
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Poucos jogadores conseguem deixar uma marca tão profunda num clube como João Matos fez no Sporting. Capitão há vários anos, o fixo leonino tornou-se um verdadeiro símbolo do futsal verde e branco, acumulando títulos nacionais e internacionais e quebrando recordes que dificilmente serão superados.
Nascido em Lisboa a 21 de fevereiro de 1987, João Nuno Alves de Matos celebra, esta sexta-feira, 38 anos. Iniciou a sua carreira no futsal nos iniciados do Carnaxide, em 1999. O talento e a maturidade dentro de campo levaram-no rapidamente às camadas jovens do Sporting, onde ingressou em 2001. Em 2005/06, chegou à equipa principal e desde então nunca mais largou a Listada verde e branca, estreando-se pelos leões diante do Braga, num triunfo por 6-3 (dados ZeroZero).
Com a braçadeira de capitão, João Matos guiou o Sporting a uma era de ouro. Ao longo da sua carreira, conquistou duas Ligas dos Campeões, 12 Campeonatos Nacionais, nove Taças de Portugal, nove Supertaças, três Taças de Honra da AFL e cinco Taças da Liga, em que está época continuam no caminho para tentar vencer a sexta. Ao todo, o capitão do Clube de Alvalade realizou 766 jogos de leão ao peito e marcou 165 golos.
A influência de João Matos vai além do Sporting. Na Seleção Nacional, foi peça-chave nas conquistas dos Europeus de 2018 e 2022, assim como no Mundial de 2021, onde Portugal fez história ao sagrar-se campeão do mundo pela primeira vez. Em 2024, tornou-se o jogador mais internacional de sempre pela Seleção Portuguesa de Futsal, atingindo as 209 internacionalizações.
Os seus feitos individuais também não passaram despercebidos. João Matos recebeu o Prémio Stromp em três categorias distintas, recebeu a Medalha de Mérito Municipal - Grau Ouro da Câmara Municipal de Portalegre - e foi condecorado como Comendador da Ordem do Mérito e da Ordem do Infante D. Henrique.
Mesmo com uma carreira recheada de títulos e distinções, o capitão leonino mantém-se fiel ao Sporting e ao seu lema de entrega total ao Clube. “Isto é uma família para mim, tudo isso me faz ter um orgulho e um prazer enorme sempre que visto a camisola do Sporting", afirmou, numa entrevista recente, revelando o amor incondicional que sente pelo emblema que representa há mais de duas décadas.
Nesta sexta-feira, na edição 142 do dérbi frente ao Benfica, João Matos irá enfrentar os encarnados pela 110.ª vez. Ao longo da sua carreira, o capitão do Sporting triunfou diante do eterno rival por 52 vezes, empatou 23 e perdeu 34. O ídolo do Clube de Alvalade fez o gosto ao pé frente às águias em 16 ocasiões.
João Matos fala do seu amor pelo Sporting:
Partida entre formação de Moreira de Cónegas e vila condenses correu melhor aos visitantes e até houve novidades positivas para o jogo com os leões
|
Disputou-se, no passado domingo, dia 14 de abril, o Moreirense - Rio Ave, partida que pôs frente a frente as formações de Moreira de Cónegos e de Vila do Conde. O jogo, referente à 29ª. jornada da Liga Portugal Betclic, terminou com vitória dos visitantes por 2-0, num encontro onde até houve boas notícias para o Sporting.
Um jogo equilibrado, onde o nulo se manteve no marcados até à passagem do minuto 78, quando Tiknaz inaugurou o marcador para o Rio Ave. Os vila condenses iriam dobrar a vantagem à passagem do minuto 90, e confirmar o resultado final em vitória por 2-0 no reduto do Moreirense.
Guilherme Schettine, jogador importante do Moreirense, apanhou um cartão amarelo aos 90+1'. Aos 90+9', já fora de campo, o árbitro voltou a mostrar o cartão ao jogador, mas desta vez o vermelho direto. O brasileiro passou assim a estar, automaticamente, impedido de ajudar a sua equipa na próxima partida do campeonato... Contra o Sporting, em Alvalade.
De resto, há mais ausências a registar na equipa do Moreirense, que perdeu por 2-0 com o Rio Ave nesta jornada. De fora da partida em Alvalade também estão Maracás, Dinis Pinto e Alanzinho, devido a acumulação de cartões amarelos. Guilherme Liberato e Hernâni Infande falham a partida por lesão.
Do lado do Sporting, também há ausências, embora nenhuma seja surpresa de maior. Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões estão de fora até ao final da temporada. Morita não deve ser opção devido a problemas musculares, e Conrad Harder também viu o cartão vermelho na última partida dos leões.
Presidente verde e branco garantiu um dos alvos do mercado de transferências, que já se encontra, neste momento, a treinar com o plantel leonino
|
Com a equipa totalmente focada na conquista do bicampeonato, Frederico Varandas, Presidente do Sporting, vai trabalhando para preparar o mais cedo possível o plantel verde e branco para a próxima época. Os primeiros reforços estão garantidos, e um deles até já treina em Alcochete - falamos de Alisson Santos.
O jogador brasileiro reforçou o Sporting proveniente do Vitória de Bahia, num processo longo que começou em janeiro e só terminou a 22 de março, quando se confirmou a transferência e Alisson deixou Leiria (onde estava emprestado pelo clube brasileiro) rumo a Lisboa para reforçar, desde logo, os leões.
Quando chegou à Academia Cristiano Ronaldo, foi posto na equipa B, para realizar um período de adaptação em Alcochete. No entanto, os responsáveis técnicos verdes e brancos terão ficado agradados com o que viram, e já colocaram o extremo brasileiro a treinar com a equipa principal do Sporting.
A decisão terá mesmo sido tomada por Rui Borges, treinador do Sporting. O técnico português terá gostado do que viu nos treinos de Alisson com a equipa B, e decidiu promovê-lo ao plantel principal, com vista a uma preparação mais atempada da próxima temporada 25/26.
Do lado do jogador, tudo está bem, encontrando-se muito cómodo em Lisboa e na Academia Cristiano Ronaldo. Em relação às suas características, os treinadores do Sporting estarão impressionados com o poder de explosão, capacidade no um para um e facilidade de remate. Com a noção de que tem um diamante por lapidar em mãos, Rui Borges quer despachar o processo de adaptação até ao início da pré temporada, para que Alisson possa contribuir para a equipa logo desde o inicio da próxima época.
Encontro no estádio da luz terminou com empate e devolveu 1º lugar do campeonato à formação de Alvalade. Faltam cinco jogos para o fim
|
O Sporting está novamente na liderança do Campeonato Português. Com o empate do Benfica frente ao Arouca (2-2), a Liga Portugal Betclic ficou ao rubro. As águias estão agora igualadas com 69 pontos, numa reta final que promete emoções fortes até ao último minuto. Ainda assim, é o Sporting quem ocupa o primeiro lugar da tabela. Mas porquê, se os pontos são os mesmos? A resposta está nos critérios de desempate, e muitos adeptos talvez não saibam qual se aplica nesta fase do campeonato.
Neste momento, o que separa as duas equipas é a diferença de golos. A equipa de Alvalade soma 75 golos marcados e sofreu 24, o que lhe dá um saldo positivo de 51 tentos. Já o Benfica, tem 71 golos marcados e 25 sofridos, totalizando uma diferença de 46. Ou seja, os leões estão cinco golos à frente neste critério, e é isso que garante a liderança nesta fase da prova.
No entanto, esta vantagem poderá não ser suficiente até ao fim do campeonato. A verdade é que o critério de desempate muda quando terminarem as 34 jornadas: aí, o que conta é o confronto direto entre as equipas empatadas em pontos. E, até agora, o Sporting e o Benfica só se defrontaram uma vez, com vitória dos leões por 1-0 em Alvalade.
Esse detalhe faz com que o próximo dérbi, marcado para a penúltima jornada, no Estádio da Luz, se torne absolutamente decisivo. Em caso de novo empate pontual no final da época, o resultado desse jogo poderá ditar o campeão nacional. A pressão está ao rubro e cada golo, cada jogada e cada ponto vão ser cruciais.
Com apenas cinco jornadas por disputar, o campeonato português promete ser decidido nos pormenores. E, se há algo que esta classificação renhida mostra, é que nenhum deslize será perdoado. A equipa de Rui Borges, prepara-se para uma reta final do campeonato de cortar a respiração, e os adeptos não vão querer perder um segundo desta luta épica pelo tão esperado bicampeonato, que não acontece na história dos leões, há 70 anos. Recorde-se que os verdes e brancos, venceram este sábado frente ao Santa Clara por 1-0, e o encontro no Estádio de São Miguel, ficou marcado pelo regresso de um jogador especial do Sporting.