
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O jovem médio do Sporting, João Simões, foi destacado pelo Observatório do Futebol CIES como o jogador sub-21 com mais recuperações de bola no meio campo adversário nas oito principais ligas europeias. Com um impressionante valor de 6.04, o jogador leonino superou nomes como Pablo Gavi (5.22) e Tom Bischof (5.16), confirmando-se como um dos jovens talentos mais promissores do futebol europeu.
João Simões, de apenas 18 anos, tem vindo a dar nas vistas com a camisola do Sporting. Começou a sua formação no Portimonense em 2014/15 e, após quatro épocas no clube algarvio, ingressou na academia leonina em 2018/19. O seu crescimento tem sido notório e, fruto das suas exibições consistentes, foi promovido à equipa principal quando o João Pereira ainda era o técnico leonino. Desde então, já soma nove jogos e um golo pelo plantel orientado por Rui Borges.
O treinador do Sporting tem elogiado as prestações de João Simões, considerando-o um jogador extremamente maduro para a sua idade. Rui Borges acredita que o jovem médio tem tudo para se tornar um futuro líder no clube de Alvalade e não tem dúvidas do seu potencial.
O feito de João Simões ganha ainda mais relevância quando se percebe que superou um jogador de renome como Pablo Gavi. O médio espanhol, de 20 anos, é uma peça fundamental no Barcelona, onde esta época já realizou 28 jogos, acumulando 1073 minutos, dois golos e duas assistências. Com um valor de mercado de 78 milhões de euros, Gavi é visto como uma das grandes promessas do futebol mundial, mas, de acordo com o CIES, não conseguiu bater o jovem leão no Ranking de mais recuperações de bola no meio campo adversário.
Apesar do reconhecimento europeu, Simões enfrenta agora um período de paragem. O médio lesionou-se na Liga dos Campeões, frente ao Borussia Dortmund e não voltará a jogar esta temporada. É de recordar que, o departamento médico não tem dado boas notícias ao técnico leonino. Ainda assim, o talento do jovem médio, já está mais do que comprovado e o seu futuro parece vir a ser bastante promissor.
Equipa de Alvalade já prepara a próxima época, e a Direção leonina quer ter o grupo de jogadores do técnico português fechado o mais rápido possível
|
O Sporting enviou, recentemente, um documento à CMVM, onde detalha os gastos do Clube nas últimas semanas, relativos aos reforços que tem contratado já com vista à próxima época. Os leões declararam uma quantia de 14,6 milhões de euros na contratação dos três jogadores que se juntam à equipa em 25/26.
A grande novidade é a contratação do médio georgiano Kochorashvili. O jogador vai chegar ao Sporting proveniente do Levante, numa operação que custou 5,5 milhões aos cofres de Alvalade, e que pode subir mais dois milhões mediante o cumprimento de objetivos. Os espanhóis asseguram uma futura mais-valia de 12,5% numa futura transferência, que poderá ser reduzida para 10%.
O Sporting também detalha o negócio que trouxe Gabriel Teixeira, conhecido como Biel no mundo do futebol, para Alvalade. O jogador, que já está às ordens de Rui Borges desde janeiro, custou 6,425 milhões de euros aos leões, num negócio que também pode ascender em mais dois milhões. A grande novidade é a inclusão de uma mais-valia de 30% para o EC Bahia, que poderá descer aos 20%.
Por último, os leões gastaram ainda 2,1 milhões de euros (mais 75 mil euros em serviços de intermediação), em Alisson Santos, que já se encontra a treinar em Alcochete. Para o Vitória de Bahia, ficaram 10% numa futura mais-valia.
O Sporting detalhou, ainda, outras operações menos significativas: meio milhão de euros pelo empréstimo de Rui Silva - os leões vão acionar a cláusula de compra obrigatória no final da época, que aponta para o 4,75 milhões, mais um milhão por objetivos. Dão, por fim, nota, da compra de Erik Ingerbrethsen oriundo do Viking (65 mil euros), dos empréstimos de Sebai Diarra e Senin, e a aquisição do passe de Luka Petric, (15 mil euros).
Comentador afeto ao Porto apontou o dedo ao avançado dos verdes e brancos, questionando as finalizações certeiras do internacional sueco
|
Miguel Sousa Tavares voltou a comentar as prestações de Viktor Gyökeres no Sporting. Desta vez, o comentador afeto ao Porto referiu-se ao número de golos marcados de penálti pelo internacional sueco e criticou a arbitragem de Gustavo Correia no Estrela da Amadora – Sporting (0-3), no passado sábado.
Miguel Sousa Tavares compara Gyokeres a Taremi: "Para quem tanto falava..."
Num artigo de opinião no jornal Record, Miguel Sousa Tavares recorda os dois golos marcados de penálti por Gyökeres - que está na mira de histórico inglês -, na Reboleira, e compara o registo do sueco em Alvalade com o do ex-avançado do Porto Mehdi Taremi: “Para quem tanto falava dos penáltis de Taremi ao serviço do FC Porto, é curioso comparar os registos de ambos, aqui recordados anteontem: em 122 jogos pelo FC Porto, Taremi marcou 18 de penálti e com menos de metade dos jogos pelo Sporting (59), Gyökeres marcou apenas menos um (17)”.
Para o comentador, a arbitragem de Gustavo Correia, árbitro da AF Porto, na partida da jornada 27 do campeonato, deu muito “falatório”: “Uma arbitragem que certamente não entrará para o histórico das queixas de arbitragem a que os sportinguistas se entregam sempre que se acham prejudicados, mas obviamente esquecendo as de sinal contrário, de que não guardam nem memória nem registo”.
Sobre a disputa pela conquista do campeonato, o comentador coloca o Porto “afastado da disputa principal” e pede “que não venha a ser o VAR a decidir quem será o campeão de 2025”. Lembrar que, no próximo domingo, os dragões recebem o Benfica, num jogo a que o Sporting estará muito atento.
No mesmo artigo de opinião, Miguel Sousa Tavares comenta ainda os últimos tempos da presidência de Pinto da Costa no Porto, considerando que foram “um verdadeiro pesadelo”. E comparou com os mandatos de Bruno de Carvalho e Vale e Azevedo nas lideranças de Sporting e Benfica, respetivamente: “basta recordarmos o lindo serviço que fizeram Vale e Azevedo e Bruno de Carvalho à frente de Benfica e Sporting, ambos eleitos e idolatrados pelas suas gentes e também eles conduzindo os respetivos clubes à pré-falência. Com a diferença de que Pinto da Costa, pelo menos, ganhava e prestigiava lá fora o futebol português e eles não ganharam nada a não ser vergonha ou cadastro criminal”
Jogador deve ter papel importante no plantel de Rui Borges na próxima temporada, e os leões já conseguiram garantir a contratação
|
Está confirmado e é oficial! Giorgi Kochorashvili, jogador que alinha no Levante, da segunda divisão espanhola, vai ser reforço do Sporting para a próxima temporada, por um montante a rondar os 5,5 milhões de euros, e que pode ainda ascender mais dois milhões, mediante objetivos combinados entre os dois clubes.
O jogador admitiu que foi preciso "muito sacrifício" para chegar ao Sporting. O médio centro assumiu que tem referências no futebol - grandes destaques do meio campo do futebol mundial: Zidane, Ronaldinho e Iniesta, para nomear algumas das lendas do futebol mundial.
Destacou-se cedo, mas a forma física franzina do jogador fechou-lhe muitas portas quando era mais novo, algo que deixou marcar em Kochorashvili: "Festejo os meus golos imitando o Capitão América pois, tal como ele, apesar de não ser forte sempre fui corajoso, e foi assim que ele alcançou tudo. Eu acredito que com trabalho duro podemos sempre alcançar os nossos objetivos", contou, em entrevista, à Gazetta, na Geórgia.
Apaixonou-se pela liga espanhola depois de assistir à final do Mundial de 2010, entre as seleções de Espanha e Países Baixos. Destacou-se no europeu sub 19, em 2017, onde chegou a defrontar Portugal. Essa exibição abriu-lhe as portas ao campeonato espanhol pela mão do Girona: "Fui sem hesitar", admitiu Kochorashvili.
Mudou-se para o Levante dois anos depois, onde se tornou numa das principais figuras da equipa de Valência. Foi convocado para o Europeu 2024, e deixou também algumas palavras em relação ao espirito dos georgianos: "Somos muito fortes a nível físico e mental. Não é por acaso que temos dois campeões de artes marciais mistas", rematou Kochorashvili.