
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Nicoló Zaniolo esteve a um pequeno passo de assinar pelo Sporting. A garantia foi dada por André Pinotes Batista, revelando que, ao invés do internacional italiano, os leões avançaram para a contratação de Iván Fresneda. O comentador abordou, ainda, a polémica em torno da contratação de Vitor Roque ou Fotis Ioannidis.
“Há quem lhes chame novelas de mercado, no entanto, esta é apenas a espuma superficial que é visível a quem ambiciona contratar jogadores de indiscutível craveira. Poucos se lembram, mas também assim foi com os felizes procedimentos de aquisição de Viktor Gyökeres e Morten Hjulmand, bem como da transferência falhada de Nicolò Zaniolo, na vez de quem foi contratado Iván Fresneda”, afirmou André Pinotes Batista.
“Se a comunicação social avança – com propriedade e fundadas fontes – que é Fotis Ioannidis o escolhido da estrutura verde e branca, logo os corações de leão se aceleram nas conversas de rede social, nos encontros de praia e nos debates de café. Se, na sequência de fresca notícia em torno de um alegado interesse em Vítor Roque, Hugo Viana viaja até Barcelona, logo o amor grego se esboroa e se compõem odes em belíssimo Português do Brasil”, refere André Pinotes Batista.
“Cada um de nós só pode amar verdadeiramente aquilo que conhece e quando – como é o caso – só podemos ver aquilo que nos põem à frente sofremos de forma conduzida e desnecessária, sem querer perceber que a aquisição de atletas internacionais desta qualidade obedece a estratégias negociais complexas, em que os nervos de aço, a disciplina e a manutenção de vários alvos são fundamentais”, argumenta André Pinotes Batista.
“Em 2024, e ao invés deste último caso, temos bastas razões para tranquilizar o nosso peito. Se o helénico ou as suas circunstâncias não lhe permitirem viajar para Lisboa, o jovem prodígio brasileiro também fará as nossas delícias. Somos assim. Ambivalentes. E não faz mal. Não se esqueçam, no entanto, que lá fora também se leem os nossos jornais e isso ajuda. Sem ansiedade, deixemos, pois, Hugo Viana trabalhar. Não tem corrido mal”, finaliza André Pinotes Batista.
Ponta-de-lança sueco está na porta de saída do Clube de Alvalade e mudança para um histórico europeu volta a ganhar força
|
O reencontro entre Viktor Gyokeres e Ruben Amorim volta a ganhar força. Apesar de ter vários interessados na Premier League - como Arsenal ou Manchester City - o avançado sueco e o antigo treinador do Sporting podem estar novamente juntos em Old Trafford.
Segundo informações avançadas pelo Daily Star e o Mirror, o Arsenal deu preferência a Benjamin Sesko, do Leipzig. Com a iminente transferência do esloveno para o clube londrino, o ‘camisola 9’ dos leões está disposto a ouvir a proposta dos irmãos Glazers, em Manchester.
De forma a obter poderio financeiro, o Manchester United está disposto a vender uma série de jogadores que não fazem parte das contas da equipa técnica de Ruben Amorim como Marcus Rashford, Alejandro Garnacho, Jadon Sancho e Antony.
Ainda assim, Viktor Gyokeres não é o único nome a ser apontado para a frente de ataque dos red devils. O clube de Old Trafford também segue atentamente figuras como Bryan Mbuemo (Brentforfd), Antoine Semenyo (Bournemouth) e Eberechi Eze (Crystal Palace), que se podem juntar ao já apresentado Matheus Cunha (ex-Wolverhampton).
Vale lembrar que, em 2024/25, o internacional sueco – avaliado em 75 milhões de euros – participou em 52 encontros, ao serviço do Sporting: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o ‘camisola 9’ marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Ponta de lança do Goztepe está na lista de alvos do Clube de Alvalade, mas técnico que passou pelos verdes e brancos tem outros planos em mente
|
O Fulham, treinado pelo ex Sporting Marco Silva, está interessado em Rômulo Cardoso. O clube inglês já apresentou uma proposta de 16 milhões de euros aos turcos do Goztepe para a contratação do avançado brasileiro. O jogador é um dos nomes bem referenciados pelo Clube de Alvalade para reforçar o ataque da equipa verde e branca.
De acordo com a informação avançada pelo jornal inglês The Athletic, o Goztepe rejeitou prontamente a proposta do Fulham, exigindo uma oferta superior a 20 milhões de euros para aceitar a venda de Rômulo Cardoso. Além do emblema inglês, também o Leipzig já terá feito uma abordagem junto dos turcos, tendo em vista uma eventual transferência do avançado de 23 anos.
De resto, Rômulo Cardoso é muito cobiçado no mercado de transferências. Feyenoord, Fenerbahçe e Zenit são outros clubes que têm o nome do atacante na lista de reforços para o mercado de verão. O atleta é também bastante apreciado no mercado inglês e outros emblemas da Premier League, além do Fulham, estarão a ponderar apresentar uma proposta ao Goztepe.
Vale sublinhar que os responsáveis do Sporting estão empenhados no reforço do ataque da equipa leonina, tendo em conta a provável saída de Viktor Gyokeres. Luis Suárez, avançado do Almería, será o alvo prioritário, mas Rômulo Cardoso também é uma opção válida. Ainda assim, não é previsível que o Clube de Alvalade formalize uma proposta nas próximas semanas.
Recorde-se que, em 2024/25, ao serviço do Goztepe, Rômulo Cardoso - avaliado em 7 milhões de euros - disputou 33 jogos, tendo somado 2.773 minutos. No total, o avançado brasileiro assinou 17 golos e 10 assistências, foi o melhor marcador da equipa turca e assinou uma das melhores épocas da sua carreira.
Treinador espanhol da equipa da Premier League falou com os jornalistas depois da vitória que carimbou o acesso aos oitavos de final da competição
|
Pep Guardiola mostrou-se muito agradado depois do Juventus - City, que carimbou a passagem da equipa de Manchester aos oitavos-de-final do Mundial de Clubes, no primeiro lugar do grupo, depois de triunfo por claros 5-2 sobre o histórico emblema italiano.
Guardiola: "Gostei da forma como fizemos as coisas"
"O primeiro objetivo era a qualificação, mas nunca se sabe se é melhor terminar em primeiro ou segundo. Entramos em todos os jogos com o objetivo de vencer. Conseguimos e estou feliz por isso", começou por dizer Pep Guardiola aos microfones da DAZN, depois da partida onde o ex Sporting alinhou como titular pelo Manchester City.
"Gostei da forma como fizemos as coisas (...) Há muito, muito tempo que não jogávamos assim, com e sem bola. Os jogadores estavam empenhados e estamos felizes por vencer uma equipa de topo", atirou de seguida o treinador do Manchester City, conjunto onde Hugo Viana, outro ex Sporting, atua como diretor desportivo.
Fez, depois, uma análise ao desempenho da equipa na prova da FIFA: "Fomos muito agressivos sem bola. O Ederson fez passes longos incríveis para o Erling [Haaland]. O mais importante hoje é que conseguimos sentir isso de novo. Na época passada não foi possível por uma razão: não tínhamos jogadores. Desde o primeiro dia que o ritmo aumentou e os treinos são inacreditáveis. Esta é a única forma de sobreviver - ganhar ou perder. Há alguns anos, ninguém imaginava o Man City no Campeonato do Mundo de Clubes. Estamos a enfrentar novas equipas e é uma honra. Queremos ficar aqui".
Por último, falou do ponta-de-lança norueguês do City, que marcou com assistência de Matheus Nunes: "Dou-lhe os parabéns. Marcar 300 golos aos 24 anos é impressionante, não é? Valorizo os bons avançados. Estou feliz pelo Erling, pelo golo e pela sua participação no jogo".