
Futebol
Rui Borges quebra silêncio sobre saída de Viktor Gyokeres do Sporting: “É passado”
29 Jul 2025 | 12:51
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
21 Fev 2025 | 11:09 |
Poucos jogadores conseguem deixar uma marca tão profunda num clube como João Matos fez no Sporting. Capitão há vários anos, o fixo leonino tornou-se um verdadeiro símbolo do futsal verde e branco, acumulando títulos nacionais e internacionais e quebrando recordes que dificilmente serão superados.
Nascido em Lisboa a 21 de fevereiro de 1987, João Nuno Alves de Matos celebra, esta sexta-feira, 38 anos. Iniciou a sua carreira no futsal nos iniciados do Carnaxide, em 1999. O talento e a maturidade dentro de campo levaram-no rapidamente às camadas jovens do Sporting, onde ingressou em 2001. Em 2005/06, chegou à equipa principal e desde então nunca mais largou a Listada verde e branca, estreando-se pelos leões diante do Braga, num triunfo por 6-3 (dados ZeroZero).
Com a braçadeira de capitão, João Matos guiou o Sporting a uma era de ouro. Ao longo da sua carreira, conquistou duas Ligas dos Campeões, 12 Campeonatos Nacionais, nove Taças de Portugal, nove Supertaças, três Taças de Honra da AFL e cinco Taças da Liga, em que está época continuam no caminho para tentar vencer a sexta. Ao todo, o capitão do Clube de Alvalade realizou 766 jogos de leão ao peito e marcou 165 golos.
A influência de João Matos vai além do Sporting. Na Seleção Nacional, foi peça-chave nas conquistas dos Europeus de 2018 e 2022, assim como no Mundial de 2021, onde Portugal fez história ao sagrar-se campeão do mundo pela primeira vez. Em 2024, tornou-se o jogador mais internacional de sempre pela Seleção Portuguesa de Futsal, atingindo as 209 internacionalizações.
Os seus feitos individuais também não passaram despercebidos. João Matos recebeu o Prémio Stromp em três categorias distintas, recebeu a Medalha de Mérito Municipal - Grau Ouro da Câmara Municipal de Portalegre - e foi condecorado como Comendador da Ordem do Mérito e da Ordem do Infante D. Henrique.
Mesmo com uma carreira recheada de títulos e distinções, o capitão leonino mantém-se fiel ao Sporting e ao seu lema de entrega total ao Clube. “Isto é uma família para mim, tudo isso me faz ter um orgulho e um prazer enorme sempre que visto a camisola do Sporting", afirmou, numa entrevista recente, revelando o amor incondicional que sente pelo emblema que representa há mais de duas décadas.
Nesta sexta-feira, na edição 142 do dérbi frente ao Benfica, João Matos irá enfrentar os encarnados pela 110.ª vez. Ao longo da sua carreira, o capitão do Sporting triunfou diante do eterno rival por 52 vezes, empatou 23 e perdeu 34. O ídolo do Clube de Alvalade fez o gosto ao pé frente às águias em 16 ocasiões.
João Matos fala do seu amor pelo Sporting:
Ala uruguaio dos leões pode ficar mais perto da porta de saída devido à mais recente contratação assegurada por Frederico Varandas, Presidente verde e branco
29 Jul 2025 | 14:31 |
Maxi Araújo pode estar mais perto da porta de saída do Sporting. O nosso Jornal avança, em Exclusivo Leonino, que a chegada de Ricardo Mangas pode permitir a venda do uruguaio, que tem recebido algum assédio neste mercado, proveniente de Itália.
Surgiram, nos últimos dias, as notícias do interesse do Sporting em Ricardo Mangas. Os leões foram agiram rapidamente, e parecem ter já tudo acertado com o jogador que se cruzou com Rui Borges em Guimarães, para garantirem a sua contratação por cerca de 300 mil euros, mais bónus, junto do Spartak Moscovo.
Esta contratação pode ter consequências maiores no Sporting. Isto porque Maxi Araújo está a ser muito assediado, com destaque para a Atalanta, terceiro classificado do último campeonato italiano. Os leões estudam a possibilidade de vender o uruguaio, que pode ganhar força com a chegada de Mangas - o jogador ocupa posições semelhantes no terreno.
Para permitir a saída de Maxi Araújo, o Sporting quer 30 milhões de euros para iniciar conversações. No entanto, tal como o Leonino também avança, em Exclusivo, os verdes e brancos vão ter de baixar este valor, caso queiram vender o internacional pelo Uruguai neste defeso.
Relembrar que o Sporting contratou Maxi Araújo ao Toluca no verão de 2024, por valores superiores a 13 milhões de euros. Esta seria uma oportunidade para, no mínimo, duplicar o investimento feito no jogador, apenas um ano depois da sua contratação. No entanto, a Atalanta tem outras opções em cima da mesa, pelo que um possível negócio pode ainda demorar a efetivar-se.
Técnico do Clube de Alvalade abordou encontro com os rivais lisboetas, sem se esquecer de falar das possíveis baixas para o jogo
29 Jul 2025 | 14:27 |
A Supertaça Cândido de Oliveira está prestes a ser disputada, com encontro marcado entre o Sporting e o Benfica na próxima quinta-feira, dia 31 de julho, no Estádio do Algarve. Rui Borges mostrou-se entusiasmado para o “belíssimo jogo”, marcado para as 20h45 e que simboliza o começo da época, tendo ainda mencionado algumas baixas para a final e um possível reforço futuro.
Rui Borges: "Que seja um belíssimo jogo entre duas grandes equipas"
“Que seja um belíssimo jogo entre duas grandes equipas, que seja disputado com paixão e exigência, mas sem passar dos limites”, começou por dizer Rui Borges em declarações ao canal Sport TV, apontando para um dérbi respeitoso entre ambas as partes.
De seguida, o técnico de 44 anos deixou um pedido aos Sportinguistas: “Pedir aos adeptos que se façam comparecer, acredito que lá estarão como sempre e a dar força quando mais precisarmos para conseguirmos ser melhor e ultrapassar uma grande equipa”.
Rui Borges: "Não podemos contar com ele"
“(Maxi Araújo) Continua em dúvida para o que será o jogo. Acreditamos que estará disponível, há otimismo da nossa parte e do atleta. (Matheus Reis) Está castigado, tem tido um desempenho muito bom nesta pré-época, mas não podemos contar com ele”, continuou por dizer Rui Borges, colocando em perspetiva as ausências e possíveis regressos para a Supertaça.
Em relação ao mercado de transferências, Rui Borges decidiu abordar, de forma muito breve, a iminente chegada de uma cara conhecida, com Ricardo Mangas prestes a ser novo reforço do Sporting: “É alguém que conheço, mas ainda não foi oficializado, por isso é tudo o que vou dizer”.
Colombiano é o novo 'camisola 97' do Clube de Alvalade e chega proveniente do Almería com a missão de fazer esquecer Viktor Gyokeres
29 Jul 2025 | 14:20 |
Rui Borges já teve oportunidade de falar do seu mais recente pupilo, Luis Suárez. O jogador colombiano chega ao Sporting - onde já teve oportunidade de falar aos adeptos verdes e brancos - com a difícil missão de fazer esquecer Viktor Gyokeres. Ainda assim, o técnico de Mirandela acredita que as características do ex-Almería são diferentes das do sueco e mostra-se confiante com o novo avançado.
Rui Borges: "Luis Suárez? É um jogador que acredito que vai marcar a passagem pelo Sporting, ajudar a ser fortes e vitoriosos"
“Já estava identificado há algum tempo, estávamos precavidos com o que o Viktor tinha vindo a fazer. É um jogador que acredito que vai marcar a passagem pelo Sporting, ajudar a ser fortes e vitoriosos. Diferente do Viktor, com as suas características, mas será importante”, revelou o treinador dos leões em conversa com a Sport TV.
Quem já teve oportunidade para falar aos adeptos do Sporting, foi Luis Suárez, através de uma série de perguntas rápidas respondidas nas redes sociais do Clube. O avançado explicou que irá usar a ‘camisola 97’ em referência ao seu ano de nascimento e destacou a sua “consistência” e “regularidade”.
O colombiano chega com a difícil missão de suceder a Viktor Gyokeres na frente de ataque da equipa de Rui Borges, mas ainda assim, terá de disputar a vaga com o seu novo colega de equipa Conrad Harder. Com esta informação em mente, existem dúvidas em quem será a aposta inicial de Rui Borges no jogo frente ao Benfica, a contar para a Supertaça.
Em 2024/25, com a camisola do Almería, na segunda divisão espanhola, Luis Suárez - avaliado em 8 milhões de euros - disputou 43 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 3.828 minutos. No total, o internacional pela Colômbia marcou 31 golos e fez oito assistências.
Rui Borges quebra silêncio sobre saída de Viktor Gyokeres do Sporting: “É passado”
29 Jul 2025 | 12:51
Influencer digital diz que tem medo da Supertaça e deixa recado ao treinador do Sporting
29 Jul 2025 | 12:29
Marco Silva lembra passagem pelo Sporting: “Estava numa fase de crescimento”
29 Jul 2025 | 12:20