
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
21 Fev 2025 | 11:09 |
Poucos jogadores conseguem deixar uma marca tão profunda num clube como João Matos fez no Sporting. Capitão há vários anos, o fixo leonino tornou-se um verdadeiro símbolo do futsal verde e branco, acumulando títulos nacionais e internacionais e quebrando recordes que dificilmente serão superados.
Nascido em Lisboa a 21 de fevereiro de 1987, João Nuno Alves de Matos celebra, esta sexta-feira, 38 anos. Iniciou a sua carreira no futsal nos iniciados do Carnaxide, em 1999. O talento e a maturidade dentro de campo levaram-no rapidamente às camadas jovens do Sporting, onde ingressou em 2001. Em 2005/06, chegou à equipa principal e desde então nunca mais largou a Listada verde e branca, estreando-se pelos leões diante do Braga, num triunfo por 6-3 (dados ZeroZero).
Com a braçadeira de capitão, João Matos guiou o Sporting a uma era de ouro. Ao longo da sua carreira, conquistou duas Ligas dos Campeões, 12 Campeonatos Nacionais, nove Taças de Portugal, nove Supertaças, três Taças de Honra da AFL e cinco Taças da Liga, em que está época continuam no caminho para tentar vencer a sexta. Ao todo, o capitão do Clube de Alvalade realizou 766 jogos de leão ao peito e marcou 165 golos.
A influência de João Matos vai além do Sporting. Na Seleção Nacional, foi peça-chave nas conquistas dos Europeus de 2018 e 2022, assim como no Mundial de 2021, onde Portugal fez história ao sagrar-se campeão do mundo pela primeira vez. Em 2024, tornou-se o jogador mais internacional de sempre pela Seleção Portuguesa de Futsal, atingindo as 209 internacionalizações.
Os seus feitos individuais também não passaram despercebidos. João Matos recebeu o Prémio Stromp em três categorias distintas, recebeu a Medalha de Mérito Municipal - Grau Ouro da Câmara Municipal de Portalegre - e foi condecorado como Comendador da Ordem do Mérito e da Ordem do Infante D. Henrique.
Mesmo com uma carreira recheada de títulos e distinções, o capitão leonino mantém-se fiel ao Sporting e ao seu lema de entrega total ao Clube. “Isto é uma família para mim, tudo isso me faz ter um orgulho e um prazer enorme sempre que visto a camisola do Sporting", afirmou, numa entrevista recente, revelando o amor incondicional que sente pelo emblema que representa há mais de duas décadas.
Nesta sexta-feira, na edição 142 do dérbi frente ao Benfica, João Matos irá enfrentar os encarnados pela 110.ª vez. Ao longo da sua carreira, o capitão do Sporting triunfou diante do eterno rival por 52 vezes, empatou 23 e perdeu 34. O ídolo do Clube de Alvalade fez o gosto ao pé frente às águias em 16 ocasiões.
João Matos fala do seu amor pelo Sporting:
Nas primeiras palavras depois de assinar novo vínculo, o internacional português de 27 anos mostrou-se "feliz" pelo acordo alcançado com os leões
06 Out 2025 | 19:28 |
É oficial. O Sporting renovou o contrato de Pedro Gonçalves até 2030, mantendo a cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. Nas primeiras palavras depois de assinar o novo vínculo, o internacional português de 27 anos mostrou-se "feliz" pelo acordo alcançado.
Pote: "É sempre um momento de orgulho renovar pelo Clube do coração e continuar a jogar pelo Sporting"
"É sempre um momento de orgulho renovar pelo Clube do coração e continuar a jogar pelo Sporting. Tenho sentido que o Clube, o Presidente e toda a gente envolvida gosta que faça parte desta história. Fico muito orgulhoso, é um Clube que adoro", referiu aos meios de comunicação dos leões.
O jogador contou que o caminho traçado em Alvalade foi muito melhor do que imaginava: "Não esperava, sequer, chegar a um Clube tão grande como o Sporting. Fico contente por fazer a minha história e o meu caminho. O mais importante é trazer troféus para o Clube e, um dia mais tarde, ir ao Museu Sporting e ver lá o meu nome".
Pote: "O Sporting tem de ser um dos melhores clubes de Portugal e da Europa"
Pote destacou a evolução que se registou em diversas áreas ao longo dos últimos cinco anos: "Sentimos que está um Clube estável. Houve mudanças no Estádio José Alvalade, obras na Academia Cristiano Ronaldo. Mudou muita coisa, estou a ver o Clube a crescer e isso é o mais importante, até porque o Sporting tem de ser um dos melhores clubes de Portugal e da Europa", afirmou.
O 'camisola 8' - que foi chamado à Seleção Nacional - disse que o tricampeonato é o grande objetivo para esta época: "Vamos dar o nosso máximo para ganhar (...) Individualmente, tem sido uma boa época e um dos meus melhores arranques. Vou dar o meu melhor para continuar assim", referiu, deixando uma mensagem aos adeptos: "Que nos continuem a apoiar como têm feito até hoje. Que acreditem na equipa porque vão ser muito importantes ao longo da época. Precisamos de toda a gente connosco. Os adeptos são o lado mais forte do Clube", concluiu.
Veja a publicação:
Ex juiz analisou alguns dos principais casos da oitava jornada da Liga Portugal Betclic, que terminou com empate dos leões frente aos minhotos
06 Out 2025 | 19:19 |
Iturralde González analisou alguns dos principais casos da oitava jornada da Liga Portugal Betclic, que terminou com empate do Sporting frente ao Braga (1-1). O ex-juiz internacional refere que, num lance entre Maxi Araújo e Vítor Carvalho, o médio brasileiro tentou cavar uma grande penalidade.
Iturralde: "Há um agarrão e ele cai para trás como se o tivessem matado"
"O que há aqui é um exagero do jogador brasileiro do Braga. É uma simulação, pois não há nada de nada. Há um agarrão e ele cai para trás como se o tivessem matado... É um exagero e grande do jogador”, disse ao jornal 'Record', esta segunda-feira, dia 6 de outubro.
Iturralde: "A mão do jogador que está no relvado está junto ao corpo e não ganha volumetria, nem ele a levanta"
Relativamente ao lance ao alegado braço aos 32 minutos de Maxi Araújo, o antigo árbitro não vê motivos para grande penalidade: "A mão do jogador que está no relvado está junto ao corpo e não ganha volumetria, nem ele a levanta. Maxi Araújo não a amplia para tocar na bola, é esta que lhe toca. Ou seja, não é punível, pelo que não é penálti”, apontou.
Os leões marcaram a meio da primeira parte por Luis Suárez, mas viram depois o adversário criar várias oportunidades para empatar e, quando parecia que iam resistir, Rodrigo Zalazar converteu uma grande penalidade cometida por Morten Hjulmand já nos descontos e ditou a igualdade.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.
Jogador acabou por desperdiçar duas oportunidades que teve para marcar e, no final, treinador italiano criticou a prestação do seu pupilo
06 Out 2025 | 18:48 |
Rafael Leão foi lançado no decorrer da segunda parte no empate entre Milan e Juventus (0-0). O antigo jogador do Sporting foi alvo de um curioso comentário por parte de Massimiliano Allegri, que se irritou com o internacional português na hora de proceder à substituição.
M. Allegri: "Rafa, oh Rafa, não me irrites"
Além disso, o técnico italiano fez um reparo sobre o eventual crescimento do português para que se torne um jogador de topo, em declarações à DAZN Itália proferidas no final da partida. "Rafa, oh Rafa, não me irrites", soltou o técnico italiano no momento em que pretendia agitar a partida o mais depressa possível.
M. Allegri: "Quando chega lá, um jogador como ele, com duas oportunidades, tem de marcar"
Nos 27 minutos que realizou, o avançado acabou por desperdiçar duas oportunidades que teve para marcar e, no final, o técnico do Milan criticou a prestação de Rafael Leão. "Quando chega lá, um jogador como ele, com duas oportunidades, tem de marcar".
O técnico diz que o jogador ainda tem de evoluir: "Tem uma qualidade técnica excecional basta ver aquele remate do meio-campo, que é uma jogada de génio, mas precisa dar o próximo passo. Quando estiver à frente da baliza, ele tem de perceber que tem de ser decisivo, porque a equipa depende disso", frisou Allegri, depois de também Massimo Ambrosini ter criticado o atleta.
Na presente temporada de 2025/26, a sétima ao serviço do Milan, Rafael Leão - avaliado em 70 milhões de euros - realizou três jogos pelo conjunto rossonero. Ao longo dos 65 minutos disputados, o ex Sporting apontou um golo e ainda procura a primeira assistência.