
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Decorreu, no passado domingo, dia 30 de março, a partida entre Aston Villa e Preston, a contar para os quartos de final da Taça de Inglaterra. A equipa da Premier League venceu por 3-0, num jogo que teve como figura de destaque Marcus Rashford, jogador que foi afastado do Manchester United por Ruben Amorim - que começou a época no Sporting.
A primeira parte da partida até correu melhor para o Preston, que conseguiu manter a baliza a zeros e aguentar o nulo até ao descanso. Na segunda parte, a superioridade do Villa foi evidente, com a equipa da Premier League a marcar aos 59 e 64 minutos por Marcus Rashford. Ramsey fechou as contas do jogo à passagem do minuto 71, com o 3-0.
O Aston Villa continua, assim, a caminhada de sucesso na presente temporada. Os ingleses estão no nono lugar da Premier League, na luta pelas competições europeias; estão nos quartos de final da Liga dos Campeões, onde vão defrontar o PSG; e estão apurados para as meias finais da Taça de Inglaterra.
Uma das figuras da equipa, desde a janela de transferências de inverno, é Marcus Rashford, avançado inglês que entrou em conflito com Ruben Amorim no Manchester United, onde começou a temporada, e acabou por ser afastado da equipa. Marcou os primeiros golos pelos Aston Villa e no fim do jogo deixou algumas palavras que parecem ter um destinatário muito específico.
"Sinto-me muito bem aqui, pouco a pouco estou a ficar em melhor forma e a jogar o meu melhor futebol desde que cheguei. É sempre bom para um avançado marcar, espero conseguir continuar assim. Passo a passo estou no bom caminho e senti muita falta de jogar até chegar ao Aston Villa. Neste momento, sinto-me bem, sem lesões, e apenas a desfrutar do meu futebol. Tudo ótimo", atirou Marcus Rashford, no que parece também uma mensagem para Ruben Amorim e para o Manchester United - que também podem perder Bruno Fernandes em breve.
Registo do astro argentino foi finalmente igualado na última jornada da La Liga. Antigo elemento dos leões foi remetido para os suplentes
|
Decorreu, no passado domingo, o Barcelona - Girona, a contar para a 29ª. jornada da La Liga, o campeonato espanhol. Os blaugrana venceram por 4-1, numa partida em que o ex Sporting Raphinha começou no banco de suplentes, ao contrário do que tem sido habitual durante a época.
O Barcelona teve de esperar até ao fim da primeira parte para chegar à vantagem, com auto golo de Krejci ao 43 minutos. Danjuma empatou no início da segunda parte, mas dois golos de Lewandowski e outro de Ferran Torres confirmaram a goleada dos catalães, e o regresso à liderança do campeonato espanhol.
Com o bis na partida, o ponta de lança polaco Robert Lewandwoski conseguiu um feito que qualquer jogador de futebol procura: igualou um registo de Leonel Messi, o que já não acontecia em Espanha há mais de seis anos.
O avançado do Barcelona tornou-se o único, a seguir a Leonel Messi, a marcar pelo menos 25 golos nos primeiros 28 jogos do campeonato espanhol. A última vez que tinha acontecido tinha sido em 19/20, quando o astro argentino marcou por 29 vezes nos primeiros 28 encontros da Liga.
Com os dois golos no Barcelona - Girona, Lewandowski não só conseguiu igualar Messi, mas contribuiu para repor a sua equipa no primeiro lugar do campeonato, e voltou a ganhar alguma margem para Kylian Mbappé, avançado francês do Real Madrid, segundo classificado nos melhores marcadores da La Liga, agora três golos atrás do polaco.
Reveja, aqui, um grande golo assinado por Lewandowski no Barcelona - Girona:
Elemento que fez parte dos quadros dos leões atua no campeonato brasileiro, mas na última noite as coisas não correram da melhor forma
|
Já arrancou o Brasileirão, campeonato nacional do Brasil. A primeira jornada teve direito ao embate entre os dois últimos campeões, Palmeiras - Botafogo, curiosamente os dois orientados por portugueses, um deles ex Sporting: Abel Ferreira, de um lado, e Renato Paiva, do outro.
A partida decorreu no reduto do Palmeiras, mas correu francamente mal aos pupilos de Abel Ferreira. O jogo terminou com empate a zero, muito por culpa de Weverton, guardião da equipa da casa, e do desacerto dos avançados do Botafogo, que desperdiçaram várias oportunidades de golo.
No final da partida, os adeptos do Palmeiras, habituados a ver o clube vencer nos últimos anos, não perdoaram o treinador Abel Ferreira nem os jogadores que alinharam na partida, e iniciaram um monumental assobiadela que se ouviu no relvado da partida.
Este momento marcou também, um pouco daquilo que tem sido a relação de Abel Ferreira com os adeptos do Palmeiras. No final do jogo, o treinador português, ex Sporting, chegou inclusive a deixar algumas palavras para os adeptos, em conferência de imprensa, mencionando que os apoiantes do Botafogo cantavam que o clube tinha sido campeão no ano anterior, algo que nunca ouviu os da sua equipa fazer.
Relembrar que o Palmeiras também foi, recentemente, derrotado na final do campeonato estadual de São Paulo, continuando agora com o momento menos positivos da equipa. Na próxima ronda do Brasileirão defronta o Sport, de Pepa, mas antes tem duplo compromisso a contar para a Libertadores.
Confira, aqui, os assobios no final da partida:
Treinador verde e branco conseguiu, nas últimas partidas, atingir o melhor momento da equipa desde que chegou, mas há quem atribua a culpa a outro técnico
|
Rui Borges chegou ao Sporting em dezembro de 2024, depois de herdar a equipa que Ruben Amorim tinha deixado em novembro - antes de ir para Manchester, onde pode estar prestes a perder Bruno Fernandes - e que passou brevemente pelas mãos de João Pereira. O novo treinador apressou-se em alterar o modelo tático da equipa para se adaptar ao que costuma fazer (de 3x4x3 para 4x4x2). No entanto, os resultados e as muitas lesões obrigaram o técnico a reverter o processo, e voltar à tática antiga... Algo que lhe valeu a melhor série de resultados em Alvalade.
São sete jogos desde a mudança, com duas vitórias e cinco vitórias, que chegaram de forma consecutiva. A verdade é que a diferença estatística é notória, principalmente a nível ofensivo. Os leões têm mais golos marcados, apesar de terem menos posso de bola, e têm mais grandes ocasiões de golo, apesar de fazerem menos remates: o volume diminuiu um pouco, mas a qualidade das oportunidades melhorou bastante com o regresso ao 3x4x3.
A nível defensivo, o Sporting ganha menos duelos com a linha de cinco, e faz menos recuperações do que fazia anteriormente. No entanto, um dado muito importante é que os leões estão a permitir menos remates ás equipas adversárias, comparando com o período em que usaram o 4x4x2.
De resto, Frederico Varandas já tinha abordado a questão: "Temos de recuar uns meses, o plantel foi construído pelo treinador na altura, ajustado para o sistema de jogo do treinador, um plantel que se foi aperfeiçoando em 4 épocas com o treinador, talhado para o sistema de jogo do treinador. Podemos dizer que foi um plantel que sempre deu bons resultados do ponto de vista competitivo. E, de facto, este ano por várias circunstâncias, com a mudança de treinador, é um plantel ajustado a um sistema de jogo que hoje não se aplica".
Também Rui Borges falou da mudança: "Penso que é natural. Tendo em conta a disponibilidade dos jogadores, fomos um bocadinho ao conforto. Não tivemos muito tempo para treinar, é difícil adquirir comportamentos. Fomos ao conforto, não fugindo à nossa ideia de jogo. Por mais que o sistema seja com três ou quatro defesas, sente-se que a equipa está a ganhar mais fôlego, energia".