
Futebol
Lateral apontado ao Sporting não quer sair da Liga Portugal Betclic: "Gostava de continuar"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
É oficial: o Bragantino, anunciou esta segunda-feira, 15 de julho, a contratação do médio-ofensivo John John, que veio do Palmeiras de Abel Ferreira, antigo jogador e treinador do Sporting. O jovem atleta há muito que não tinha espaço no verdão e agora assinou até 2029 com o emblema comandado por Pedro Caixinha.
Recentemente o ex-Sporting esteve no centro de uma polémica, após ter utilizado uma expressão controversa. Abel Ferreira recorreu às redes sociais para deixar um pedido de desculpas. “Repudio toda e qualquer forma de preconceito e discriminação. Infelizmente, há expressões que continuamos a perpetuar sem que nos debrucemos sobre o seu conteúdo. Errei ao usar uma dessas expressões na coletiva de imprensa. Reconheço que palavras têm poder e impacto, independentemente da intenção”, começou por escrever.
"Devemos todos questionar, pensar e melhorar todos os dias. Peço desculpa a todos e, em especial, às comunidades indígenas", rematou o antigo jogador do Clube de Alvalade. É de referir que Abel Ferreira utilizou a expressão "não era uma equipa de índios" enquanto explicava alguns detalhes táticos, o que gerou várias críticas.
Há pouco tempo o técnico português esclareceu os rumores que, nos últimos dias, têm vindo a dar conta de uma alegada má relação com um jogador do Palmeiras, Dudu. Estes rumores começaram devido às incertezas em torno do futuro do internacional brasileiro.
Abel Ferreira jogou com a Listada verde e branca entre 2005 e 2011. Enquanto treinador, esteve ao serviço do Clube de Alvalade entre 2012 e 2014, liderando os juniores (onde foi campeão) e a equipa B do Sporting. O técnico português que está no comando do Palmeiras desde 2020, conquistou as duas últimas edições do Brasileirão (2022 e 2023), duas Taças Libertadores (2020 e 2021), além de uma Supertaça sul-americana (2022), uma Taça do Brasil (2020), uma Supertaça brasileira (2023) e dois campeonatos paulistas (2022 e 2023).
Presidente dos verdes e brancos entrou em contacto com a Câmara Municipal de Lisboa e a PSP, tentando reverter situação muito polémica
|
Frederico Varandas ouviu a revolta dos adeptos do Sporting, após a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a PSP ordenaram que vários estabelecimentos junto do Estádio José Alvalade encerrassem a partir das 13h00 deste sábado. O Presidente leonino entrou em contacto com as autoridades e conseguiu estender o período de abertura até às 16h00.
Alvalade Plaza, Centro Comercial Stromp, Bago de arroz, Greenland, Tipe Tope, Cantinho do Sá, Pastelaria Ti Margarida, Supermercado Trust, Restaurante Alameda, Indian / O Magriço, Minimercado - Cherry Angel, O Difícil, Cervejaria Belmar, Café Lelena, Sua Cafetaria e Supermercado, Pastelaria Dourado, Pastelaria Sol do Lumiar, foram os estabelecimentos afetados.
Leonel Henriques, um dos proprietários d'O Difícil, garantiu ao jornal Record ter "mais de 70 reservas" marcadas para a hora de almoço deste sábado. A afluência dos adeptos do Sporting é bastante elevada, visto que, em caso de os leões conseguirem igual ou melhor resultado do que o Benfica em Braga, o bicampeonato fica em Alvalade.
A medida da autarquia de Carlos Moedas em conjunto com a PSP gerou imensa revolta na tarde da última sexta-feira e Frederico Varandas rapidamente entrou em contacto com as entidades responsáveis, de forma a tentar amenizar a situação.
O Presidente do Sporting conseguiu então alargar o período de abertura ao público até às 16h00, permitindo não cancelar grande parte das reservas e prejudicar os estabelecimentos, que poderão voltar a funcionar sem transtornos a partir das 07h00 de domingo, dia 18 de maio.
Jogador que tem sido um dos destaques da equipa verde e branca deve fazer, este sábado, dia 17 de maio, o seu derradeiro jogo no reduto dos leões
|
Está tudo preparado para um grande dia em Alvalade. Os adeptos do Sporting já fazem todos os preparativos para o jogo que pode dar o título nacional aos leões, no dia em que Viktor Gyokeres deve realizar o seu último jogo com a Listada verde e branca em Alvalade.
Começar por apontar que, apesar da normal ansiedade e euforia dos adeptos leoninos, o discurso interno de Rui Borges e da sua equipa técnica tem sido de tranquilidade, confiança e ambição para fechar a temporada da melhor maneira possível, tal como ficou espelhado na conferência de imprensa do transmontano.
Mas nem por isso a festa deixou de se preparar. Logo pelas 16h00, quando o autocarro da equipa deixar a Academia rumo a Alvalade, espera-se a primeira demonstração de carinho dos adeptos do Sporting. Haverá cordão humano na chegada a Lisboa e um mar de gente para receber o autocarro perto do estádio dos leões. Antes disso, a equipa almoçará em Alcochete, onde também vai ter a primeira palestra, liderada por Rui Borges.
Em Alvalade, caso o Sporting vença o campeonato, já está escolhido quem entrega o troféu, para começar a festa da equipa e dos adeptos: será Beto Pimparel, antigo guarda redes dos leões, que também é embaixador da Liga Portugal.
Por último, destacar que o Sporting também se prepara para se despedir de Viktor Gyokeres. Com o avançado sueco prestes a fazer o seu último jogo na casa do leão, em Alvalade, será também a oportunidade para os adeptos dizerem adeus ao Viking, que apontou 95 golos em 100 jogos com a Listada verde e branca.
Figura lendária da história verde e branca conseguiu uma marca invejável ao leme dos leões, mas pode estar prestes a ser superado em Alvalade
|
O Sporting entra em campo este sábado, para tentar conquistar o campeonato nacional. Frederico Varandas, Presidente dos leões desde 2018, pode estar prestes a entrar na história do Clube, ultrapassando o registo de títulos de futebol conseguido por João Rocha.
Começar por destacar que João Rocha, reconhecido como um dos maiores Presidentes da história do Sporting, arrecadou sete títulos no futebol profissional entre 1973 e 1986, anos em que ocupou o cargo de dirigente máximo dos leões. Foram estes três campeonatos nacionais, três Taças de Portugal e uma Supertaça.
Desde que Frederico Varandas chegou ao Sporting, já conseguiu arrecadar sete competições e igualar o antigo Presidente João Rocha: dois campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal, três Taças da Liga e uma Supertaça.
Numa época de altos e baixos para a equipa verde e branca, com três treinadores, o Sporting pode terminar a temporada a festejar e Frederico Varandas tem a possibilidade de ultrapassar João Rocha por duas vezes: este sábado, contra o Guimarães, com a conquista do título nacional, ou na final da Taça de Portugal, contra o Benfica, com o triunfo na prova rainha.
Os leões tentam o primeiro bicampeonato em mais de 70 anos, algo que também seria importante para o legado de Frederico Varandas no Sporting. Para isso, precisam de vencer o Guimarães (ou imitar o resultado do Benfica em Braga), em Alvalade, este sábado. Relembrar que a festa já está preparada pelos adeptos.