Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Cipriano Santos: O primeiro grande guardião do Sporting

Guarda-redes do clube verde e branco destacou-se pelo talento, dedicação e espírito de sacrifício. Defendeu as redes leoninas durante uma década

Cipriano Santos é considerado o primeiro grande guarda-redes do Sporting, clube que representou durante uma década
Cipriano Santos é considerado o primeiro grande guarda-redes do Sporting, clube que representou durante uma década

20 Fev 2025 | 17:53 |

Icon Comentário0

No início do futebol português, os guarda-redes eram frequentemente escolhidos por falta de jeito para jogar no campo. No entanto, Cipriano Santos quebrou essa regra e tornou-se o primeiro grande guardião do Sporting, impondo-se pela qualidade e segurança que transmitia à equipa.


Natural de Almada, Cipriano Nunes dos Santos nasceu a 13 de outubro de 1901 e começou a sua trajetória no Sporting ainda jovem, passando rapidamente das camadas inferiores para a equipa principal. A sua estreia oficial aconteceu a 11 de março de 1923, num jogo frente ao Internacional, em que os leões saíram vitoriosos por 2-0. Desde então, não largou mais a titularidade.


Ao longo de dez temporadas, Cipriano disputou 101 jogos pelo Sporting, conquistando quatro Campeonatos de Lisboa e o primeiro Campeonato de Portugal do clube, em 1922/23. Além do futebol, Cipriano também brilhou noutra modalidade: o andebol de 11. Fez parte da equipa dos leões que conquistou o primeiro Campeonato Regional da modalidade em 1932, atuando como médio, mas também desempenhando a função de guarda-redes em alguns jogos.


No panorama internacional, defendeu as cores de Portugal em duas ocasiões. A sua primeira participação aconteceu em 1926, num jogo que terminou empatado frente à Checoslováquia. Dois anos mais tarde, contribuiu para que a Seleção Nacional conseguisse, pela primeira vez, evitar uma derrota diante da Espanha. Nos Jogos Olímpicos de 1928, integrou a equipa como suplente do icónico António Roquete.

Após deixar o Sporting, Cipriano Santos ainda representou o Boavista e a Académica, continuando a demonstrar a mesma dedicação e talento que o tornaram uma referência na baliza leonina. Apesar de já não estar ao serviço do clube de Alvalade, o seu nome continuou a ser recordado pelos adeptos e pela imprensa desportiva.


O seu esforço e entrega ao futebol valeram-lhe uma distinção especial. Por ocasião das Bodas de Prata do Sporting, Cipriano foi agraciado com a Medalha de Mérito e Dedicação, um reconhecimento pelo seu contributo para a história do clube. A homenagem foi uma justa celebração da sua carreira e do seu exemplo como atleta.

Faleceu a 14 de novembro de 1964, com 63 anos, deixando um legado marcante no futebol português. Cipriano Santos não foi apenas um pioneiro na posição de guarda-redes no Sporting, que agora tenta seguir Rui Silva, mas também um verdadeiro modelo de desportista, como afirmou o cronista Ruy da Cunha: “um modelo de desportista que não inchava com os aplausos”.


Futebol

Diomande titular do Sporting – Porto? Condição do central conhece atualização

Defesa-central dos leões lesionou-se diante do Casa Pia, na jornada inaugural da Liga Portugal Betclic, e falhou os últimos dois jogos

Ousmane Diomande não vai, ao que tudo indica, estar disponível para Rui Borges no Sporting - Porto. Debast assume titularidade
Ousmane Diomande não vai, ao que tudo indica, estar disponível para Rui Borges no Sporting - Porto. Debast assume titularidade

29 Ago 2025 | 09:03 |

Icon Comentário0

Ousmane Diomande não vai, ao que tudo indica, estar disponível para o Sporting – Porto. De acordo com as últimas informações, o defesa-central continua a recuperar de uma lesão muscular sofrida diante do Casa Pia, na jornada inaugura da Liga Portugal Betclic, em que os leões venceram, por 2-0.


Com Ousmane Diomande fora de combate, é altamente provável que Rui Borges opte por Zeno Debast para atuar no lugar do internacional pela Costa do Marfim, conforme aconteceu frente ao Arouca e ao Nacional. De resto, o atleta tem correspondido de forma positiva à aposta do técnico.


Para lá de Ousmane Diomande, Rui Borges também não deve contar com Hidemasa Morita, que recebeu outra péssima notícia. O médio japonês saiu lesionado da deslocação à Choupana, ainda na primeira, e falha o embate com os dragões. Giorgi Kochorashvili, reforço do Sporting para esta temporada, deve ir a jogo no clássico.


O Sporting – Porto está agendado para o próximo sábado, às 20h30, no Estádio José Alvalade. O jogo diz respeito à quarta jornada da Liga Portugal Betclic e coloca frente a frente dois dos atuais três líderes competição, para lá do Moreirense. O encontro será apitado pelo árbitro João Gonçalves.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ousmane Diomande avaliado em 45 milhões de eurosparticipou em duas partidas. O central internacional pela Costa do Marfim foi titular na Supertaça Cândido de Oliveira, cumprindo 68 minutos diante do Benfica; e ainda frente ao Casa Pia, estando em campo 58', antes de se lesionar.



Futebol

Conrad Harder pode, afinal, render mais alguns largos milhões ao Sporting

Com a muito provável chegada de Fotis Ioanndis, internacional dinamarquês deve abandonar Alvalade e deixar verba importante nos cofres

Conrad Harder pode render quase 30 milhões de euros aos cofres do Sporting. Rennes é o destino mais provável para o dinamarquês
Conrad Harder pode render quase 30 milhões de euros aos cofres do Sporting. Rennes é o destino mais provável para o dinamarquês

29 Ago 2025 | 07:58 |

Icon Comentário0

Conrad Harder pode mesmo vir a sair do Sporting e rumar ao Rennes, mas a grande novidade é a verba pela qual o negócio se pode vir a fazer. De acordo com as últimas informações, o negócio pelo ponta-de-lança dinamarquês estará na ordem dos 30 milhões de euros, com bónus incluídos.


O Sporting redobrou as discussões com o Rennes pelo seu ponta de lança dinamarquês e alcançou uma base de entendimento que pode chegar até aos 30 milhões de euros, entre o montante fixo, na casa dos 26 milhões, e variáveis, na ordem dos 4 milhões”, revela o jornal Record, na edição desta sexta-feira.


Com a contratação de de Luis Suárez e mais que provável chegada de Fotis Ioannidis ao Sporting, Conrad Harder entende que o melhor caminho para a sua carreira é abandonar o Clube de Alvalade. Depois de numa primeira fase o Milan ter surgido como destino provável, agora o Rennes aparenta estar na pole position.


A relação de Conrad Harder com Rui Borges nunca foi fácil. Na temporada passada, e apesar de ter sido opção aquando da lesão de Viktor Gyokeres, o técnico do Sporting nunca escondeu que não morria de amores pelo internacional dinamarquês, apelidando mesmo o atleta de “trapalhão”.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Conrad Harder - avaliado em 24 milhões de euros - participou em quatro partidas: uma enquanto titular e três na condição de suplente utilizado. Nos 103 minutos em que foi utilizado por Rui Borges, so ‘camisola 9’ do Clube de Alvalade já apontou um golo.



Futebol

Ex-técnico do Benfica coloca em causa chegada de Ioannidis ao Sporting: "Não está"

Antigo treinador do eterno rival dos leões abordou processo que pode culminar na contratação do internacional grego para os verdes e brancos

Rui Vitória, antigo técnico do Benfica, recusou comentar a mais que provável mudança de Fotis Ioannidis para o Sporting
Rui Vitória, antigo técnico do Benfica, recusou comentar a mais que provável mudança de Fotis Ioannidis para o Sporting

29 Ago 2025 | 07:46 |

Icon Comentário0

Rui Vitória recusa comentar a mais que provável mudança de Fotis Ioannidis para o Sporting. Após o Samsunspor – Panathinaikos da Liga Conferência e depois de o próprio jogador ter comentado o tema, o antigo técnico do Benfica afirmou que as negociações entre os clubes ainda não estão finalizadas.


Rui Vitória sobre chegada de Ioannidis ao Sporting: "Não está finalizado"


“Neste caso específico não quero falar sobre o Ioannidis pois não gosto de falar do que não está finalizado”, atirou Rui Vitória, colocando em causa que o negócio entre Sporting e Panathinaikos pelo ponta-de-lança esteja fechado. Porém, ao que tudo indica, a transferência vai mesmo acontecer.


“De um modo geral posso dizer que fizemos as transferências que pretendíamos e estou muito satisfeito com os jovens que chegaram. Todos querem jogar ao mais alto nível e conquistar títulos. Acredito que neste momento posso fazer dois onzes de grande qualidade”, finalizou Rui Vitória, mostrando-se contente com os atletas à sua disposição.

Relativamente a Fotis Ioannidis, o Sporting deve pagar qualquer coisa como 22 milhões de euros fixos, mais 3 mediante a concretização de determinados objetivos individuais e coletivos. Os leões deixam, ainda, na mão do Panathinaikos uma percentagem de uma futura mais-valia significativa.


Na última temporada de 2024/25, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidis - avaliado em 15 milhões de euros - teve números abaixo do esperado. Em 42 partidas disputadas, o avançado marcou por 11 ocasiões e assinou duas assistências. Na presente época, soma quatro jogos ainda sem qualquer contribuição para golo.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Bernardo Palmeiro traça objetivo do Sporting para a Liga dos Campeões: "Satisfeito"
Futebol

Bernardo Palmeiro traça objetivo do Sporting para a Liga dos Campeões: "Satisfeito"

29 Ago 2025 | 07:28

Icon Comentário0
Ioannidis fala de acordo com o Sporting, mas deixa alerta: "Não entendi bem"
Futebol

Ioannidis fala de acordo com o Sporting, mas deixa alerta: "Não entendi bem"

29 Ago 2025 | 07:17

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Pedro Baltazar admite evolução de pilar do Sporting: "Não fui adepto ao início"
Futebol

Exclusivo Leonino - Pedro Baltazar admite evolução de pilar do Sporting: "Não fui adepto ao início"

28 Ago 2025 | 17:25

Icon Comentário0