Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
17 Fev 2025 | 07:37 |
O Porto venceu o Farense, por 1-0, com um golo ilegal. Francisco Moura, aos 48', fez o único tento da deslocação dos dragões ao Algarve, num lance muito polémico. Jorge Faustino e Marco Ferreira são perentórios e afirmam que a jogada teria de ser anulada por falta do lateral-esquerdo azul e branco.
"Francisco Moura, em posição legal (19cm), primeiro agarrou Yusupha e depois empurrou-o para ganhar posição, cabeceando para golo. Falta atacante que justificava intervenção VAR a anular o golo", assegurou Jorge Faustino, especialista em arbitragem, ao jornal Record, apontando o erro de Tiago Martins.
Para Marco Ferreira, o lance também foi mal ajuizado e devia ter sido impedido por infração dos azuis e brancos: "Na área do Farense, Moura agarra Yusupha, impedindo o seu movimento, e depois empurra o adversário, pelas costas, para cabecear para golo. Impunha-se intervenção do VAR para anular o golo. Livre por assinalar", atirou.
É importante mencionar que Tiago Martins, árbitro do encontro, foi VAR da deslocação do Sporting ao Dragão. Com acesso a imagens de vários ângulos e em diferentes velocidades de reprodução, o juiz ignorou um lance idêntico em que Tiago Djaló agarra Viktor Gyokeres dentro da área e ainda uma 'varridela' de Zé Pedro a Geovany Quenda.
Agora, o árbitro da Associação de Futebol de Lisboa - considerado um dos grandes 'experts' no que toca a análise de VAR - não teve dúvidas em validar o golo do Porto, que deveria, segundo os especialistas, ter sido anulado de forma evidente, o que deixaria os dragões com os mesmos oito pontos de distância do Sporting, que tinham no início da jornada. Veja AQUI a classificação detalhada.
Veja o lance em causa:
Analista abordou as opções de Rui Borges para o dérbi eterno, que se disputa esta sexta-feira, pelas 20h15, no Estádio da Luz
05 Dez 2025 | 11:26 |
Rui Borges terá de tomar algumas decisões para o onze inicial do Sporting frente ao Benfica. Rui Malheiro acaba por 'auxiliar' o técnico dos leões nesta tarefa e acredita que Pote deveria iniciar o encontro do banco de suplentes, uma vez que não está apto para fazer o jogo completo.
Rui Malheiro: "Pote? Quenda merecia mais"
"O Quenda merecia, mas, caso esteja apto para mais de 60 minutos, Pote será sempre titular", referiu o analista do jornal Record, prosseguindo: "Se o Pote só der para 60 minutos, creio que fazia mais sentido manter o Quenda como titular e apostar no Pote mais tarde, nem que seja no início da segunda parte se Rui Borges entender que há algo a melhorar".
Rui Malheiro: "Geny cai ser titular com Fresneda"
No entanto, Rui Malheiro ainda recorda que Pedro Gonçalves e Quenda podem jogar no mesmo onze, no entanto, lembra que Rui Borges tem apostado na dinâmica de Iván Fresneda com Geny Catamo: "Olhando aos clássicos anteriores, Geny vai ser titular com Fresneda. Outra hipótese é colocar Quenda nessa posição, mas aí seria Vagiannidis a jogar. Não creio que vá haver uma metamorfose tão profunda".
Rui Malheiro: "O Morita, no seu melhor, seria titular, mas..."
A outra escolha que o treinador do Sporting terá de fazer para o dérbi será entre João Simões e Hidemasa Morita. Neste caso, Rui Malheiro acredita que deveria ser o jogador da formação dos leões a ter o lugar: "O Morita, no seu melhor, seria titular, mas, nos jogos mais complicados, Rui Borges tem optado por João Simões, que tem correspondido. Falta-lhe só ter a perceção em termos de desmarcação, quando a equipa precisa de criar superioridades numéricas, que é o que Morita faz, ao abrir mais no corredor esquerdo. A tendência de João Simões é atuar mais pelo corredor central, saltando uma linha para surgir nas entrelinhas. Em alguns jogos também chegou a zonas de finalização. jogando na mesma posição, oferecem coisas diferentes".
"Ainda não dá para perceber muito bem onde pode chegar, mas tem capacidade para ser titular no Sporting como 8. Pode melhorar na tomada de decisão, ao nível do passe, mas tem uma capacidade de desdobramento ofensivo que lhe permite surgir em zonas de finalização. Também tem um papel deliberativo na pressão coletiva", vincou ainda, sobre João Simões.
Avançado do Corinthians tem sido recorrentemente colocado no radar dos verdes e brancos, ainda que estejam mais clubes no seu encalce
05 Dez 2025 | 09:54 |
O Sporting continua a fazer parte do lote de clubes interessados em Yuri Alberto. No entanto, a Roma parece ser o emblema na pole position para poder assegurar os serviços do avançado do Corinthians a menos de um mês da abertura da janela de inverno.
A informação está a ser adiantada por Ekrem Konur - jornalista turco especialista em notícias relacionadas com o mercado de transferências -, que revela que o emblema italiano está a 'forçar' pelo brasileiro. Aliás, já terão mesmo existido conversas com os agentes do jogador e existe interesse mútuo no negócio.
Além disso, a mesma fonte revela que, fora Sporting e Roma, há pelo menos mais três clubes que se encontram a monitorizar a situação de Yuri Alberto: Everton, West Ham e Atlético Madrid. É sabido, nesta fase, que o artilheiro do Corinthians tem interesse em mudar-se para a Europa.
Vale lembrar que os primeiros contatos por Yuri Alberto terão ocorrido em abril, precavendo uma saída de Viktor Gyokeres do Sporting. Ainda assim, os cerca de 30 milhões de euros exigidos pelo 'timão' esbarraramm nas intenções do Clube leonino.
Em 2025, Yuri Alberto – avaliado em 22 milhões de euros – já participou em 54 encontros, ao serviço do Corinthians: 26 no Brasileirão, 14 no Campeonato Paulista, 14 no Brasileirão, quatro na Libertadores, cinco na Copa Sudamericana e cinco na Copa do Brasil. Nos 3.856 minutos em que esteve em campo, o internacional brasileiro marcou 18 golos e fez duas assistências.
Confira a publicação:
Turma orientada pelo antigo treinador do Sporting não conseguiu ir além de uma igualdade a uma bola em mais uma jornada da Premier League
05 Dez 2025 | 09:11 |
Ruben Amorim, antigo treinador do Sporting, não teve uma noite nada feliz em Old Trafford. O Manchester United não foi capaz de ir além de um empate, a uma bola, na receção ao West Ham. Diogo Dalot marcou o único golo dos red devils e, no final do encontro, o timoneiro português identificou os motivos para a quebra de rendimento.
Ruben Amorim: “As bolas paradas podem ser um problema”
“Tivemos bons momentos e perdemos um pouco o controlo após o golo. Devíamos ter fechado o jogo depois do 1-0. O encontro estava controlado, sabíamos disso. As bolas paradas podem ser um problema. Perdemos segundas bolas, eles estavam a ganhar os duelos. Temos de controlar este tipo de jogos”, começou por explicar Ruben Amorim na análise à partida.
"Devíamos ter sido melhores com a bola depois do golo. Quando tivemos a série de vitórias, éramos perfeitos. Não éramos, éramos inconsistentes. Aos 83 minutos, o golo surge de uma bola longa nossa, tínhamos tudo sob controlo. Há segundas partes em que perdemos o controlo”, acrescentou o antigo treinador do Sporting, referindo-se ao golo do empate sofrido perto do fim da partida.
Ruben Amorim: “Temos de ser melhores nas segundas partes”
“No golo perdemos algumas segundas bolas. Tentámos defender longe da bola porque sabíamos que, num cruzamento, podiam ganhar um canto. Temos de ser melhores nas segundas partes. Estamos a perder por causa das segundas bolas. Às vezes não há homens na frente para ganharem a bola”, concluiu Ruben Amorim.
Com este resultado, o Manchester United segue na oitava posição da Premier League com 22 pontos, já bem distante do líder Arsenal, que soma 33. Na próxima jornada, agendada para 8 de dezembro, a equipa de Ruben Amorim visita o terreno do Wolverhampton.