Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting venceu o Benfica por uma bola a zero, com um golo de Geny Catamo. Este jogo marcou a estreia de Rui Borges ao comando da formação verde e branca, e, apesar de todas as dúvidas à volta da equipa, o antigo treinador do Vitória conseguiu dar uma boa resposta.
O que mais se destacou no jogo foi a tática usada por Rui Borges. O treinador alterou a tática da equipa verde e branca de 3-4-3 para 4-4-2, surpreendendo tudo e todos, mas, apesar da mudança de sistema, os jogadores pareceram compreender a ideia em causa.
O chefe de redação do jornal Record, Luís Pedro Sousa, abordou um pouco sobre esta mudança tática do Sporting na sua mais recente crónica. O também comentador afirmou que, embora a vitória seja importante, será necessário ver como a equipa se comportará no futuro, apesar de falar "numa manobra arriscadíssima" do novo técnico.
“Independentemente do resultado e das incidências do jogo, o dérbi de ontem marca a rutura definitiva do Sporting com a era Ruben Amorim. Para o bem e para o mal. Rui Borges, numa manobra arriscadíssima, colocou de lado o 3x4x3 que o Sporting utilizou nos últimos cinco anos e adaptou a equipa em tempo recorde a um sistema tático com o qual se sente mais confortável. Agora, como é óbvio, e depois de derrotado o Benfica, não se justifica qualquer recuo. Afinal, a tentativa de romper com o passado surtiu efeito.”
“A questão que se vai colocar, num futuro próximo, é se o plantel leonino está talhado para jogar, por exemplo, numa linha de quatro defesas. A resposta, para já, é afirmativa. Mesmo com quatro centrais no onze, a verdade é que Eduardo Quaresma fez um jogão a lateral-direito e, na esquerda, Matheus Reis desempenhou com competência uma função que já conheceu bem. Além disso, a próxima janela de mercado abre já esta semana e Rui Borges terá hipótese de preencher uma ou outra lacuna. Tanto na defesa como no ataque”, concluiu.
Fãs e associados do Clube leonino não esconderam a euforia de estar perante uma referência dos verdes e brancos e dificultaram a vida ao antigo jogador
|
0Luís Nani, jogador formado no Sporting que alinhou durante vários anos de leão ao peito, foi ontem homenageado em Alvalade pelo seu serviço de verde e branco, depois de se reformar recentemente, quando alinhava pelo Estrela da Amadora. O português esteve em Alvalade, mas quase não conseguiu sair. Foi praticamente engolido pelos adeptos que procuravam fotografias, autógrafos, ou apenas ver o jogador de perto.
O antigo extremo foi recebido por Frederico Varandas no relvado do estádio antes do dérbi de Lisboa, para receber as habituais prendas: um quadro, uma camisola e um trofeu. Discursou depois para as bancadas cheias de Alvalade, antes de ser ovacionado por praticamente todos os adeptos presentes no reduto leonino.
Assistiu ao jogo, que terminou com a vitória do 'seu' Sporting, por 1-0. No fim da partida, surgiram os 'problemas'. Quando tentava sair do Estádio, através da área das garagens, viu-se engolido por fãs e associados que lhe pediram fotografias e assinaturas - pedidos aos quais acedeu. Houve ainda tempo para se ouvir o cântico que os Sportinguistas lhe cantavam em demonstração de carinho: "Ohhh, lá vai o Nani"... mas não estava fácil ir.
Relembrar que Nani passou pelo Sporting em três períodos distintos: entre 2003 e 2007, quando completou a formação e foi lançado na equipa principal. Em 15/16, por empréstimo do Manchester United, e em 18/19, quando chegou a custo zero. Pelos leões, fez um total de 131 jogos, onde marcou 33 golos e deu 24 assistências. Venceu três Taças de Portugal (2007, 2015, 2019) e uma Taça da Liga (18/19).
Depois do Clube de Alvalade, representou o Manchester United, o Fenerbahce, o Valência, a Lazio, o Orlando, o Veneza, o Melbourne, o Adana Demirspor e o Estrela da Amadora, onde pendurou as botas. Para além dos títulos no Sporting, conquistou um Europeu, pela seleção, e uma Liga dos Campeões, um Mundial de clubes, quatro Premier Leagues, quatro Supertaças Inglesas e duas Taças da Liga Inglesa - tudo ao serviço dos Red Devils.
Após triunfar em Casa, o internacional brasileiro não deixou o 1-0 passar despercebido e partilhou uma imagem provocadora no Instagram
|
0O Sporting cumpriu o último objetivo de 2024 ao conquistar, este domingo, 29 de dezembro, uma importante vitória no dérbi eterno frente ao Benfica, em jogo a contar para a 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Em reação ao triunfo, que permite aos leões terminarem o ano na liderança do campeonato nacional, o defesa Matheus Reis partilhou uma imagem polémica nas suas redes sociais.
Aos 90 minutos, o marcador apontava uma vitória para o Clube de Alvalade por 1-0, da autoria de Geny Catamo. Após o apito final, Matheus Reis, internacional brasileiro, recorreu ao Instagram para celebrar o triunfo, partilhando a imagem de um leão com sangue na boca, numa clara alusão ao espírito lutador da equipa contra os encarnados.
Graças às suas exibições, o Sporting pretende renovar contrato com Matheus Reis. Esta é uma das prioridades da Direção verde e branca que, além de prolongar a ligação com o jogador - atualmente até 2026 -, deverá arrecadar ainda um aumento salarial como prémio da sua importância na equipa.
Esta temporada, Matheus Reis - avaliado em 7 milhões de euros - soma 22 partidas, nas quais disputou 1.233 minutos e soma uma assistência. Apesar do pouco tempo que passou dentro de campo este ano, o brasileiro foi o nono mais utilizado por Amorim em 23/24, o quinto em 22/23 e o sexto em 21/22.
Ao todo, desde que chegou aos verdes e brancos oriundo do Rio Ave, Matheus Reis já realizou 172 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez oito assistências. O jogador é tido como um exemplo de trabalho no balneário, além de ser um dos mais polivalentes do plantel, jogando tanto como central como a lateral canhoto.
Veja a publicação de Matheus Reis:
Jornalista português aproveitou o seu espaço de opinião no jornal 'Record' para comentar a vitória dos leões no dérbi eterno de Lisboa
|
0O Sporting recebeu ontem, em Alvalade, o Benfica, em jogo a contar para a 16ª jornada da Liga Portugal Betclic. Em jogo de estreia de Rui Borges no banco dos leões, foram os verdes e brancos a sair por cima, com triunfo por 1-0. Vítor Almeida Gonçalves, jornalista do 'Record', aproveitou o seu espaço de opinião no jornal português para fazer o comentário à partida e elogiou Morten Hjulmand.
"Rui Borges surpreendeu Bruno Lage? É a conclusão que se tira, sobretudo ao ver a 1.ª parte. O treinador do Benfica estava à espera de três centrais, como o próprio admitiu de véspera, e demorou a ajustar-se à disposição tática dos leões, que pressionaram muito alto e retiram espaço de construção. Até ao intervalo, os encarnados quase só criaram perigo, de facto, num livre de Kökçü", começou por escrever.
"Sem dúvida (adaptou-se bem). De forma até inesperada, talvez, tendo em conta as rotinas que existiam em 3x4x3. A verdade é que a equipa foi muito organizada e disciplinada taticamente, raramente dando espaços ao Benfica. Quaresma foi um dos melhores, a fechar o corredor direito. Hjulmand foi um gigante nos equilíbrios. Geny e Gyokeres fizeram a diferença", mencionou Vítor Almeida Gonçalves.
Por último, falou do adversário: "O Benfica pareceu sempre demasiado estático, preso de movimentos e incapaz de se libertar da malha montada pelo Sporting. Esperava-se mais de uma equipa que estava em desvantagem", rematou, sem deixar de elogiar a capacidade defensiva do Clube de Alvalade.
Relembrar que os leões venceram, fruto do golo de Geny Catamo, na primeira parte do desafio. Com esta vitória, voltaram ao primeiro lugar do campeonato, que tinham perdido com João Pereira ao leme da equipa. Já o Benfica, desde para terceiro lugar na Liga Portuguesa, atrás do Porto.