
Futebol
Balakov surpreende adeptos com mensagem antes do Sporting - Guimarães: "Não vai ser fácil"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Mikael Silvestre, antigo futebolista, esteve nove anos no Manchester United e analisou, para o Tipsbladet, o interesse dos red devils em Morten Hjulmand. Apesar de tecer elogios ao médio do Sporting, o ex-jogador desconfia que o atleta verde e branco não tem capacidade suficiente para jogar na equipa liderada por Erik ten Hag.
"No Campeonato da Europa, ele foi, sem dúvida, um dos melhores jogadores da Dinamarca. Tem sido excelente. Muita energia, muito positivo e muito bem sucedido nos passes e dribles. Também marcou golos. Até ao momento, foi uma fase final muito boa para ele. Mas tem o nível do Manchester United? Talvez. Ele tem boas qualidades, mas o suficiente para jogar no Manchester United? Não tenho a certeza", disse o ex-internacional francês.
Morten Hjulmand foi titular nos três jogos da Dinamarca na fase de grupos, mas falha este sábado os oitavos de final, contra a Alemanha, por ter de cumprir um jogo de castigo. O médio tem sido muito elogiado pelas suas prestações na prova internacional, nomeadamente pelo golo que marcou à Inglaterra na segunda ronda da prova internacional.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 40 milhões de euros – realizou 49 encontros: 30 no Campeonato Nacional, 10 na Liga Europa, sete na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Nos 3.539 minutos que disputou, o médio apontou quatro golos e fez outras tantas assistências para companheiros de equipa.
Morten Hjulmand chegou ao Sporting no verão de 2023, oriundo do Lecce, a troco de 18 milhões de euros, mais 3 por objetivos, tornando-se na segunda contratação mais cara a história do Clube de Alvalade, sendo superado apenas por Viktor Gyokeres (20 milhões, mais 4 por objetivos).
Dupla de jovens das camadas de formação dos leões tem estado em bom plano nas equipas secundárias e foram recompensados recentemente
|
Prosseguiu, esta quinta feira, dia 16 de maio, a preparação do Sporting para o encontro contra o Guimarães, que pode dar o título nacional aos leões. Rui Borges teve cinco ausências no treino, e chamou uma dupla de jovens para colmatar os indisponíveis.
Rui Borges não pode contar com os três jogadores que se lesionaram gravemente e que estão de fora até ao fim da época: Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões. Os três tiveram lesões que precisaram de cirurgia, e não devem voltar a pisar os relvados até ao início da temporada 25/26.
Para além destas três ausências, que já eram anunciadas, juntam-se mais dois jogadores indisponíveis para a importante partida com o Guimarães: Morten Hjulmand e Ricardo Esgaio. O capitão verde e branco e o lateral português vão falhar o encontro devido à acumulação de cartões amarelos.
Para colmatar estas cinco ausências, importantes para as dinâmicas da equipa do Sporting, Rui Borges chamou dois jogadores das camadas jovens dos leões: foram eles João Muniz, jovem central que já tinha sido chamado pelo técnico na semana da preparação para o dérbi, e Eduardo Felicíssimo, médio defensivo que tem feito parte dos trabalhos da equipa principal praticamente desde a chegada de Rui Borges ao Clube, devido às limitações que se fizeram sentir no meio campo durante grande parte da época.
Na próxima sexta feira, dia 16 de maio, os leões voltam a treinar na Academia Cristiano Ronaldo. Pelas 12h30, Rui Borges vai falar com os jornalistas em conferência de imprensa, e de seguida a equipa vai partir para o estágio antes do jogo com o Guimarães.
Peça-chave da equipa vimaranense sabe o que é ganhar no reduto dos verdes e brancos e quererá repetir o feito no duelo do próximo sábado
|
A equipa do Sporting está focada na receção ao Vitória de Guimarães, no próximo sábado. Em caso de vitória no desafio, os verdes e brancos conquistam o bicampeonato. Ainda assim, o Clube de Alvalade terá pela frente uma equipa vimaranense comandada por Luís Freire, treinador que já celebrou um triunfo no reduto leonino.
Analisando os registos, verifica-se que o técnico de 39 anos já defrontou o Sporting em oito ocasiões, enquanto treinador principal. O saldo é de uma vitória, um empate e seis derrotas, sendo que o único triunfo aconteceu logo no primeiro jogo frente aos verdes e brancos. Em outubro de 2018, ao serviço do Estoril, Luís Freire comandou a equipa da Linha a uma vitória por 2-1, em Alvalade, num desafio referente à segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga.
Nos cinco duelos seguintes, o Sporting levou a melhor. No comando técnico do Nacional, Luís Freire foi derrotado na receção aos verdes e brancos por 2-0, em janeiro de 2021. Já ao serviço do Rio Ave, em 2022/23 e 2023/24, seguiram-se outros quatro desaires para o jovem técnico e sempre sem golos marcados pelos vilacondenses – 3-0 e 2-0, em Alvalade, 2-0 e 1-0, no Estádio dos Arcos.
Ainda na época passada, Luís Freire voltou a conseguir travar o Sporting. Na 23ª jornada do campeonato, a equipa comandada por Ruben Amorim deslocou-se ao terreno dos vilacondenses e não foi além de um empate 3-3. Na presente temporada, Luís Freire já defrontou o Sporting, também ao serviço do Rio Ave. Na primeira jornada da Liga Portugal Betclic, a formação de Vila do Conde deslocou-se a Alvalade e foi derrotada por 3-1.
A partir das 17h15 do próximo sábado, Luís Freire - que soma duas vitórias e duas derrotas, no confronto direto com Rui Borges - vai defrontar o Sporting, pela primeira vez, no comando técnico do Vitória de Guimarães. Vale lembrar que no jogo da primeira volta, no Estádio D. Afonso Henriques, leões e vimaranenses empataram 4-4, com Daniel Sousa ao leme dos minhotos.
Avançado sueco alcançou uma marca impressionante nos seus 100 jogos pelo emblema do leão e entrou diretamente para uma lista onde constam poucos nomes
|
Viktor Gyokeres não pára de surpreender. O avançado sueco do Sporting atingiu a marca dos 100 jogos de leão ao peito com um registo absolutamente extraordinário: 95 golos. Um feito que o coloca no topo da história do futebol português, apenas superado por cinco lendas do passado. O dado impressiona ainda mais quando se percebe que apenas Fernando Peyroteo (Sporting), José Torres, José Águas, Eusébio e Julinho, conseguiram marcar mais vezes nos primeiros 100 jogos com um clube.
Gyokeres entrou na elite do futebol nacional com uma eficácia brutal. Em apenas duas épocas, participou em 50 jogos em 2023/24 e outros 50 em 2024/25, com números quase irreais: 67 golos na Liga, 10 na Taça de Portugal, 7 na Taça da Liga, 6 na Liga dos Campeões e 5 na Liga Europa. No total, 95 golos e 28 assistências, 123 participações diretas em golos em apenas 100 jogos. A sua influência no ataque leonino é monstruosa: esta época, contribuiu diretamente para 53% dos golos do Sporting.
Mais do que números, Gyokeres deixou uma marca inesquecível em Alvalade. A fasquia está tão alta que só Peyroteo, com 184 golos em 100 jogos, conseguiu mais. E se olharmos para os maiores goleadores da história do futebol português, vemos nomes como Yazalde, Jardel, Matateu ou Teixeira todos abaixo do registo do n.º 9 sueco do Sporting.
O impacto de Gyokeres vai além dos golos: é símbolo de raça, entrega e eficácia. O Sporting marcou 263 golos nas duas épocas com o sueco, e ele esteve envolvido em quase metade deles. Ainda faltam dois jogos para o final da época — Vitória de Guimarães na Liga e Benfica na Taça de Portugal — e ninguém se atreve a prever até onde o leão pode chegar.
Entre monstros do passado e lendas do presente, Gyokeres já tem o seu nome gravado entre os maiores. O número 100 já está feito — agora, só falta saber quantos golos mais vai marcar antes de (eventualmente) sair do Clube de Alvalade. Com ele, tudo é possível.