Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Rochinha, antigo jogador do Sporting, fez a antevisão ao encontro entre leões e Famalicão, a contar para a nona jornada da Liga Portugal Betclic. O médio da turma minhota garante que a equipa liderada por Armando Evangelista vai lutar para conquistar pontos.
"Temos um plantel cheio de qualidade. Temos um onze com muita qualidade. Os jogadores que entram acabam sempre por acrescentar. E acho que temos sido muito competentes. E vai ser um fim de semana que queremos estar ao nível do Sporting. Queremos pontuar, queremos voltar ao caminho das vitórias. E temos feito por isso ao longo da semana", disse o jogador aos meios de comunicação do clube minhoto.
"Podemos esperar um jogo muito competitivo. Uma equipa do outro lado que ganhou todos os jogos do campeonato. Uma equipa que está a preparar muito o jogo contra o Famalicão. E nós, deste lado, igual, estamos a preparar bem a semana para estar preparados no sábado. E queremos voltar a somar pontos, voltar aos caminhos da vitória, se for possível", referiu.
Rochinha, relembre-se, deixou o Sporting no verão de 2023, rumo ao Al-Markhiya (Qatar) por empréstimo. A experiência não correu bem e a aventura do futebolista – que foi pedido de Rúben Amorim em Alvalade – terminou de forma antecipada, acabando por rumar em definitivo ao Kasimpasa em janeiro.
O jogador - avaliado em 1,5 milhões de euros - assinou pelo emblema turco, mas participou em apenas sete partidas, tendo regressado a Portugal pela porta da turma famalicense, onde soma uma assistência em oito encontros disputados na atual temporada de 2024/25.
Um dos jogadores dos leões que representa a sua seleção viu o futuro da equipa nacional definir-se com anúncio recente
|
0Morten Hjulman, capitão do Sporting que cumpre a sua segunda época em Alvalade, viu o seu futuro na seleção dinamarquesa ficar mais claro após um anúncio recente da Federação do país nórdico: a equipa voltou a ter selecionador nacional – vinha a ser comandada pelo treinador interino Lars Knudsen desde o Euro 2024.
Brian Riemer foi o escolhido para comandar as cores dinamarquesas, e estará no banco da seleção de Hjulmand já a partir dos próximos jogos da equipa: ronda dupla contra Espanha e Sérvia a contar para a Liga das Nações, durante o mês de novembro.
Relembrar que Kasper Hjulmand despediu-se da seleção após a fraca prestação no Euro 2024 – a Dinamarca cumpriu a fase de grupos com três empates em três jogos, e foi depois afastada nos oitavos de final com uma derrota por 2-0 frente à Alemanha. O antigo selecionador tinha assumido funções em 2020, e registou 54 jogos ao comando da seleção (32 vitórias, 8 empates e 14 derrotas).
O novo treinador, Brian Riemer, conta com passagens pelo Copenhaga e Brentford – como treinador adjunto – e pelo Anderlecht, na Bélgica, como treinador principal. Na sua última aventura no campeonato belga, realizou 76 jogos desde o fim de 2022 e setembro de 2024, onde registou 39 vitórias, 20 empates e 17 derrotas.
Morten Hjulmand – jogador que trocou o Lecce pelo Sporting a troco de valores a rondar os 19 milhões no verão de 2023 - fica assim com o futuro definido em relação à sua seleção nacional. O médio dos leões está a assinar mais uma excelente época, tendo alinhado em onze jogos pelo Sporting e realizado uma assistência até ao momento em 2024/25.
Jogador do Clube de Alvalade que esteve perto de abandonar leões, mas deu a volta à situação e foi opção no jogo da prova milionária contra o Sturm Graz
|
0Ricardo Esgaio perdeu lugar nas escolhas de Rúben Amorim, e esteve perto de abandonar o Sporting durante a janela de transferências do verão: primeiro surgiram as ligações à Arábia Saudita, e depois a hipótese do regresso ao Braga, mas nenhuma das soluções teve conclusão.
Esgaio, que com 31 anos é o jogador mais velho do plantel do Sporting, até foi bastante utilizado na época 23/24, com 47 aparições com a listada verde e branca (sete assistências e um golo), mas foi perdendo lugar com p crescimento de Geovany Quenda.
Mesmo depois de estar perto de sair, o lateral nunca desistiu. Teve de esperar quase dois meses desde o início da época, mas a 22 de setembro fez os primeiros minutos contra o Aves SAD, na altura a lateral direito. A exibição do português motivou algumas palavras de Amorim:
“O Esgaio vai ter o papel que teve sempre, quando é chamado para jogar dá o máximo, fora do campo é muito importante. Depende das características do jogo, depende dele e, portanto, o Esgaio vai ter o papel de todos, que é dar o máximo jogando um ou 90 minutos e é isso que esperamos dele. E é isso de certeza que ele vai dar”. Voltou a entrar no jogo seguinte, frente ao Casa Pia, desta vez para ocupar a posição de defesa central mais descaído à direita.
Veio depois a pausa das seleções, altura em que Esgaio pode ficar na academia às ordens do treinador – o esforço compensou. Jogaria a titular no primeiro jogo a seguir à pausa internacional, contra o Portimonense para a Taça, feito que repetiu no jogo da Liga dos Campeões contra o Sturm Graz. E se o Sporting se debatia com algumas lesões no centro da defesa (Diomande e Quaresma lesionados), Rúben Amorim tinha à sua disposição Ivan Fresneda, mas decidiu-se por Esgaio.
Ex assessor da administração da Vitória de Setúbal SAD confirmou à Polícia Judiciária e ao Ministério Público a existência de 'favores' ao clube da Luz
|
0Valter Vieira, antigo assessor da administração da Vitória de Setúbal SAD, revelou às autoridades que tinha conhecimento de pagamentos feitos pelo Benfica para incentivar os jogadores da equipa sadina nos jogos contra o Sporting e o Porto. O dirigente esteve sob escuta no âmbito do processo 'Mala Ciao' e confirmou as suspeitas.
Antes de um jogo entre o Vitória de Setúbal e o Porto, a 8 de abril de 2018. “Olha que se eles não dão a mala...Eles têm que dar a mala”, ouve-se, nas gravações. No dia 25 de junho de 2018, ao início da manhã, a Polícia Judiciária iniciou uma intervenção contra o ex assessor e apreendeu o seu telemóvel, recolheu declarações como testemunha e fez buscas no carro de Valter Vieira. Ainda nesse dia, durante a tarde, foi ouvido pelas procuradoras Patrícia Barão e Ana Catalão, no âmbito dos processos mencionados.
Em declarações, Valter Vieira reconheceu saber do pagamento por parte da Benfica SAD aos jogadores do Vitória de Setúbal ainda que não tivesse conhecimento da “forma como tal era feito em concreto”. Os 'incentivos' eram dados em troca dos jogadores do seu clube retirarem pontos ao Sporting e ao Porto, beneficiando os encarnados. Segundo consta, este 'negócio' deu-se nas épocas anteriores à de 2017/2018.
Quando questionado sobre de que forma conseguiu obter tal informação, confessou que foi graças a uma 'suposta' falta de pagamento que foi “amplamente comentada entre os elementos que pertenciam ao plantel do Vitória de Setúbal, mas que a si, em concreto, essa notícia lhe chegou em primeira mão pelos roupeiros Quim e Mário Lúcio”. Nas declarações ao MP, Valter manteve as suas palavras acrescentando apenas que quando se referia a “Mala” na escuta, estaria a ironizar.
Magalhães e Silva, advogado de Luís Filipe Vieira, foi contactado pelo Correio da Manhã e garantiu que o ex presidente do Benfica apenas foi confrontado com a questão da ajuda financeira ao Vitória de Setúbal, ao que o MP arquivou as suspeitas de corrupção em vários jogos da Liga. Em reação ao sucedido, Paulo Gonçalves, ex assessor da Benfica SAD, recusou ter cometido qualquer crime e apenas cumpriu as instruções que lhe foram dadas.