
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting triunfou, na passada terça-feira, 9 de janeiro, na recçeão ao Tondela, por 4-0. No entanto, Rúben Amorim não ficou totalmente satisfeito com a prestação dos jogadores leoninos, considerando que a equipa deveria ter entrado melhor na partida, referindo, porém, que esse aspeto foi posteriormente corrigido.
“Não entrámos com a velocidade certa, mas acertámos e desenvolvemos o nosso jogo. Devíamos ter posto uma velocidade diferente, mesmo assim. Na segunda parte foi gerir os jogadores e o que vem aí. Foi um jogo competente”, afirmou Rúben Amorim, em conferência de imprensa após a partida.
“Temos de aproveitar cada minuto, apesar de não ser fácil para eles depois de 80 e tal minutos e jogadores um bocadinho fora das posições. Sinceramente, não queria que a equipa sofresse golos porque é um estímulo importante”, revelou o técnico verde e branco, após mais um triunfo leonino.
Sobre a veia goleadora da equipa, Rúben Amorim colocou um pouco de água na fervura: “Temos de olhar para o que foi o calendário. Temos feito golos e isso deve-se ao Gyokeres, ao Paulinho, ao Trincão, ao Marcus [Edwards], ao Pote. É tudo junto, são as rotinas e a qualidade dos jogadores do Sporting. Somos mais fortes com o Viktor na profundidade, mas é tudo junto: calendário e qualidade dos jogadores”.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, 13 de janeiro, às 18h00, na deslocação ao reduto do Chaves. O jogo diz respeito à 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic e fecha a primeira volta da competição. Em caso de triunfo, os leões conseguirão um total de 43 pontos, tendo perdido pontos apenas diante de Benfica, Braga e Vitória de Guimarães.
Confira a conferência de imprensa de Rúben Amorim após a vitória do Sporting diante do Tondela:
https://www.youtube.com/watch?v=EnR02muOtwc&t=2s
Decisão do órgão da Federação Portuguesa de Futebol vai ser conhecida no decorrer da próxima semana, mas nomes já estão definidos
|
Sporting e Benfica vão disputar a final da Taça de Portugal, no próximo dia 25 de maio, no Jamor. A equipa de arbitragem que vai dirigir esse desafio ainda não é conhecida, mas a questão já merece destaque na imprensa nacional. Neste sentido, o jornal A Bola avança Luís Godinho e Tiago Martins como os nomes mais prováveis para a nomeação.
De acordo com o diário desportivo, a escolha do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol recairá num dos dois árbitros, sendo que Luís Godinho tem ligeira vantagem. O árbitro da Associação de Futebol de Évora não foi nomeado para qualquer encontro da última jornada da Liga Portugal Betclic, este fim de semana, e poderá estar a ser ‘guardado’ para o dérbi no Jamor.
Por sua vez, Tiago Martins vai apitar o Alverca – Portimonense, a contar para a 34.ª e última ronda da Segunda Liga, a partir das 20h30 desta sexta-feira. Ainda assim, o juiz da Associação de Futebol de Leiria vai terminar a carreira, no final desta época, e pode ser ‘premiado’ pelo Conselho de Arbitragem, efetuando a despedida no jogo decisivo da Taça de Portugal.
A constituição da equipa de arbitragem para o jogo entre Sporting e Benfica será divulgada no decorrer da próxima semana. O encontro está marcado para as 17h15 de dia 25 de maio (domingo). Vale sublinhar que, na tarde desta sexta-feira, o Clube de Alvalade vai iniciar a venda de um novo lote de bilhetes para a partida no Jamor.
Antes da final da Taça de Portugal, a equipa do Sporting foca atenções no jogo da última jornada do campeonato. Os leões recebem o Vitória de Guimarães, às 18h00 deste sábado, num encontro que será arbitrado por Fábio Veríssimo. Os verdes e brancos estão na liderança da classificação, com 79 pontos, e estão a um pequeno passo de conquistar o bicampeonato.
Emblema do Rio de Janeiro venceu clube equatoriano na Libertadores, numa partida em que triunfo era necessário para continuar em prova
|
O Flamengo venceu a LDU Quito, por 2-0, em jogo da quinta jornada da fase de grupos da Libertadores. Gonzalo Plata, avançado que passou pelo Sporting, continua fora dos convocados de Filipe Luís, visto estar a trabalhar para recuperar de uma lesão.
Com necessidade de conquistar um triunfo, para não ser eliminado da competição, o mengão adiantou-se no marcador logo aos 10 minutos de jogo, com golo de Léo Ortiz, a passe de Luiz Araújo. Ao intervalo, os brasileiros venciam os equatorianos, por 1-0.
A abrir o segundo tempo, o Flamengo continuou a carregar e, depois de assistir o primeiro golo, Luiz Araújo fez o 2-0 aos 54'. A partir daí, a LDU Quito tomou iniciativa do encontro, mas sem conseguir ameaçar a baliza de Agustín Rossi. O resultado não mais se alterou.
Gonzalo Plata – avaliado em 7 milhões de euros – representou o Sporting de 2018/19 a 2020/21. Na equipa principal dos leões, o equatoriano fez 38 jogos onde marcou e assistiu por quatro ocasiões, mas nunca caiu nas graças de Rúben Amorim, muito por culpa de atitudes extra-campo e problemas que não agradavam ao técnico verde e branco.
O internacional pelo Equador conquistou ainda uma Liga Portuguesa e uma Taça da Liga, ambas na temporada 2020/21, com Ruben Amorim no coando do Sporting. Gonzalo Plata foi emprestado aos espanhóis do Valladolid na época 2021/22 onde foi transferido a título definitivo no ano seguinte. Em 2025, o jogador soma dois golo e três assistências, em 17 partidas, sendo baixa em várias partidas.
Falta de tempo de utilização não afeta decisão da SAD verde e branca, que tenciona prolongar vínculo de atleta importante no plantel
|
O Sporting quer renovar contrato com Nuno Santos. O 'camisola 11' é um dos jogadores mais importantes e experientes do plantel verde e branco e, como recompensa, a SAD liderada por Frederico Varandas irá premiar o desempenho do ala canhoto.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, Nuno Santos irá reunir com os responsáveis do Sporting, no final da temporada, para decidir o futuro. Para já, o cenário em cima da mesa é o da renovação contratual, visto que a ligação do jogador termina em 2027.
Além do que oferece à equipa, Nuno Santos é voz ativa do balneário e a determinação em ultrapassar a grave lesão - a terceira na carreira - ajudou a Direção leonina a tomar uma decisão sobre a continuação do esquerdino, que não esconde estar muito feliz em Alvalade.
"Estou na quinta época no Sporting e nunca pensei… Fico muito feliz de estar neste grande Clube e de ter ganho o que já ganhámos. Dois campeonatos, duas Taças da Liga e uma Supertaça. Entre outras coisas perdidas e que na final podíamos ter ganho, mas a vida é assim", disse, recentemente, no Podcast Entrelinhas.
Até à lesão, com a camisola do Sporting, Nuno Santos – avaliado em 11 milhões de euros – levava 10 encontros: sete na Liga Portugal Betlic, dois na Liga dos Campeões e um na Taça de Portugal. Nos 606 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 30 anos marcou um golo (Sturm Graz) e fez uma assistência (Portimonense).