
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Maxi Araújo chegou ao Sporting no verão de 2024, proveniente do Toluca, clube para onde se mudou o ex Sporting Paulinho. O ala uruguaio tem vindo a realizar uma boa época de estreia em Alvalade, conquistando cada vez mais o seu lugar no plantel. Recentemente, fez o dia de muitas crianças, com a visita ao Centro Social da Musgueira.
Aconteceu na tarde de quarta feira, dia 30 de abril. Numa ação promovida pela Fundação Sporting, Maxi Araújo, jogador dos leões e internacional pela seleção do Uruguai, fez parte da comitiva verde e branca que visitou o Centro Social da Musgueira.
Maxi Araújo prestou algumas declarações aos Canais oficiais do Clube, depois de distribuir sorrisos por várias crianças. Começou por explicar: "O Sporting é um grande clube e ter este tipo de iniciativas é muito bom", atirou o jogador verde e branco.
Prosseguiu, com a mesma ideia: "Estar aqui e poder partilhar o dia com estes jovens é especial. Fico tão feliz como eles. Quando era mais novo, gostava muito quando iam jogadores às escolas onde eu andava. Hoje estou do lado contrário e acho isso muito bonito", atirou Maxi Araújo, abrindo um pouco da porta à sua infância.
Para além do ala uruguaio, José Silva (equipa B), Érica Cancelinha (equipa principal feminina) e Maria Oliveira (basquetebol), numa ação que contou com uma sessão de perguntas e respostas, seguida de um momento para fotografias e entrega de lembranças. O jovem jogador dos leões que esteve presente disse o seguinte: "É um sentimento incrível estar perto deles. Aproveitamos sempre estes momentos e gostamos muito de estar com eles. É incrível".
Equipa verde e branca entra na fase final da temporada, mas vai demonstrando uma união e coesão fora do comum com as partilhas que faz
|
A equipa do Sporting está a viver, neste momento, a fase decisiva da temporada 24/25, com presença na luta pelo campeonato e pela Taça de Portugal. No plantel verde e branca, reina a união e boa disposição, com os jogadores a fazerem questão de partilhar com os adeptos a boa energia que se sente na Academia Cristiano Ronaldo.
A equipa reuniu-se, na passada quinta feira, dia 1 de maio, depois da sessão matinal de treino, para almoçar junta na Academia Cristiano Ronaldo. Segundo avançado pelo jornal Record, o encontro decorreu em ambiente familiar, com a presença das companheiras dos jogadores do Sporting.
Este momento faz lembrar as imagens que foram partilhadas há cerca de uma semana, quando o plantel do Sporting aproveitou um dia de folga para seguir junto para a Costa da Caparica e aproveitar algumas horas de descanso na praia. Os adeptos têm elogiado muito o espírito de grupo que se faz sentir, neste momento, em Alvalade.
De volta ao almoço da última quinta feira, o jornal português avança também que já estava planeado há algum tempo. De resto, estes convívios têm um objetivo bem vincado: criar espírito de equipa, aumentar os índices motivacionais, e no fundo, criar sentido de união no plantel, que pode ser muito útil nos últimos jogos da temporada.
Ao contrário do que tinha acontecido no episódio da praia, quando as imagens foram reveladas por adeptos, desta feita foram os próprios jogadores a partilhar algumas fotografias nas redes sociais. Matheus Reis, por exemplo, publicou uma foto com Biel e Maxi Araújo, onde é possível ver também Eduardo Quaresma, Debast, Gonçalo Inácio ou Pote. "Estamos juntos" foi a mensagem deixada pelo internacional uruguaio.
Defesa central da Costa do Marfim tem sido uma das figuras de destaque nos leões, mas uma ação na última partida condicionou o técnico leonino
|
Ousmane Diomande viu cartão amarelo no último encontro do Sporting, contra o Boavista, e ficou, automaticamente, de fora da partida dos leões contra o Gil Vicente, a contar para a 32ª jornada da Liga Portugal Betclic. Com o costa marfinense suspenso, uma das dores de cabeça para Rui Borges é escolher o substituto do jovem defesa central.
Começar por dizer que, apesar de se ter visto alguma alternância nas escolhas ao longo do ano, o trio titular do eixo defensivo do Sporting parece encontrado: Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande e Eduardo Quaresma. Sendo assim, na impossibilidade do costa marfinense, os dois portugueses devem manter a titularidade.
Com Zeno Debast a ocupar uma posição no meio campo do Sporting, perfilam-se no banco de suplentes os dois possíveis substitutos a Ousmane Diomande: são eles Matheus Reis e Jeremiah St Juste. O brasileiro também pode fazer o lugar de lateral, mas está 'à bica', e se vir o cartão amarelo contra o Gil Vicente, ficará indisponível para a partida frente ao Benfica.
Sendo assim, ganha força, pelo menos de início, a opção de Jeremiah St Juste: o defesa central neerlandês tem estado em bom plano nos últimos meses, jogando com alguma regularidade, após o regresso ao plantel depois do erro na partida com o Arouca.
A decisão está, por enquanto, única e exclusivamente nas mãos de Rui Borges. O treinador verde e branco vai utilizar os últimos treinos para fazer as suas opções, tanto neste assunto, como, por exemplo, em relação à titularidade de Morten Hjulmand.
Jogador que passou pelos quadros do Clube verde e branco já defrontou e fez golo ao guardião português, e abriu o livro sobre a baliza leonina
|
Rui Silva é uma das figuras da época do Sporting. O guardião português só chegou a Alvalade na janela de transferências de inverno, mas assumiu-se rapidamente como um dos mais importantes do plantel às ordens de Rui Borges. O jornal Record falou com Diogo Viana, o jogador que marcou o primeiro golo que o guarda redes verde e branco sofreu na carreira de sénior.
Rui Silva jogava no Nacional, e Diogo Viana representava o Gil Vicente, quando marcou um penálti, depois do atual guarda redes dos leões cometer falta sobre Hugo Vieira, numa partida entre insulares e gilistas a 11 de maio de 2014. O antigo lateral de Barcelos lembra-se bem do momento: "Até tenho o vídeo desse golo publicado nas minhas redes sociais [risos]. Além de gostar muito dele já nessa altura, que ele era miúdo, de jogar muito bem com os pés, tinha uma presença muito importante na baliza, que é passar tranquilidade perante o adversário, eu pelo menos sentia isso, e era muito bom a sair dos postes. Lembro-me que jogava na linha e tinha que meter cruzamentos um bocadinho mais afastados da zona de ação dele para conseguir que os meus avançados tivessem êxito".
Com formação no Sporting, Diogo Viana não esquece o Clube de Alvalade: "O Sporting é um clube pelo qual tenho muito carinho, sem dúvida que a contratação do Rui Silva foi acertada. É um joker para o Sporting poder ser campeão. O Sporting estava um pouco inconstante com Kovacevic, que mostrava bastante intranquilidade e o Sporting é uma equipa de posse, tendo depois avançado o [Franco] Israel, mas mesmo assim não era suficiente. Agora ficaram muito bem servidos com o Rui Silva, um pouco à imagem de quando foi o Adán na primeira temporada no Sporting".
Falou, ainda, do dérbi que se aproxima. Explicou acreditar que o campeonato se irá decidir nessa partida, e não ver nenhum dos dois candidatos a perder pontos até esse momento. No entanto, deixou o aviso de que tal pode sempre acontecer, como provador pelo desaire do Benfica com o Arouca.
Por último, uma mensagem ao amigo Francisco Trincão: "É um irmão meu desde a altura em que jogámos em Braga e acompanho muito o Sporting , claro. Vou torcer sempre pelos meus amigos, por aqueles jogadores que me acompanharam na minha carreira, que fizemos história, fomos felizes juntos, vou sempre torcer por eles. Estive dos 10 aos 17 anos no Sporting e o nosso coração pode puxar mais para um clube, mas quando se passa determinado tempo em certas casas o amor ultrapassa o clube que tinhas de infância", rematou Diogo Viana.