
Futebol
“Só pensou e falou sobre uma coisa”: Companheira de Hjulmand faz revelação sobre capitão do Sporting
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Hidemasa Morita é um jogador feliz pela conquista do bicampeonato, carimbada este fim de semana. O médio japonês do Sporting recorreu às redes sociais para assinalar a conquista do título de campeão nacional, mas também para centrar atenções na final da Taça de Portugal, frente ao Benfica, no próximo domingo.
Numa publicação no Instagram, Morita escreveu: “Época incrível para todos nós, com tanto ainda por dizer, mas agora temos mais um importante troféu para conquistar. Somos da raça que nunca se vergará!”. O “camisola 5” partilhou ainda diversas fotografias dos festejos da conquista do título, em Alvalade e no Marquês de Pombal.
Morita relembra, assim, a importância da final da Taça de Portugal, frente ao Benfica, marcada para as 17h15 do próximo domingo, no Jamor. Em caso de vitória, os verdes e brancos conquistam a 18ª prova rainha do seu palmarés e carimbam a conquista da dobradinha, que escapa ao Clube de Alvalade desde a temporada 2001/02.
Morita está em dúvida para o dérbi. O médio internacional japonês terminou o encontro frente ao Vitória de Guimarães, no passado sábado, com queixas e a sua condição física será reavaliada nos próximos dias. Vale sublinhar que, ao longo da época, o jogador de 30 anos sofreu vários problemas físicos, que o afastaram das opções em diversas partidas. O caso mais recente aconteceu no final do mês de março, quando Morita sofreu uma lesão no pé esquerdo, ao serviço da seleção do Japão, e ficou de fora até final de abril.
Em 2024/25, o internacional nipónico participou num total de 34 jogos, ao serviço do Sporting, tendo assinado dois golos e três assistências. Contratado ao Santa Clara, em 2022, a troco de 3.45 milhões de euros, Morita vai entrar na última época de contrato com o Clube de Alvalade – o vínculo termina em junho de 2026. A saída no próximo mercado de verão é uma hipótese em cima da mesa.
Capitão dos encarnados deixou uma mensagem antes do jogo decisivo da prova rainha do futebol português e não esqueceu rivalidade com Clube de Alvalade
|
Sporting e Benfica preparam-se para disputar a final da Taça de Portugal, marcada para as 17h15 do próximo domingo no Jamor. Nicolás Otamendi, central e capitão dos encarnados, recorreu às redes sociais para deixar uma ‘bicada’ ao Clube de Alvalade, antes do jogo decisivo da prova rainha do futebol português.
"Que a raiva e a tristeza se transformem em alegria"
“No domingo temos mais uma oportunidade de conquistar mais um título para o clube e para vocês, benfiquistas. Ser consciente da camisola que vestimos e do que ela representa. Que a raiva e a tristeza se transformem em alegria, empenho e ambição”, escreveu Otamendi, numa publicação no Instagram.
Vale lembrar que para o jogo frente ao Benfica, Rui Borges, treinador do Sporting, tem dois jogadores em dúvida. Um deles é Ousmane Diomande, que sofreu uma lesão num joelho e foi mesmo substituído, aos 25 minutos, por Rui Borges, no encontro frente ao Vitória de Guimarães. Já Hidemasa Morita terminou o encontro frente aos vimaranenses com queixas e a sua condição física será reavaliada, nos próximos dias.
O dérbi deve ainda marcar a despedida de Viktor Gyokeres do Sporting, uma vez que o goleador internacional sueco deverá rumar a um tubarão europeu, no próximo mercado de verão. De resto, a Federação Portuguesa de Futebol já anunciou que a partida entre leões e encarnados contará com a tecnologia da linha de golo, recurso que vai estar à disposição da equipa de arbitragem.
No próximo domingo, o Sporting vai ter a oportunidade de lutar pela sétima dobradinha da sua história. A última vez que a equipa verde e branca conquistou Campeonato e Taça de Portugal foi na temporada de 2001/02, quando Lazlo Bölöni conduziu a formação leonina, já com o título de campeão garantido, à vitória no Jamor, frente ao Leixões (1-0), com um golo solitário de Mário Jardel.
Médio leonino pode estar a caminho da Premier League, com os red devils interessados em juntar o jogador ao treinador português já este verão
|
O Manchester United está interessado em contratar Pedro Gonçalves no próximo mercado de transferências de verão, segundo avançou o portal britânico Team Talk. O médio ofensivo português, atualmente ao serviço do Sporting, poderá reencontrar Ruben Amorim, treinador com quem viveu algumas das melhores épocas da carreira.
Os red devils pretendem reforçar o plantel para atacar os primeiros lugares da Premier League 2025/26 e veem no internacional português uma opção válida para aumentar a criatividade do meio-campo. Apesar de ter passado grande parte da época lesionado, Pote ainda conseguiu realizar 19 jogos, marcando seis golos e somando seis assistências.
Ruben Amorim conhece bem Pedro Gonçalves, tendo sido o treinador responsável por explorar todo o seu potencial em Alvalade. A possível contratação poderá significar uma aposta num jogador de confiança e já adaptado às ideias do técnico português, que está prestes a disputar a final da Liga Europa ao serviço do United.
Pedro Gonçalves tem contrato com os leões até 2027 e uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros, o que representa um desafio para qualquer clube interessado nos seus serviços. Ainda assim, o Manchester United poderá tentar negociar o passe do jogador por um valor inferior, aproveitando o histórico recente de lesões.
Caso se concretize a transferência, será mais um nome da era Amorim a sair de Alvalade rumo ao futebol inglês. Para já, não há proposta oficial, mas a ligação entre treinador e jogador poderá pesar na decisão final do médio ofensivo. Recorde aqui, a mensagem que Pedro Gonçalves deixou nos festejos do bicampeonato no Marquês de Pombal.
Presidente da Associação Nacional de Agentes de Futebol fala sobre a conquista do título por parte do Clube de Alvalade, garantida este fim de semana
|
Sucedem-se as reações à conquista do bicampeonato por parte do Sporting, depois do triunfo (2-0) na receção ao Vitória de Guimarães, no passado sábado. Artur Fernandes, presidente da Associação Nacional de Agentes de Futebol, considera que os verdes e brancos mereceram conquistar o título e deixa muitos elogios a Rui Borges por ter conseguido estabilizar o balneário.
“Sim, o Sporting Clube de Portugal merece ser campeão em 2024/25 – e há razões naturais para isso, desde logo, a arrojada proposta do futebol praticado. Tirando o período de transição de João Pereira, os leões foram sempre dominantes, com posse, pressão alta e muita qualidade coletiva”, começa por referir Artur Fernandes, num artigo de opinião publicado pelo jornal Record.
“Rui Borges foi o responsável para estabilizar o balneário e continuar a potenciar os jovens Inácio, Debast, Quaresma, Quenda e Diomande"
O agente destaca o papel do atual treinador na conquista da equipa leonina: “Rui Borges foi o responsável para estabilizar o balneário e continuar a potenciar os jovens Inácio, Debast, Quaresma, Quenda e Diomande. O transmontano trouxe um pragmatismo resultadista só ao nível de Robson e Trapattoni. Consolidou a flexibilidade tática, uma identidade clara e com uma adaptação rápida a uma nova estrutura e à filosofia de aposta clara na formação. A ‘Escola de Alcochete’ está viva e contribuiu diretamente para o título”.
Artur Fernandes enaltece também a estabilidade da equipa como fator determinante para o sucesso: “Superação e constância foram palavras chave, mesmo com a pressão do rival direto, o Benfica. Os leoninos mantiveram uma estabilidade dentro e fora de casa, com uma capacidade única de dar a volta em momentos difíceis”.
A terminar, Artur Fernandes destaca ainda um lance do recente dérbi frente ao Benfica: “O Sporting foi melhor, mas ainda assim aquela bola ao poste do Pavlidis mudaria a história e o texto de hoje a lembrar o falhanço de Bryan Ruiz que teria dado um campeão diferente. Esta é a maravilha do futebol português. Parabéns, Sporting”.