
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Miguel Sousa Tavares dedicou parte da sua mais recente crónica no jornal Record relativamente à eliminatória entre Portugal e Dinamarca dos quartos de final da Liga das Nações. O cronista criticou duramente Roberto Martínez pelas escolhas que fez em ambas as partidas e criticou a grande penalidade falhada por Cristiano Ronaldo, referindo que o avançado formado no Sporting abordou o castigo máximo de forma "infantil".
O cronista começou por referir que não entende a fraca qualidade exibicional dos jogadores portugueses: "Torna-se difícil de entender por que razão jogadores de top de repente se tornam banais ou por que razão uma Seleção toda formada por grandes jogadores passa a maior parte dos jogos sem saber o que fazer com a bola e revelando extraordinárias dificuldades em criar ocasiões de golo. O futebol da Seleção é normalmente soporífero e quase sempre enervante de ver".
Miguel Sousa Tavares tece ainda duras críticas à criação da Liga das Nações: "Bom, lá eliminámos a Dinamarca, qualificando-nos para a final four dessa competição inútil que é a Liga das Nações, criada apenas para ajudar a financiar a vida de nababos dos dirigentes da UEFA", apontou.
De seguida, debruçou-se sobre Cristiano Ronaldo e falou num tom irónico sobre o jogador: "Tínhamos beneficiado de um penálti caído do céu logo a abrir, infantilmente desperdiçado por Cristiano Ronaldo, tínhamos tido a sorte de inaugurar o marcador com um autogolo e no geral estávamos a ser controlados por uma Dinamarca a jogar melhor".
Apesar das críticas, Miguel Sousa Tavares saiu em defesa de Francisco Trincão, autor de um bis: "Roberto Martínez ousou trocar algumas das estrelas imprescindíveis e tudo mudou. Trincão, esse jogador desprezado pelo selecionador, resolveu o assunto com dois remates perfeitos, dando razão a todos os que lamentam o ostracismo a que Roberto Martínez o votou. Cabe perguntar como é que, numa equipa que faz tanta cerimónia em rematar à baliza, excepção feita a Bruno Fernandes, um jogador como Trincão fica sistematicamente de fora?", questionou.
Confira o penálti falhado de Cristiano Ronaldo:
Clube anunciou arranque iminente de um novo conjunto de intervenções que vão acontecer no emblema leonino, dando continuidade ao projeto de modernização
|
O Sporting anunciou o arranque iminente de um novo conjunto de intervenções no Estádio José Alvalade, dando continuidade ao projeto de modernização designado “Estádio José Alvalade 2.0”. A aposta em renovar o reduto dos leões vai custar cerca de 50 milhões de euros à Direção liderada por Frederico Varandas.
Esse é um dos processos mais complexos de toda a obra. O fecho do fosso vai obrigar a um rebaixamento do relvado, entre 60 centímetros e um metro e meio. Por isso, as alterações vão ser feitas por fases, de bancada em bancada. Devem começar logo a seguir ao último jogo da época em Alvalade, e terminar mesmo a tempo do início da próxima temporada. A introdução de um novo tapete também está prevista. Recordar que as preparações para estas obras retiraram espaço a algumas modalidades do Sporting.
Outra das mudanças será a edificação de um elevador na Praça Centenária, que o Clube já avisou ser possível criar constrangimentos aos adeptos nos dias de jogo. Para além disto, o novo 'Lions Corner', no canto da bancada poente-sul, e ainda uma zona com "uma oferta gastronómica de excelência e um ambiente sofisticado e reservado" na área de restauração no Piso 2 Poente.
Há mais mudanças previstas em Alvalade. Em primeiro lugar, lembrar que foi aprovadas, em Assembleia Geral, a recompra da Alvaláxia por parte do Clube. Já se sabe que é lá que ficará localizado o Museu Sporting, assim que todo o processo de remodelações termine.
Para além disto, as camadas jovens também são alvo de alterações. Para além das mudanças que já estão previstas na modernização da Academia Cristiano Ronaldo, o Sporting vai investir cerca de três milhões de euros no Pólo EUL, no Estádio Universitário.
Futebolista que não cumpre a totalidade dos encontros desde novembro deverá ser opção nas escolhas do treinador para duelo frente ao Boavista
|
Pedro Gonçalves deve voltar à titularidade no Boavista - Sporting, da 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Depois de ter entrado nas escolhas iniciais de Rui Borges no encontro frente ao Rio Ave (2-1), o internacional português pode mesmo voltar a integrar o onze.
O último jogo em que o futebolista jogou os 90 minutos aconteceu na goleada do Sporting ao Manchester City (4-1), de Pep Guardiola, em jogo a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, onde o atleta acabou por fazer uma assistência para golo de Maxi Araújo.
Desta forma, haverá espaço para Geovany Quenda voltar à ala direita e Maxi Araújo à esquerda, como aconteceu no início da época. Morten Hjulmand tem lugar cativo, tal como Zeno Debast, enquanto Morita ainda não está em condições para reassumir lugar no onze. Ainda assim, Pedro Gonçalves não deverá cumprir os 90 minutos.
Com o dérbi à vista e o título nacional ainda em jogo, o treinador Rui Borges enfrenta uma decisão delicada. Forçar o regresso total de Pote pode dar um novo brilho ao ataque leonino, mas a gestão física do jogador será crucial para não comprometer os objetivos do Clube.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 30 milhões de euros – leva 15 encontros disputados: dez na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 954 minutos disputados, o internacional português marcou cinco golos e fez seis assistências.
Derrotas recentes no Brasileirão e nas competições internacionais fragilizam posição do técnico que já trabalhou no Clube de Alvalade
|
Leonardo Jardim, antigo treinador do Sporting - que foi cogitado para regressar a Alvalade - está em risco de sair de abandonar o comando técnico do Cruzeiro. O técnico tem contrato com o Cruzeiro até o fim de 2026, mas interrupção do trabalho está em causa, após derrotas recentes no Brasileirão e nas competições internacionais.
O Cruzeiro somou a terceira derrota consecutiva na Taça Sul-americana (2-1), no Chile, frente ao Palestino e ocupa o último lugar do Grupo E. A Raposa até entrou melhor no jogo, mas viu a ineficácia de Gabigol, Lautaro Diaz e Rodriguinho ser castigada perto do intervalo, quando Cristian Suarez, num lance feliz, adiantou o Palestino no marcador. Aos 84 minutos, o Cruzeiro ainda conseguiu repor a igualdade, por Eduardo, mas os chilenos acabariam mesmo por carimbar o triunfo por Júnior Arias (87).
"Quando perde um, perdem todos, tal como quando ganhamos"
"Quando perde um, perdem todos, tal como quando ganhamos. Não quero individualizar e não podemos assumir a derrota só por causa de um jogador", comentou Leonardo Jardim, quando questionado sobre as falhas do seu guarda-redes que originaram o 2-1.
"Tivemos várias situações no ataque e poderíamos ter feito outros golos. Também tivemos falta de capacidade de duelo em algumas situações", acrescentou o técnico, que assumiu que o grupo sente-se "envergonhado pelo que produziu nesta Sul-americana".
"Estamos frustrados"
"Foi uma péssima imagem que demos nestes três jogos e estamos frustrados por isso", sublinhou Leonardo Jardim, que, além da campanha abaixo das expetativas na prova continental, vê o Cruzeiro ocupar a sexta posição no Brasileirão, com sete pontos somados em cinco jornadas.