Futebol
Proposta por Rui Silva às portas de Alvalade! Guardião do Sporting gera interesse
06 Jan 2026 | 15:17
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
09 Mar 2024 | 11:44 |
Em Alvalade, o Sporting empatou 1-1 contra a Atalanta na primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, com o único golo dos leões a ser marcado por Paulinho aos 17 minutos. Após o jogo, Litos, ex-jogador do Sporting, concedeu uma entrevista exclusiva ao jornal 'A Bola'.
“O Franco Israel tem boa capacidade para jogar com os pés, assim como o Adán. Desde que chegou ao Sporting que o Rúben Amorim tem tido essa preocupação em fazer com que a equipa consiga criar, atraindo o adversário para zonas mais subidas, muitas vezes correndo riscos, mas também expõe mais o adversário, fica mais desconfortável em termos defensivos.”, atirou sobre as exibições de Israel.
“Não gostei muito do que foi dito sobre o Adán após o jogo com o Rio Ave, em que me parece ter sido traído no lance em que acabou por cometer penálti, é preciso proteger-se quem já muito deu ao clube e estou certo de que ainda vai ter papel importante.”, disse em defesa de António Adán.
“Quanto ao Franco Israel, frente à Atalanta demonstrou todas as suas capacidades, é um guarda-redes de futuro para o Sporting. Joga bem com os pés, é rápido, fez defesas extraordinárias e tem na intenção de jogo do Rúben Amorim, encaixando que nem uma luva na construção vinda de trás. Tem boa colocação, bom passe, tanto a curto, a médio e a longo alcance e é ágil.”, afirmou ainda sobre o uruguaio.
Sobre o lance que resultou em golo do Paulinho, confessa: “Foi um golo de excelência, criado entre os diversos setores, privilegiando o que tem sido o corredor esquerdo, que tem tido melhores combinações, enquanto o lado direito explora mais a profundidade. É uma das construções que deixa a nu as equipas adversárias em termos de organização defensiva.”
“Em Alvalade o Sporting teve grandes dificuldades perante o poderio físico com italianos, que se encaixaram muito bem, com o mesmo sistema de 3x4x3, mas, em Itália, este tipo de jogadas pode ser importante para o Sporting, se jogar de início com alguns jogadores mais rápidos, como por exemplo Gyokeres e Pedro Gonçalves.”, concluiu.
Luis Suárez marcou o golo dos leões, mas turma minhota conseguiu operar a reviravolta no encontro já nos instantes finais da partida
06 Jan 2026 | 22:20 |
O Sporting perdeu frente ao Vitória de Guimarães (2-1), esta terça-feira, dia 6 de janeiro, em jogo a contar para as meias-finais da Taça da Liga. Luis Suárez marcou o golo dos leões, mas minutos finais de pesadelo ditaram a eliminação do Clube de Alvalade da competição.
Num duelo disputado no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, o Clube de Alvalade chegou à vantagem no primeiro lance de perigo. Aos 14 minutos, Francisco Trincão picou a bola para as costas da defesa e o avançado colombiano - que tem um clube interessado - apareceu no sítio certo para finalizar de primeira.
Na segunda parte, o duelo foi mais equilibrado, com ambas as formações a disporem de oportunidades para marcar. Ainda assim, quando tudo apontava para a vitória, a turma de Luís Pinto chegou ao empate aos 90+2 por Alioune Ndoye. O mesmo jogador marcou o 2-1 aos 90+11 e selou o resultado final.
Com esta derrota – a quinta em 29 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges falham a presença na final da Allianz Cup. Os minhotos vão assim enfrentar o vencedor do duelo entre Benfica e Braga, agendado para a próxima quarta-feira, dia 7 de janeiro.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.
Leões tentam conquistar o seu quinto troféu, em mais uma Final Four a disputar-se no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria
06 Jan 2026 | 17:58 |
Ivaylo Iordanov, umas das grande figuras do Sporting durante a década de 90, fez a antevisão à meia-final da Allianz Cup, onde os leões vão defrontar o Vitória de Guimarães, e mostrou confiança para a partida. O antigo avançado búlgaro não hesitou em
“Espero que o jogo corra bem, que o Sporting jogue bom futebol, que ganhe e esteja na final. O Sporting joga sempre para ganhar. Com todo o respeito pelo V. Guimarães, acho que a equipa do Sporting é melhor, mas numa meia-final nunca há favoritos. O Sporting tem muito mais valor, se jogar o futebol a que nos tem habituado - tirando o último jogo, que empatou -, penso que vai ganhar”, disse ao jornal Record.
Contudo, o atual adjunto da seleção da Bulgária, não arriscou em lançar um resultado: “Não gosto de apostar porque nunca acerto! Para mim, basta uma vitória do Sporting, independentemente do resultado. 1-0 ou 5-0, para mim, o mais importante é que o Sporting ganhe e passe à final”, concluiu.
O Sporting entra hoje em campo e quer avançar para a grande decisão (Veja AQUI o onze provável), sendo que em caso de passagem para a final da Taça da Liga, os leões defrontam Benfica ou Braga, que jogam amanhã, dia 7 de janeiro. A final decorre no sábado, dia 10, às 20h, em Leiria.
O Clube de Alvalade, orientado por Rui Borges, já venceu a competição por quatro vezes, em 2017/2018, 2018/2019, 2020/2021 e 2021/2022, sendo que os últimos dois triunfos foram frente a Braga e Benfica, respetivamente, e procuram voltar a erguer o troféu.
Treinador português não resistiu aos maus resultados em Inglaterra e terá de decidir um novo rumo a dar na sua carreira de técnico
06 Jan 2026 | 16:26 |
Dias Ferreira, antigo dirigente do Sporting, não quer o regresso de Ruben Amorim ao Clube de Alvalade. O ex candidato à presidência dos leões recusa uma reconciliação com o técnico luso, que recentemente foi despedido do comando técnico do Manchester United.
Dias Ferreira: "Cada um faz a cama que se quer deitar. É uma pessoa que não me diz muito"
"Cada um faz a cama que se quer deitar. É uma pessoa que não me diz muito. Quis ir embora do Sporting a meio da temporada, quando tinha dito que iria até ao fim. Pessoas que não têm palavra não servem, não têm uma segunda oportunidade. Se tivesse saído de uma forma normal, seria o primeiro a dizer que nem era preciso uma indemnização", começou por dizer, em entrevista ao 'Notícias ao Minuto'.
Dias Ferreira: "Teve teve mais olhos do que que barriga"
O advogado lembra a saída surpreendente do português no final de outubro de 2024: "Teve teve mais olhos do que que barriga. Ficou ansioso quando apareceu o Manchester United. Bastava esperar mais quatro ou cinco meses e, talvez, a história seria bem diferente do que foi", referiu.
Sobre o futuro do técnico, Dias Ferreira diz não se importar que Ruben Amorim terminasse como treinador do rival Benfica. "O Sporting tem treinador, que é o Rui Borges, que está a fazer o seu caminho. O Ruben é um homem livre para fazer o que quiser", terminou.
No Sporting, como treinador, venceu três Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, duas Taças da Liga e uma Supertaça, entre 2019/2020 e 2024/2025. A sua passagem pelos “red devils” não foi a mais agradável, com apenas 24 vitórias em 63 jogos oficiais (38% de taxa de triunfos) e nenhum título conquistado.