
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting venceu, por 3-0, a formação do Estoril, em casa, em jogo a contar para a 22ª jornada da Liga Portugal.
Ao jornal ‘Record’, figuras notáveis do universo verde e branco fizeram o rescaldo à partida que se realizou ontem, 27 de fevereiro, em Alvalade. Francisco Trincão, Youssef Chermiti e o objetivo de jogar a Liga dos Campeões na próxima época foram os destaques.
Abílio Fernandes (antigo vice-presidente): “Não foi um jogo fantástico, mas viu-se uma vitória justa do Sporting. Quero realçar o trabalho do Trincão, que fez o melhor jogo desde que chegou ao Sporting. O St. Juste também pode justificar o investimento que o clube fez, se não tiver mais lesões.”
Isabel Trigo Mira (ex-dirigente): “Gostei de ver o Bellerín e destaco o Trincão pelo grande golo. Não teve medo de arriscar. Apesar dos muitos pontos de atraso, se não existirem problemas externos, ainda podemos ir à Liga dos Campeões.”
José Eduardo (ex-jogador): “Uma vitória diante de um Estoril frágil. Já o Sporting foi o de sempre, com algum excesso de toques na bola. O golo do Trincão mostrou a fragilidade do Estoril, e a partir daí o jogo ficou decisivo. Destaque para o Chermiti, que é jogador de gabarito.”
Jovem prodígio de 17 anos vai ser oficializado no clube inglês, mas só deverá alinhar pelos 'blues' a partir da temporada desportiva de 2026/27
|
A transferência de Geovany Quenda para o Chelsea tem sido muito badalada. Nuno Félix critica a decisão da Direção, liderada por Frederico Varandas, pelo preço a que o jovem de 17 anos se prepara para ser oficializado no clube inglês, referindo que os 51 milhões de euros são "preço de saldo".
"'- Here we go'... Assim anuncia o Fabrizio Romano cada transferência de mercado com emojis de bombinhas com rastilhos a arder. E esta aterrou esta manhã em Alvalade como uma bomba: Geovany Quenda, a mais brilhante joia da coroa do campeão nacional, ruma ao Chelsea. Mais um talento precoce que escapa por entre os dedos do Sporting e uma vez mais por decisão da gestão desportiva da SAD verde branca. E, pior, a preço de saldo", disse, ao jornal Record.
Para o jornalista, "a cláusula de rescisão, arma de que outros clubes não abdicam para fazerem render os melhores frutos das suas academias, para a administração do Sporting parece agora mero adereço contratual", uma vez que o 'camisola 57' dos leões tem "potencial para valer ouro e um rendimento desportivo já comprovado", mas acaba por "sair por muito menos do que aquilo que irá brilhar no momento certo do epilogo da sua formação que manifestamente ainda não chegou".
"As perguntas que se impõem são:-Onde está a visão, a ambição, a capacidade de segurar os nossos melhores jogadores nacionais?-Poderá o Sporting Clube de Portugal ser “tão grande quanto os maiores da Europa” com decisões precipitadas como esta?", questiona, garantindo que "Quenda não é caso isolado. O mercado global fervilha com a caça a talentos sub-18. Endrick foi para o Real Madrid, Estêvão Willian (Messinho) assinou também pelo Chelsea, ou Vitor Roque já anteriormente pelo Barcelona
"Clubes milionários não hesitam em investir em promessas, antecipando o seu futuro. O Sporting que por ADN é um clube formador, mas que outrora foi igualmente um celeiro de talentos, parece estar cada vez mais a acomodar-se à base desta pirâmide alimentar", atirou Nuno Félix.
O especialista recorda que "enquanto outros clubes blindam os seus prodígios com cláusulas milionárias, e fazem-nas cumprir, o Sporting, com esta decisão, desvaloriza-se, dá provas da sua impotência, e colabora na fuga de mais um diamante em bruto para o estrangeiro... Não faz sentido vender jogadores ainda em processo de formação para segurar jogadores feitos de 26/27 anos...No dia de hoje, o Sporting viu um bom pedaço do seu futuro esvair-se", terminou.
Acompanhe aqui todas as emoções do encontro a contar para a 25.ª jornada do Campeonato Nacional entre verdes e brancos e minhotos
|
0′ – Sporting e Famalicão já se defrontaram em 33 ocasiões: os leões venceram 26 partidas contra duas do adversário. Registam-se ainda cinco empates.
0' - Os minhotos vêm de uma vitória (1-0) em casa frente ao Rio Ave.
0' - Na última partida, os comandados por Rui Borges venceram o Casa Pia (3-1) em Rio Maior.
0' - Já a turma orientada por Hugo Oliveira ocupa a nona posição com 34 pontos.
0' - Neste momento, os leões estão no primeiro lugar do Campeonato Nacional com 59 pontos. O Benfica está em segundo com 56 (menos um jogo). O Braga é terceiro com 53 (mais um jogo).
0’ – O Leonino leva até si todas as emoções do jogo a contar para a 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic 2024/25.
0’ – O Sporting recebe o Famalicão, este sábado, dia 15 de março, às 20h30, em Alvalade.
Cara conhecida do extremo internacional por Moçambique recorda tempos antes de o ala chegar a Alvalade e polivalência apresentada pelo jogador
|
Geny Catamo - que regressa ao onze frente ao Famalicão - teve um grande crescimento na temporada passada. O ala do Sporting ganhou lugar no onze, com Ruben Amorim no comando, e segue sendo um jogador importante, mesmo com a saída do técnico para a Premier League. Pedro Russiano orientou o jogador no Amora e recorda os tempos antes de Alvalade.
"É um miúdo que aceita bem a mudança. Comigo jogou a extremo esquerdo, a extremo direito e a médio ofensivo e sempre aceitou tudo da melhor forma", começou por revelar, ao jornal Record, garantindo que o canhoto, "jogou a extremo-esquerdo, a extremo-direito e a médio ofensivo e sempre aceitou tudo da melhor forma".
Pedro Russiano explica que, sob as suas ordens, o futebolista do Sporting "realizou vários jogos a número 10" e que, com Ruben Amorim, desenvolveu aptidões que não tinha "entre elas, aprender a defender", explica, admitindo que o moçambicano "tinha lacunas a fechar o espaço interior, a definir aquilo que era o espaço e o momento de pressão. Essas adaptações fizeram dele o jogador que é hoje".
"Comigo, Catamo também jogou a extremo-esquerdo, pois tem uma valência que é poder explorar os cruzamentos com o pé esquerdo, ganhar mais a linha de fundo com o seu pé dominante. Vai trazer outra variabilidade à forma como joga do lado contrário. Um dos movimentos de referência dele, no lado direito, é vir para dentro e dar na baliza com o pé esquerdo. Se conseguir fazê-lo do outro lado com o pé direito, ficará um jogador ainda mais completo", terminou.
Ao longo desta temporada, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 36 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo do total de 2.217 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto apontou quatro golos e tendo realizado três assistências, procurando bater os números do ano anterior.