Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

É HORA DE FAZER CONTAS

Equipa de futebol do Sporting está hoje tão perto de poder terminar a época no 3.º lugar como no 4.º ou 5.º, mas para isso torna-se decisivo vencer em Famalicão e afastar de vez um cenário ainda pior

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

24 Fev 2020 | 12:30 |

Icon Comentário1

A boa e tranquila vitória sobre o Boavista só não soube ‘a pato’ porque Sp. Braga e Rio Ave também ganharam e dessa forma continuámos a ter apenas uma ‘certeza’, a 12 jornadas do fim: andaremos nesta luta a três pelo 3.º lugar pelo menos mais umas jornadas, até que um ou dois adversários quebrem (esperando e desejando que não seja o Sporting a cair). Mas para que esta luta não ganhe outros protagonistas, e a tornem ainda mais perigosa, importa o Sporting vencer o Famalicão na próxima ronda, deixando os do norte arredados das contas. E, claro, duas semanas depois é fazer o mesmo em Guimarães e tirar, igualmente, os do Vitória da luta europeia. Infelizmente, este é o nosso único objetivo para 19/20.


1 – É assim tão importante ficar em 3.º lugar? Claro que sim, porque essa é a posição que vale entrada direta na fase de grupos da Liga Europa 20/21, dado que os finalistas da Taça de Portugal são Benfica e FC Porto. Evitar as rondas preliminares desta prova é o garante de uma pré-temporada feita de forma a consolidar ideias com tempo. O 4.º lugar já obriga a competir a sério ao fim de cinco/seis semanas de treino e o 5.º lugar significa entrar na segunda ronda de qualificação e jogar logo a 23 de julho, com um máximo de quatro semanas de treino. Muito perigoso para o desenrolar da época seguinte.


2 – A pontuação final do Sporting 19/20 será, muito provavelmente, a mais baixa desde o regresso da Liga ao formato de 18 competidores (esta é a sexta época). A equipa está apenas a um empate de garantir desde já menos pontos que na temporada passada (74), uma vez que joga agora para um máximo de 75. Pior só em 16/17 (70 pontos) e realisticamente é difícil antever que Silas consiga, pelo menos, 10 triunfos e um empate nos 12 jogos que restam. Assim, já que em termos do acumulado de pontos o cenário vai ser muito negro, pelo menos que se salve a posição final.


3 – Nos momentos maus o apoio de Sócios e adeptos é determinante. Por saber que assim é não consigo encontrar explicação para a contínua afronta da administração da SAD aos clientes do futebol. A entrada dos espectadores por algumas das portas do Estádio começaram a tornar-se num suplício desde a época passada, quando a ‘experiência’ Miguel Cal redundou num ‘chegue uma hora antes’ a um estádio moderno no qual se demorava, em média, dez minutos para entrar. Agora, com a revista ao calçado dos adeptos, entramos no patamar de ‘experiência inesquecível’. Vá lá que não choveu nem quinta-feira nem domingo… Quando a média de espectadores no ‘José Alvalade’ já anda abaixo do número de Gameboxes vendidas para 19/20, a administração da SAD tenta disfarçar o cenário com a oferta de um número histórico de convites. Isso é solução… ou ilusão? Pensem nisso.


Clube

Problemas no seio de claque do Sporting pode trazer mudanças em Alvalade

Tensão tornou-se notória no encontro da última jornada da Liga Portugal Betclic, diante do Gil Vicente, e preparam-se novas movimentações

Forte divisão interna no Directivo Ultras XXI pode acabar por gerar a criação de um novo grupo organizado de adeptos no Sporting
Forte divisão interna no Directivo Ultras XXI pode acabar por gerar a criação de um novo grupo organizado de adeptos no Sporting

18 Mai 2026 | 11:54 |

Icon Comentário0

O encontro entre o Sporting e o Gil Vicente, do último sábado, dia 16 de maio, ficou também marcado por um reforço significativo do dispositivo policial no topo norte de Alvalade, zona habitualmente ocupada pela Directivo Ultras XXI.


Segundo revela agora o jornal A Bola, o aumento da segurança esteve relacionado com informações recolhidas pela Unidade Metropolitana de Informações Desportivas, através dos spotters destacados para o encontro no Estádio José Alvalade.


Os dados recolhidos pelas autoridades apontavam para uma forte divisão interna no grupo organizado de adeptos, cenário que levantou receios de possíveis confrontos físicos entre elementos ligados às diferentes fações da claque leonina.


A mesma fratura interna poderá, inclusivamente, estar na origem da criação de um novo grupo organizado no mesmo setor do Estádio José Alvalade. Na base do conflito estará um recente processo eleitoral vivido no seio do Directivo Ultras XXI.

Segundo uma das correntes envolvidas, o ato eleitoral terá sido marcado por alegadas irregularidades, situação que culminou na mudança da estrutura diretiva da claque e agravou as tensões entre os apoiantes, que agora se dividiram.


Atualmente, o topo sul de Alvalade continua ocupado por outras claques ligadas ao universo leonino, como a Juventude Leonina, a Torcida Verde e a Brigada Ultras. Ainda assim, entre os grupos organizados de adeptos presentes no estádio, apenas a última é oficialmente reconhecida pelo Conselho Diretivo do Sporting.


Clube

Varandas vai ter 24 horas loucas por causa do Sporting

Presidente do Clube de Alvalade viverá dias intensos e não quer perder dois dos momentos mais importantes da temporada leonina

Frederico Varandas vai estar em Itália para assistir a final da Liga dos Campeões de futsal e um dia depois regressa a Portugal para ver o Rio Ave - Sporting
Frederico Varandas vai estar em Itália para assistir a final da Liga dos Campeões de futsal e um dia depois regressa a Portugal para ver o Rio Ave - Sporting

09 Mai 2026 | 11:51 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas - que prepara mudança drástica - volta a mostrar total envolvimento nas decisões mais importantes do Sporting e já definiu uma verdadeira maratona para acompanhar duas equipas leoninas em momentos decisivos da temporada 2025/2026.


O presidente verde e branco vai deslocar-se até Pesaro, em Itália, para assistir à final da Liga dos Campeões de futsal, onde o Sporting terá pela frente o Palma. O encontro está marcado para domingo, às 17h00, e pode representar mais um troféu europeu para os leões.


A presença de Varandas numa final europeia da modalidade não surpreende, tendo em conta que o líder leonino tem acompanhado regularmente os momentos mais importantes das diferentes equipas do Clube desde que assumiu a presidência.


Mas a viagem não termina em Itália. Depois da final de futsal, Frederico Varandas regressará rapidamente a Portugal para marcar presença, já na segunda-feira, em Vila do Conde, onde a equipa principal de futebol do Sporting enfrenta o Rio Ave.

O encontro da formação orientada por Rui Borges, referente à 33.ª jornada, pode ser determinante nas contas finais do campeonato. Assim, o presidente leonino prepara-se para acompanhar dois momentos cruciais do Clube em menos de 24 horas.



Clube

Histórico! Sporting atinge marca inédita em 2025/2026 nas Taças de Portugal

Após uma temporada bem sucedida em muitas maneiras e feitios, Clube de Alvalade varre tudo e todos ao alcançar algo notável

Sporting faz história ao garantir presença nas finais da Taça de Portugal de seis modalidades na mesma temporada
Sporting faz história ao garantir presença nas finais da Taça de Portugal de seis modalidades na mesma temporada

26 Abr 2026 | 15:35 |

Icon Comentário0

O Sporting continua a escrever páginas douradas na sua história e, desta vez, com um feito transversal a várias modalidades. Os leões tornaram-se no primeiro clube a garantir presença nas finais da Taça de Portugal em seis modalidades diferentes na mesma época.


Para já, o emblema verde e branco - que vai receber 20M por um jogador - já levantou dois troféus ligados à prova rainha: no basquetebol, com uma vitória frente ao Porto (86-84), e no voleibol, após um triunfo emocionante diante do Benfica (3-2).


No entanto, o impressionante percurso não fica por aqui. O Sporting ainda vai disputar as finais em futebol, andebol, futsal e hóquei em patins, mantendo viva a ambição de aumentar ainda mais o palmarés numa temporada que já é histórica. Este domingo, dia 26 de abril, há jornada dupla, com decisões no hóquei em patins frente ao Barcelos e no futsal diante do Benfica.


Mais à frente, os leões voltam a entrar em campo para outras decisões importantes. No futebol, a final do Jamor está marcada para dia 24 de maio, frente ao Torreense, enquanto no andebol o objetivo será alcançar o ‘penta’, num duelo novamente diante do Benfica, agendado para 7 de junho.

Até agora, o melhor registo pertencia ao Benfica, que em 2014/15 marcou presença em quatro finais e venceu todas. O Sporting supera agora essa marca, colocando o seu nome no topo e demonstrando uma consistência rara no panorama desportivo português.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Divulgado possível novo equipamento do Sporting e adeptos mostram insatisfação: "Que horror"
Clube

Divulgado possível novo equipamento do Sporting e adeptos mostram insatisfação: "Que horror"

22 Abr 2026 | 12:37

Icon Comentário0
Villas Boas pode ser castigado graças a Sporting e... Manteigas
Clube

Villas Boas pode ser castigado graças a Sporting e... Manteigas

14 Abr 2026 | 14:02

Icon Comentário0
Varandas chega-se à frente e visa momento que se vive no Sporting: "Queremos estar na..."
Clube

Varandas chega-se à frente e visa momento que se vive no Sporting: "Queremos estar na..."

12 Abr 2026 | 15:44

Icon Comentário0