
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
No início do futebol português, os guarda-redes eram frequentemente escolhidos por falta de jeito para jogar no campo. No entanto, Cipriano Santos quebrou essa regra e tornou-se o primeiro grande guardião do Sporting, impondo-se pela qualidade e segurança que transmitia à equipa.
Natural de Almada, Cipriano Nunes dos Santos nasceu a 13 de outubro de 1901 e começou a sua trajetória no Sporting ainda jovem, passando rapidamente das camadas inferiores para a equipa principal. A sua estreia oficial aconteceu a 11 de março de 1923, num jogo frente ao Internacional, em que os leões saíram vitoriosos por 2-0. Desde então, não largou mais a titularidade.
Ao longo de dez temporadas, Cipriano disputou 101 jogos pelo Sporting, conquistando quatro Campeonatos de Lisboa e o primeiro Campeonato de Portugal do clube, em 1922/23. Além do futebol, Cipriano também brilhou noutra modalidade: o andebol de 11. Fez parte da equipa dos leões que conquistou o primeiro Campeonato Regional da modalidade em 1932, atuando como médio, mas também desempenhando a função de guarda-redes em alguns jogos.
No panorama internacional, defendeu as cores de Portugal em duas ocasiões. A sua primeira participação aconteceu em 1926, num jogo que terminou empatado frente à Checoslováquia. Dois anos mais tarde, contribuiu para que a Seleção Nacional conseguisse, pela primeira vez, evitar uma derrota diante da Espanha. Nos Jogos Olímpicos de 1928, integrou a equipa como suplente do icónico António Roquete.
Após deixar o Sporting, Cipriano Santos ainda representou o Boavista e a Académica, continuando a demonstrar a mesma dedicação e talento que o tornaram uma referência na baliza leonina. Apesar de já não estar ao serviço do clube de Alvalade, o seu nome continuou a ser recordado pelos adeptos e pela imprensa desportiva.
O seu esforço e entrega ao futebol valeram-lhe uma distinção especial. Por ocasião das Bodas de Prata do Sporting, Cipriano foi agraciado com a Medalha de Mérito e Dedicação, um reconhecimento pelo seu contributo para a história do clube. A homenagem foi uma justa celebração da sua carreira e do seu exemplo como atleta.
Faleceu a 14 de novembro de 1964, com 63 anos, deixando um legado marcante no futebol português. Cipriano Santos não foi apenas um pioneiro na posição de guarda-redes no Sporting, que agora tenta seguir Rui Silva, mas também um verdadeiro modelo de desportista, como afirmou o cronista Ruy da Cunha: “um modelo de desportista que não inchava com os aplausos”.
Futebolista que venceu título com o Clube de Alvalade vai ser adversário dos leões de Rui Borges na Liga Portugal Betclic de 2025/26
|
É oficial! Diogo Pinto já não é jogador do Sporting. O guarda-redes de 21 anos utilizou as suas redes sociais para despedir-se dos adeptos verdes e brancos, numa altura em que irá ser apresentado como reforço do Estrela da Amadora, deixando Alvalade a custo zero.
Diogo Pinto: "Dei sempre tudo pelo Sporting"
"Foram oito anos de leão ao peito. Cheguei muito novo, cheio de sonhos, e saio com o coração cheio. Cresci aqui como jogador e como pessoa. Aprendi muito, vivi momentos únicos e fiz amigos para a vida. Dei sempre tudo pelo Clube, com orgulho em cada minuto que estive em campo", começou por dizer o guardião.
Diogo Pinto destaca "a conquista do campeonato no ano passado" como "um dos momentos mais especiais" da carreira. "Nunca vou esquecer as emoções que vivemos. Quero agradecer aos treinadores, colegas, staff, direção e a todos os adeptos que me acompanharam em cada etapa. O vosso apoio fez a diferença", acrescentou o formado no Sporting.
Diogo Pinto: " Obrigado por tudo Sporting Clube de Portugal"
"Fim de um capitulo e inicio de outro. Obrigado por tudo Sporting Clube de Portugal. 'Não chores porque acabou mas sorri porque aconteceu'", terminou o antigo 'camisola 51' dos verdes e brancos, que terá oportunidade de brilhar na Liga Portugal Betclic.
Apesar de reforçar o Estrela da Amadora sem qualquer compensação monetária para o Sporting, o guarda-redes internacional sub-21 por Portugal ainda poderá render aos verdes e brancos. Frederico Varandas assegurou 50% de uma futura venda do jogador.
Médio internacional sub-20 pelo Brasil renovou contrato no início do ano e está ligado ao timão até dezembro de 2029, com cláusula milionária
|
Breno Bidon, médio do Corinthians, está referenciado pelo Sporting. O timão está aberto a vender o médio, embora tivesse decidido no início da temporada que o internacional sub-20 do Brasil seria um dos indispensáveis. Agora, a direção pede 15 milhões de euros.
Além do Sporting, também o Benfica tem Breno Bidon bem referenciado. Fora de Portugal, Arsenal e Brighton chegaram a fazer propostas pelo futebolista, que também é altamente cotado nos campeonatos italiano e alemão, podendo valer bom encaixe ao Corinthians.
A possível venda de Breno Bidon servirá para equilibrar as contas do Corinthians, que já decidiu manter os três principais ativos do plantel. Rodrigo Garro, Memphis Depay e Yuri Alberto - cobiçado pelo Sporting - não devem deixar a Neo Química Arena.
Vale recordar que, no início de 2025, Breno Bidon renovou contrato com o Corinthians. O novo vínculo do médio é válido até dezembro de 2029 e ficou blindado com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros para clubes estrangeiros e cerca de 58M para emblemas brasileiros.
No ano civil de 2025, com a camisola do Corinthians, Breno Bidon - atualmente avaliado em 12 milhões de euros - disputou 26 partidas. Durante os 1.592 minutos em que foi utilizado, o médio brasileiro de 20 anos marcou um golo e fez uma assistência para os companheiros.
Antiga estrela do futebol francês acredita o ponta-de-lança sueco dos leões pode não ser o melhor encaixe e deixa sugestão de jogador
|
William Gallas acredita que Viktor Gyokeres pode não ser o jogador mais indicado para o Arsenal. Não é a primeira vez que a antiga estrela do futebol francês, que teve passagem pelos gunners, fala negativamente do avançado dos leões, aproveitando também para deixar outra sugestão para a frente de ataque da sua antiga equipa.
William Gallas: "Gyokeres? Arsenal precisa de vencer a Premier League"
William Gallas abordou a possível transferência do sueco do goleador do Sporting para o emblema londrino, falando de outros possíveis alvos para a linha mais avançada de Mikel Arteta: “Osimhen é um avançado de topo, mas vejo-o a chocar com Arteta. Gyokeres encaixaria melhor, mas o Arsenal precisa de vencer a Premier League”.
“Para isso, precisa de contratar Alexander Isak. Isak é perfeito para o Arsenal, é o avançado que garante a melhor hipótese de vencer o título”, acrescentou William Gallas, fazendo referência ao companheiro de Gyokeres na seleção da Suécia.
Vale a pena recordar que esta não é a primeira vez que o antigo defesa internacional pela seleção gaulesa não se mostra convencido pelas exibições de Viktor Gyokeres: “Pode adaptar-se à Premier League? Essa é a grande questão. Tem 26 anos, não sei se pode ser um dos grandes pontas de lança da Europa”, disse, recentemente.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.