Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

ANÁLISE LEONINO: MATEO TANLONGO É JOGADOR PARA O SPORTING? (COM VIDEO)

Confira o artigo de análise ao médio que vai reforçar a equipa de Rúben Amorim

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Mateo Tanlongo é, provavelmente, o próximo reforço do Sporting. O médio de 19 anos está praticamente fechado em Alvalade, e deve estar disponível para trabalhar com Rúben Amorim e o restante grupo já a partir de janeiro de 2023.


Neste artigo, o Leonino pretende analisar os seus pontos fortes e fracos enquanto jogador. Será o atleta do Rosario Central jogador para o Clube de Alvalade?


Forte com bola e na agressividade sem ela


As primeiras impressões de Tanlongo são positivas. Parece um jogador interventivo na construção da equipa argentina, e habituado a uma saída de bola com três jogadores – no caso do Rosário Central, no meio dos defesas-centrais. Porém, para participar desta maneira na formação de Amorim, era preciso atuar em Alvalade como central do meio, algo que não deve acontecer.

No 3-4-3 do técnico português, deverá também participar na construção, mas na posição ‘6’, juntamente com os três defesas-centrais da equipa, num estilo 3+1. É um jogador que gosta de ver o jogo de frente, é inteligente na saída de bola e criterioso no passe.


Sem o esférico, parece ser um atleta muito pressionante e agressivo nos duelos – como, por exemplo, João Palhinha. Porém, é nesse capítulo que tem algumas lacunas para lapidar.

Precipitado nos timings

Se, por um lado, é um atleta irrequieto e sempre com vontade de recuperar a bola ao adversário, por vezes, parece que é algo precipitado no timing de ir à bola ou ao jogador. No momento da recuperação, deve ser mais contido e inteligente, de modo a não ser apanhado em contramão.

Bom projeto de jogador, mas precisa de evoluir

O Sporting parece contratar um bom projeto de jogador. O atleta tem apenas 19 anos (nascido em 2003), e parece aliar as características que Rúben Amorim valoriza na posição mais recuada do duplo pivô do meio-campo: agressividade sem bola e critério com ela no pé.

Porém, precisa de evoluir em termos táticos. Não entrará de caras na equipa principal dos leões, podendo mesmo fazer uns jogos na equipa B, a partir já do próximo ano civil, ao mesmo tempo que treina com a equipa principal, de modo a entrar nas dinâmicas do treinador leonino.

O atleta deverá ser contratado para a posição ‘6’, de modo a ser segunda linha de Ugarte, tal como Dário Essugo. Bem trabalhado pode dar jogador para o Sporting, mas Rúben Amorim tem algum trabalho a fazer.

Confira o vídeo do atleta:

https://twitter.com/SportingVdeos1/status/1591189986430586881


Futebol

PSG PREPARA-SE PARA ENTRAR EM CENA POR BRUNO FERNANDES E ESTRAGAR PLANOS A CRISTIANO RONALDO

Antigo jogador do Clube de Alvalade pode ser protagonista de uma das grandes novelas deste mercado

PSG está interessado em Bruno Fernandes e pode estragar planos do Al Nassr de Cristiano Ronaldo
PSG está interessado em Bruno Fernandes e pode estragar planos do Al Nassr de Cristiano Ronaldo

  |

Icon Comentário0

Bruno Fernandes estava nos planos do fundo de investimento saudita que detém o Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo, mas o PSG pode estragar os planos do capitão da Seleção Nacional, dado que os franceses estão a ponderar avançar para a contratação do antigo jogador do Sporting. Em sentido contrário, Ugarte pode rumar a Inglaterra.


De acordo com o conceituado jornal francês 'L'Équipe’, os responsáveis do PSG estão apenas à espera de fechar o dossiê de João Neves, do Benfica, para depois avançar para a contratação de Bruno Fernandes, não tendo sido, ainda, adiantados quais os valores que podem vir a estar envolvidos.


Em 2023/24, ao serviço do Manchester United, Bruno Fernandes – que está avaliado em 70 milhões de euros – alinhou em 48 partidas: 35 na Premier League, seis na Liga dos Campeões, seis na Taça de Inglaterra e uma na Taça da Liga. Nos 4.285 minutos que disputou, o médio contabilizou 15 golos e 13 assistências na conta pessoal, sendo uma das grandes figuras da turma liderada por Erik Ten Hag.


Bruno Fernandes, recorde-se, saiu do Clube de Alvalade – onde chegou na época de 2017/2018, proveniente de um acordo com os italianos da Sampdoria, por cerca de 9,7 milhões de euros - duas épocas e meia após a sua chegada e rumou a Manchester, aos red devils, onde atua desde então.

Com a Listada verde e branca, Bruno Fernandes realizou 137 encontros, marcou 63 golos, fez 47 assistências e conquistou uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga, fazendo as delícias dos adeptos leoninos.



Futebol

NEGÓCIO FECHADO: BARCELONA ROUBA JOVEM PROMESSA AO SPORTING

Emblema espanhol garantiu contratação de um dos maiores talentos da academia verde e branca

Barcelona rouba talento geracional ao Sporting: negócio deve ser oficializado em breve
Barcelona rouba talento geracional ao Sporting: negócio deve ser oficializado em breve

  |

Icon Comentário0

Iara Lobo, jovem promessa do Sporting, está mesmo a caminho do Barcelona. Nas últimas semanas, Iara Lobo já havia deixado uma emotiva mensagem de despedida dos adeptos do Sporting nas redes sociais, não tendo revelado, porém, na altura qual seria o seu destino.


“Iara Lobo prepara-se para ser a mais recente portuguesa a representar o Barcelona, seguindo os passos de Kiko Nazareth, internacional portuguesa que neste defeso foi contratada pelo Barcelona ao Benfica”, escreve o diário desportivo, na edição desta segunda-feira.


"Dia 10/06/2019... quando tudo começou... Neste dia, recebi a notícia de que tinha sido aceite no clube do meu coração. Saí do meu espaço, dos meus amigos, da minha casa com 11 anos, simplesmente para jogar, desfrutar e ser feliz, apenas para vestir aquele símbolo todos os dias... para vestir o manto verde e branco", começou por escrever.


"Saio com o sentimento de que todos esses objetivos foram concretizados. O Sporting mostrou-me o que é futebol, mostrou-me o que é jogar em equipa e o que é ser família. Levo amizades que tenho a certeza de que serão para a vida. Honrei este símbolo até à minha última gota de suor, até não ter mais força nas pernas, mas está na hora. Não é fácil de dizer adeus e nunca será, mas está na hora de começar um novo capítulo e pôr um ponto final neste”, atira Iara Lobo.

"Continuarei a escrever uma história bonita, sempre com o Sporting no meu coração. Direi eternamente, sem nunca me cansar: "Somos o Sporting, tão grandes como os maiores da Europa”. Com muito amor da vossa Iara!", finalizou.



Futebol

AMORIM TEM CINCO AMORES E JUNTOS VALEM QUASE 70% DOS GOLOS DO SPORTING – ANÁLISE LEONINO

Pedro Gonçalves é rei e senhor, mas há quem precise de menos tempo para marcar do que o avançado verde e branco

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Pedro Gonçalves, Paulinho, Marcus Edwards, Nuno Santos e Francisco Trincão. São estes os cinco amores de Rúben Amorim. O quarteto português e o inglês contam com 56 golos, valendo 65,9% dos golos leoninos na presente temporada (85).


Pote é rei e senhor, sendo o melhor marcador dos leões na presente temporada, com 17 golos. Paulinho aparece logo de seguida, com 14, mas até é o jogador verde e branco que menos tempo precisa para fazer o gosto ao pé, mas já lá vamos. Edwards (10), Nuno Santos (8) e Francisco Trincão (7) completam este quinteto.



  1. Pote – 17 golos: 20% dos tentos leoninos
  2. Paulinho – 14: 16,5% dos tentos leoninos

  3. Marcus Edwards – 10: 11,8% dos tentos leoninos
  4. Nuno Santos – 8: 9,4% dos tentos leoninos
  5. Trincão – 7: 8,2% dos tentos leoninos

Participação em golos? Pote reforça liderança; Edwards e Nuno Santos sobem no ranking

Se aos golos juntarmos as assistências, Pote (25) reforça a liderança, mas Edwards (18) e Nuno Santos (15) aproximam-se de Paulinho (20) e distanciam-se de Trincão (10):

  1. Pote – 17 golos e 8 assistências: 29,4%
  2. Paulinho – 14 golos e 6 assistências: 23,5%
  3. Marcus Edwards – 10 golos e 8 assistências: 21,2%
  4. Nuno Santos – 8 golos e 7 assistências: 17,6%
  5. Trincão – 7 golos e 3 assistências: 11,8%

Quem precisa de menos tempo para marcar? ‘Se o Paulinho mostra os dentes, eles até caem’

Um dos dados mais curiosos é que, de todo o plantel à disposição de Rúben Amorim, Paulinho é o jogador que menos tempo dentro das quatro linhas precisa para marcar. É que, para marcar 14 golos, o avançado leonino precisou de 2.172 minutos em campo. Ora, a matemática não engana: Paulinho necessita de 155 minutos para mexer com as redes adversárias.

Por sua vez, Pote marca a cada 189 minutos. A verdade é que, apesar de marcar mais (17 contra 14), Pedro Gonçalves também precisa de mais 34 minutos para fazer o gosto ao pé. Edwards (276), Arthur Gomes (301), Nuno Santos (308), Trincão (363) e Morita (405).

  1. Paulinho – 14 golos em 2.172 minutos: 155’ em campo para marcar
  2. Pedro Gonçalves – 17 golos em 3.215 minutos: 189’ em campo para marcar
  3. Marcus Edwards – 10 golos em 2.757 minutos: 276’ em campo para marcar
  4. Arthur Gomes – 3 golos em 902 minutos: 301’ em campo para marcar
  5. Nuno Santos – 8 golos em 2.465 minutos: 308’ em campo para marcar
  6. Trincão – 7 golos em 2.541 minutos: 363’ em campo para marcar
  7. Morita – 5 golos em 2.024 minutos: 405’ em campo para marcar

Nota ao leitor: Para este artigo foram contabilizados apenas jogadores que ainda estão no Sporting (Porro ficou de fora) e que tenham realizado mais de 900 minutos na presente temporada (Chermiti ficou de fora).


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


IMPRENSA INTERNACIONAL GARANTE QUE SPORTING ESTÁ MUITO PERTO DE FECHAR FOTIS IOANNIDIS
Futebol

IMPRENSA INTERNACIONAL GARANTE QUE SPORTING ESTÁ MUITO PERTO DE FECHAR FOTIS IOANNIDIS

 

Icon Comentário0
EX RESPONSÁVEL DO BENFICA APLAUDE DECISÃO DE FREDERICO VARANDAS E RÚBEN AMORIM NO SPORTING
Futebol

EX RESPONSÁVEL DO BENFICA APLAUDE DECISÃO DE FREDERICO VARANDAS E RÚBEN AMORIM NO SPORTING

 

Icon Comentário0
VIKTOR GYOKERES CADA VEZ MAIS PERTO DE FICAR NO SPORTING: RÚBEN AMORIM AGRADECE
Futebol

VIKTOR GYOKERES CADA VEZ MAIS PERTO DE FICAR NO SPORTING: RÚBEN AMORIM AGRADECE

 

Icon Comentário0