
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
|
O Comité Olímpico Português (COP) comunicou, este domingo, 22 de março, em que condições podem os atletas continuar a sua preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Desta forma, e segundo o COP, os treinos devem decorrer ao ar livre ou em infraestruturas devidamente autorizadas para o efeito.
Em comunicado, e remetendo para o Decreto 2-A/2020 de 20 de março, da Presidência do Conselho de Ministros, o COP afirma que “a decisão do Comité Olímpico Internacional (COI) de manter a realização dos Jogos na data prevista está a traduzir-se numa enorme pressão sobre os Atletas”. No entanto, o COP entende ser sua “obrigação de transmitir que o mais importante é salvaguardar a vida e a saúde dos Atletas, pelo que não devem ser corridos riscos e devem ser disciplinarmente cumpridas as regras definidas pelas autoridades nacionais de saúde”.
Assim sendo, o COP informou os atletas que não devem “utilizar espaços públicos onde se encontrem outras pessoas na proximidade”, não devem “realizar os treinos em ambientes fechados, em conjunto com outros atletas” e, ainda, que os treinos devem ser realizados ao “ao ar livre, certificando-se que não contactam com outras pessoas”. No caso de utilizarem instalações como o Centro de Alto Rendimento, os atletas “deverão seguir rigorosamente as regras adotadas por essas instalações no combate e controlo da disseminação do vírus”.
O Sporting CP, que conta com um total de 18 atletas no projeto olímpico para Tóquio 2020, já conta com oito atletas qualificados para os Jogos Olímpicos.
Confira a lista completa:
Alexis Santos (Natação) – Já qualificado
Carla Salomé Rocha (Atletismo) – Já qualificada
David Varela (Canoagem) – Já qualificado
Emanuel Silva (Canoagem) – Já qualificado
Evelise Veiga (Atletismo) – Já qualificada
João Vieira (Atletismo) – Já qualificado
Patrícia Mamona (Atletismo) – Já qualificada
Sara Catarina Ribeiro (Atletismo) – Já qualificada
Pedro Ferreira (Ginástica)
Diogo Abreu (Ginástica)
Diogo Ganchinho (Ginástica)
Nélson Évora (Atletismo)
Maria Siderot (Judo)
Joana Ramos (Judo)
Jorge Fonseca (Judo)
João Vital (Natação)
Irina Rodrigues (Atletismo)
João Costa (Tiro)
Nova aquisição do emblema verde e branco esteve em grande num encontro em que equipa das quinas bateu turma nórdica por dois tentos de diferença
|
A seleção nacional de sub-21 de andebol garantiu o primeiro lugar do Grupo II da Main Round do Mundial da categoria com uma vitória emocionante frente à Suécia (31-29), num duelo entre duas equipas já apuradas para os quartos de final. Filipe Monteiro, futuro reforço dos leões, apontou cinco golos na partida.
A primeira parte foi dominada pelos suecos, que abriram vantagem com Pelle Segertoft a destacar-se no ataque. Portugal teve momentos positivos, especialmente com defesas de Gonçalo Morgado, mas a falta de variedade ofensiva e sete perdas de bola permitiram à Suécia castigar os erros e ir para o intervalo a vencer por 21-16.
Apesar das dificuldades iniciais, Portugal terminou a primeira parte a melhorar os índices de eficácia ofensiva. Com o ataque sueco a perder fulgor, os lusos foram reduzindo distâncias até empatar a 24-24. Xavier Barbosa deu a primeira liderança desde o 3-2 inicial e o jogo seguiu equilibrado até aos instantes finais.
Já nos últimos segundos, Rafael Vasconcelos, atleta do Sporting, colocou Portugal na frente (30-29) e a tentativa de resposta sueca foi travada por uma defesa atenta. No contra-ataque final, Filipe Monteiro selou o resultado e garantiu o triunfo Agora, Portugal vai defrontar o segundo classificado do Grupo IV que será decidido entre Alemanha, Egito e Espanha.
Em 2024/25, ao serviço do ABC, Filipe Monteiro apontou 112 golos em 36 jogos, tendo participado na totalidade dos encontros disputados pelo emblema de Braga. No total, ao longo de duas temporadas no Minho, o jovem marcou por 193 ocasiões em 70 partidas pela equipa principal.
Apesar do apelo, formação azul e branca não fará parte da prova milionária que terá os leões como único representante luso
|
Está confirmado que o Sporting será o único representante português na Liga dos Campeões de andebol da próxima temporada, depois do Porto ter visto o seu pedido de acesso à edição 2025/26 negado pela Federação Europeia da modalidade.
Segundo notícia avançada pelo jornal A Bola, a formação comandada por Magnus Andersson apresentou candidatura a uma das vagas disponíveis para a prova milionária de andebol, mas acabou por não ser uma das equipas selecionadas pela entidade que regula a modalidade, juntamente com o Kadetten Schaffausen (Suíça) e Grosist Slovan (Eslovénia).
Outros clubes que fizeram o mesmo requerimento mas que tiveram luz verde da Federação Europeia de Andebol foram GOG (Dinamarca), Nantes (França), Pick Szeged (Hungria), Pelister (Macedónia), Kolstad (Noruega) e Kielce (Polónia).
Além do Sporting, que tem como objetivo vencer a competição, outras formações que já asseguraram a sua presença na Liga dos Campeões da próxima época, tal como o Zagreb (Croácia), Aalborg (Dinamarca), Barcelona (Espanha), Paris Saint-Germain (França), Fuchse Berlin (Alemanha), Magdeburg (Alemanha), Veszprém (Hungria), Wisla Plock (Polónia) e Dinamo Bucureste (Roménia).
O Clube de Alvalade vai ficar a conhecer os seus adversários na competição na próxima sexta-feira às 16h00, altura em que o sorteio dos grupos será realizado. Quem já demonstrou o objetivo de vencer a competição foi o técnico Ricardo Costa: “O nosso foco passa agora por alcançar um título europeu. Estamos a construir algo duradouro, e acredito que essa conquista internacional será apenas uma questão de tempo”.
Depois de ser despedido pelo Presidente Frederico Varandas, figura que deixou saudades em Alvalade está prestes a reforçar azuis e brancos
|
Paulo Freitas vai ser o próximo treinador da equipa de hóquei em patins do Porto. O técnico de 57 anos, que passou cinco temporadas e meia ao serviço do Sporting, tem estado em negociações com André Villas-Boas e já terá chegado a acordo para rumar ao Dragão.
Segundo informações avançadas pelo portal Zerozero, a direção do Porto escolheu o antigo técnico do Sporting para ser o sucessor de Ricardo Ares que, ao que tudo indica, irá desempenhar funções no Barcelona a partir da próxima temporada desportiva.
Além de Paulo Freitas, outros nomes que estiveram em cima da mesa dos dirigentes azuis e brancos para comandar a equipa de hóquei em patins foram os de Rui Neto (Óquei de Barcelos) e Nuno Lopes (Tomar). No entanto, a escolha recaiu no atual Selecionador Nacional.
Vale a pena recordar que o treinador de 57 anos já tem uma ligação pré-existente com o Porto, que vem desde os seus tempos dentro do rinque. Enquanto jogador, Paulo Freitas representou o emblema do Norte do país entre 1985/86 a 1990/91, tendo nova passagem mais tarde, em 1999/00.
O técnico esteve no Sporting durante cinco temporadas e meia – entre 2016 e 2022 – e conquistou vários títulos. Como treinador da equipa de hóquei em patins dos leões, Paulo Freitas realizou 194 jogos, contabilizando 143 vitórias (73,7%). O técnico venceu seis troféus: duas Ligas dos Campeões (2018/19 e 2020/21), duas Taças Continentais (2019 e 2021) e dois Campeonatos Nacionais (2017/18 e 2020/21).