Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Samuel Almeida afirma que Rodrigo Ribeiro e Youssef Chermiti, neste momento, não são opções válidas para o ataque do Sporting. Em declarações exclusivas ao nosso Jornal, o antigo membro do Conselho Fiscal e Disciplinar do Clube de Alvalade considera que houve um “decréscimo substancial” na qualidade das opções que Rúben Amorim tem à disposição, recordando figuras da temporada passada, como Pablo Sarabia e Islam Slimani.
Chermiti e Rodrigo Ribeiro? Insuficientes
“Parece-me que o maior problema deste plantel é ter diminuído substancialmente a qualidade das suas opções. Importa recordar que, no ano passado, o Sporting tinha, em termos de capacidade goleadora, o Sarabia e o Slimani. Não podemos comparar com o Paulinho, Chermiti nem com o Rodrigo Ribeiro. Não creio, de todo, que Chermiti e Rodrigo Ribeiro estejam preparados para assumir esse papel numa equipa com esta dimensão”, começa por dizer.
Sobre o facto de estes dois avançados serem produtos criados em Alcochete, Samuel Almeida considera-se um “adepto da aposta na formação”, mas acredita que “essa tem de ser acompanhada por jogadores de qualidade, de modo que vão crescendo”. “Os miúdos não podem ser a solução para os problemas da equipa!”, exclama.
Fran Navarro: era o avançado ideal
O ex-responsável revela-se, ainda, perplexo pela falta de ação da estrutura do futebol em contratar um novo avançado para a equipa e acha que Fran Navarro seria a melhor opção dentro de portas, pelo seu “talento, golo e mobilidade”. O ponta de lança espanhol está muito perto de assinar pelo Celta de Vigo (saiba mais AQUI).
“Eu acho que é impensável o Sporting só ter Paulinho para ponta de lança. Fran Navarro tem tudo para dar certo no Sporting. É um jogador que no Gil Vicente, nas duas últimas épocas, tem cerca de 30 golos. É difícil compreender como é que o Sporting não vai buscar um jogador com o talento dele: com golo, móvel, e que cairia como uma luva no esquema de Rúben Amorim, ou num 4x4x2”, refere.
“Sporting tem comprado caro e vendido demasiado barato”
Por fim, Samuel Almeida analisa as últimas contratações da direção presidida por Frederico Varandas e fala sobre o interesse em Ousmane Diomandé, a contratação de Francisco Trincão e exige que Hugo Viana e companhia voltem a uma “política de contratações certeira”.
“O Sporting tem comprado caro e, nalguns casos, vendido demasiado barato. Custa-me que a direção avalie o Diomandé em 12,5 milhões, um jogador que atua com regularidade, mas na Liga 2. E que tenha, também, avaliado Trincão em 20 milhões, pois vai gastar 10M€ em 50% do passe. Recordar que o Benfica avaliou Enzo Fernández em menos”, recorda.
“O Rúben Amorim disse, no início da presente temporada, que o objetivo era fazer melhor do que no ano passado. O problema é que é impossível fazer isso com um 11 inicial com bons jogadores, e depois só ter jovens da formação no banco. Temos de voltar à política de contratações certeira, como tivemos com Pote, Ugarte, Edwards e Nuno Santos”, exige.
Apontado a vários destinos na próxima temporada, goleador do Clube de Alvalade já terá escolhido novo clube para proceder a carreira quando deixar os leões
|
0Viktor Gyokeres escolheu rumar ao Barcelona. O avançado do Sporting tem vários clubes interessados na sua contratação, mas é na formação culé que encontra o novo destino para a próxima temporada, apesar de ser muito apontado à Premier League.
A informação é avançada pelo El Nacional, jornal catalão, garantindo que o sueco prefere o projeto do Barça ao invés de reencontrar Ruben Amorim e rumar ao Manchester United. No entanto, a fonte em questão alerta para as dificuldades do gigante da La Liga.
Para contratar o goleador, é necessário terminar o contrato de Robert Lewandowski ou "encontrar fórmulas financeiras criativas", explicam os catalães. O emblema de Camp Nou já viveu dias melhores no que toca às contas do clube e o 'camisola 9' dos leões custa 100 milhões de euros. Caso o Barcelona consiga, de alguma forma, dar a volta à situação, o matador assinará contrato.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 25 encontros: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.090 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 27 golos e fez cinco assistências.
Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Coventry, a troco de 20 milhões mais 4 por objetivos, Viktor Gyokeres contabiliza 75 partidas, 70 finalizações certeiras, 19 assistências e uma Liga Portugal Betclic (2023/24) conquistada. O avançado tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Afastado dos relvados devido a uma grave lesão, craque vive um momento complicado. A recuperação lenta e o mau momento da equipa tornam este período ainda mais difícil para o ala leonino, que encontra forças no apoio dos adeptos e na paixão pelo futebol
|
0A vida de Nuno Santos mudou drasticamente a 26 de outubro, quando sofreu uma rotura no tendão rotuliano do joelho direito durante o jogo frente ao Famalicão. A lesão afastará o ala leonino dos relvados até ao final da temporada, obrigando-o a lidar com uma paragem longa e dolorosa, longe do que mais ama fazer: jogar futebol.
O Leonino sabe que Nuno Santos tem valorizado muito o apoio dos companheiros nesta fase complicada. Entre eles, o capitão Morten Hjulmand tem sido uma presença constante, transmitindo força e motivação ao ala canhoto. A recuperação é lenta e desafiante, mas o jogador tem-se agarrado aos colegas, à família e aos adeptos para seguir em frente.
Mau momento da equipa agrava cenário
A lesão de Nuno Santos coincidiu com um período difícil para o Sporting, que atravessou uma série de quatro derrotas consecutivas, algo que não acontecia desde a temporada 2012/13. Apesar disso, os leões voltaram às vitórias na última semana, com triunfos sofridos frente a Boavista (3-2) e Santa Clara (2-1, após prolongamento, para a Taça de Portugal).
Mesmo afastado dos relvados, Nuno Santos tem marcado presença em Alvalade para apoiar a equipa. Recentemente, depois do jogo deixou inclusive uma mensagem nas redes sociais: “Todos juntos. Até ao fim”.
Segundo fontes próximas, o jogador admite sentir uma profunda frustração por não poder ajudar em campo, especialmente numa fase tão complicada para o Clube. A deslocação a Brugge, que culminou na quarta derrota consecutiva, foi particularmente difícil de assistir para Nuno Santos.
A sua ausência, juntamente com a de outros jogadores importantes, tem deixado o plantel limitado, dificultando o desempenho da equipa.
Castigo que ainda pesa
Além da lesão, Nuno Santos enfrenta também um castigo disciplinar. O jogador foi suspenso por oito jogos após partir um vidro de proteção no camarote durante a Supertaça frente ao Porto, incidente que feriu dois espetadores, um deles com gravidade.
Apesar de todas as adversidades, Nuno Santos mantém o foco na recuperação e no desejo de voltar mais forte. Alimentado pelo carinho dos adeptos e pela paixão pelo futebol, o ala leonino continua a ser um exemplo de resiliência e sacrifício para todos os Sportinguistas.
Desde que começou a orientar o emblema verde e branco, o treinador português viu marca pouco simpática para o plantel leonino crescer rapidamente
|
0Desde a chegada de João Pereira ao comando técnico do Sporting, a equipa enfrentou uma sequência de derrotas consecutivas, intensificou as apostas nos jovens da formação leonina e... viu duplicar o número de sanções disciplinares, com um aumento significativo de cartões exibidos pelas equipas de arbitragem ao longo dos jogos do campeonato.
Ao analisar, como exemplo, as partidas frente a Santa Clara, Moreirense e Boavista, é possível identificar um total de 40 faltas cometidas, que resultaram em seis cartões amarelos para os leões. Com João Pereira, os verdes e brancos têm registado uma média de dois amarelos por jogo no campeonato, um número que representa o dobro dos valores alcançados sob o comando técnico de Ruben Amorim.
Em média, com o agora treinador do Manchester United, os jogadores do Sporting eram admoestados a cada 10,18 faltas cometidas. Com João Pereira, o número baixou drasticamente, com o árbitro da partida a mostrar cartão a cada 6,67 faltas.
Na partida da Taça de Portugal, contra o Santa Clara, a equipa não fugiu à 'regra' e Hélder Malheiro até levantou a cartolina para o banco. Fora das quatro linhas, Ricardo Esgaio foi expulso por acumulação de amarelos. Jeremiah St. Juste sofreu do mesmo, apesar de estar a jogar. Para complicar as contas do técnico, somam-se ainda as ausências devido a lesão, com Pote, Nuno Santos, Daniel Bragança, Morita, Gonçalo Inácio e Eduardo Quaresma a integrarem o boletim clínico.
O Sporting entra em campo este domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.