Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

BASTIDORES DO TÍTULO DE 2000 CONTADOS PELO ‘CABELEIREIRO’ E ‘DJ’

Nuno Santos, ex-guarda-redes em Alvalade, recordou o dia em que a pendura tirou a camisola para mostrar o peito aos jogadores e como o ´Grande’ (Schmeichel) se impunha a todos. Exclusivo Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O Leonino esteve à conversa com Nuno Santos, ex-guarda-redes do Sporting, que fazia parte do plantel verde e branco na época do mítico campeonato de 1999/2000. O guardião lembrou os momentos mais importantes e que, na sua opinião, levaram os leões ao título. A palavra de ordem foi apenas uma: união. 


“Um dos grandes segredos foi essa união e todas as coisas que fazíamos em segredo dos deuses”


“Relembro-que que tínhamos uma união enorme. Os jogos eram ao domingo e nós, à sexta-feira, fazíamos os banhos e massagens. O ‘manca’, o Paulinho, ia buscar as chamuças com as cervejas e nós íamos para os banhos de imersão ali a confraternizar. Pode não parecer, mas esses momentos também faziam com que nos uníssemos cada vez mais e com que o grupo se conhecesse cada vez melhor. Um dos grandes segredos foi essa união e todas as coisas que fazíamos em segredo dos deuses. Era algo como se estivesse no nosso regulamente interno, todos os jogadores tinham de estar presentes para perceberem um bocado a mística de uma equipa campeã”, começou por explicar, contando, de seguida, alguns episódios que ainda hoje lhe enchem a memória.


“A história mais marcante, nesse ano, foi seguramente quando estávamos a sair de Vidal Pinheiro, onde tínhamos imensas pessoas no meio da estrada. Lembro-me de um episódio em particular, em que estava um casal numa mota, enquanto víamos do autocarro, e a rapariga, que vinha à pendura, tira a camisola para mostrar os peitos ao pessoal do Sporting (risos). Lembro-me porque ela tinha lá escrito o número de telemóvel, e começámos todos a rir no autocarro, porque não era uma situação normal”, recordou, lembrando ainda a chegada ao velhinho Alvalade.

“Depois, quando chegámos ao Estádio, uns foram para a Praça do Comércio, outros para o Estádio onde estavam 70 mil pessoas. Lembro-me de lá estar o Jorge Gabriel, que era o speaker da altura, a pedir aos adeptos para terem calma e não invadirem o campo, porque os jogadores iam entrar, para tudo ser pacífico. O Schmeichel foi o primeiro a entrar, depois fui eu e lembro-me de começar a ouvir um assobio descomunal e pensar: “Mas o que é isto?”. Tinha sido a bancada a ceder, a festa acabou logo aí e os adeptos invadiram o campo, retiraram bocados do relvado, redes das balizas, tudo”, relembrou. 


“Treinar com o Schmeichel é algo que marca para o resto da vida”

Nuno Santos não poderia deixar de recordar alguém muito importante para o seu percurso: Peter Schmeichel. “Fiz a pré-época, nesse ano, com o Nelson e o Schmeichel. No primeiro dia, o de apresentação, fui logo ter com ele, para lhe dizer que era um enorme gosto poder aprender com ele, com o melhor do mundo. Lembro-me de algumas situações do balneário, porque eu era dos que estava há mais tempo no Clube, mas também o ‘cabeleireiro’ do pessoal todo, além do DJ de Kizomba para alegrar a equipa”, explicou, antes de passar às histórias com o ‘Grande’, como lhe chama.

“Treinar com o Schmeichel é algo que marca para o resto da vida. Era praticamente o braço direito dele, porque era eu quem lhe traduzia as coisas, porque era quem falava inglês fluente. Acima de tudo, aprendi imenso, é uma pessoa muito aberta, muito dedicada ao trabalho, bastante rigoroso e fez-me entender que, na vida, as coisas custam imenso e só com trabalho lá chegamos”, sublinhou.

Ao contrário do que muitos possam pensar, devido à sua postura ameaçadora entre os postes, também Schmeichel era o entusiasta de muitos episódios caricatos entre o grupo.

“Com o ‘Grande’ tive vários episódios. No dia em fomos campeões e estávamos a festejar no Estádio, só me lembro dele a afastar tudo e todos por causa dos filhos, com os adeptos a tombarem no chão”, contou, falando também dos seus momentos mais característicos antes de cada encontro.

“Antes dos jogos, os jogadores criavam aquela rodinha com ele todo nu, porque ainda não estava equipado e ouvíamos o Inácio a dizer: “Peter, então? Despacha-te”, e ele só respondia: “Calma, já viste algum jogo começar sem guarda-redes?”. A verdade é que o grito dele fazia tremer, mas motivava muito, já sabíamos que eram momentos que aconteciam todos os jogos”, recordou.

“Éramos apertados por todo o lado”

Além disso, Nuno Santos partilhou as suas experiências no que toca a clássicos, de forma a antever aquele que o Sporting enfrenta já este sábado, referindo que, atualmente, as coisas mudaram bastante.

“Os clássicos, antigamente, eram muito diferentes do que são agora. Lembro-me de jogarmos nas Antas e estar no autocarro, até perto da hora do jogo… era um inferno. Éramos apertados por todo o lado, porque era algo que fazia parte do ADN do Porto. Era uma forma de nos melindrarem para entrarmos dentro de campo com medo, porque também acontecia no túnel. Hoje em dia já não, mas claro que são jogos com muita responsabilidade e que fazem com que os verdadeiros homens apareçam e consigam sobressair”, relembrou.

“Chegou a vez destes jovens darem uma alegria aos mais ‘cotas’”

Sobre este sábado, o ex-leão foi claro: “O título está encaminhado, mas não garantido”.

“Certamente o Sporting vai dar uma boa resposta, num clássico que poderá decidir muita coisa. Têm estado muitíssimo bem, com os pés bem assentes na terra, com um treinador que sabe aquilo que quer e é o melhor para o Clube, que está a viver um momento único, muito à custa dos jovens jogadores que estão a despontar, que sentem o símbolo. É dar continuidade, serem humildades como têm sido até agora e certamente que vão deixar a sua marca no Clube, tal como nós deixámos em 1999/200. Chegou a vez destes jovens darem uma alegria aos mais ‘cotas’, pois quem é do Sporting já sofre há bastante tempo. O título está encaminhado, mas não garantido. Os jogos só acabam quando o árbitro apita, nunca vi uma equipa ganhar antes de ele ser jogado, portanto, é continuar a fazer o seu trabalhinho”, terminou.

Começa assim o nosso pré-Clássico em no Leonino, no qual também realizámos uma entrevista com Edmílson Pimenta (VER AQUI).


Futebol

Exclusivo Leonino - Sporting pondera renovar com surpresa de Rúben Amorim e Varandas aprova

Presidente do Clube de Alvalade está em sintonia com o técnico verde e branco e futebolista que está numa boa forma pode prolongar ligação aos leões

Frederico Varandas e Rúben Amorim acordam renovação de Daniel Bragança com o Sporting
Frederico Varandas e Rúben Amorim acordam renovação de Daniel Bragança com o Sporting

  |

Icon Comentário0

O Sporting está a estudar uma eventual renovação de contrato com Daniel Bragança, sabe o Leonino. O médio está naquele que é o melhor momento de forma da carreira e vem sendo crucial para o meio-campo de Rúben Amorim - tendo, inclusive uma subida no valor de mercado - que está encantado com o seu pupilo.


Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, junto de fonte próxima do processo, Frederico Varandas quer segurar o 'camisola 23', apesar de o jogador estar vinculado ao Clube de Alvalade até 2027. O objetivo passa por uma renovação curta, de mais uma ou duas temporadas.


A falta de jogadores para a posição também pesa na decisão, uma vez que, além de Bragança, Amorim conta apenas com Hidemasa Morita e Morten Hjulmand. Pedro Gonçalves também pode ser utilizado no miolo, mas não tem a mesma influência do que quando joga no ataque. 


Em 2024/25, Daniel Bragançaavaliado em 12 milhões de euros soma 11 encontros disputados. Ao longo dos 575 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio verde e branco conta com quatro golos e três assistências, sendo uma peça muito importante para a equipa leonina.

Ao todo, com a Listada verde e branca, Daniel Bragança leva 119 duelos, onze finalizações certeiras, nove assistências e quatro títulos conquistados: dois Campeonato Nacionais (2020/21 e 2023/24) e duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22). O médio tem contrato com os leões até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.



Futebol

Xabi Alonso pode ser salvação de Varandas: Presidente do Sporting agradece

Novas informações sobre o atual treinador do Bayer Leverkusen deixam Presidente do Clube de Alvalade bastante mais aliviado para o futuro

Frederico Varandas, Presidente do Sporting, vê Xabi Alonso apontado ao City
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, vê Xabi Alonso apontado ao City

  |

Icon Comentário0

Xabi Alonso está a ser apontado como sucessor de Pep Guardiola no Manchester City. A informação agrada a Frederico Varandas, Presidente do Sporting, que, nos últimos dias, tem visto o nome de Rúben Amorim associado ao atual campeão da Premier League.


O interesse no técnico do Bayer Leverkusen está a ser avançado pelo The Athletic, garantindo que os citizens podem mesmo avançar por Alonso, caso Guardiola saia. Ainda assim, a renovação está próxima, uma vez que o cargo de selecionador inglês está agora ocupado.


O treinador do City era apontado como um dos principais candidatos a assumir a seleção dos 'três leões', depois de Gareth Southgate dar por terminada uma caminhada de nove anos. Com Thomas Tuchel a ser o escolhido pela FPA (Federação Inglesa), o prolongamento do vínculo de Guardiola não está descartado.


Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico liderou 224 encontros, tendo vencido 157, empatado 34 e perdido 33, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos.

Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.



Futebol

Sporting quer Josh Acheampong: Leões têm data para avançar pelo defesa do Chelsea

Lateral direito de 18 anos parece agradar a Rúben Amorim, mas Clube de Alvalade tem concorrência feroz na luta pela contratação do jogador

Josh Acheampong, lateral do Chelsea, é alvo do Sporting
Josh Acheampong, lateral do Chelsea, é alvo do Sporting

  |

Icon Comentário0

Josh Acheampong é alvo do Sporting. O lateral direito do Chelsea interessa a Rúben Amorim, mas os leões não terão tarefa fácil na contratação do jogador de 18 anos. Real Madrid e Benfica também apertam o cerco ao futebolista inglês,


A informação está a ser avançada por Ekrem Konur - jornalista turco especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - garantindo que leões, merengues e águias estão a ponderar atacar o defesa já no próximo mercado de janeiro.


Para já, a fonte em questão não revela quaisquer tipos de moldes ou detalhes de um possível negócio, apenas que os três clubes acima mencionados estão atentos ao atleta e que a janela de transferências de inverno poderá trazer novidades.


O rumor do interesse do Sporting surge numa altura em que Geovany Quenda - principal dono da posição esta temporada - tem sido apontado a uma mudança para a Premier League. No entanto, tal como revelou, em Exclusivo o Leonino, Frederico Varandas não teme a saída do 'camisola 57'.

Josh Acheampong - avaliado em 300 mil euros - soma cinco jogos esta temporada: quatro pelos sub-21 dos blues e um aos serviço da equipa principal. No escalão mais jovem, o lateral acabou por fazer uma assistência, enquanto com Enzo Maresca disputou 27 minutos, diante do Borrow, na Taça da Liga inglesa.


Confira a publicação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


“Rúben Amorim vai sair do Sporting”: Ex Benfica faz revelação (vídeo)
Futebol

“Rúben Amorim vai sair do Sporting”: Ex Benfica faz revelação (vídeo)

 

Icon Comentário0
Novidade das grandes no treino do Sporting! Amorim teve 'prenda' em Alcochete (vídeo)
Futebol

Novidade das grandes no treino do Sporting! Amorim teve 'prenda' em Alcochete (vídeo)

 

Icon Comentário0
Sporting tem motivos para sorrir! Há outro treinador apontado ao lugar de Guardiola
Futebol

Sporting tem motivos para sorrir! Há outro treinador apontado ao lugar de Guardiola

 

Icon Comentário0