
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Após a vitória do Sporting frente ao Olivais e Moscavide, por 3-1 (saiba mais AQUI), o treinador da equipa da casa, Ricardo Barão, prestou declarações à SportTv, no passado sábado, dia 21 de outubro. O técnico‘puxou’ a frase emblemática de Rúben Amorim, para explicar o que sentiu quando viu a sua equipa à frente do marcador.
“Foi um pouco como o Rúben Amorim quando chegou ao Sporting. E se dá certo? Era complicado, sabíamos disso. Mas claro que foi melhor entrar a ganhar do que se fosse ao contrário”, começou por referir o timoneiro.
Ricardo Barão aproveitou o momento para dar os parabéns à sua equipa. “Estão de parabéns. Cumpriram o plano na íntegra, foram incansáveis. É fruto do trabalho que realizamos todas as semanas. O Sporting ainda tremeu, mas ganhou o mais forte. Era esperado, mas passámos boa imagem”, concluiu
Com esta vitória – a nona em 11 jogos esta temporada – o Sporting avança na Taça de Portugal, depois de, no ano passado, ter caído nesta fase da prova, após derrota surpreendente na visita ao terreno do Varzim, emblema da terceira divisão nacional.
O próximo jogo do Clube de Alvalade está agendado para quinta-feira, dia 26 de outubro, pelas 17h45. Os verdes e brancos vão medir forças com a formação do Raków, em embate a contar para a jornada três da fase de grupos, da Liga Europa.
Antigo guardião do Clube de Alvalade faz balanço do dérbi eterno da final da Taça de Portugal, deixando grandes elogios a um atleta dos encarnados
|
Sporting e Benfica medem forças na final da Taça de Portugal. Neste Exclusivo Leonino, Beto garante que o plantel leonino terá de entrar focado na partida, visto tratar-se de um encontro decisivo para a conquista de mais um título importante no palmarés do Clube de Alvalade. Rui Borges não poderá, à partida, contar com Ousmane Diomande e o antigo internacional português destaca Jeremiah St. Juste como candidato à titularidade, destacando ainda o papel de Ángel Di María nas águias.
Beto: "Acredito no plantel do Sporting e sei que é superior ao do Benfica"
"Não acredito num favoritismo pela história. Acredito num favoritismo pelo momento, pela motivação que trazem de ter conquistado o Campeonato Nacional. Fizeram história novamente com o bicampeonato e podem conquistar a dobradinha, portanto acredito mais nisso do que propriamente naquilo que foram os resultados anteriores, as estatísticas ou a história. Acredito muito no plantel e na qualidade que tem, sei é superior ao do Benfica. Agora, tudo isto terá que ser metido em prática no campo, porque do outro lado vai estar uma equipa competente, uma equipa que quer 'salvar' um bocadinho aquilo que é a temporada. Portanto, colocaremos aqui na balança iguais a nível de favoritismo, mas obviamente vou apontar para o Sporting, porque demonstrou ao longo de toda a temporada o melhor futebol", refere o formado em Alcochete.
Os jogadores do Sporting festejaram efusivamente o bicampeonato e alguns adeptos apontaram uma possível desconcentração. Beto crê que, pela ambição do Clube, é necessário entrar com foco na conquista do troféu: " Isto é um compromisso que os jogadores têm de ter, que o Clube tem de ter. Celebrar o bicampeonato? Sim, obviamente, mas está aí à porta também mais um título e, portanto, isto trata-se de compromisso. Isto não se trata de mais nada. É celebrar, festejar, descansar, têm que treinar e preparar-se mentalmente para uma final, ainda para mais um duelo que não existe há muitos, contra o eterno rival. Há momento para tudo, houve momento para celebrar e agora é momento de foco, momento de treino, momento de treino mental, físico, tático. E acredito que Rui Borges, a sua equipa técnica e o plantel estão cientes e conscientes da responsabilidade e da ilusão de milhares de Sportinguistas em conquistar novamente a Taça de Portugal".
Beto: "Seria importante que o Sporting marcasse logo posição no início"
Os eternos rivais saíram de um dérbi recente que, para Beto, não irá interferir no desfecho do encontro disputado no Jamor: "São partidas diferentes, atenção. É verdade que o jogo no Luz poderia ter dado automaticamente o título ao Sporting, que jogava de uma forma mais 'confortável', digamos assim, porque jogava com os dois resultados e ainda faltava uma jornada para o campeonato terminar. Isto não. Isto é um jogo único e exclusivo que define um título. Assim, seria importante, na minha perspetiva, que o Sporting marcasse logo posição no início do jogo".
"Não podemos esquecer, que de um outro lado há uma equipa com qualidade, há uma equipa que acaba de perder um campeonato e que deverá vir, suponho, ultramotivada para a conquista de um título. Portanto, tudo isso o Sporting vai ter que ter em conta, nunca perdendo o que é a sua identidade e o seu ADN, que é jogar para vencer, mas respeitando sempre o adversário, que de um outro lado também está uma equipa potente, com vontade, e, acima de tudo, com qualidade", apontou Beto.
Beto: "Sporting tem a felicidade de ter a melhor linha defensiva da Liga"
Ousmane Diomande está lesionado e não deverá ir a jogo. O ex-guarda-redes destaca a grande qualidade no setor mais recuado do Sporting, mas acredita que o escolhido para o lugar do costa-marfinense será Jeremiah St. Juste: "Acredito que, por uma questão estratégica e avaliando os jogadores do Benfica, o St. Juste poderá ser titular. É um jogador que tem uma profundidade muito grande e o Benfica é forte nas transições, pois tem jogadores rápidos na frente, que fazem muito movimento de retorno. O Sporting tem a felicidade de ter a melhor linha defensiva da Liga, com várias opções que são válidas, seja Matheus Reis, Gonçalo Inácio, Diomande, Quaresma, St. Juste... Qualquer um tem qualidade e acredito que dará a resposta necessária".
Ángel Di María tem sido muito utilizado por Bruno Lage nos jogos de maior dificuldade e Beto não esconde a admiração pelo argentino. Todavia, apesar de apontar o extremo como "melhor jogador" das águias, refere que o coletivo encarnado não funciona não bem com o canhoto no onze: "Joguei muitas vezes contra o Di María e sou um adepto das suas qualidades, mas é um jogador que limita muito aquilo que é a manobra do Benfica, portanto será utilizado para tentar resolver alguns problemas de forma individual, ou Lage abdica desse talento para um Benfica mais coletivo e melhor, o que acaba por ser um contrassenso, quando é o melhor jogador do plantel".
Treinador verde e branco tem uma dura missão, numa altura em que a ausência do costa marfinense no jogo da Taça de Portugal parece mais certa
|
João Muniz pode estar prestes a cumprir o sonho de participar na Taça de Portugal. O jovem da equipa B do Sporting ainda tem esperança que a chamada de Rui Borges surja, numa altura em que os leões lidam com ausências importantes no setor defensivo da equipa.
A possibilidade ganha, então, força devido a duas baixas de peso no eixo defensivo dos leões: Ousmane Diomande está cada vez mais longe do Jamor, devido à lesão que sofreu contra o Vitória de Guimarães, no jogo que deu o bicampeonato ao Sporting.
A outra ausência importante na defesa do Sporting é Ricardo Esgaio. O polivalente português viu um cartão vermelho direto no encontro da 33ª. Jornada da Liga Portugal Betclic, com o Benfica, e ficou suspenso por dois jogos, o que significa que ainda não pode ajudar a equipa.
Ganha, assim, força a possibilidade de João Muniz constar na ficha de jogo de Rui Borges para a final da Taça de Portugal. O jovem defesa, formado na Academia de Alcochete, tem vindo a ser presença assídua nos treinos da equipa principal do Sporting, o que significa que o treinador já está familiarizado com as qualidades do central.
Relembrar que João Muniz vive uma época muito positiva em Alvalade. Com a equipa B dos leões garantiu a subida à segunda divisão do futebol português, e as suas exibições valeram-lhe a chamada à seleção sub-21 portuguesa, para disputar o Campeonato da Europa do escalão.
Estrela da equipa verde e branca liderada por Rui Borges concedeu entrevista recente onde abriu o livro acerca da final e do próximo ano
|
Numa altura em que Viktor Gyokeres parece estar, cada vez mais, com um pé fora do Sporting, o avançado verde e branco deu alguma esperança aos adeptos leoninos. Em entrevista recente, abordou a final da Taça de Portugal, e também a próxima época, sem nunca confirmar a sua saída do Clube.
Viktor Gyokeres: "Quero marcar sempre"
"Sim, quero marcar sempre, esse é o meu objetivo. Mas é jogo difícil e eles são muito bons oponentes. Mas sim, estamos preparamos e o mais importante é que vamos lá como equipa e tentar ganhar o jogo", começou por dizer Viktor Gyokeres, em relação ao jogo decisivo da prova rainha, contra o Benfica.
A saída de Viktor Gyokeres do Sporting tem sido um dos temas do momento em Portugal, com vários gigantes europeus, com destaque especial para o Arsenal, a juntarem-se à corrida pelo avançado sueco, que poderá deixar Alvalade por valores a rondar os 75 milhões de euros.
Viktor Gyokeres: "Não sei o que vai acontecer no verão"
O avançado sueco não quis abrir o jogo em relação a uma possível saída, mas comentou as palavras dos familiares que o querem em Alvalade para o ano: "Eu gosto de viver aqui (...) Eles gostam muito de Portugal, acho que eles querem estar aqui e aproveitar a cidade, o bom clima e todo o ambiente. Mas é futebol e isso é outra coisa. Vamos ver o que acontece".
Questionado de novo acerca do possível destino na próxima temporada, Viktor Gyokeres voltou a não querer por as cartas na mesa, atirando uma possível decisão para depois da final da Taça de Portugal: "Vamos ver. Não sei o que vai acontecer no verão… vamos ver o que vai acontecer".