do técnico em Alvalade começou de forma promissora, com uma vitória por 2-0 sobre o Aves, em 8 de março de 2020. Desde então, o técnico de 39 anos colecionou outros momentos marcantes, como a 50.ª vitória (1-0 contra o Vitória de Guimarães, a 30 de outubro de 2021) e a 100.ª (1-0 contra o Portimonense, a 4 de março de 2023). Foi em Portimão que Amorim admitiu que esperava alcançar a centésima vitória "mais tarde", reconhecendo que ainda havia muito trabalho pela frente. Desde então, conquistou mais um título nacional ao currículo do Sporting, o quinto sob sua liderança.
Depois de ter batido o Rio Ave – somando a primeira vitória em dois encontros oficiais na presente temporada –, o Sporting segue na liderança da Liga Portugal Betclic, com três pontos, em igualdade com Porto, Santa Clara, Famalicão, Moreirense e Boavista e vai lutar pela conquista do título. O último bicampeonato do Clube de Alvalade aconteceu nas temporadas de 1952/53 e 1953/54.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo fim de semana frente ao Nacional, em jogo relativo à segunda jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma madeirense jogar-se-á no Funchal no próximo sábado, dia 17 de agosto, às 18h00.
Clube de Alvalade acompanha de perto a situação do jogador de 24 anos, numa corrida que envolve também o Internacional e os dragões
11 Jan 2026 | 11:03 |
O Sporting está atento a Lucas Barbosa, avançado que atua no Red Bull Bragantino e que tem vindo a despertar interesse de vários clubes no mercado. Os leões acompanham de perto a situação do jogador, numa corrida que envolve também o Internacional e o Porto.
Segundo informações avançadas pelo jornalista Ekrem Konur, o emblema brasileiro já fez saber que não facilitará a saída do extremo, estando apenas disposto a negociar uma eventual transferência por valores a rondar os 20 milhões de euros, colocando a fasquia elevada.
O atleta de 24 anos tem sido destaque no futebol brasileiro e encaixa no perfil de jogador jovem e com margem de progressão que o Sporting privilegia. A SAD leonina continua, no entanto, a avaliar o mercado com cautela, já depois de oficializada a chegada de Luis Guilherme e da quase confirmada vinda de Souleymane Faye.
Para já, não existe qualquer proposta formal apresentada pelo Clube de Alvalade, mas o nome do avançado permanece referenciado pelos responsáveis leoninos, que seguem atentos aos desenvolvimentos. O desfecho deste processo deverá depender não só da vontade do jogador, mas também da flexibilidade por parte dos canarinhos nas negociações.
No ano civil de 2025, com a camisola do Bragantino, Lucas Barbosa - atualmente avaliado em 5 milhões de euros - disputou 40 partidas. Durante os 2.641 minutos em que foi utilizado, o futebolista marcou sete golos e fez três assistências para os companheiros.
Veja a publicação:
Futebolista segue em recuperação do problema físico no joelho esquerdo sofrido no dia 22 de outubro, em duelo da Liga dos Campeões
11 Jan 2026 | 10:32 |
O Sporting atravessa um momento de incerteza no eixo defensivo, com Zeno Debast ainda entregue ao departamento médico e sem poder integrar os trabalhos da equipa neste fim de semana, depois de uma semana difícil que culminou com a eliminação na meia-final da Taça da Liga.
O central belga segue em recuperação da lesão no joelho esquerdo sofrida a 22 de outubro frente ao Marselha, na fase de grupos da UEFA Champions League, e ainda não voltou a treinar na Academia Cristiano Ronaldo. A expetativa no balneário leonino é a de que, após os dois dias de folga concedidos, o jogador esteja em condições de regressar à sessões de trabalho.
Os responsáveis do Clube de Alvalade consideram que o defesa está “praticamente recuperado” e há a confiança de que o mesmo poderá estar disponível para o próximo desafio do Campeonato, frente ao Casa Pia, marcado para dia 16 de janeiro, numa fase em que as opções no centro da defesa têm sido reduzidas.
Além de Zeno Debast, o departamento médico continua a acompanhar a reabilitação de vários outros jogadores afastados dos relvados, incluindo Eduardo Quaresma, Ricardo Mangas, Nuno Santos, Pedro Gonçalves e Fotis Ioannidis. Por outro lado, Ousmane Diomande também vai estar disponível depois da eliminação na CAN.
Nesta temporada desportiva, Zeno Debast - avaliado em 30 milhões de euros - soma 13 partidas oficiais com a camisola do Sporting. O internacional belga regista, até ao momento, 855 minutos de jogo, mas ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.
Ex defesa central do emblema verde e branco marcou um dos golos da vitória do Egito por 3-2 sobre os 'Elefantes', em Agadir
11 Jan 2026 | 09:58 |
O Egito venceu a Costa do Marfim por 3-2 e vai marcar encontro com o Senegal na meia-final da Taça das Nações Africanas (CAN 2025) que está a decorrer em Marrocos. Uma boa notícia para o Sporting que vai poder voltar a contar com Ousmane Diomande, que não foi utilizado no encontro. Por outro lado, Rami Rabia, ex defesa central dos leões, marcou um dos golos.
Um jogo que chegou a parecer fácil para os Faraós que se adiantaram no marcador logo aos 4 minutos, com Marmoush, lançado por Ashour, a destacar-se sobre a esquerda e a bater Fofana com um remate à entrada da área. Uma vantagem que os egípcios acabaram por dobrar, aos 32 minutos, com Rami Rabia a marcar de cabeça, junto ao segundo poste, depois de um canto de Mohamed Salah.
A Costa do Marfim reentrou na discussão do resultado, aos 40 minutos, quando, na sequência de um canto, Fatouh desviou a bola para a própria baliza. Logo a abrir a segunda parte, aos 52 minutos, Salah recuperou a vantagem de dois golos para o Egito, após cruzamento de Ashour da esquerda. Os 'Elefantes' não baixaram os braços e voltou a reduzir a diferença para apenas um golo, aos 73 minutos, com um golo de Guéla Doué.
Ainda faltavam mais de quinze minutos para o final do dos jogos, mas o Egito segurou a curta vantagem até ao apito final e, desta forma, marcaram encontro com o Senegal numa das meias-finais da CAN 2025. A outra, já se sabia, vai colocar frente a frente a Nigéria e o anfitrião Marrocos.
Vale lembrar que Rami Rabia teve uma passagem discreta pelo Sporting, em 2014/15. Contratado ao Al Ahly, a troco de 750 mil euros, o central realizou, nessa temporada, 21 jogos ao serviço da equipa B verde e branca, na Segunda Liga, e foi opção na formação principal em apenas três encontros, todos referentes à Taça da Liga. O atleta já admitiu ter-se arrependido da saída do Clube de Alvalade.